Qual a importância das radiografias para o diagnóstico em odontologia?

  O diagnóstico por imagem (radiologia) é uma especialidade na odontologia que realizam exames por imagem de alta qualidade, o qual deverá fornecer o máximo de informações da região a ser analisada, transformando-se, assim, em um significativo recurso auxiliar de diagnóstico odontológico.

  Os três tipos de radiografias mais utilizados são as Periapicais (retiradas de dentro da boca), as Panorâmicas e a Tomografia Computadorizada Volumétrica - Cone Beam. As radiografias periapicais são muito utilizadas para diagnósticos precisos em um único dente ou região. A radiografia panorâmica, é de uso amplo, que permite uma visão geral da arcada dentária do paciente, auxiliam na localização de possíveis patologias como: a presença de alterações ósseas, cistos odontogênicos, dentes supranumerários (alteração no número normal de dentes), dentes não irrompidos, corpos estranhos e outros. A Tomografia Computadorizada Cone Beam é um método de diagnóstico por imagem tridimensional que permite obter a reprodução da face em qualquer um dos três planos do espaço, ou seja, altura, largura e profundidade da região a ser avaliada. Esse tem sido o exame que mais tem crescido nas solicitações de auxílio ao diagnóstico dos dentistas, pois sua imagem e muito completa para diagnóstico principalmente para implantes, cirurgias e outras especialidades.

  Os Laudos radiográficos são executados por um profissional Cirurgião Dentista especialista em Radiologia Odontológica e irá auxiliar na localização de possíveis alterações na estrutura óssea do paciente ou na localização de patologias dos maxilares.

  A Documentação Radiológica Odontológica vem sendo cada vez mais difundida entre o grandes profissionais e com isso gera algumas dúvidas na população pelo receio do uso dos raios X. No caso específico das radiografias odontológicas utilizamos aparelhos com doses de radiação muito baixas e contamos ainda com a proteção adicional de aventais plumbíferos e protetores de tireóide e isso faz com que a execução destes exames, quando realizados por profissionais capacitados e equipamentos eficientes, não ofereçam risco a saúde dos pacientes e sim o contrário, ofereça o benefício de um diagnóstico precoce e a segurança de um acompanhamento criterioso por parte do Cirurgião Dentista resultando em um tratamento de sucesso.

A Radiologia tem um papel fundamental na Odontologia pois, proporciona ao profissional cirurgião-dentista informações “extras” e nem sempre possíveis de serem notadas no exame clínico como: cáries ocultas, perdas ósseas, perfurações ou fraturas dentárias. Por isso, a radiografia é chamada de exame de auxílio diagnóstico.

Em procedimentos de extração de dente, por exemplo, a radiografia auxilia na identificação da posição da raiz do dente e se o nervo pode ou não interferir no processo. Assim, o dentista não terá imprevistos durante a cirurgia.

Tipos de radiografias para tratamentos odontológicos

1 – Radiografia periapical

A radiografia periapical é indicada para visualizar apenas um dente e os espaços ao seu redor. As imagens são capturadas dentro da boca e permitem visualizar toda o dente e estruturas adjacentes: osso e periodonto.

São usadas para acompanhar a evolução lesões cariosas, de adaptação de prótese ou restaurações, se há perda óssea ou indicação de denteendodontis (canal)… é a radiografia que mais auxilia quando necessitamos de algo específico em um único dente ou região.

2 – Radiografia panorâmica

A radiografia panorâmica é uma imagem única de todos os dentes e estruturas que os suportam

As imagens são feitas por fora da boca, por um aparelho que se movimento ao redor da cabeça do cliente.

Como o nome diz, é uma radiografia que nos dá um panorama, uma “geral” de como as estruturas estão.

3 – Radiografia oclusal

É uma radiografia que não é usada como rotina. Porém, pode ser indicada para odontopediatria para acompanhar o crescimento e nascimento dos dentes; como também para encontrar fraturas, visualizar a raiz e dentes inclusos. A imagem está no sentido horizontal, da mordida, por isso “oclusal”

Radiografia digital

Nos últimos anos vêm aumentando o uso das radiografias digitais.

Na radiografia digital, as imagens são enviadas para uma placa de circuito sensível, que as recebe por radiação e envia direto para o computador.

Especialidades onde o raio-x dentário é indispensável

  • Cirurgia Buco-Maxilo-Facial – utiliza o raio-x dentário para o planejamento e acompanhamento de uma intervenção cirúrgica. Lesões, fraturas, dentes em quantidade maior do que o normal e dentes inclusos são diagnosticados através da radiografia.
  • Ortodontia – além da Documentação Ortodôntica, o registro radiográfico é necessário para o planejamento do tratamento e na confecção de moldes de gesso.
  • Implantodontia – permite avaliar a condição óssea para a recolocação de elementos dentais. O raio-x dentário auxilia na verificação da necessidade de enxerto ósseo e no acompanhamento da fixação entre implante e osso.
  • Periodontia – a radiografia é necessária para visualizar perdas ósseas, colaborando para o planejamento correto do tratamento.

Falamos aqui sobre as radiografias convencionais. Precisamos lembrar que elas são planas, não permitindo às vezes a visualização de estruturas que necessitam de métricas como volume, para isso, temos outros exames de imagem como tomografias e ressonância magnética.

Qual é a importância de uma radiografia?

A radiografia serve para diagnosticar fraturas, cáries nos dentes, bloqueio de vasos sanguíneos, pneumonia (infecção nos pulmões), tumores e outros males. Por ser um exame barato, simples, rápido, não invasivo e indolor, o raio X faz parte da rotina em qualquer unidade de saúde.

Qual a importância do correto diagnóstico odontológico?

Um diagnóstico correto e preciso é chave para mais saúde e bem-estar na vida do paciente, mas ele só poderá ser feito através de exames e avaliações detalhadas, que indicarão qual protocolo de tratamento é o mais adequado a ser seguido.

Qual a importância dos exames radiográficos nos pacientes desdentados?

Uma das finalidades do exame radiográfico do paciente desdentado total é localizar ou detectar lesões, dentes inclusos, raízes residuais albergadas no interior do complexo dento-maxilo-facial.

Toplist

Última postagem

Tag