Qual a importância dos agentes polinizadores para a reprodução das plantas?

O objetivo principal de qualquer flor é atrair o agente polinizador, para garantir a perpetuação de espécie pela polinização. Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia). Normalmente, as flores coloridas atraem seu agente com eficiência, devido aos diferentes tons e quantidade de cores.

Os insetos conseguem perceber tons que variam do amarelo ao vermelho com grande facilidade. As flores coloridas também se destacam entre os vários tons de verde da vegetação. Mas, as flores brancas não dispõem deste mecanismo, e, portanto utilizam o seu perfume. Este também é um mecanismo muito eficaz.

Após ser atraído, o inseto se alimenta e, ao retirar o néctar de uma planta, acaba levando o pólen dela para outra, garantindo assim a variabilidade genética. Mas quais são as partes da flor que recebem o pólen? Como ocorre a fecundação? Antes de responder estas questões, vejamos as partes de uma flor.

Partes da flor

Primeiramente as flores são formadas por três partes distintas, são elas;

  • pedúnculo: parte que sustenta a flor e está ligada ao caule;
  • receptáculo: porção dilatada do pedúnculo onde se encontram os verticilos florais;
  • verticilos florais: cálice e a corola (estes servem para proteção) e androceu e gineceu (que servem para reprodução).


O cálice é o conjunto de sépalas (folhas verdes modificadas), enquanto que a corola corresponde ao conjunto de pétalas (folhas coloridas). O androceu é o órgão masculino da flor e é formado por estames. Os estames são formados por filete, antera e conectivo. Na antera se localizam dois sacos polínicos, local onde são produzidos e armazenados os grãos de pólen.

O gineceu é o órgão feminino da flor e é formado por um ou mais carpelos. O carpelo ou pistilo é formado por estigma, estilete e ovário. No interior do ovário podemos encontrar os óvulos. Algumas plantas amadurecem apenas um óvulo por ovário como, por exemplo, o pêssego, o abacate entre outros, enquanto outras plantas amadurecem vários óvulos como é o caso do tomate, melancia, etc.

O caminho do pólen

Agora que já desvendamos as partes da flor, vejamos o caminho que o pólen realiza para que ocorra a fecundação. A maioria das flores é hermafrodita, pois apresentam o androceu e o gineceu, mas geralmente as plantas não realizam a autofecundação, ou seja, o grão de pólen não atinge o seu estigma. Plantas como a ervilha são capazes de serem fecundadas antes mesmo da abertura da flor.

Há ainda flores hermafroditas em que isto não ocorre, pois no momento em que o pólen está sendo dissipado, o gineceu da mesma planta não se encontra "aberto", ou apresenta mecanismos para impedir a autofecundação, como maturidade dos gametas em momentos diferentes, ou disposição do androceu em relação ao gineceu.

Existe um grande caminho entre a formação de uma planta, abertura da flor, polinização, desenvolvimento do fruto e da semente, até o reinício de um novo ciclo no Reino plantae e só nos resta observar, contemplar e respeitar o tempo estipulado pela natureza.

A polinização consiste na transferência do pólen da parte masculina da flor (antera) para a parte feminina (estigma).

A polinização representa o processo reprodutivo dos vegetais superiores. É através da polinização que ocorre a fecundação e consequentemente, a formação de frutos e sementes que irão originar novas plantas.

Como acontece a polinização?

A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. Nessa situação, o grão de pólen cai sobre o estigma da própria flor que o originou, resultando em autofecundação.

Esse forma de polinização não é muito vantajosa em termos evolutivos e de diversidade, pois impede a variabilidade genética. Por isso, algumas espécies possuem mecanismos para evitar a autopolinização.

A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa.

Para que ocorra a polinização cruzada é necessária a presença de um agente polinizador. Ele é o responsável pela transferência do pólen entre as partes masculinas e femininas da flor.

Os agentes polinizadores podem ser componentes bióticos ou abióticos. Entre os componentes bióticos estão abelhas, vespas, borboletas, pássaros, pequenos mamíferos e morcegos. Entre os componentes abióticos destacam-se o vento, a chuva e a gravidade.

Em cerca de 80% de todas as plantas com flores, os animais são os responsáveis pela polinização.

Tipos de Polinização

A polinização pode ser classificada de acordo com o agente polinizador:

Anemofilia: Quando a polinização ocorre através do vento. É comum em plantas com flores pequenas e discretas. As flores possuem filetes longos e flexíveis que facilmente oscilam com o vento. Além disso, há grande produção de pólen para aumentar as chances de polinização. Ocorre com frequência em gimnospermas.

Hidrofilia: Quando a polinização ocorre através da água. Geralmente está associada com plantas aquáticas. Pode ocorrer na superfície ou sob a água. Nesse tipo de polinização, o grão de pólen flua ou boia até encontrar o estigma.

Entomofilia: Quando os insetos são os agentes polinizadores. Pode ser realizada por abelhas, moscas, besouros, borboletas e vespas.

Os insetos são atraídos pela cor e odor das flores. Além disso, nas flores encontram néctar para sua alimentação. Quando os insetos visitam as flores, tocam nos estames e consequentemente levam o pólen em seu corpo. Ao visitar outras flores, deixam cair o pólen no estigma, realizando a polinização.

As abelhas são os principais agentes polinizadores dos vegetais. Em troca, elas recebem substâncias que garantem o desenvolvimento de suas colmeias. Muitos frutos consumidos pelos seres humanos são polinizados por abelhas, como o maracujá-amarelo (Passiflora edulis).

Polinização por abelhas

Ornitofilia: Quando o pólen é transportado por aves. Nesse tipo de polinização destaca-se o beija-flor.

Quiropterofilia: Quando morcegos são agentes polinizadores.

Importância da Polinização

A polinização garante a fecundação e consequentemente a produção de frutos e sementes. Assim, é caracterizada como um serviço ambiental que permite a manutenção da biodiversidade.

Além disso, também garante a produção de alimentos. Sem a polinização muitos frutos e sementes não existiriam, comprometendo os seres vivos que os utilizam como fonte alimentar. Um exemplo é que um terço das plantas cultivadas pelo homem dependem de polinização por animais para se reproduzirem e produzirem frutos.

Saiba mais sobre:

Tipo de flores e funções

Angiospermas

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Qual é a importância dos agentes polinizadores para a reprodução das plantas?

Os polinizadores são responsáveis pela transferência de grãos de pólen entre diferentes estruturas das flores, o que resulta na formação de frutos e sementes. Esse processo, conhecido como polinização, é muito importante para a reprodução das plantas, influenciando diretamente na produção agrícola.

Qual é a função da polinização?

A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma (parte do aparelho reprodutor feminino) da mesma flor ou de uma outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino.

Qual a importância dos insetos na polinização das plantas?

Os insetos são importantes polinizadores, ou seja, atuam transferindo o grão de pólen de uma planta para outra, garantindo sua fecundação. Estima-se que esses animais sejam responsáveis pela polinização de cerca de dois terços do total de angiospermas.

Qual a importância dos polinizadores na produção de alimentos?

POLINIZADORES são animais, geralmente insetos, que transportam grãos de pólen das flores masculinas para as flores femininas, realizando assim a polinização, o que possibilita que as plantas se reproduzam.

Toplist

Última postagem

Tag