Qual a modalidade de Alison dos Santos?

  • Capa
  • Esportes

Brasileiro venceu todas as etapas do circuito e levou o diamante de forma invicta

8 set 2022 - 19h44

(atualizado às 20h26)

O brasileiro Alison dos Santos venceu os 400m com barreiras com o tempo de 46s98, pela Diamond League, nesta quinta-feira. A prova, que faz parte do circuito mundial de atletismo do ano, foi disputada no estádio de Letzigrun, em Zurique, na Suíça. O pódio foi completado com dois americanos, em segundo Khaliffah Rosser (47s76) e em terceiro CJ Allen (48s21).

Alison dos Santos conquistou a Diamond League de forma invicta (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Foto: Lance!

Piu se consagrou como o primeiro brasileiro a conquistar a Diamond League nas pistas, já que a ex-atleta Fabiana Murer conquistou dois diamantes (2010 e 2014), mas na modalidade de salto com vara.

O brasileiro fez sua segunda melhor marca no circuito deste ano, ficando atrás apenas do tempo de 46s80 obtido em Estocolmo e estabelecendo o recorde da etapa de Zurique.

Outros três brasileiros disputaram a etapa final do circuito: Almir dos Santos, no salto triplo, Rafael Pereira, nos 110m com barreiras, e Thiago Braz, no salto com vara. O melhor desempenho entre eles foi a quinta colocação de Almir. O campeão olímpico Thiago teve desempenho frustrante e errou as três tentativas com o sarrafo a 5,81m.

Em 2023, Piu disputará o Campeonato Mundial de Atletismo em Budapeste.

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Esportes | Atletismo

Figura mundialmente conhecida no atletismo, o atleta busca futuros ‘Alisons’ em São Joaquim da Barra

Alison dos Santos sonha em revelar talentos para o atletismo em sua cidade natal – Foto: Reprodução/EPTV

Alison dos Santos ganhou tudo no atletismo em 2022.

O brasileiro quer manter a pegada de vitória de forma mais ousada.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Agora, sua busca é por novos talentos. Ou seja, futuros “Alisons”.

De olho nisso, em São Joaquim da Barra (SP), sua cidade natal, Alison, o Piu, inaugurou nesta semana um projeto social, o Vencendo Barreiras.

Se hoje ele é uma figura mundialmente conhecida no atletismo, no início foi preciso um “empurrão”.

Esse veio de Edson Luciano, justamente outro medalhista que ocupou o pódio nas Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sidney (200), e tinha um projeto semelhante no município.

“O projeto descobriu o Alison. O professor passou na escola, viu o tamanho dele, achou fenomenal e o trouxe pra cá. Eu descobri a prova, vi ele passando barreira e disse: achei a prova desse menino”, contou Ana Fidélis, primeira treinadora de Alison.

RELACIONADAS

+ Alison dos Santos garante título de campeão dos 400m com barreiras do circuito mundial de atletismo na Suíça

+ Alison dos Santos é campeão mundial dos 400 metros com barreiras

+ Alison dos Santos fatura medalha de ouro na prova dos 400m com barreiras da etapa de Estocolmo da Diamond League

A proposta do novo programa é ajudar jovens a mudarem hábitos na mesma velocidade com que o atleta conquistou o mundo.

“O projeto vem para fazer com que as crianças possam ter no atletismo mais uma prática esportiva, e consequentemente, quem sabe, como aconteceu com o Alison, despontar mais um atleta para o Brasil”, frisou o coordenador do projeto, André Furlan.

Alison dos Santos: Cidade de talentos

Embora pequena, com cerca de 52 mil habitantes, São Joaquim será, no que depender de Piu e seu time, uma “fábrica” de talentos no atletismo.

Para isso, ele conta com as instalações do Clube Espigão, onde tudo começou em 2008.

“É gratificante poder voltar pra casa, pra pista, pro campo onde eu treinava, poder voltar com coisas de onde eu saí. A cidade tem muito talento, tem muitas pessoas para conseguir performar, fazer bons resultados, e não só isso”, explicou o atleta de 22 anos.

Alison dos Santos verdadeiro campeão

Mesmo com pouca idade, a meta do atual campeão mundial dos 400 metros com barreiras e medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio é mudar a vida do povo de sua cidade dentro e fora das pistas.

“Vamos formar cidadãos, independente se não sair um medalhista olímpico daqui, queremos formar cidadãos, por isso é um projeto social. Queremos melhorar a sociedade, ajudar, esse é o caminho que queremos percorrer”, arrematou Alison.

Comunicar Erro

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vá até a Home e saiba o que acontece agora

Quer saber o que está contecendo? Vá até a Home e saiba tudo.

    Qual é o esporte de Alison dos Santos?

    Campeão mundial no atletismo falou com exclusividade ao ESPN.com.br sobre sua carreira e inspirações. Alison dos Santos conquistou um feito impressionante no último dia 19 de junho e foi campeão do mundo ao ficar com a medalha de ouro nos 400m com barreira, nos Estados Unidos, com o incrível tempo de 46s29.

    Por que Alison dos Santos tem na cabeça?

    Alison sofreu um acidente doméstico enquanto ainda era bebê. Uma panela de óleo quente acabou caindo em cima dele, causando graves queimaduras na cabeça, nos ombros e também nos braços. Ele precisou ficar internado e passou o aniversário de um ano no hospital, até que se recuperasse completamente.

    Qual medalha olímpica Alison dos Santos ganhou nos 400 metros?

    Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em agosto de 2021, emplacou uma incrível sequência de vitórias nos últimos dois meses e acumulou quatro medalhas de ouro na Diamond League, principal circuito da World Athletics.

    Onde Alison dos Santos treina?

    Alison dos Santos, o terceiro corredor mais rápido da histórica prova dos 400m com barreiras em Tóquio 2020 em 2021, está de volta aos EUA para treinar para o Mundial de atletismo de Oregon, que acontece de 15 a 24 de julho.

    Toplist

    Última postagem

    Tag