Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira guerra Mundial

Sabemos que a Primeira Guerra Mundial, que transcorreu de 1914 a 1918, foi um dos eventos mais terríveis já ocorridos. Seu potencial destrutivo não teve precedentes. Uma das estratégias de combate mais aplicadas durante essa guerra foi a “guerra de trincheiras”, ou “guerra de posição”. Nas trincheiras, o cotidiano dos soldados era terrivelmente assustador e insalubre.

  • Guerra de posição

As trincheiras eram grandes valas cavadas no solo pelos próprios soldados, formando um corredor ou uma linha de defesa de determinada região estratégica, geralmente cobiçada por exércitos rivais. Essa região recebia o nome de “terra de ninguém”. A guerra de trincheiras foi o tipo de ação adotado na segunda fase da Primeira Guerra para que os exércitos conseguissem manter as posições conquistadas e planejar o avanço sobre outras, ainda em disputa.

O problema é que os soldados passavam meses vivendo dentro das trincheiras, expostos a todo tipo de condições climáticas – chuva, sol, neve etc. –, e aos ataques dos inimigos, o que incluía bombardeios, lançamento de morteiros, ataques de metralhadoras e bombas de gás tóxico.

  • Insalubridade e horror

Como não podiam abandonar as posições, os saldados tinham que fazer suas necessidades fisiológicas dentro das próprias trincheiras, onde também se alimentavam – com suprimentos estocados em péssimas condições. Desse modo, o cheiro de fezes e urina era constante nesse ambiente. Somava-se a isso o cheiro dos cadáveres dos soldados abatidos e das gangrenas dos soldados feridos. A proliferação de insetos e pequenos animais, atraídos pelos cadáveres, também era constante. O historiador Max Hasting, em sua obra Catástrofe: 1914 - a Europa vai à guerra, narra a visão que um soldado teve de ratos que devoravam um dos cadáveres:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

[…] Outro soldado francês descreveu como infantes abatidos por metralhadoras ficaram estirados durante um mês diante de sua trincheira, “alinhados como numa manobra”. A chuva cai sobre eles inexoravelmente, e balas despedaçam seus ossos embranquecidos. Certa noite, Jacques, durante uma patrulha, viu enormes ratos saindo debaixo de seus casacos desbotados. Estavam gordos da carne humana de que se alimentavam. Com o coração batendo, ele se aproximou rastejando de um morto. O capacete tinha rolado. O morto ostentava uma careta na face desprovida de carne; o crânio pelado, os olhos comidos. Uma dentadura caíra em sua camisa decomposta e, da boca, escancarada, saltou um animal imundo”. [1]

Além disso, ainda havia as diversas doenças contraídas por causa da insalubridade. Uma delas era o pé de trincheira, que atingia os pés dos soldados e era causado pela umidade e pelo frio congelante. Há relatos de soldados que perdiam os dedos e parte da carne dos pés. Outros tentavam mover-se dentro das trincheiras e os pés descolavam-se inteiros dos tornozelos e permaneciam amputados dentro das botas.

Como o Brasil participou da Primeira Guerra Mundial Brainly?

O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos. Assim sendo, o país limitou-se a fornecer apoio pontual, em colaboração nos combates aéreos e marítimos, bem como no auxílio aos feridos nos campos de batalha.

Como o Brasil participou da Grande guerra?

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi estabelecida em função de uma série de episódios envolvendo embarcações brasileiras na Europa. ... Entre outras ações, o governo do Brasil enviou alguns pilotos de avião, o oferecimento de navios militares e apoio médico.

Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil?

4. Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial? A - O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares.

Como foi a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?

O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos. Assim sendo, o país limitou-se a fornecer apoio pontual, em colaboração nos combates aéreos e marítimos, bem como no auxílio aos feridos nos campos de batalha.

Quais foram as causas que resultaram na Primeira Guerra Mundial?

O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia. O assassino foi um estudante nacionalista sérvio.

Como o Brasil foi afetado pela Primeira guerra?

O Brasil teve uma participação modesta na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), já que não possuía grandes recursos bélicos. Assim sendo, o país limitou-se a fornecer apoio pontual, em colaboração nos combates aéreos e marítimos, bem como no auxílio aos feridos nos campos de batalha.

Qual a participação do Brasil e dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial?

O Brasil participou da guerra ao lado das potências da Tríplice Entente, lideradas por Inglaterra, França e, um pouco depois, pelos Estados Unidos da América. ... Com a efetiva entrada dos EUA na guerra, em 1917, o Brasil também seguiu a mesma diretriz.

Quem o Brasil apoiou na Primeira Guerra Mundial?

O Brasil participou da guerra ao lado das potências da Tríplice Entente, lideradas por Inglaterra, França e, um pouco depois, pelos Estados Unidos da América.

Quem participou da Primeira Guerra Mundial?

  • O Brasil foi o único país latino-americano que participou da Primeira Guerra Mundial. Imagem de réplica, em português atual, do decreto Nº 3.361, de 26 de outubro de 1917, sancionado pelo presidente Venceslau Brás, em que o Congresso Nacional aprova a declaração de guerra contra o Império Alemão.

Como o Brasil enfrentava a guerra?

  • No início da guerra, apesar de neutro, o Brasil enfrentava uma situação social e econômica complicada. A sua economia era basicamente fundamentada na exportação de apenas um produto agrícola, o café. Como este não era essencial, suas exportações (e as rendas alfandegárias, a principal fonte de recursos do governo) diminuíram com o conflito.

Qual a posição do Brasil na Primeira Guerra Mundial?

  • O Brasil na Primeira Guerra Mundial ( 19) tinha uma posição neutra respaldada pela Convenção de Haia, buscando não restringir os seus produtos exportados na época, principalmente o café. A Alemanha era, na época, o principal parceiro comercial do Brasil, sendo seguida pela Inglaterra e pela França.

Por que o Brasil entrou na guerra com os seus aliados?

  • Isso fez com que o Brasil, à época comandado por Venceslau Brás, entrasse oficialmente na Guerra ao lado da Tríplice Entente (com Estados Unidos, Império Russo, França e Inglaterra). No entanto, o país ainda não tinha condições materiais e econômicas para fornecer apoio efetivos aos seus aliados.

Qual foi a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial?

Entre outras ações, o governo do Brasil enviou alguns pilotos de avião, o oferecimento de navios militares e apoio médico. Incumbidos de proteger o Atlântico de possíveis ataques de submarinos alemães, sete embarcações foram usadas na Primeira Guerra: dois cruzadores, quatro contratorpedeiros e mais um navio auxiliar.

Qual alternativa de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial?

7. Qual alternativa descreve de forma correta a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial? A - O Brasil participou enviando medicamentos e equipes de assistência médica para ajudar os feridos da Tríplice Entente. Também realizou missões de patrulhamento no Oceano Atlântico, utilizando embarcações militares.

O que é correto afirmar sobre o fim da Primeira Guerra Mundial?

Sobre o fim da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que: A - Os países da Tríplice Aliança venceram o conflito e retomaram o controle de diversos territórios na Europa, Ásia e África. B - Embora derrotados, Alemanha e Império Austro-Húngaro não sofreram punições e restrições militares.

Qual a alternativa que apresenta uma fase da Primeira Guerra Mundial?

Questão 5. Selecione a alternativa que apresenta uma fase da Primeira Guerra Mundial. A Guerra de Trincheiras foi uma das fases da Primeira Guerra Mundial, estendendo-se de 1915 a 1918. As trincheiras eram corredores subterrâneos construídos para abrigar as tropas.

Toplist

Última postagem

Tag