Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas como Parazoarios?

994 palavras 4 páginas

EXERCÍCIOS DE PORÍFEROS e CNIDÁRIOS
01) (UNIRIO) Qual das alternativas abaixo justifica a classificação das esponjas no sub-reino Parazoa?a) Ausência de epiderme.b) Ocorrência de fase larval.c) Inexistência de órgãos ou de tecidos bem definidos.d) Hábitat exclusivamente aquático.e) Reprodução unicamente assexuada.
02) (FUVEST) A característica abaixo que não condiz com os poríferos é:a) respiração e excreção por difusão direta.b) obtenção de alimentos a partir das partículas trazidas pela água que penetra através dos óstios.c) hábitat aquático, vivendo presos ao fundo.d) células organizadas em tecidos bem definidos.e) alta capacidade de regeneração.
03) (UFBA) No processo digestivo das esponjas, atuam células de dois tipos: umas englobam o alimento e fazem a digestão intracelular; outras distribuem a todas as demais células o produto dessa digestão. São elas, respectivamente:a) solenócitos e macrófagos. d) histiócitos e amebócitos.b) coanócitos e amebócitos. e) coanócitos e histiócitos.c) cnidoblastos e nematocistos.
04) (UFJF-MG) Observe as seguintes afirmativas:I - A grande capacidade regenerativa das esponjas revela a pequena interdependência e diferenciação de suas células.II - A água que circula pelo corpo de uma esponja segue o trajeto: ósculo - átrio - óstios.III - Nem todas as esponjas possuem espículas calcárias ou silicosas.Assinale:a) se apenas I estiver correta. d) se apenas II e III estiverem corretas.b) se apenas I e II estiverem corretas. e) se apenas I e III estiverem corretas.c) se I, II e III estiverem corretas.
05) (UFBA) No mesênquima dos espongiários, podemos encontrar células com diversas funções, exceto:a) originar gametas.b) transportar substâncias para outras células.c) produzir espículas calcárias ou silicosas.d) transmitir estímulos nervosos.e) contribuir na digestão intracelular.
06) (UFV-MG) O principal papel dos coanócitos nos poríferos é:a) transportar substâncias para todo

Relacionados

  • Poríferos e Cnidários

    1618 palavras | 7 páginas

    Poríferos O Que São os Poríferos? Algumas Espécies Estrutura do Corpo Reprodução Alimentação Proteção Curiosidades O Que São os Poríferos? O porífero, também chamado de esponja, pertence ao filo Porífera e é um animal que se caracteriza por possuir o corpo cheio de poros microscópicos, sem ter folhetos germinativos (ecto, endo e mesoderme). Os poríferos são animais aquáticos, encontrados em mares polares e tropicais. Os poríferos são animais sésseis, ou seja, ficam presos a rochas, conchas, etc….

  • Poriferos e cnidarios

    361 palavras | 2 páginas

    Os Poríferos Os Poríferos, também conhecidos como espongiários ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente há cerca de 1 bilhão de anos.Supõe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e heterótrofos que se agrupam em colônias. Esses animais não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos nem sistemas. São exclusivamente aquáticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce. Os Poríferos vivem fixos em rochas ou outras estruturas submersas….

  • Cnidários e poriferos

    786 palavras | 4 páginas

    comunica com a espongiocele. • LEUCON – a espongiocele é menor, a parede mais desenvolvida e formada por canais ramificados e camarás vibráteis,gerando assim uma maior intensidade de circulação de água. CELULAS TIPICAS DOS PORIFEROS • Coanócitos – são exclusivas dos poríferos. Apresenta flagelo e seu movimento provoca um fluxo de água do ambiente para o átrio animal. Na água há restos orgânicos e micro organismos que são digeridos (intracelular). A agitação de água dentro da espongiocele possibilita….

  • Poriferos e Cnidarios

    1686 palavras | 7 páginas

    Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Samuel Ferreira da Costa Filo Porífero e Cnidário Trabalho Apresentado para a Matéria de Zoologia Aplicada sobre a Morfologia, Parede Corporal, Tipos Celulares, Sistemas Orgânicos, Funções e Importância Médica e Econômica dos Filos Poríferos e Cnidários. Rio de Janeiro\RJ 2013. Introdução O filo dos poríferos é conhecido como os animais menos evoluídos de todos, acreditam-se por esse fato que sejam os primeiros….

  • poriferos e cnidarios

    280 palavras | 2 páginas

    filo cnidaria: a) Corais, anêmonas-do-mar e esponjas; b) Caravelas, água-viva e anêmonas-do-mar; c) Corais, água-viva e esponjas; d) Esponjas, caravelas e corais; e) Anêmonas-do-mar, esponjas e hidras. 3. Na epiderme dos cnidários há células que apresentam um líquido tóxico capaz de causar a morte de pequenos peixes e queimaduras em humanos. Qual é o nome dessas células típicas desses animais? a) Coanócitos; b) Porócitos; c) Cnidoblastos; d) Células mioepiteliais;….

  • Poríferos e Cnidários

    1845 palavras | 8 páginas

    Poríferos Os poríferos, também conhecidos como espongiários, são constituídos pelos animais menos evoluídos de todos. Estima-se que tenham surgido há cerca de um bilhão de anos atrás, originando-se de seres unicelulares e heterótrofos que viviam agrupados em colônias. Algumas espécies são bastante utilizadas na indústria farmacêutica. São animais invertebrados, pluricelulares, porém suas células não possuem tecidos diferenciados, consequentemente não formam órgão e lógico não formam sistemas….

  • Poríferos e Cnidários

    519 palavras | 3 páginas

    Filo Porífera (poríferos ou esponjas) - do latim porus, poro + phoros, portador de - é um filo do reino Animalia. Estes organismos são simples e seus principais representantes estão no ambiente aquático. Podem viver isolados ou em colônias, mas sempre fixados em algum lugar. Produzem compostos tóxicos atuando contra predadores. O CORPO São animais sem tecidos diferenciados, possuindo muitos poros, sem forma, com cor diversificada, revestidos por células pavimentosas (pinacócitos), em que a cavidade….

  • Cnidários e Poríferos

    1971 palavras | 8 páginas

    artrópodes (insetos, crustáceos, aracnídeos), peixes, anfíbios, répteis, aves, mamíferos. 04 - Os protostômios São animais Que No Desenvolvimento embriológico formam Primeiro a boca e somente DEPOIS o ânus. Exemplos: Desses animais celenterados de e poríferos. Este processo é o contrário do que ocorre nos animais mais evoluídos, classificados como deuterostômios. 05 - MÓRULA: Mórula (do latim morula, amora), refere-se à aparência do conjunto de células em conseqüência de sucessivas clivagens (parece….

  • Poríferos e Cnidários

    1178 palavras | 5 páginas

    como esponjas. Cnidários também chamados celenterados. São animais mais inferiores que apresentam organização ao nível de tecido, na qual há especialização de células e grupos de células. Esses dois nomes trazem informações importantes sobre a estrutura desses animais. Celenterados, etimologicamente, significa dotado de cavidade intestinal (ou digestiva). De fato, os celenterados foram, filogeneticamente, os primeiros animais que desenvolveram um tubo digestivo. A palavra cnidário vem do grego knide….

  • Poríferos e cnidários

    466 palavras | 2 páginas

    Poríferos (esponjas) 1- Características gerais São parazoários (desprovidos de sistemas e órgãos) São metazoários (animais pluricelulares) São aquáticos, maioria marinhos. Podem ser assimétricos ou com simetria radial São aneuromiários (não possuem sistema nervoso) 2- Nutrição São animais filtradores Possuem o corpo todo perfurado por poros. Que podem ser de 2 tipos: Óstios: são os poros menores por onde a água entra. E se distribuem em toda a superfície do corpo do animal. Ósculos:….

Outros Trabalhos Populares

Por que as esponjas são Parazoarios?

As esponjas (poríferos) são classificadas como parazoários porque não formam a gástrula embrionária, logo não ocorre a formação da cavidade digestória e dos tecidos verdadeiros.

O que justifica a classificação das esponjas No Sub Reino Parazoa?

Resposta. Explicação: Os Poríferos são considerados animais parazoários, pois o seu desenvolvimento embrionário se limita ao estagio de blástula. Logo, não terá tecidos verdadeiros, na qual estes são formados na gastrulação e muito menos a existência de órgãos, sintetizados na organogênese.

Qual é a classificação das esponjas?

A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

Quando as esponjas é correto afirmar que?

Quanto às esponjas, é correto afirmar que: não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas. possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas. não possuem tecidos verdadeiros e podem apresentar espículas calcárias ou silicosas.

Toplist

Última postagem

Tag