Qual é a história do Mickey Mouse?

Personagem criado por Walt Disney ganhou vida na animação Steamboat Willie, em 18 de novembro de 1928. Desde então, o camundongo se tornou um dos personagens mais populares de todos os tempos

Em 18 de novembro de 1928, o ratinho Mickey Mouse ganhava vida na animação Steamboat Willie. A produção no Brasil ganhou três traduções diferentes: “Willie do Barco a vapor”, “O Vapor Willie”, e “Guilherme, o timoneiro”. Desde então, a data ficou conhecida como o aniversário de um dos personagens mais emblemáticos e conhecidos da história.  

Criado por Walt Disney, o camundongo nem sempre teve sua personalidade acolhedora e amigável que estamos acostumados. No início de sua carreira, o ratinho era bem mais rabugento, além de possuir vícios não muito familiares, como fumar e beber. Porém, essa fase mais rebelde durou só dois anos, já que Disney decidiu remodelar seu comportamento para torná-lo mais sociável a um público maior. 

Conheça 5 curiosidades sobre o ratinho mais famoso da história.

1. Coelho ou rato? Mortimer? 

Apesar de Mickey ser o personagem mais conhecido de Walt Disney, ele não foi sua primeira opção. Isso porque, o animador se inspirou em um coelho para sua primeira produção: “Oswald, o Coelho Sortudo” era o nome do protagonista criado em parceria com a empresa Ub Iwerks. 

Mickey em Steamboat Willie / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Studios

O bichinho até chegou ser bastante popular nos Estados Unidos entre as décadas de 1920 e 1940, mas nada que se comparasse a estrela de Mickey. Outro fato sobre o personagem é que, em um primeiro momento, Walt pensou em chamá-lo de Mortimer. Porém, por sorte — e graças aos conselhos de sua esposa, Lilian —, o ratinho passou a ter o nome que todos conhecem. 

2. Mickey e Minnie  

Apesar de muitos ainda terem dúvidas, Disney confirmou que os dois camundonguinhos realmente formam um casal. Em uma entrevista em 1933, repercutida pelo The Mirror, ele disse: "Em sua vida privada, Mickey é casado com Minnie ... O que realmente significa é que Minnie é, para fins de tela, sua protagonista”. 

Minnie e Mickey / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Parks

E por falar em união, a relação dos dois já dura longas décadas. Afinal, a primeira aparição deles juntinhos foi no filme Plane Crazy (O Maluco do Avião, em tradução livre), que foi lançado em maio de 1928. Apesar da importância que o longa teria, ele não chamou muito a atenção dos distribuidores, se tornando um fracasso nas bilheterias.

3. Vai um dogão aí?  

Apesar da estreia de Mickey acontecer em 1928, a primeira vez que ouvimos o ratinho falar foi em 1929. Na ocasião, o personagem participou do curta-metragem The Karnival Kid. Nas telonas, suas primeiras palavras não foram nenhuma frase de efeito ou um discurso inesquecível, muito pelo contrário, ele só disse: “Hot dog, hot dog”. 

Mickey em The Karnival Kid / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Studios

Além das falas, um fato curioso da produção é que Mouse foi dublado por seu criador. Isso mesmo, durante muitos anos Walt Disney não só foi o responsável por dublar o Mickey como a Minnie também. Sua função como a voz do ratinho durou até 1946, quando ele passou a ficar tão atarefado com suas rotinas de gravações que teve que deixar o posto. Outro fato que influenciou na decisão era que Walt fumava, o que alterou a sua voz. 

4. Topolino internacional e reconhecido 

Apesar de aqui no Brasil conhecermos o personagem com seu nome original, o mesmo não acontece em outras partes do mundo, segundo o próprio site da Disney. Na Suécia, por exemplo, ele é Musse Pig; já na China o personagem atende por Mi Lao Shu. Topolino é seu nome na Itália. Mas nada supera o Rato Miguelito da Colômbia. 

Nome de Mickey na Calçada da Fama / Crédito: Creative Commons

Como se já não bastasse a fama, Mickey Mouse ficou eternizado ao ganhar, em 1978, sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Ele se tornou o primeiro personagem animado a receber tal homenagem. Mas Minnie não ficou para trás, garantindo seu espaço lá em janeiro de 2018. 

5. Aparições famosas e a política americana 

Além da Calçada da Fama, o personagem também tem seu reconhecimento na Academia. Mickey fez duas aparições especiais no Oscar ao longo dos anos: uma em 1988 e outra em 2003. Em ambas, o camundongo foi convidado para apresentar o prêmio de Melhor Curta de Animação. 

Fora todo seu estrelato nas telas, o personagem se tornou muito importante na política americana por dois motivos: o primeiro deles é que seu nome sempre é usado como voto de protesto.

Walt Disney e Mickey / Crédito: Divulgação/ Walt Disney Studios

Em vez das pessoas não escolherem nenhuma das opções, elas optam por escrever o nome de Mickey nas cédulas. Um supervisor eleitoral na Geórgia disse ao The Mirror: "Se Mickey Mouse não conseguir votos em nossa eleição, é uma eleição ruim." 

O segundo ponto é que Mickey Mouse já posou com todos os presidentes do Estados Unidos. Quer dizer, quase todos, a única exceção foi Lyndon Johnson.

+Saiba mais sobre o Walt Disney por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Walt Disney: O triunfo da imaginação americana - 3ª Edição, de Neal Gabler (2020) - //amzn.to/3eXJsEn

A magia do império Disney, de Ginha Nader (2019) - //amzn.to/3eVVz53

Segredos de Walt Disney, de Jim Korkis (2015) - //amzn.to/3aIzkMo

Você Conhece Walt Disney?, de Whitney Stewart e Nancy Harrison (2015) - //amzn.to/2W6k5I7

Nos bastidores da Disney, de Tom Connellan (2010) - //amzn.to/3eXKCzJ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: //amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: //amzn.to/2yiDA7W

Qual é a verdadeira história do Mickey Mouse?

Após a recusa dos investidores, durante a viagem para casa com a esposa em um trem, Walt Disney começou a desenhar um ratinho alegre de orelhas redondas… que se chamaria Mortimer. Porém, a esposa foi um pouco mais sensata e sugeriu chamá-lo de Mickey e assim surgiu o famoso Mickey Mouse!

Qual é o significado da palavra Mickey Mouse?

No inglês, abreviação de Michal, do hebraico Mika'el ("à semelhança de Deus"). O camundongo Mickey Mouse é o personagem mais famoso de Walt Disney.

O que significa o desenho do Mickey?

O Mickey representa a pureza presente nos corações das crianças. Esse ratinho chegou despretensiosamente e conquistou a todos. No alto dos seus 90 anos só chegamos à conclusão de que deixá-lo vivo em nossos corações é preservar essa pureza e inocência da nossa infância.

Por que que o Mickey Mouse usa luvas?

Quando Mickey apareceu pela primeira vez, ele ainda não usava suas tradicionais luvas. Elas foram adicionadas ao personagem em 1929, porque na época os filmes eram em preto e branco e, com as luvas, era possível criar gestos mais distintivos e seria mais fácil para o ratinho se expressar.

Toplist

Última postagem

Tag