Qual é o órgão mais importante para o corpo?

Eu não sei você, mas a maioria da raça humana acredita ser de ferro. E muitas das vezes creem possuir o “rei na barriga”. É ou não é? A humanidade está doente; diga-se de passagem, o crescimento exponencial de farmácias em cada esquina. É triste isso, porém, é a mais pura verdade.

As farmácias, veja bem, estão mais para supermercados do que para farmácias. Hoje, você entra em uma e encontra de tudo; e, até algumas dispõem de cestinhas e carrinhos para você não se esquecer de nenhuma droga. É ou, não é?

É, mas ninguém é de ferro. Somos seres dotados de algumas características que nos tornam humanos. Eu sei, somos animais, contudo, não precisamos agir de forma irracional. Vivemos em uma aldeia global, onde as minhas ações interferem na sua vida, direta e indiretamente. Pois é. O planeta Terra é um só. Basta de individualismo, narcisismo e de egoísmo. Já é hora de pensarmos no coletivo.

Todavia, aonde eu quero chegar com todo esse devaneio do tema de hoje? Peço a sua atenção para tocar em um ponto muito sensível. Entretanto, você sabe qual a parte mais importante do corpo humano? Sim. Não. Talvez. É a pergunta do título do assunto de hoje, você percebeu?

Então, se perguntássemos a um grupo de médicos qual o órgão mais importante, certamente assistiríamos a diálogos intermináveis e inconclusos. O fígado é o filtro, o coração é a bomba, o cérebro toma decisões, cada um com sua fatal indispensabilidade. Porém, não é isso que desejo destacar.

Deixe-me ilustrar com uma parábola que li na semana passada e desejo compartilhar com você. Talvez ao final da leitura você me entenda. Talvez…

“Uma mãe perguntou ao filho qual era a parte mais importante do corpo humano. O filho respondeu que eram os ouvidos. Ela disse:

– Não. Muitas pessoas são surdas e vivem muito bem!

Algum tempo se passou até que a mãe perguntou outra vez. O menino respondeu, então, que eram os olhos. Ela disse:

– A resposta ainda não está correta porque há muitas pessoas que são cegas e vivem muito bem!
Ao longo do tempo, a mãe perguntou várias vezes e o filho nunca acertou a resposta. No dia em que o avô do menino morreu, todos estavam chorando e muito tristes com a perda. Nesse momento, a mãe olhou para o filho e perguntou:

– Você já sabe qual é a parte do corpo mais importante, meu filho?
Observando que o filho estava confuso por ela estar fazendo a pergunta naquele momento, ela disse:

– Veja bem, esta pergunta é fundamental. Mostra como você viveu realmente a sua vida. Hoje é o dia que você necessita aprender essa importante lição. E continuou:

– Meu filho, a parte mais importante é o seu ombro.

O filho ainda perguntou:

– Porque eles sustentam minha cabeça?
Ela respondeu:

– Não, é porque pode apoiar a cabeça de um amigo ou de alguém que está ao seu lado, quando eles choram. Eu espero que você tenha bastante amor e amigos, e que você encontre sempre um ombro para chorar quando precisar.

Veja bem, as pessoas se esquecerão do que você disse… as pessoas se esquecerão de seus feitos… mas as pessoas nunca se esquecerão de como você as fez se sentirem”. Pense nisso!

Mural de vagas
• Itaú Unibanco, em Imbituba, contrata Gte Hunter. Outras informações pelo site vagas.com.br;

• Sesc de Laguna contrata professor de educação infantil. Nível superior em Pedagogia, com habilitação ou especialização na área. Inscrições até o próximo dia 7, às 19h, pelo site sesc-sc.com.br;

• Tieli Supermercado, em Braço do Norte, contrata auxiliar de materiais e conferente. Outras informações pelo telefone: (48) 3301-1160;

• Costa Nobre Hotel, em Braço do Norte, contrata recepcionista. Com disponibilidade de trabalhar fins de semana e conhecimento de informática básica. Interessadas deixar o currículo com foto na recepção do hotel, na rua Nereu Ramos, nº 1445;

• Restaurante Mini Calzone, em Tubarão, contrata gerente, sub gerente, operador de caixa, operador de forno, operador de suco e serviço gerais. Outras informações pelo telefone: (48) 99129-0555.

Os órgãos do corpo humano são estruturas formadas por diferentes tecidos e que funcionam de modo coordenado para garantir que diferentes processos ocorram em nosso corpo. Os órgãos estão agrupados em diferentes sistemas, os quais compõem o organismo humano. Neste texto falaremos um pouco mais sobre os seguintes órgãos: pele, coração, vasos sanguíneos, cérebro, traqueia, faringe, pulmões, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, rins, bexiga, testículo, ovário, útero.

Leia também: Corpo humano – níveis de organização, células e tecidos

Tópicos deste artigo

  • 1 - Órgãos do corpo humano
  • 2 - Órgãos do sistema tegumentar
  • 3 - Órgãos do sistema cardiovascular
  • 4 - Órgãos do sistema nervoso
  • 5 - Órgãos do sistema respiratório
  • 6 - Órgãos do sistema digestório
  • 7 - Órgãos do sistema urinário
  • 8 - Órgãos do sistema reprodutor

Órgãos do corpo humano

Na figura podemos observar diferentes órgãos encontrados no nosso corpo.

Órgãos são estruturas formadas por um grupo de tecidos, formados por células. Os órgãos que trabalham juntos para a realização de uma tarefa específica formam os chamados sistemas. O sistema digestório, por exemplo, é formado por órgãos que trabalham para a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes necessários para o funcionamento do organismo. A seguir, falaremos a respeito de diferentes órgãos, separando-os de acordo com o sistema ao qual cada um deles pertence.

Órgãos do sistema tegumentar

O sistema tegumentar é formado pela pele e seus anexos (unhas, pelos e glândulas).

  • Pele: é o maior órgão do corpo humano, pesando cerca de 3 kg. Ela formada por duas camadas: a epiderme, constituída por tecido epitelial, e a derme, formada por tecido conjuntivo. A pele atua em diferentes processos, estando relacionada com a percepção de sensações, como dor e temperatura, a proteção contra agentes externos, a termorregulação, entre outras.

Leia também: Câncer de pele – tipo de neoplasia bastante comum na população

Órgãos do sistema cardiovascular

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos.

  • Coração: é um órgão do sistema cardiovascular que garante o bombeamento do sangue para diferentes partes do nosso organismo. Apresenta contrações involuntárias, sendo formado basicamente por músculo estriado cardíaco. O coração humano apresenta quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos.
  • Vasos sanguíneos: são por onde o sangue circula em nosso corpo. Os três tipos básicos de vasos sanguíneos são as artérias, veias e capilares. Artérias garantem que o sangue seja levado do coração para variadas partes do corpo. As veias, por sua vez, promovem o retorno do sangue ao coração. Já os capilares são vasos finos que permitem as trocas gasosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Órgãos do sistema nervoso

O encéfalo é um componente do sistema nervoso central, bem como a medula espinal.

  • Cérebro: faz parte do sistema nervoso central e destaca-se por ser a maior porção do encéfalo. Pode ser dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. O cérebro humano está relacionado com processos como nossa capacidade de memória, linguagem, aprendizagem e integração das informações sensoriais.

Órgãos do sistema respiratório

O sistema respiratório é formado por cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

  • Traqueia: é um tubo cilíndrico formado por anéis de cartilagem hialina que apresentam formato de C. A traqueia apresenta-se revestida por um epitélio ciliado com células secretoras de muco. Os cílios das células ajudam a varrer partículas que podem entrar pelo sistema respiratório no momento da inspiração.
  • Pulmões: são órgãos em formato de cone que se apresenta como uma massa esponjosa, contendo milhares de alvéolos. É nos pulmões, mais precisamente nos alvéolos, que as trocas gasosas acontecem.

Veja mais: O que é inspiração e expiração?

Órgãos do sistema digestório

O sistema digestório é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

  • Esôfago: é um órgão musculoso que garante que o bolo alimentar seja levado da faringe para o estômago. A presença de músculo não estriado, que realiza contrações peristálticas, permite que o bolo alimentar seja levado até o estômago.
  • Estômago: é um órgão que se destaca por ser a porção mais dilatada do sistema digestório. Nessa região observa-se a secreção do chamado suco gástrico, que promove parte da digestão química do alimento. No suco gástrico, encontra-se ácido clorídrico e pepsina, uma enzima responsável por quebrar proteínas.
  • Intestino delgado: é o maior compartimento do sistema digestório, podendo atingir mais de 6 metros. Ele pode ser dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo. No intestino delgado, ocorre a maior parte do processo de digestão, feito graças à ação de secreções do próprio órgão, provenientes do pâncreas (suco pancreático) e do fígado (bile). No intestino delgado, acontece também a absorção de nutrientes, sendo esse processo muito eficiente devido a uma grande quantidade de dobras em seu revestimento (vilosidades) e projeções em suas células (microvilosidades).
  • Intestino grosso: é formado pelo cólon, ceco e reto. Diferentemente do delgado, esse intestino apresenta apenas cerca de 1,5 m de comprimento. O intestino grosso é responsável pela reabsorção da água e formação do bolo fecal.
  • Fígado: é uma glândula acessória do sistema digestório e destaca-se por ser o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. O fígado é responsável pela secreção da bile e também atua em outros processos, como no armazenamento de glicogênio e desintoxicação.

Órgãos do sistema urinário

O sistema urinário é constituído pelos rins, ureteres, bexiga e uretra.

  • Rins: são dois órgãos em formato de feijão, que estão relacionados com a filtração do sangue e a formação da urina. A urina é formada mais precisamente nos néfrons, que são as unidades funcionais do rim.
  • Bexiga: é um órgão que garante o armazenamento de urina até que ela seja eliminada para o meio externo. A capacidade de armazenamento da bexiga é de 700 ml a 800 ml, entretanto, os estímulos para a micção iniciam-se antes que a bexiga atinja sua capacidade máxima.

Leia também: Infecção urinária – doença causada, principalmente, por bactérias

Órgãos do sistema reprodutor

Os sistemas reprodutores masculino e feminino são responsáveis produção dos gametas.

  • Testículos: são órgãos exclusivamente masculinos responsáveis pela formação dos gametas masculinos (espermatozoides). Além disso, os testículos produzem testosterona, um hormônio relacionado, entre outras funções, com o desenvolvimento das características secundárias masculinas.
  • Ovários: são os órgãos femininos responsáveis pela formação dos gametas femininos (ovócitos). São responsáveis também pela síntese de dois hormônios: estrógeno e progesterona. Tanto o estrógeno quanto a progesterona estão relacionados, entre outras funções, com a regulação do ciclo menstrual.
  • Útero: é também um órgão exclusivamente feminino, sendo onde o bebê desenvolve-se. O útero é um órgão muscular, garantindo, desse modo, sua expansão durante a gravidez. Internamente possui uma camada ricamente vascularizada que é parcialmente perdida durante o processo de menstruação.

Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

Qual o órgão do nosso corpo mais importante?

Embora cada órgão tenha uma função específica, todos trabalham como uma orquestra, na qual o cérebro é o maestro. Isso ocorre porque o cérebro é o responsável por enviar comandos as outros órgãos e, assim, todos atuam juntos.

Qual o segundo órgão mais importante do corpo humano?

Fígado: é uma glândula acessória do sistema digestório e destaca-se por ser o segundo maior órgão do corpo humano, perdendo apenas para a pele. O fígado é responsável pela secreção da bile e também atua em outros processos, como no armazenamento de glicogênio e desintoxicação.

Quais são os órgãos mais importantes do nosso corpo?

São órgãos do corpo humano: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, laringe, pulmões, coração, vasos sanguíneos, rins, bexiga, ovários, útero, testículo, pênis, pele, cérebro e medula espinhal. Os órgãos desempenham funções específicas no nosso organismo.

Qual é o órgão menos importante do nosso corpo?

Estes são alguns dos "órgãos não vitais"..
Baço. Este órgão está situado na parte posterior esquerda do abdômen, debaixo das costelas. ... .
Estômago. ... .
Órgãos reprodutores. ... .
Cólon. ... .
Vesícula biliar. ... .
Apêndice. ... .

Toplist

Última postagem

Tag