Qual era o lema político do positivismo?

As ideias de Auguste Comte, o criador do positivismo, influenciaram grandemente a formação da república no Brasil. Tanto, que o lema da bandeira brasileira, “Ordem e Progresso“, foi inspirado na doutrina desse filósofo francês.

No Brasil a influência do positivismo de Comte traduziu-se não só no ideário de nossos republicanos, mas nas ações políticas que acompanharam a Proclamação da República.

Entre elas, a separação entre Igreja e Estado, o estabelecimento do casamento civil, o fim do anonimato na imprensa e a reforma educacional proposta por Benjamin Constant, um dos mais influentes positivistas brasileiros.

A expressão é o lema político do positivismo, forma abreviada do lema religioso positivista formulado por Comte: “O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim”, em francês, L’amour pour principe et l’ordre pour base; le progrès pour but.

Me lembro de quando entendi o significado destas duas palavras. Vivamos um momento em que o país passava por governos militares onde os dois principais símbolos nacionais, a Bandeira e o Hino, eram efetivamente valorizados. Os outros dois símbolos, o Brasão e o Selo eram utilizados e difundidos em documentos e situações protocolares de gestão, por isso mesmo pouco acessíveis a um jovem estudante. Naqueles bons tempos cantávamos o Hino Nacional nas escolas, nos eventos, nas datas comemorativas e aprendemos a respeitar nossa Bandeira que invariavelmente estava hasteada nos prédios e espaços públicos.

Quem como eu foi aluno da Escola Técnica Federal de Mato Grosso lembra da emoção sentida quando do hasteamento da Bandeira Nacional, honra dada ao melhor aluno de certo período ou aquele que de alguma maneira havia se destacado nos eventos em que a ETFMT participava.

Individualmente as duas palavras, ordem e progresso, têm referèncias gramaticais distintas, mas quando juntas ganham em significado e importância, posto que passam a ser a razão de nossas lutas por um país justo e ético. Pela Ordem conservamos o que temos de bom, belo e positivo, pelo Progresso conseguimos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento dessa ordem. Assim, sociologicamente uma depende da outra para justificar a razão pela qual sempre estarão unidas em nossa Bandeira

Estamos perto de comemorar nossa independência e mais do que nunca a data precisa ser comemorada.

 MARCELO AUGUSTO PORTOCARRERO é engenheiro civil/ufmt.

Fonte://static.significados.com.br/foto/ordem-e-progresso_sm.jpg

Sebastião Messias

Sebastião Messias

Oficial de saúde

Publicado em 6 de jun. de 2018

O que é Ordem e Progresso:

Para Refletir:

Ordem e Progresso é a frase que está escrita na bandeira brasileira, e é o lema nacional, desde sua formação, e foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes.

A expressão ordem e progresso é o lema político do positivismo, e é uma forma abreviada do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. O positivismo possui ideais republicanos, como a busca de condições sociais básicas, através do respeito aos seres humanos, salários dignos etc., e também o melhoramento do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais

Fonte://www.significados.com.br/ordem-e-progresso/

 Pomogayev/Getty Images

Publicidade

Esse era o lema de uma corrente filosófica do século 19 chamada Positivismo. Ou quase isso: trata-se de uma versão taquigráfica da frase original, “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”. O amor ficou de fora.

Os positivistas, capitaneados pelo francês Auguste Comte, acreditavam que o único conhecimento válido é o obtido por meio do método científico, e que esse saber exato deveria substituir a metafísica e a religião como bússola moral da civilização.

A ala intelectualizada das Forças Armadas que participou da Proclamação da República era fã de Comte – até hoje, em Porto Alegre (RS), há um templo dedicado ao secularismo radical Positivista, com os dizeres da bandeira na porta.

Quando dizemos templo, é templo mesmo: na fase mais radical de sua carreira, Comte acabou se perdendo no personagem e fez sua aversão a cultos religiosos se transformar em sua própria religião, a Religião da Humanidade. Ela tem seus próprios sacramentos, símbolos e até um calendário – só não há Deus na jogada, mesmo. Trata-se de uma paradoxal fé agnóstica, que se apoia no altruísmo entre humanos e na ciência como pilares da construção de um mundo melhor.

Hoje, embora a obra filosófica de Comte seja respeitada como parte importante da história da filosofia, nenhum cientista sério se declara positivista, e o aspecto religioso do legado do francês praticamente desapareceu (com exceção de ciclos muito restritos).

Pergunta de @oliveira_marcinho, via Instagram.

Continua após a publicidade

  • Brasil
  • Ciência
  • Filosofia
  • História

Qual é a origem do “ordem e progresso” na bandeira?

As palavras vêm do lema positivista – que, ao contrário do clima reinante em Brasília hoje, era uma doutrina filosófica radicalmente favorável à ciência.

Superinteressante pelo menor preço do ano!

PRORROGAMOS A BLACK FRIDAY!
Ainda dá tempo de assinar um dos títulos Abril e também ter acesso aos
conteúdos digitais de todos os outros*
Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

Qual o lema político do positivismo?

“O progresso é o desenvolvimento da ordem”. Duas das máximas mais importantes de Augusto Comte, filósofo francês, nascido no ano de 1798, demonstram claramente algumas das idéias básicas da doutrina positivista, e sua influência na construção do Brasil Republicano.

Qual o lema do positivismo e o que significa?

A frase "Ordem e Progresso" foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, no final do século 19. A frase original do filósofo Augusto Comte, dizia "Amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim."

Qual o lema do positivismo e seus Estados?

O lema da religião positivista é: "O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim". Seu regime é: "Viver às Claras" e "Viver para Outrem". Auguste Comte foi o criador da palavra "altruísmo", palavra que segundo o fundador, resume o ideal de sua Nova Religião.

Qual a ideia que o positivismo defende?

O Positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro. A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.

Toplist

Última postagem

Tag