Qual era o percentual da população economicamente ativa (pea) no setor primário?

Para resolver estes exercícios sobre setor primário, é necessário saber quais são, exatamente, as atividades que o envolvem e a importância delas na economia. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

Ao longo do tempo, a evolução das técnicas permitiu uma maior produtividade nas atividades pertencentes ao setor primário, diminuindo, porém, a mão de obra empregada. Outra consequência desse processo foi:

a) a redução da integração rural-urbana.

b) a subordinação do setor primário ao secundário.

c) a ampliação dos sistemas tradicionais de produção.

d) a diminuição da concentração fundiária.

e) o desenvolvimento da produção voltada para o mercado interno.

Existe uma direta relação entre a estrutura geológica do território e a disponibilidade de determinados minérios. Em geral, os escudos cristalinos e os maciços antigos costumam disponibilizar uma maior quantidade de bens explorados pela atividade mineradora, tal como se vê no Escudo das Guianas e no Escudo Brasileiro, situados na região Norte do país.

Além das regiões cratônicas acima apresentadas, também é possível encontrar em bacias sedimentares alguns recursos minerais, que, em geral, apresentam como característica:

a) composição orgânica de gênese fóssil.

b) concentração em rochas cristalinas.

c) limitada relação custo-benefício de sua retirada.

d) baixo valor no mercado em razão da reduzida demanda.

e) presença em áreas geologicamente antigas.

O setor primário é um campo extremamente importante para a economia, pois carrega consigo a responsabilidade de fornecer as matérias-primas, que podem ser diretamente consumidas ou convertidas em mercadorias e produtos de base. Uma peculiaridade desse setor que pode, eventualmente, impactar todo o mercado é:

a) a grande necessidade de incentivos fiscais públicos.

b) o elevado e constante custo dos investimentos.

c) a vulnerabilidade em relação às variações climáticas.

d) a intensiva necessidade de mão de obra abundante.

e) o resultante processo de desarticulação territorial.

(UFRN)

No Brasil, a dinâmica e a distribuição da população economicamente ativa (PEA), por setores de atividades econômicas, apresentaram alterações no período de 1940 a 2001. Observe o gráfico a seguir:


Distribuição da PEA por setores de atividade no Brasil

Tomando como referência as informações apresentadas no gráfico e o processo de industrialização do Brasil, explique a dinâmica da população economicamente ativa do setor primário no período focalizado.

A mecanização das atividades relacionadas com o setor primário, sobretudo a agropecuária, contribuiu para uma maior dependência em relação às atividades industriais, haja vista que é a indústria quem fornece os principais equipamentos utilizados no campo. Sendo assim, a subordinação geoeconômica do setor primário em relação ao secundário consolidou-se.

Alternativa correta: letra B

Os principais recursos minerais disponibilizados em bacias sedimentares são o petróleo, o carvão mineral e o gás natural, hidrocarbonetos de origem fóssil muito utilizados como fontes de energia.

Alternativa correta: letra A

Uma peculiaridade do setor primário – isto é, uma característica que somente essa área de atividade apresenta – que pode afetar negativamente a economia é a grande vulnerabilidade que esse setor possui em relação às oscilações climáticas. Assim, em caso de estiagens muito rigorosas, por exemplo, a produção diminui e os preços tendem a subir no mercado.

Alternativa correta: letra C

De acordo com a observação do gráfico, houve um decrescimento da proporção do setor primário no que se refere à presença da população economicamente ativa (PEA). Tal fator se deve ao processo de urbanização do país ao longo do século XX e também à mecanização do campo, que liberou a mão de obra para as cidades. Essa relação evidencia-se não só pela queda do setor primário (eminentemente rural), mas também pelo crescimento dos setores secundário e terciário (em maior parte, urbanos).

Demográfica e economicamente falando, existe uma série de termos utilizados para mensurar e estabelecer estatísticas sobre as características socioeconômicas e espaciais de um país ou território. Um dos mais importantes é o conceito de População Economicamente Ativa (PEA).

Existem várias definições sobre o que seria, precisamente, a População Economicamente Ativa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define a PEA como a mão de obra com a qual o setor produtivo pode contar, ou seja, é o número de habitantes em idade e condições físicas para exercer algum ofício no mercado de trabalho.

Nessa conceituação, a População Economicamente Ativa envolve aquilo que o IBGE classifica como população ocupada e população desocupada. O primeiro termo refere-se aos que possuem algum ofício em um período de referência, sendo esse ofício remunerado, não remunerado, por conta própria ou como um empregador. Já o segundo termo refere-se ao grupo de pessoas que não possuem emprego e que estão aptas a trabalhar, tendo realizado algum mínimo esforço para tal.

Dessa forma, em uma definição mais simples, costuma-se dizer que a PEA é a população empregada ou que possui condições de trabalhar e que realiza algum esforço para isso. Consequentemente, a População Não Economicamente Ativa refere-se às pessoas não classificadas como ocupadas e desocupadas, isto é, aquelas que não possuem idade, interesse ou condições de exercer algum ofício.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A classificação da idade para o enquadramento na PEA varia de país para país. Em alguns lugares, engloba-se a população que possui de 10 a 60 anos. No Brasil e também em muitos outros países, a idade mínima é de 15 anos. Portanto, além de um conceito econômico, trata-se também de um termo demográfico.

Em países subdesenvolvidos ou em boa parte dos emergentes, a pirâmide etária indica – quase sempre – uma população predominantemente jovem, em face das elevadas taxas de natalidade e mortalidade. Nesses locais, a PEA apresenta-se em grande quantidade, o que é o mesmo que uma mão de obra farta e barata, ocorrência que atrai muitas empresas. Em alguns países emergentes e na maioria dos desenvolvidos (sobretudo da Europa), há um envelhecimento populacional que resulta das baixas taxas de natalidade, mortalidade e alta expectativa de vida. Com isso, proporcionalmente, a PEA é muito baixa, o que pode comprometer suas economias.

O Brasil vem assistindo a uma gradativa redução de sua População Economicamente Ativa, graças a essas mesmas mudanças demográficas. Recentemente, o país deixou de ser considerado “jovem” e passou a ser classificado como “adulto”, graças ao processo de envelhecimento populacional, ou seja, a elevação da média de idade no território nacional.

Para saber mais sobre a População Economicamente Ativa do Brasil, acesse aqui!

Qual era o percentual da população economicamente ativa PEA no setor primário dos Estados Unidos e no Brasil?

RESPOSTA: a) Nos Estados Unidos 1,6%, no Brasil 9,9%.

Qual foi a porcentagem do PEA?

No Brasil, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a PEA brasileira compreende 63,05% da população, apesar de esse número não considerar aqueles que não trabalham com contrato formal ou carteira assinada.

Como é a participação da PEA população economicamente ativa no setor primário?

Resposta: A participação da população economicamente ativa da Europa no setor primário é pequena quando comparada aos demais setores da economia, pois a agricultura da parte Ocidental europeia é altamente mecanizada, não oferecendo grande número de postos de trabalho aos seus habitantes.

Qual era o percentual da população economicamente ativa no setor?

No caso específico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países, o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

Toplist

Última postagem

Tag