Qual foi um dos primeiros aparelhos inventados do cinema pelos irmãos Lumière?

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A história dos irmãos Lumière (Ilustração: Bernardo França)

Em 28 de dezembro de 1895 foi apresentado ao público o primeiro cinematógrafo — uma máquina que captava, revelava e projetava filmes. Considerado o marco zero do cinema, o equipamento criado pelos franceses Louis e Auguste Lumière, os irmãos Lumière, causou uma revolução na sétima arte.

A história dos irmãos Lumière (Ilustração: Bernardo França)


A dupla cresceu imersa no universo da imagem: seu pai, Antoine Lumière, era um pintor de retratos e fotógrafo que tinha um pequeno negócio de chapas fotográficas. Em 1881, aos 17 anos, Louis começou a se especializar nessa tecnologia, impulsionando as vendas.

A história dos irmãos Lumière (Ilustração: Bernardo França)


Treze anos depois, Antoine conheceu o cinetoscópio de Thomas Edison, que projetava filmes apenas para uma pessoa por vez através de um olho mágico. Curioso, o fotógrafo imaginou como seria ampliar essa visão para uma sala inteira e incentivou seus filhos a criarem a invenção.

A história dos irmãos Lumière (Ilustração: Bernardo França)


Com sucesso, um ano depois a patente foi feita. O cinematógrafo era leve, portátil e funcionava de forma simples: um filme perfurado de 35mm de largura passava pelo obturador por meio de uma manivela, que devia completar duas voltas a cada segundo, garantindo o ritmo.

A história dos irmãos Lumière (Ilustração: Bernardo França)


A primeira exibição aconteceu no Grand Café, em Paris. Dentre os 10 filmes exibidos na noite de estreia, o primeiro trazia alguns segundos de trabalhadores da fábrica da família Lumière. O resultado foi tão realista que, em 1896, o público saiu correndo quando viu a cena de um trem se aproximando.

A história dos irmãos Lumière (Ilustração: Bernardo França)


Nesse mesmo ano, mais de 40 filmes foram rodados, além do primeiro noticiário e os primeiros documentários. Em 1905, os irmãos Lumière se retiraram do mercado para desenvolver o primeiro processo fotográfico a cores — deixando um legado que nos acompanha até hoje.

A história dos irmãos Lumière (Ilustração: Bernardo França)

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Foi no final do século XIX, em 1895, na França, os irmãos Louis e Auguste Lumière inventaram o cinema. Na primeira metade deste século a fotografia já havia sido inventada por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, possibilitando esta criação revolucionária no mundo das artes e da indústria cultural: o cinema.

Para se chegar à projeção cinematográfica atual, muitos processos de investigação foram feitos em relação aos fundamentos da ciência óptica. Já vem dos primórdios da humanidade a necessidade de registrar movimentos através de pinturas e desenhos nas paredes. Há aproximadamente sete mil anos atrás, no oriente, os chineses já projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a parede, um jogo de sombras, próprio do seu teatro de marionetes. No século XV, Leonardo da Vinci realizou trabalhos utilizando a projeção da luz na superfície, criando a Câmara Escura, que era uma caixa fechada, possuindo um orifício com uma lente, local destinado a passagem da luz produzida pelos objetos externos. A imagem refletida no interior dessa caixa era a inversão do que se via na realidade. Mais adiante, no século XVII, O alemão Athanasius Kirchner criou a Lanterna Mágica, objeto composto de um cilindro iluminado à vela, para projetar imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.

No século XIX, muitos aparelhos que buscavam estudar o fenômeno da persistência retiniana foram construídos, este fenômeno é o que mantém a imagem em fração de segundos na retina. Joseph-Antoine Plateau foi o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana, concluindo que uma ilusão de movimento necessita de uma série de imagens fixas, sucedendo-se pela razão de dez imagens por segundo. Plateau, em 1832, criou o Fenacistoscópio, apresentando várias figuras de uma mesma pessoa em posições diferentes desenhadas em um disco, de forma que ao girá-lo, elas passam a formar um movimento.

Criado pelo francês Charles Émile Reynaud o Praxinoscópio foi um invento importante para o surgimento do cinema. Este aparelho era um tambor giratório com desenhos colados na sua superfície interior, e no centro deste tambor havia diversos espelhos. Na medida em que girava-se o tambor, no centro, onde ficavam os espelhos, via-se os desenhos se unindo em um movimento harmonioso. Dentre outros inventos, há o Cinetoscópio, inventado por Thomas A. Edison, que consistia em um filme perfurado, projetado em uma tela no interior de uma máquina, na qual só cabia uma pessoa em cada apresentação. A projeção precisava ser vista por uma lente de aumento.

Em 1890, Edison projeta diversos filmes de seu estúdio, aos quais encontra-se “Black Maria”, considerado o primeiro filme da história do cinema. É a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, que o Cinematógrafo é criado pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, na França, em 1895. O cinematógrafo era ao mesmo tempo filmador, copiador e projetor, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema. Louis Lumière foi o primeiro cineasta a realizar documentários em curta metragem na história do cinema. O primeiro se intitulava “Sortie de L’usine Lumière à Lyon” (Empregados deixando a Fábrica Lumière), e possuia 45 segundos de duração. Neste mesmo ano de 1895, Thomas Edison projeta seu primeiro filme, “Vitascope”.

O americano Edwin S. Porter, apropriou-se dos estilos documentarista dos irmãos Lumière e os de ficção com uso de maquetes, truques ópticos, e efeitos especiais teatrais de Georges Méliès, para produzir “Great Train Robbery” (O grande roubo do trem), em 1903, um modelo de filme de ação, obtendo êxito e contribuindo para que o cinema se popularizasse e entrasse para a indústria cultural.

A indústria cinematográfica atual é um mercado exigente e promissor para diferentes áreas do saber. Não são apenas os atores e atrizes que brilham nas cenas que são apresentadas a um público local e internacional, pois a realização de um filme precisa englobar uma equipe de trabalho. Na construção e realização de um filme existem os seguintes profissionais: o “roteirista” que escreve a história e as narrativas dos personagens, ou melhor, os diálogos; o “diretor” que tem a função de coordenar, direta e indiretamente, o trabalho de todas as pessoas envolvidas com o filme, da concepção à finalização; o “diretor de fotografia”, um profissional de artes visuais com sensibilidade e competência para decidir como iluminar uma cena, que lentes serão melhores para determinados ângulos, o tipo de filme a ser rodado, entre outras atribuições; há quem seja responsável pela trilha sonora do filme, que é o “compositor musical”, ele é quem fica responsável por contribuir para o clima pretendido pelo diretor; O “produtor” é a pessoa ou grupo de pessoas que se encarrega de viabilizar a realização do filme, buscando patrocínios e parcerias, e ainda, tratando da parte burocrática que envolve toda a equipe.

Há também uma equipe de técnicos/especialistas que são fundamentais junto aos profissionais já apresentados, que são: o “técnico de efeitos especiais” cuja tarefa é realizar efeitos visuais e sonoros às cenas já filmadas, inclusive utilizando inserção de efeitos posteriores por computador; o “técnico de som”, que cuida dos diferentes microfones durante as gravações, cuidando para que só haja a captação do que se julgue essencial; o “operador de câmera” que fica responsável por focar os ângulos solicitados pelo diretor; e os “editores” ou “montadores”, que trabalham numa ilha de edição, juntos com o diretor ou orientados por um mapa organizado pelo próprio diretor, onde se encontra organizados as cenas, os sons, a trilha sonora, entre outros parâmetros qualitativos e quantitativos de finalização do filme. Outros profissionais como coreógrafos, figurinistas, e maquiadores são essenciais em determinadas produções.

Fontes
COLL, César, TEBEROSKY, Ana. Aprendendo Arte. São Paulo: Ática, 2000.

Texto originalmente publicado em //www.infoescola.com/cinema/historia-do-cinema/

Qual o nome do primeiro equipamento de cinema criado pelos irmãos Lumière?

Cinematógrafo. Os irmãos Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948), apaixonados por inventos e fotografia, desenvolveram o cinematógrafo. Ao contrário dos outros aparelhos, este permitia gravar e projetar as imagens tornando a atividade mais prática.

O que os irmãos Lumière criaram?

No princípio de 1895, os irmãos Lumière inventaram uma máquina que simultaneamente filmava, copiava e projectava. Por influência do pai Antoine, esteve para se chamar “Domitor”, mas em 13 de Fevereiro foi patenteada com o nome de Cinematographe/Cinematógrafo.

Qual é o nome da primeira máquina de cinema inventada pelos irmãos Lumière e que foi utilizada na primeira exibição cinematográfica da história?

Cinematógrafo. Cientes das invenções anteriores e a partir do cinetoscópio, os irmãos Lumière desenvolveram o cinematógrafo, em 1895. Esse aparelho, que é muito importante para a história do cinema, diferentemente dos outros, permitia gravar, copiar e projetar imagens de forma mais prática.

Quais foram os primeiros filmes produzidos pelos irmãos Lumière?

A Invenção de Hugo Cabret - Projeção.

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