Qual nome da doença do filme A Cinco Passos de Você?

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“Stella Grant (Haley Lu Richardson), 16 anos, é diferente dos outros adolescentes: devido a uma fibrose cística, ela passa muito tempo no hospital, entre tratamentos e acompanhamento médico. Um dia, conhece Will Newman (Cole Sprouse), garoto que sofre da mesma doença. A atração é imediata, porém os dois são obrigados a manter distância um do outro por questões de saúde. Enquanto Stella faz o tratamento correto, Will se rebela.”

Quando assisti ao trailer já achara muito parecido com A Culpa é das Estrelas, então não me surpreendi com o que vi. Ainda que exista a questão atual da conectividade- Will descobre tudo sobre Stella pela internet- o assunto principal é o romance entre adolescentes doentes.

Trilha sonora romântica, fotografia eficiente, atores bonitos e a doença mexem com você. Mas, sinceramente? Só me emocionei no fim. A direção de Justin Baldoni auxilia para que o clichê de filme sobre doença prevaleça.

Os closes nos atores, a presença de Haley Lu Richardson, que já mostrou talento em Fragmentado, um hospital perfeito, com piscina, e ausência de pais no dia a dia, acrescido de uma doença que impede a aproximação, a fim de evitar contágio de bactérias, é a receita desta vez.

A história tenta não mostrar tristeza, os jovens são brincalhões e vivem aprontando, principalmente o amigo Poe (Moises Arias), outro jovem internado no mesmo ambiente e amigo desde pequeno de Stella.

É um novo amor impossível, com pitadas de humor, momentos mágicos, música bonita e parecido demais com histórias já contadas. Mas as adolescentes curtem demais.

Não sei se haviam lido o livro, que dizem ser fiel, ou se já tinham assistido antes, mas um grupo de meninas que estavam no Cineflix, chorou muito, de soluçar, no início da terceira parte até o final. Exagero.

O romance entre Stella e Will é interessante e deixa uma mensagem muito importante. Vale o ingresso.

Nota: 9.

Comentários

comments

A Cinco Passos de Você: filme conta a história de jovens com fibrose cística; entenda a doença

Os protagonistas precisaram fazer uma pesquisa completa sobre fibrose cística para entregar uma interpretação fiel

Assistir filmes é uma excelente maneira de aprender e entender como algumas pessoas têm vidas tão diferentes das nossas, como é o caso daquelas lutam contra doenças e outros problemas de saúde. Pudemos ver isso em "A Culpa é das Estrelas" e em "Extraordinário", porém um novo sucesso está prestes a chegar às telonas.

O filme "A Cinco Passos de Você", que estreia na quinta-feira, 21, conta a história de dois pacientes com fibrose cística -uma doença genética que causa várias limitações - que acabam se apaixonando e, por questões de saúde, precisam manter distância um do outro. Mas, cientes do seu pouco tempo de vida, o casal vive cada momento do relacionamento como se fosse o último, transformando situações banais em algo especial e único.

Embora o enredo pareça comum, esse filme traz uma abordagem muito importante sobre uma doença que é pouco conhecida.

Para a criação do longa, os protagonistas Cole Sprouse e Haley Lu Richardson precisaram fazer uma pesquisa completa para a fibrose cística. Em entrevista à revista People, Sprouse revelou que os dois seguiram dietas rígidas antes das gravações e isso fez com que ele perdesse mais de 10 kg.

"Nós construímos um regime especial que simulava as limitações físicas da fibrose cística. Eu perdi 11 quilos para o papel. Tudo o que tivemos que aprender para os papéis vinha acompanhado com este sentimento de mortalidade, que era debilitante", disse.

Além disso, o ator contou que se sente orgulhoso por ter feito um filme que é informativo também. "A fibrose cística não tem o reconhecimento público que deveria. É uma daquelas doenças que todo mundo conhece pelo nome, mas quase ninguém entende a verdadeira gravidade", afirmou.

"Temos a certeza de ser o mais preciso possível. E para nós, o maior feedback foi da comunidade de fibrose cística: 'Sim, sabemos que esta é uma produção de Hollywood, mas é muito claro que a produção deu muita atenção aos detalhes em como essa coisa realmente afeta nossas vidas. E esse é o distintivo de honra que queremos'", completou.

Leia mais e assista o trailer de A Cinco Passos de Você lá nos nossos amigos do AdoroCinema! ;)

A fibrose cística é uma doença genética, hereditária, autossômica e recessiva, ou seja, passada de pai/mãe para filho(a). Sua principal característica é o acúmulo de secreções mais densas e pegajosas nos pulmões, no trato digestivo e em outras áreas do corpo.

Os sinais da doença variam de acordo com a idade do paciente, mas os principais sintomas notados são dificuldade para ganhar peso, desidratação e problemas no intestino.

A maioria das crianças com fibrose cística é diagnosticada até os dois anos de idade. Um número menor, no entanto, só é diagnosticado com 18 anos ou mais. Esses pacientes geralmente têm uma forma mais branda da doença.

O tratamento para fibrose cística é multidisciplinar, pois envolve médicos de diversas especialidades. O principal objetivo do tratamento é melhorar a qualidade de vida do paciente. Entenda mais sobre os sintomas e como conviver com a fibrose cística.

Qual é a doença que tem no filme a cinco passos de você?

Lançado em 2019, o filme Five Feet Apart ou 'A cinco passos de você' retrata o romance entre dois adolescentes com fibrose cística (FC) que, devido aos perigos relacionados à doença, não podem se tocar ou ficar muito próximos um do outro. No filme, Stella e Will se conhecem no hospital.

O que é fibrose cística é contagiosa?

A fibrose cística não é contagiosa, portanto, as pessoas diagnosticadas não transmitem a doença por meio do contato. A fibrose cística é uma doença genética, ou seja, a pessoa já nasce com a patologia.

O que é a doença B Cepacia?

O complexo Burkholderia Cepacia é um grupo de dezessete espécies de bactérias, que podem causar infecção pulmonar em pacientes com Fibrose Cistica. As infecções podem ser va- riadas, que incluem a síndrome Cepacia que é classificada como uma pneumonia necrosante rapidamente progressiva.

O que causa a fibrose cística?

A Fibrose Cística é causada devido à falha de um gene CFTR, responsável pelo controle de secreções do organismo, o que compromete o funcionamento das glândulas exócrinas, que produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação.

Toplist

Última postagem

Tag