Quando os gêmeos estão na mesma placenta?

Você descobriu que está grávida e foi ao consultório médico dar início ao seu pré-natal. Quando fez o primeiro ultrassom, surge a surpresa: há mais de um bebê a caminho. A gravidez de gêmeos pode ocorrer de duas formas diferentes, gerando crianças idênticas ou não. Vamos entender?

Gêmeos idênticos

Os gêmeos idênticos, também chamados de monozigóticos ou univitelinos, são formados quando um único óvulo é fertilizado por um único espermatozóide. O ovo (óvulo fertilizado) se divide em duas células completas, que continuam seu desenvolvimento embrionário.

Os gêmeos idênticos, portanto, têm o mesmo sexo e são morfologicamente idênticos. Além disso, dividem a mesma placenta. Apesar de possuírem o mesmo genótipo (composição genética), os gêmeos poderão apresentar algumas diferenças em seus fenótipos (características visíveis) no futuro. Isso ocorre pela interferência de fatores externos, como alimentação, práticas esportivas e questões emocionais.

Gêmeos não idênticos

Os gêmeos não idênticos, também conhecidos como fraternos, ocorrem quando a mulher libera mais de um óvulo durante a ovulação. Os óvulos separados são fertilizados por diferentes espermatozóides e, depois, implantados no útero da mulher. Portanto, são como quaisquer outros irmãos, pois foram células reprodutivas diferentes que os formaram. Assim, podem ser de sexos diferentes e não têm o mesmo genótipo. Além disso, seu desenvolvimento ocorre separadamente e cada um cresce na sua própria placenta.

Quando um casal faz tratamentos para ter filhos, como a fertilização in vitro, a mulher tem chances de engravidar de gêmeos fraternos. Isso ocorre porque vários óvulos separados são fertilizados por espermatozóides e implantados no útero, para aumentar as chances de sucesso e garantir a gravidez de ao menos um bebê.

Será que estou grávida de gêmeos?

Você irá descobrir se está grávida de gêmeos durante a ultrassom, mas há alguns sinais que poderão te deixar desconfiada. Se você fez um tratamento de fertilidade, ou se há outros gêmeos na sua família, pode ser que esteja mais propensa a engravidar de mais de um bebê na mesma gestação.

Sabe-se que mulheres mais velhas também estão mais suscetíveis a ter gêmeos fraternos, pois são mais propensas a produzir mais de um óvulo em cada ovulação.

Como a gestação múltipla é mais delicada e com risco maior de parto prematuro, as grávidas de gêmeos devem receber cuidados pré-natais extras, como mais exames de sangue e maior número de ultrassonografias.

Conheça: Loja Oficial da Danone


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Bibliografia: National Health Service - United Kingdom (“Pregnant with twins”)
Office of Women’s Health (“Twins, triplets and other multiples”)

O que distingue os gémeos verdadeiros dos falsos? Quando o espermatozoide encontra um óvulo pronto a ser fertilizado, dá-se o milagre da vida.

Ainda mais extraordinário, é quando em vez de um, são fertilizados dois ou mais óvulos maduros (que podem mesmo ter sido fecundados em dias diferentes) ou quando o óvulo fertilizado se divide para dar origem a mais do que um bebé.

Gémeos verdadeiros / Gémeos falsos

Gémeos verdadeiros ou monozigóticos

  • Um espermatozoide fecunda um óvulo.
  • Depois de fecundado o óvulo divide-se em dois, duplicando-se e dando origem a dois óvulos fertilizados separados mas idênticos (cerca de um caso em 250 óvulos fertilizados e que ocorre nos primeiros 14 dias da conceção).
  • Os bebés desenvolvem-se a partir de duas metades do mesmo óvulo, por isso.
  • A informação genética é a mesma e serão do mesmo sexo (quase sempre).
  • Os irmãos partilham a placenta mas cada um está no seu próprio saco amniótico.
  • Como os gémeos partilham a placenta, um deles poderá ter acesso a mais alimento nascendo, por isso, com maior peso do que o irmão.
  • Podem nascer mais pequeninos devido ao espaço limitado do útero.

Gémeos falsos ou fraternos

  • Dois espermatozoides diferentes fecundam dois óvulos distintos.
  • Dois óvulos fecundados separadamente (num ciclo menstrual dois óvulos amadureceram ao mesmo tempo que foram fecundados por espermatozoides distintos).
  • Cerca de metade dos pares de gémeos falsos tem sexo diferente.
  • Os irmãos não partilham a placenta, cada bebé tem a sua própria placenta.
  • Os gémeos falsos representam cerca de 90% dos casos de gémeos.
  • Podem nascer mais pequeninos devido ao espaço limitado do útero.

LEIA TAMBÉM

  • Sinais e sintomas da gravidez
  • 10 Sintomas gravidez que vai adorar
  • Grávidas infelizes no amor com mais hipóteses de desenvolver infeções
  • 10 Maravilhosas alterações do corpo na gravidez
  • Grávidas podem tomar medicamentos?

É possível ter casal de gêmeos na mesma placenta?

Na gestação, gêmeos podem, ou não, dividir a mesma placenta. Nem todos os gêmeos são semelhantes fisicamente! Isso porque, no caso de gêmeos não-idênticos, estes são oriundos de dois ou mais ovócitos, lançados no mesmo ciclo, e fecundados por espermatozoides diferentes.

Quando são gêmeos da mesma placenta?

Monocoriônica-diamnióticas: gêmeos que compartilham placenta, porém tem diferentes bolsas amnióticas. São gêmeos idênticos. Monocoriônica-monoamniótica: gêmeos idênticos que compartilham as duas estruturas, bolsa amniótica e placenta.

Como se chama gêmeos na mesma placenta?

Se a divisão ocorrer um pouco mais tarde, os gêmeos poderão estar na mesma placenta (monocoriônicos) e em sacos gestacionais distintos (diaminióticos). Se ocorrer mais tarde ainda, poderão ficar na mesma placenta e no mesmo saco gestacional (monocoriônicos e monoaminióticos).

Quantas semanas nascem gêmeos univitelinos?

Com quantas semanas de gestação os gêmeos costumam nascer? É muito comum eles nascerem antes de completar as 40 semanas. Não é regra, mas gêmeos costumam nascer por volta da 36ª e 37ª semana. Trigêmeos chegam entre a 30ª e a 34ª.

Toplist

Última postagem

Tag