Quando vai parar de usar máscara em SP?

Governador João Doria: anúncio deve ser feito na quarta-feira (9) (Crédito: Governo de SP)

O governador João Doria deve comunicar na quarta-feira (9) o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos em todo o estado de São Paulo.

No dia 8, o governador, secretários estaduais e o Comitê Científico da Covid-19 terão uma reunião para definir o trâmite da liberação.

A máscara só poderá ser tirada em via urbana e ambientes ao ar livre, como área externa de bares e restaurantes, além de parques e praças, segundo o jornal Folha de São Paulo.

A liberação da proteção em áreas livres de escolas, estações de metrô e terminais rodoviários será discutida na terça-feira.

+ Anvisa determina apreensão de autotestes para covid-19 falsificados

Antes da decisão, o comitê científico vai monitorar se houve aumento de infecção da doença após o feriado de Carnaval.

Segundo dados do governo de São Paulo, 88,5% de toda a população acima de cinco anos está vacinada.

Veja também

  • + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
  • + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
  • + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
  • + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

Afinal, quando São Paulo vai parar de usar máscara? De acordo com as informações disponíveis, provavelmente amanhã, 9 de março, haverá a comunicação do governador de São Paulo, João Dória, sobre o fim do uso obrigatório de máscara em ambientes abertos.

Durante um pronunciamento na semana passada, João Dória afirmou a intenção de encerrar o uso obrigatório de máscara em ambientes abertos no estado de São Paulo para esta semana. Uma reunião entre o governador, secretários estaduais e o Comitê Científico da COVID-19 no estado ocorre hoje (8), em que os termos para a liberação da máscara em São Paulo serão definidos, com o anúncio sendo feito amanhã (9).

O governador já havia planejado essa ação em novembro de 2021, porém, com o agravamento da variante Ômicron, João Dória recuou da decisão que acabou sendo abordada novamente dois meses depois. Até segunda ordem, a obrigatoriedade para o uso de máscaras, mesmo em ambientes abertos, ainda é válida. A medida está sendo avaliada conforme os impactos do Carnaval em relação à transmissão do coronavírus.

Quando São Paulo vai parar de usar máscara? De acordo com a previsão, em 9 de fevereiro a decisão será publicada. Reprodução: Gov. SP

Ao mesmo tempo, em paralelo [à imunização contra COVID-19], houve uma queda progressiva de internações nos últimos 30 dias. Temos hoje uma queda de 62% de internações nas enfermarias e 52% em UTI, mostrando que vacinar foi a melhor escolha e é baseado nisso que o comitê científico para essas medidas de retomadas.

Jean Gorinchteyn, Secretário de Saúde

Decisão baseada em dados

Apesar da flexibilização, o comitê científico que gerencia esses dados informa que haverá variáveis entre crescimento e queda de infecções, principalmente após o período do Carnaval. Os dados desta última sexta-feira apontam que quase 90% da população do estado acima dos cinco anos de idade já estão com todo o esquema vacinal completo.

Quase 90%da população do estado de São Paulo está com o esquema vacinal completo (Reprodução / gov.br)

Já para Marcos Antônio Cyrillo, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), demonstra certa insegurança quanto à flexibilização. De acordo com ele, a terceira dose já não é mais considerada dose de reforço. Das mais de 100 milhões de doses aplicadas em São Paulo (até a semana passada), 20 milhões são adicionais, já o restante representa, respectivamente, 41 milhões da primeira dose, 37 milhões da segunda dose e 1,2 milhão da dose única da vacina.

Atualização do dia 09 de março às 14:35: o Governo do Estado de São Paulo liberou o uso de máscaras em São Paulo ao ar livre, mas a regra ainda vale para locais fechados como restaurantes, shoppings e escolas. Como previsto, os dados de vacinação e baixo número de novas internações foi crucial para isso acontecer.

Veja também:

Na cidade do Rio de Janeiro o uso de máscaras já deixou de ser obrigatório.

Fonte: Suno.

Até quando vai o uso de máscara no Estado de São Paulo?

8 de setembro de 2022 O governo paulista e a Prefeitura de São Paulo anunciaram o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ônibus, metrô e trem, a partir do dia 9 de setembro. A gestão afirma que uso ainda é recomendado, principalmente, para os grupos vulneráveis, como pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidas.

Quando será o fim do uso de máscara?

Medida entrou em vigor nesta quarta-feira (17/8). Outros protocolos de proteção seguem sendo obrigatórios. A Anvisa determinou, nesta quarta-feira, 17 de agosto, o fim da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial em aeronaves e aeroportos brasileiros.

São Paulo libera uso de máscara?

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo decidiram liberar o uso de máscaras de proteção facial nos meios de transporte coletivo a partir de sexta-feira (9), após recomendação do parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Comitê ...

Foi liberado o uso de máscara em ambiente fechado no estado de São Paulo?

Em meio a alta de 120% de internações por covid-19 em maio, o comitê de saúde do governo de São Paulo volta a recomendar o uso de máscara em locais fechados. Para pessoas de grupos de risco, a orientação é que a proteção seja usada também em ambientes abertos.

Toplist

Última postagem

Tag