Quantas semanas de gravidez são 9 meses

Uma vez que temos meses com 28, 30 e 31 dias, alguns médicos costumam sugerir que os cálculos relativos ao tempo de gravidez de uma mulher sejam feitos de acordo com o calendário lunar. Isso significa, basicamente, considerar o seguinte:

- 1 semana lunar = 7 dias
- 1 mês lunar = 4 semanas de 7 dias = 28 dias

Como o período compreendido entre o início da gestação e o dia do parto tem cerca de 280 dias, podemos perceber que esse valor corresponde a 40 semanas.

Uma vez que um mês lunar tem 4 semanas, 40 semanas de gravidez correspondem a 10 meses lunares.

Agora que você já compreendeu essas contas, vamos seguir adiante, falando sobre o nono mês de gestação. Nesse período, compreendido entre a 33ª semana lunar até a 36ª, o líquido amniótico apresenta seu volume máximo (em torno de um litro), e o bebê se encaixa na bacia da mãe, em posição propícia para o seu nascimento.

Como existe a probabilidade de a criança nascer um pouco antes do previsto, é interessante que a mala que será levada para a maternidade esteja preparada, para evitar a correria de última hora. Além disso, estocar fraldas; fazer um plano de ação, compartilhando-o com aqueles que participarão do momento do parto, como companheiro, pais, irmãos e amigos; e verificar a rota que será feita até a maternidade; também são boas medidas preventivas.

Em virtude das altas concentrações de progesterona no organismo, e também por causa do volume da barriga, que aumenta cada vez mais, comprimindo a bexiga; a gestante, nesse período, passa a ir ao banheiro com mais frequência, para fazer xixi.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ela tende a estar mais exausta, com dores, e também com dificuldades para respirar e dormir. Muito disso está relacionado ao volume da barriga e aumento de peso, mas a ansiedade é outro fator que contribui bastante para o quadro. Controlá-la, e dormir de lado, são medidas que podem ajudar.

Tonturas também tendem a ocorrer, já que cerca de 1/6 do volume de sangue total do sangue do corpo materno está circulando ali, nos vasos uterinos. Aquelas contrações que não provocam dor, chamadas Braxton Hicks, também costumam continuar.

Em torno da 35ª semana, os seios podem ficar mais inchados e doloridos, em virtude da produção de leite. Como o espaço em que o bebê está fica cada vez menor, em razão do seu crescimento, socos e chutes tendem a cessar, dando lugar a manobras que, em muitos casos, chegam a desalinhar a barriga materna.

No nono mês, o bebê já é capaz de ouvir, sentir, tocar e ver. O sistema respiratório encerra o processo de formação; e seu sistema imunológico começa a se desenvolver – o que significa que, em breve, o bebê não precisará mais dos anticorpos que recebe através da placenta. Além disso, nesse período, o fígado da criança está mais ativo, armazenando maiores quantidades de ferro. Por isso, é bom que a gestante inclua em sua dieta alimentos como feijão, beterraba, carne e espinafre.

Agora, o futuro recém-nascido apresenta cerca de três quilos, e 45 centímetros de comprimento. Em razão desse aumento de massa, a criança se apresenta com a pele menos enrugada. Suas mãos já agarram com firmeza; ela é capaz de detectar a luz, e sua pupila aumenta ou diminui de tamanho, de acordo com a intensidade luminosa.

O vernix caseoso, que é uma substância gordurosa, esbranquiçada e espessa, produzida pelas glândulas sebáceas, e que recobre a pele do bebê, tende a desaparecer; assim como aquela penugem encontrada na pele de muitos recém-nascidos, chamada lanugo. Ao mesmo tempo, o cabelo fica cada vez mais evidente, podendo mudar de cor e de textura.

Quanto à dieta da gestante, além de aumentar a ingestão de ferro, ela não deve se esquecer de incluir alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, peixes, trigo, avelã, amêndoas, soja e ovo. Eles ajudarão na coagulação sanguínea de ambos, redução do inchaço, e prevenção de infecções e câimbras. Uma vez que o intestino tende a ficar menos ativo, é interessante também ingerir alimentos ricos em fibras, além de bastante líquido.

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

21/04/2016 09h30- Atualizado em 21/04/2016 09h30

Fonte: Bolsa de Mulher

Comumente ouve-se dizer que um bebê fica no útero por nove meses. Mas, basta engravidar ou ter afinidade com assuntos sobre maternidade para perceber que as contas são feitas em semanas e, geralmente, esse período é considerado “completo” quando chega na 40º. Com uma conta simples, percebemos que existe uma divergência nesse cálculo, já que 40 semanas equivalem a 10 meses.

Quem ajuda a entender o motivo dessas convenções e a divergência dos números é o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, idealizador do projeto Parto Sem Medo, de São Paulo, que explica como atualmente as contas são feitas no Brasil e por que essas diferenças podem causar confusões.

Quanto tempo dura uma gravidez?

De acordo com a Febrasgo, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, a partir de análises de estudos internacionais, uma gestação a termo, ou seja, dentro do período “certo” (ou mais comum), é da 39ª até a 40ª semana e 6 dias.

No Brasil, a contagem do tempo de gravidez é feita com base na regra de NAEGELE, que convenciona somar 7 dias depois da data da última menstruação e subtrair três meses para descobrir o início da gestação. Por exemplo: se a data da última menstruação foi dia 9 de setembro, por convenção, a gravidez começa a ser contada a partir do dia 16 de junho. O resultado de 280 dias (40 semanas) é o tempo total até o parto.

Entretanto, o exame de ultrassom é o que determina com maior precisão essa data.

Uma gravidez dura 40 semanas ou 9 meses?Mas, de acordo com o obstetra, o hábito de considerar nove meses se justifica desde que seja contado o último mês de gestação inteiro, e não apenas a entrada nele. Ou seja, 9 meses mais 4 semanas, que é quando o mês ficará “completo”.

Para deixar mais fácil, Alberto exemplifica: “Nove meses vezes 4 semanas dá 36 semanas. Esse valor é referente à chegada do 9º mês. Mas, se formos considerar o mês completo, somamos mais 4 semanas e chegaremos no total de 40 semanas, ou 280 dias, a convenção utilizada no Brasil”.

É importante ressaltar que esses parâmetros mudam de acordo com cada país. No Brasil, uma gestação a termo vai até a 40ª semana e 6 dias; uma a termo tardia, até a 41ª semana e 6 dias; e uma pós-termo, a partir da 42ª semana em diante. Em outros países, no entanto, as bases de contagem são outras. O obstetra conta que na Alemanha, por exemplo, os médicos consideram 302 dias, enquanto na Inglaterra esse número chega a 317.

Quantas semanas são 9 meses completo de gestação?

Outra dúvida é: 9 meses se iniciam com 38 semanas, mas o bebê pode nascer com 9 meses e 1 semana (39 semanas), 9 meses e 2 semanas (40 semanas), 9 meses e 3 semanas (41 semanas), 9 meses e 4 semanas (42 semanas).

Estou com 37 semanas de gestação são quantos meses?

37 semanas de gravidez são 9 meses. Às 37 semanas da gestação (início do 9º mês) o bebé está quase pronto para nascer. As falsas contrações do parto passam a ser frequentes, ainda que possa nem se aperceber da sua existência.

Estou de 36 semanas de gestação são quantos meses?

36 semanas de gravidez são 9 meses À medida que as semanas passam, o seu útero prepara-se para o parto.

Porque 40 semanas são 9 meses?

Uma gravidez dura 40 semanas ou 9 meses? Mas, de acordo com o obstetra, o hábito de considerar nove meses se justifica desde que seja contado o último mês de gestação inteiro, e não apenas a entrada nele. Ou seja, 9 meses mais 4 semanas, que é quando o mês ficará “completo”.

Toplist

Última postagem

Tag