Quanto tempo demora a descida da Serra do Rio do Rastro?

Esse nosso Brasilzão é repleto de lugares lindos, belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego. E Santa Catarina (sou suspeito a falar né) está entre os estados mais bonitos do país.

Em Santa Catarina você vai encontrar muita cultura, história, cânions, gastronomia de primeira e é claro, as maravilhosas praias do estado.

Cânion da Ronda

Um desses lugares encantadores, é a Serra do Rio do Rastro. Cartão postal de Santa Catarina, é um dos destinos mais procurados por quem visita o estado, e até de quem mora por lá.

Assista esse post:

A Serra do Rio do Rastro é cortada pela SC-390, e está localizada no município de Lauro Muller, no sul do estado. São aproximadamente 12km de serra, divididos em 284 curvas de pura beleza, charme e adrenalina, que vão te encantar a cada movimento.

O Topo da serra fica a mais de 1400m de altitude, e lá encontra-se o mirante principal e mais algumas coisas, das quais vou falar adiante. Toda coberta por mata atlântica preservada, a serra proporciona vistas e momentos indescritíveis. Durante o seu trajeto, você vai encontrar monumentos, pequenos mirantes e até cachoeiras.

Como chegar na Serra do Rio do Rastro

Sinceramente, eu recomendo descer a Serra do Rio do Rastro. Apesar da subida também ser muito interessante, a descida é incomparável, e proporciona momentos únicos.

Saindo de Florianópolis: Pegue a SC-282, passando pelas cidade de Santo Amaro da Imperatriz e Rancho Queimado, até chegar na cidade de Bom Retiro. De lá, pegue a SC-110, passe por Urubici e desça até a SC-390. Já na SC-390, vá sentido leste, em direção a Lauro Muller. Serão aproximadamente 40km até o topo da serra.

Dica Tire a Bunda do Sofá: Reserve alguns dias para conhecer Urubici, um verdadeiro paraíso natural de Santa Catarina, que abriga diversas cachoeiras e uma gastronomia que vai te conquistar.

Saindo de Porto Alegre: Descrever todo o roteiro aqui ficaria muito grande, e também o google pode ajudar com isso. Mas deixar minha sugestão de roteiro para uma viagem de 7 dias: Saia de Porto Alegre e vá para Gramado, uma das cidades mais lindas e organizadas que conheço.

Passe uns 3 dias por lá e siga para Cambará do Sul, um dos lugares mais lindos e incríveis que já visitei (sem exagero). Em Cambará 3 dias também serão suficientes. Depois disso siga pelo interior do estado até Bom Jardim da Serra, e de lá para a Serra do Rio do Rastro.

Precisa de um carro?

Pra quem é de fora do estado, é necessário alugar um carro para ir até a Serra do Rio do Rastro. A melhor opção é mesmo voar para Florianópolis e fazer o trajeto que comentei ali em cima.

Então minha dica é: Alugue um carro em Floripa, faça esse rolê fantástico e devolva o carro na ilha.

Para alugar carro, em qualquer lugar do mundo, eu uso e recomendo a Rentcars, que é parceira Tire a Bunda do Sofá. A empresa é um comparador, ou seja, busca em todas as locadoras, e te mostra a melhor opção.

O que fazer na Serra do Rio de Rastro e região

A região que abrange a Serra do Rio do Rastro vai muito além da serra propriamente dita, mesmo só ela sendo motivo suficiente para ir até lá. Existem várias outras opções de coisas para ver e conhecer.

Preparado para conhecer uma das regiões mais lindas de Santa Catarina?

Antes de descer

Antes de descer a Serra do Rio do Rastro, há algumas coisas que você pode fazer lá no topo. Se liga nas dicas.

Mirante principal

Como o título já diz, esse é o principal mirante da serra, e obviamente oferece a melhor vista da região. Como já comentei, no topo você está a mais de 1400m de altitude, e acredite, a vista é sensacional!

Esse é o melhor lugar para fotos, então aproveite e tire várias. Inclusive, é nesse ponto que você consegue ver toda a serra e suas charmosas curvas.

Restaurante e Artesanato

No mesmo espaço do mirante principal, existe um restaurante e café, e também uma loja de artesanatos. Aproveite para tomar um café e descansar no restaurante, e também compre nas lojinhas algum artesanato local. É uma boa opção de lembrancinha da região.

Dica Tire a Bunda do Sofá: Não almoce aqui! Mas não porque a comida é ruim, mas sim porque tem um outro restaurante perto que é sensacional! Descubra em seguida.

Churrascaria Tropeiro

Então, esse é o restaurante sensacional que acabei de citar. Quer provar o melhor da gastronomia da região e do sul do Brasil? Pare na Churrascaria Tropeiro e não se arrependa.

O restaurante fica no caminho para a serra, e oferece um buffet maravilhoso, com diversas opções de saladas, pratos quentes e sobremesas. Mas a estrela é sem dúvida a deliciosa costela de chão.

Servidos?

A costela de chão é um estilo de assar típico do sul, na qual a costela de gado é assada inteira, em um espeto gigante, fincado no chão e rodeada de fogo com lenha. O que você quer de mais tradicional do que isso?

Viu, eu falei que valia a pena comer na Churrascaria Tropeiro.

Mas espere, antes de você almoçar, tem um lugar bem bacana pra você visitar. Da uma olhada na dica abaixo.

Cascata da Barrinha

Indo de Bom Jardim da Serra para a Serra do Rio do Rastro, no caminho está a Cascata da Barrinha, às margens da rodovia. É de fácil acesso, com lugar para deixar o carro. Mesmo sendo uma cascata pequena, é um lugar bacana de se visitar, especialmente se você é tão apaixonado quanto eu por esse tipo de lugar.

Pequena, mas linda!

Ok, você visitou a Cascata da Barrinha, comeu na churrascaria Tropeiro e visitou o topo da serra, bora descer? Calma! Ainda não, que tem mais um lugar fantástico pra você conhecer antes de ir. Quer saber qual?

Cânion da Ronda e Parque Eólico

Sim, existe um Cânion aqui! Na verdade, não apenas um, mas três!

Eu visitei apenas um deles, o Cânion da Ronda. Para visitar basta seguir até o parque eólico e pagar a entrada, na época que fui custava 10 reais. Isso da direito a visitar o cânion e também o parque eólico.

Acredite, são muito maiores do que parece!

Para chegar, pegue a entrada que tem antes de descer a serra, com uma placa indicativa.

Se vale a pena? Olha, vou confessar que nem se compara aos cânions de Cambará do Sul, porém posso garantir que o lugar é realmente lindo, e impressiona com a vista que proporciona. Acho que pelo preço vale a pena sim.

Curiosidade: O cânion recebeu esse nome por era ali que os tropeiros faziam a ronda toda a noite, para garantir que ninguém roubasse seu gado.

Passear pela Serra do Rio do Rastro

Isso é até óbvio né, mas enfim, vamos lá.

Passar pela Serra do Rio Rastro é sem dúvida uma experiência única e marcante. A estrada super estreita e as curvas fechadas deixam o trajeto tão emocionante quanto arriscado. Ainda mais quando se encontra um caminhão no sentido contrário.

E agora, como faz tio?

Como eu disse acima, recomendo demais que você desça a serra ao invés de subir, pois você vai ter uma vista incrível em todo o trajeto. Não que você não tenha uma vista legal subindo, mas isso acontece com menor frequência.

Durante o trajeto, existem diversos pequenos mirantes, nos quais é legal parar para dar uma olhada e tirar algumas fotos. Afinal, cada um deles oferece uma vista diferente e única.

As charmosas curvas da Serra do Rio do Rastro

Também pelo caminho, você vai passar por mini cachoeiras, e pelo monumento Aos Tropeiros. Uma singela homenagem ao povo que ali vivia anos atrás.

Monumento Ao Tropeiro

Depois de descer

Eu sei que você acabou de passar por uma das serras mais lindas do Brasil, mas ta achando que acabou? Calma que a região ainda guarda uma última surpresa pra você. E é deliciosa!

Visitar a cervejaria Lohn Bier

Não falei que era uma surpresa boa? Como se não bastasse passar por tudo o que eu falei acima, quando terminamos a descida pela serra, somos presenteados com a Lohn Bier, uma das melhores cervejas de Santa Catarina.

Degustação da Catarina Sour

Ao lado direito da rodovia está localizada a cervejaria Lohn Bier, nesse mesmo complexo é feita a cerveja, existe uma loja, restaurante e pub. Tudo junto para você conhecer essa maravilhosa cerveja da melhor maneira possível, direto da bica!

Trufa de cerveja harmonizada com a Carvoeira

Mesmo para quem não é tão fascinado por cervejas, é um local bacana para parar, nem que seja só pra conhecer. A cervejaria é uma das mais reconhecidas do estado, inclusive já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais.

Confira o horário de funcionamento clicando aqui.

Hospedagem na Serra do Rio do Rastro

Gostou da região e quer aproveitar tudo isso por mais tempo? Relaxa, eu te entendo, eu também fiquei encantado com a Serra de Rio do Rastro e todo o resto. O lugar oferece uma tranquilidade sem igual não é?

Vamos achar um lugar bacana pra se hospedar então? Apesar de nunca ter me hospedado por ali, ouvi dizer que existem opções excelentes de hospedagem na Serra do Rio do Rastro.

Onde ficar

Em cima da serra, a cidade mais próxima é Bom Jardim da Serra, e é também onde você poderá encontrar boas opções de hospedagem, por um preço justo.

Lá, entre todas as opções, eu recomendo a Pousada Encantos da Serra. Uma pousada simples, mas bem confortável e com preço bem aceitável.

Mas você também pode descer a serra e se hospedar em Lauro Müller. Lá, eu indico a Pousada e Restaurante Redivo, que é inclusive, a mais reservada pelos nossos leitores nessa região.

A pousada é em estilo rústico, feita de madeira, e oferece quartos ou até chalés no pé da Serra do Rio do Rastro. Na minha opinião, é o melhor custo benefício.

E se você é do tipo que gosta de extremo conforto e exclusividade, a melhor opção sem dúvida é o Rio do Rastro Eco Resort.

É um 3 estrelas que oferece cabanas extremamente confortáveis, e que vão te proporcionar a melhor experiência possível nessa região.

Viaje com segurança

Viajar com seguro viagem é sempre importante, inclusive em viagens nacionais. Ao contrário do que muitos pensam, o seguro viagem cobre muito mais do que gastos com saúde. Você poderá ser ressarcido de bagagem extraviada, danos na bagagem, viagem cancelada e muito mais!

Saiba mais no post: Seguro viagem nacional – Saiba porque é tão importante

Eu sempre uso a Seguros Promo para contratar meus seguros. Ela é uma comparadora, que mostra as opções com melhor custo benefício. Utilize o cupom TIREABUNDASOFA5 e ganhe 5% de desconto em qualquer plano. E pagando com boleto você ainda ganha mais 5% de desconto!

Visite a Serra do Rio do Rastro

E ai, o que achou da região? Você sabia que existe tanta coisa pra ver por lá?

Espero que eu tenho te deixado com pelo menos um pouco de vontade de conhecer a serra, afinal, é por isso que o Tire a Bunda do Sofá existe. Fazer com que você saia da zona de conforto e se jogue no mundo.

E quando falo de um destino do meu estado é ainda mais empolgante, pois amo quando as pessoas vem de fora para conhecer a beleza natural de Santa Catarina.

Venha conhecer a Serra do Rio do Rastro, e aproveite também para conhecer mais lugares desse estado maravilhoso.

Turismo em Santa Catarina

Santa Catarina é um estado repleto de destinos incríveis, que vão desde suas famosas praias, à serras e até cidadezinhas encantadoras do interior.

Aqui no blog tem um post falando sobre vários desses destinos, uma lista com 15 lugares imperdíveis do estado. Confira:

O que fazer em Santa Catarina – 15 destinos imperdíveis

Gostou desse post?

Esse post foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo.

PREPARE-SE PARA A SUA VIAGEM:

- Contratar seguro viagem é de extrema importância, mesmo em viagens nacionais. O seguro auxilia, além das despesas médicas, com extravio de bagagem e várias outras situações. Veja como contratar seguro viagem, e entenda a sua importância. Utilize o comparador da Seguros Promo para encontrar as melhores seguradores, e ganhe até 10% de desconto utilizando o cupom TIREABUNDADOSOFA5.

- Desconto Airbnb: Cadastre-se no Airbnb através desse link e receba um desconto de até R$179,00 na sua primeira reserva.

- Aluguel de carro: Com a Rentcars você paga parcelado e sem IOF, em para qualquer destino do mundo.

- Saia do Brasil com 4G: Conecte-se com a America Chip e saia do Brasil com internet ilimitada no celular!

- Economize seu tempo e compre ingressos e passeios com antecedência. A Get Your Guide oferece passeios, tours e ingressos para atrações de todo o mundo.

Quanto tempo demora para subir e descer a Serra do Rio do Rastro?

Numa das minhas viagens ao local eu desci a Serra do Rio do Rastro em direção ao litoral catarinense, rumo à BR-101, num percurso que demorou aproximadamente uma hora, passando pelas cidades de Lauro Müller, Orleans, São Ludgero e Gravatal, até acessar a rodovia principal na cidade de Tubarão.

Como fazer para descer a Serra do Rio do Rastro?

Como chegar na Serra do Rio do Rastro Se for descer, seu caminho será a SC-282 e depois a SC-416 até Urubici. Dali você seguirá até o entrocamento da SC-390 (antiga SC-438) e, então, começará a sua descida em direção a Bom Jardim da Serra.

O que é melhor subir ou descer a Serra do Rio do Rastro?

Ainda sobre descer ou subir a Serra do Rio do Rastro, se sua opção for também conhecer as cidades serranas, prefira descer a Serra, o visual é mais interessante. Para conhecer a Serra do Rio do Rastro e as cidades serranas Catarinenses é essencial estar de carro ou motocicleta (Que foi meu caso).

Qual melhor horário para visitar Serra do Rio do Rastro?

O melhor horário para visitar o mirante da Serra do Rastro é entre as 11 e 15 horas. Neste horário há menor incidência de neblina e o sol está bem em cima. Em dias com boa visibilidade a vista chega a 100 km de distância.

Toplist

Última postagem

Tag