Quantos anos tem o Minecraft em 2022?

Foto: Divulgação / Minecraft

Um dos jogos mais populares da atualidade, o Minecraft alcançou 140 milhões de usuários mensais no final de 2021, de acordo com o Mojang Studios, escritório responsável pelo game.

Mas os números impressionantes não param por aí.

São mais de 238 milhões de cópias vendidas desde sua criação, em 2009, o que significa que o Minecraft mantém 58% da sua base instalada ainda ativa na comunidade.

Febre entre crianças, adolescentes e adultos, o jogo tem um objetivo básico - de construir e quebrar blocos. Além de atrair por suas inúmeras possibilidades de criatividade nos mundos pré-criados, o Minecraft também se popularizou por se adaptar em diferentes plataformas, como computadores e videogames como Playstation 3, Playstation 4, Xbox 360 e Xbox One.

Quem inventou o Minecraft?

O jogo foi criado em 2009 pelo sueco Markus Persson - mais conhecido como Notch -, na versão conhecida como Clássica. O usuário poderia mexer nos blocos, mas ainda não havia sido criado os elementos de sobrevivência que ajudaram a impulsionar o game.

Quando foi oficialmente lançado, em 2011, Markus recebeu aproximadamente US$3 milhões. O criador do Minecraft, então, decidiu dividir essa bolada entre todos os seus funcionários, como maneira de agradecê-los pela parceria e pelo sucesso do estúdio Mojang.

Ainda nesse período, o Minecraft era disponibilizado gratuitamente na internet, com a possibilidade de adquirir uma versões mais completas e atualizadas por meio de pagamentos extras.

O jogo sem fim

No início, o jogo não tinha um objetivo. Os usuários ficavam livres nos mundos e poderiam construir e destruir blocos à vontade. Mas em 2011, uma história foi lançada. Os inimigos, os Endermans e o Ender Dragon, deveriam ser combatidos. Este foi mais um passo rumo ao sucesso extraordinário do Minecraft.

O game tem uma sensação inigualável de infinitude. Cada vez que uma partida começa, o algoritmo desenha um mundo único, com cenários de montanhas, cavernas e castelos, ataques de monstros e zumbis, nunca iguais para os jogadores. Com gráficos simples e coloridos, os jogadores podem construir e desconstruir por horas, sem fronteiras.

Venda para a Microsoft

Três anos depois do lançamento oficial do jogo, Markus anunciou sua saída da empresa. O Minecraft foi vendido para a Microsoft por US$2,5 bilhões, fortuna que foi um reflexo do tamanho do sucesso que o game já havia alcançado.

Nos dias atuais, o mesmo formato de blocos é encontrado pelos jogadores, para criar e recriar mundos e histórias.

Entenda mais sobre o jogo

São três maneiras diferentes de jogar: criativo, sobrevivência e hardcore. Veja quais são as possibilidades para os gamers.

Criativo: para os apaixonados por construções. Esse modo tem todos os blocos liberados para que o jogador use sua criatividade, criando e recriando os locais e cenários.

Mais pacífico, é possível desativar monstros e zumbis, ativar voo dos personagens e outros efeitos.

Sobrevivência: nesse cenário, o mais importante é sobreviver aos ataques de monstros e zumbis, inclusive o Ender Dragon. Também é preciso saber circular para buscar suprimentos e construir coisas manualmente.

Outro diferencial é descobrir novos objetivos para o personagem, que são traçados durante a partida.

Hardcore: os objetivos são impostos durante o jogo, e o gamer tem apenas uma chance. Caso o jogador morra durante a partida, tudo o que foi construído e conquistado será perdido, e será necessário recomeçar do zero.

Além das fronteiras

O jogo está presente em todos os continentes. Segundo informações da Mojang, o Brasil é o quarto país do mundo com mais jogadores de Minecraft no mundo, atrás apenas de China, Estados Unidos e Rússia.

E esse sucesso já ultrapassou as fronteiras do próprio game: mais de 201 bilhões de horas de vídeos do Minecraft foram assistidas no YouTube em 2020. Dessa forma, esse foi o tema mais assistido do ano na plataforma, o segundo maior buscador do mundo e a maior base de vídeos do planeta.

Em 2021, o jogo alcançou mais um recorde, agora de 1 trilhão de visualizações totais no Youtube. Criadores do mundo inteiro tornaram possível esta marca, jogando o game de diversos modos possíveis para que esse feito fosse possível.

Sucesso duradouro

Com tantas atualizações, buscas por uma melhor jogabilidade e novos lançamentos, o Minecraft deve permanecer por muitos anos em alta. Sem nunca perder a essência do Minecraft, claro, que são as infinitas possibilidades de construção e desconstrução de mundos, cenários e blocos. 

Esse artigo fala sobre atualizações anteriores para a versão de PC. Para estágios de desenvolvimento mais antigos e outros usos, veja Histórico de versões (desambiguação).

Minecraft: Edição Java está em constante desenvolvimento desde 10 de maio de 2009. O que agora é conhecido como Pre-classic refere-se às versões inéditas de Minecraft durante a semana de 10 a 16 de maio de 2009. A próxima fase, que mais tarde foi chamada Classic, durou de 17 de maio a 10 de novembro de 2009. Indev, abreviação de "em desenvolvimento", que durou de 23 de dezembro de 2009 a 23 de fevereiro de 2010. Infdev, abreviação de "desenvolvimento infinito", durou de 27 de fevereiro a 30 de junho de 2010. Alpha durou de 30 de junho a 3 de dezembro de 2010 e Beta durou de 20 de dezembro de 2010 a 11 de novembro de 2011. O lançamento oficial de Minecraft (Edição Java) veio em 18 de novembro de 2011, às MINECON 2011, e mais atualizações foram lançadas desde então, sendo a mais recente 1.19.2.

Lançamento

A fase de lançamento do Minecraft (Edição Java) o desenvolvimento começou em 18 de novembro de 2011 e continuou até os dias atuais. Neste ponto de desenvolvimento, o jogo era considerado "completo", tendo ambos um "fim" e estar pronto para classificações e críticas. O preço do jogo também aumentou em relação ao preço Beta, mas os usuários que compraram o jogo anteriormente não receberam cobrança extra.

1.19

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
The Wild Update 1.19.2 4 de agosto de 2022 5 de agosto de 2022
1.19.1 15 de junho de 2022 27 de julho de 2022
1.19 17 de fevereiro de 2022 7 de junho de 2022

1.18

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Caves & Cliffs: Parte II
1.18.2 19 de janeiro de 2022 28 de fevereiro de 2022
1.18.1 3 de dezembro de 2021 10 de dezembro de 2021
1.18 13 de julho de 2021 30 de novembro de 2021

1.17

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Caves & Cliffs
1.17.1 18 de junho de 2021 6 de julho de 2021
1.17 4 de novembro de 2020 8 de junho de 2021

1.16

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Nether Update
1.16.5 13 de janeiro de 2021 15 de janeiro de 2021
1.16.4 15 de outubro de 2020 2 de novembro de 2020
1.16.3 7 de setembro de 2020 10 de setembro de 2020
1.16.2 1 de julho de 2020 11 de agosto de 2020
1.16.1 24 de junho de 2020
1.16 5 de fevereiro de 2020 23 de junho de 2020

1.15

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Buzzy Bees
1.15.2 14 de janeiro de 2020 21 de janeiro de 2020
1.15.1 12 de dezembro de 2019 17 de dezembro de 2019
1.15 22 de agosto de 2019 10 de dezembro de 2019

1.14

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Village & Pillage
1.14.4 3 de julho de 2019 19 de julho de 2019
1.14.3 3 de junho de 2019 24 de junho de 2019
1.14.2 16 de maio de 2019 27 de maio de 2019
1.14.1 7 de maio de 2019 13 de maio de 2019
1.14 24 de outubro de 2018 23 de abril de 2019

1.13

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Update Aquatic
1.13.2 16 de outubro de 2018 22 de outubro de 2018
1.13.1 25 de julho de 2018 22 de agosto de 2018
1.13 25 de outubro de 2017 18 de julho de 2018

1.12

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
World of Color Update 1.12.2 13 de setembro de 2017 18 de setembro de 2017
1.12.1 1 de agosto de 2017 3 de agosto de 2017
1.12 8 de fevereiro de 2017 7 de junho de 2017

1.11

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Exploration Update 1.11.2 21 de dezembro de 2016
1.11.1 15 de dezembro de 2016 20 de dezembro de 2016
1.11 10 de agosto de 2016 14 de novembro de 2016

1.10

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Frostburn Update 1.10.2 23 de junho de 2016
1.10.1 22 de junho de 2016
1.10 18 de maio de 2016 8 de junho de 2016

1.9

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Combat Update 1.9.4 10 de maio de 2016
1.9.3 7 de abril de 2016
1.9.2 30 de março de 2016
1.9.1 9 de março de 2016
1.9 29 de julho de 2015 29 de fevereiro de 2016

1.8

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Bountiful Update 1.8.9 9 de dezembro de 2015
1.8.8 27 de julho de 2015 27 de julho de 2015
1.8.7 5 de junho de 2015
1.8.6 25 de maio de 2015
1.8.5 22 de maio de 2015
1.8.4 17 de abril de 2015
1.8.3 20 de fevereiro de 2015
1.8.2 18 de dezembro de 2014 19 de fevereiro de 2015
1.8.1 15 de outubro de 2014 24 de novembro de 2014
1.8 9 de janeiro de 2014 2 de setembro de 2014

1.7

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
The Update that Changed the World 1.7.10 3 de junho de 2014 26 de junho de 2014
1.7.9 14 de abril de 2014
1.7.8 11 de abril de 2014
1.7.7 9 de abril de 2014
1.7.6 3 de abril de 2014
1.7.5 26 de fevereiro de 2014
1.7.4 21 de novembro de 2013 10 de dezembro de 2013
1.7.2 5 de setembro de 2013 25 de outubro de 2013

1.6

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Horse Update 1.6.4 13 de setembro de 2013 19 de setembro de 2013
1.6.2 8 de julho de 2013
1.6.1 18 de abril de 2013 01 de julho de 2013

1.5

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Redstone Update 1.5.2 2 de maio de 2013
1.5.1 14 de março de 2013 21 de março de 2013
1.5 3 de janeiro de 2013 13 de março de 2013

1.4

Atualização Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
Pretty Scary Update 1.4.7 28 de dezembro de 2012 9 de janeiro de 2013
1.4.6 7 de dezembro de 2012 20 de dezembro de 2012
1.4.5 16 de novembro de 2012 20 de novembro de 2012
1.4.4 1 de novembro de 2012 14 de novembro de 2012
1.4.2 9 de agosto de 2012 25 de outubro de 2012

1.3

Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
1.3.2 16 de agosto de 2012
1.3.1 12 de abril de 2012 1 de agosto de 2012

1.2

Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
1.2.5 30 de março de 2012 4 de abril de 2012
1.2.4 22 de março de 2012
1.2.3 2 de março de 2012
1.2.2 1 de março de 2012
1.2.1 19 de janeiro de 2012

1.1

Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
1.1 24 de novembro de 2011 12 de janeiro de 2012

1.0

Versão Versão de desenvolvimento Versão completa
1.0.1
(Apenas servidor)
24 de novembro de 2011
1.0.0 22 de setembro de 2011 18 de novembro de 2011

Beta

A fase de desenvolvimento do Beta começou em 20 de dezembro de 2010 e terminou em 18 de novembro de 2011. Os maiores objetivos desta fase de desenvolvimento foram uma jogabilidade limpa, conteúdos adicionais e estabilidade.[1] O preço do jogo aumentou ao deixar de ser Alpha, mas os usuários que já possuíam o jogo não pagaram taxas adicionais.

Beta 1.8

Versão Dia de lançamento
Beta 1.8.1 19 de setembro de 2011
Beta 1.8 (Adventure Update) 15 de setembro de 2011

Beta 1.7

Versão Dia de lançamento
Beta 1.7.3 09 de julho de 2011
Beta 1.7.2 01 de julho de 2011
Beta 1.7_01 30 de junho de 2011
Beta 1.7 30 de junho de 2011

Beta 1.6

Versão Dia de lançamento
Beta 1.6.6 31 de maio de 2011
Beta 1.6.5 26 de maio de 2011
Beta 1.6.4 26 de maio de 2011
Beta 1.6.3 26 de maio de 2011
Beta 1.6.2 26 de maio de 2011
Beta 1.6.1 26 de maio de 2011
Beta 1.6 26 de maio de 2011

Beta 1.5

Versão Dia de lançamento
Beta 1.5_01 20 de abril de 2011
Beta 1.5 19 de abril de 2011

Beta 1.4

Versão Dia de lançamento
Beta 1.4_01 05 de abril de 2011
Beta 1.4 31 de março de 2011

Beta 1.3

Versão Dia de lançamento
Beta 1.3_01 23 de fevereiro de 2011
Beta 1.3 22 de fevereiro de 2011

Beta 1.2

Versão Dia de lançamento
Beta 1.2_02 21 de janeiro de 2011
Beta 1.2_01 14 de janeiro de 2011
Beta 1.2 13 de janeiro de 2011

Beta 1.1

Versão Dia de lançamento
Beta 1.1_02 22 de dezembro de 2010
Beta 1.1_01 22 de dezembro de 2010
Beta 1.1 22 de dezembro de 2010

Beta 1.0

Versão Dia de lançamento
Beta 1.0.2 21 de dezembro de 2010
Beta 1.0_01 20 de dezembro de 2010
Beta 1.0 20 de dezembro de 2010

Alpha

O desenvolvimento da fase Alpha começou em 29 de junho de 2010 e terminou em 20 de dezembro de 2010. Essa versão também é limitada ao modo sobrevivência, mas houve o relançamento do multiplayer. Nesse momento, Notch começou a desenvolver o jogo o tempo inteiro, fazendo atualizações mais frequentes. Estas também foram as primeiras versões a serem compradas, embora o preço fosse aumentado em fases posteriores.

Edição Java Alpha v1.2

Versão Dia de lançamento
Edição Java Alpha v1.2.6 03 de dezembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.5 01 de dezembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.4_01 30 de novembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.4 30 de novembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.3_04 26 de novembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.3_02 25 de novembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.3_01 24 de novembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.3 24 de novembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.2 10 de novembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.1_01 05 de novembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.1 05 de novembro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.0_02 31 de outubro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.0_01 31 de outubro de 2010
Edição Java Alpha v1.2.0 (Halloween Update) 30 de outubro de 2010

Edição Java Alpha v1.1

Versão Dia de lançamento
Edição Java Alpha v1.1.2_01 23 de setembro de 2010
Edição Java Alpha v1.1.2 20 de setembro de 2010
Edição Java Alpha v1.1.1 (Seecret Saturday 1) 18 de setembro de 2010
Edição Java Alpha v1.1.0 (Seecret Friday 9) 10 de setembro de 2010

Edição Java Alpha v1.0

Versão Dia de lançamento
Edição Java Alpha v1.0.17_04 23 de agosto de 2010
Edição Java Alpha v1.0.17_03 23 de agosto de 2010
Edição Java Alpha v1.0.17 (Seecret Friday 8) 20 de agosto de 2010
Edição Java Alpha v1.0.16_02 13 de agosto de 2010
Edição Java Alpha v1.0.16_01 12 de agosto de 2010
Edição Java Alpha v1.0.16 12 de agosto de 2010
Edição Java Alpha v1.0.15 (First SMP version) 04 de agosto de 2010
Edição Java Alpha v1.0.14_01 03 de agosto de 2010
Edição Java Alpha v1.0.14 (Seecret Friday 7) 30 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.13_02 29 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.13_01 29 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.13 28 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.12 26 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.11 (Seecret Friday 6) 23 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.10 22 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.9 21 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.8_01 20 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.8 20 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.7 19 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.6_03 17 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.6_01 17 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.6 (Seecret Friday 5) 16 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.5_01 14 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.5 13 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.4 (Seecret Friday 4) 09 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.3 06 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.2_01 06 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.1_01 04 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.1 (Seecret Friday 3) 03 de julho de 2010
Edição Java Alpha v1.0.0 30 de junho de 2010

Infdev

Key
  Disponível no launcher.
  Indisponível no launcher, mas arquivado em outro lugar.
  Indisponível no launcher; nenhuma versão não editada arquivada.
  Não arquivado. Vídeo/imagem ou existe prova no The Word of Notch.


A fase de desenvolvimento do Infdev começou em 27 de fevereiro de 2010 e terminou em 30 de junho de 2010. Durante esse estágio, Minecraft estava disponível apenas no modo single-player Sobrevivência e as versões não eram numeradas sob o nome Minecraft Infdev. Neste ponto, Notch reescreveu o código do jogo para permitir terrenos principalmente "infinitos".

Versão/data de lançamento
Infdev 20100630
Infdev 20100629
Infdev 20100627
Infdev 20100625-2 (Seecret Friday 2)
Infdev 20100625-1
Infdev 20100624
Infdev 20100618 (Seecret Friday 1)
Infdev 20100617-3
Infdev 20100617-2
Infdev 20100616
Infdev 20100615
Infdev 20100611
Infdev 20100608
Infdev 20100607
Infdev 20100420
Infdev 20100415
Infdev 20100414
Infdev 20100413
Infdev 20100330
Infdev 20100327
Infdev 20100325
Infdev 20100321
Infdev 20100320
Infdev 20100316
Infdev 20100313
Infdev 20100227

Indev

Key
  Indisponível no launcher, mas arquivado em outro lugar.
  Não arquivado. Vídeo/imagem ou existe prova no The Word of Notch.

Artigo principal: Indev

A fase de desenvolvimento do Indev começou em 23 de dezembro de 2009 e terminou em 27 de fevereiro de 2010. Foi o sucessor do Survival Test anterior e continuou expandindo os aspectos de sobrevivência do jogo, tornando-o bastante mais como a jogabilidade atual. As versões nesse estágio não eram numeradas ou usavam o mesmo número.

Nome Versão
Minecraft Indev Indev 20100223
Indev 20100219
Indev 20100218
Indev 20100214-2
Indev 20100214-1
Indev 20100212-2
Indev 20100212-1
Indev 20100207-2
Indev 20100207-1
Indev 20100206
0.31 Indev 0.31 20100205
Indev 0.31 20100204-2
Indev 0.31 20100204-1
Indev 0.31 20100203
Indev 0.31 20100201-3
Indev 0.31 20100201-2
Indev 0.31 20100201-1
Indev 0.31 20100130
Indev 0.31 20100129
Indev 0.31 20100128
Indev 0.31 20100125-2
Indev 0.31 20100125-1
Indev 0.31 20100124
Indev 0.31 20100122
Indev 0.31 20100114
Indev 0.31 20100113
Indev 0.31 20100111-2
Indev 0.31 20100111-1
Indev 0.31 20100109
Indev 0.31 20100107
Indev 0.31 20100106
Indev 0.31 20100105
Indev 0.31 20091231-2
Indev 0.31 20091231-1
Indev 0.31 20091223-2
Indev 0.31 20091223-1

Classic

Key
  Disponível no launcher.
  Indisponível no launcher, mas arquivado em outro lugar.
  Indisponível no launcher; nenhuma versão não editada arquivada.
  Não arquivado. Vídeo/imagem ou existe prova no The Word of Notch.
  Não arquivado. Existe uma prova de registro/registro de alterações no IRC.
  Nenhuma evidência direta existe.

Edição Java Classic foi a primeira fase de desenvolvimento longa do jogo, na qual foi constantemente aprimorada e atualizada ao longo de vários meses. Ocorreu entre 16 de maio e 23 de dezembro de 2009. O modo de jogo original era Criativo, mas em 1º de setembro de 2009 começou o desenvolvimento do modo Sobrevivência sob o nome de Survival Test.

Criativo Classic Atrasado

Versão do cliente Data de lançamento Versão do servidor
0.30 (Versão criativa) 10 de novembro de 2009
31 de julho de 2011[note 1]
1.10.1
1.10
0.29_02 30 de outubro de 2009 1.9.1
0.29_01 29 de outubro de 2009
0.29
0.28_01 27 de outubro de 2009 1.9
0.28[note 2]

Survival Test

Versão Data de lançamento
0.30 (Survival version) 10 de novembro de 2009
0.27 SURVIVAL TEST 24 de outubro de 2009
0.26 SURVIVAL TEST
0.25_05 SURVIVAL TEST 3 de setembro de 2009
0.25 SURVIVAL TEST
0.24_SURVIVAL_TEST_03 1 de setembro de 2009
0.24_SURVIVAL_TEST_02
0.24_SURVIVAL_TEST_01
0.24_SURVIVAL_TEST

Multiplayer Test

Versão do cliente Data de lançamento Versão do servidor
0.0.23a_01 11 de julho de 2009 1.8.2[note 3]
0.0.23a
0.0.22a_05 29 de junho de 2009
0.0.22a_04 29 de junho de 2009
0.0.22a_03
0.0.22a_02
0.0.22a_01
0.0.22a
0.0.21a_01 23 de junho de 2009
0.0.21a
0.0.20a_02 20 de junho de 2009
0.0.20a_01 1.8.1
0.0.20a 1.8
0.0.19a_06 1.7
0.0.19a_05 1.6
0.0.19a_04
0.0.19a_03 ?
0.0.19a_02 19 de junho de 2009 ?
0.0.19a_01 ?
0.0.19a 1.5
0.0.18a_02 14 de junho de 2009 1.4.1
0.0.18a_01 1.4
0.0.18a
0.0.17a 10 de junho de 2009 1.3
0.0.16a_02 7 de junho de 2009 1.2
0.0.16a_01 1.1
0.0.16a 1.0
0.0.15a_03 4 de junho de 2009 ?
0.0.15a_02
0.0.15a_01
0.0.15a (Multiplayer Test 8)
0.0.15a (Multiplayer Test 7)
0.0.15a (Multiplayer Test 6)
0.0.15a (Multiplayer Test 5) 3 de junho de 2009
0.0.15a (Multiplayer Test 4)
0.0.15a (Multiplayer Test 3)
0.0.15a (Multiplayer Test 2)
0.0.15a (Multiplayer Test 1) 31 de maio de 2009

Antigo Criativo Classic

VersãoData de lançamento
0.0.14a_08 28 de maio de 2009
0.0.14a_07
0.0.14a_06
0.0.14a_05
0.0.14a_04
0.0.14a_03 27 de maio de 2009
0.0.14a_01
0.0.14a
0.0.13a_03 May 23, 2009
6 de agosto de 2013[note 4]
0.0.13a May 22, 2009
6 de agosto de 2013[note 5]
0.0.12a_03 20 de maio de 2009
0.0.12a_02 19 de maio de 2009
0.0.12a_01
0.0.12a
0.0.11a May 17, 2009
6 de agosto de 2013[note 6]

Notas

Private Test Builds

VersãoData de lançamento
0.0.10a 17 de maio de 2009
0.0.9a
0.0.8a ? de maio de 2009
0.0.7a
0.0.6a
0.0.5a
0.0.4a 16 de maio de 2009
0.0.3a
0.0.2a
0.0.1a
Notas

Pre-Classic

Key
  Disponível no launcher.
  Indisponível no launcher, mas existe uma prova direta.
  Indisponível no launcher, mas existe uma prova indireta.
  Nenhuma prova direta existe.

Pre-Classic foi a fase inicial de desenvolvimento do Minecraft, na qual a mecânica e os elementos básicos do jogo foram desenvolvidos, testados e aprimorados no período de menos de uma semana - de 10 a 16 de maio de 2009. Não era originalmente liberado ao público, mas algumas versões agora podem ser reproduzidas pelo launcher.

Versão Data de desenvolvimento
mc-161648 16 de maio de 2009
mc-161625
mc-161616
mc-161607
rd-161348
rd-160052 15 de maio de 2009
rd-20090515 14 de maio de 2009
rd-132328 13 de maio de 2009
rd-132211
Demonstração técnica do cave game 10 de maio de 2009

Referências

  1. Versão reenviada de 0.30
  2. Não mencionado explicitamente
  3. A função da versão 1.8.3 do servidor aqui é desconhecida.
  4. A versão do launcher da 0.0.13a_03 tem uma data de compilação de 2013. A versão original de 2009 foi arquivada e tem jogabilidade idêntica, mas os arquivos são diferentes.
  5. A versão do launcher 0.0.13a pode ser diferente da versão realmente lançada do 0.0.13a; suspeita-se que a versão no launcher seja uma versão de desenvolvimento inicial do 0.0.13a, pois tem geração de mundo extremamente básica, que não corresponde às versões vizinhas ou filmagens de vídeo.
  6. A versão do launcher é diferente em comparação com a versão original, mas parece funcionar da mesma forma. Acredita-se que a versão no launcher seja, na verdade, uma prévia do 0.0.12a, em vez de ser uma versão do 0.0.11a.

  1. //notch.tumblr.com/post/2175441966/minecraft-beta-december-20-2010

Quantos anos Minecraft tem hoje?

Minecraft foi lançado inicialmente ao público em 17 de maio de 2009, como uma versão em desenvolvimento nos fóruns da TIGSource, posteriormente se tornando conhecida como a versão Classic.

Quando o Minecraft fez 10 anos?

Minecraft comemora 10 anos nesta sexta-feira (10) e, para celebrar a ocasião, a Mojang fez uma parceria com a Blockworks, criando um mapa mais do que especial para o título.

Quantas pessoas jogam Minecraft em 2022?

Minecraft alcança 141 milhões de usuários mensais ativos e anuncia The Wild Update para 2022.

Quantos anos o Minecraft nasceu?

Como já dito, o jogo foi lançado em 2009. O criador de Minecraft é o programador e designer sueco Markus "Notch" Persson, que levou apenas seis dias para criar tudo do zero. O projeto começou em 10 de maio, e no dia 16, ele já disponibilizou o projeto em fóruns.

Toplist

Última postagem

Tag