Quantos dias depois do final do anticoncepcional a menstruação desce?

[PAGE TITLE]

Em alguma das pausas do seu anticoncepcional a menstruação não desceu e você pensou que estava grávida As mulheres que tomam o medicamento muitas vezes tem dúvidas sobre os motivos que levam a esse atraso anormal que causa preocupação.

Para entender sobre o assunto, o SD conversou com a Dra. Naira Scartezinni Senna, ginecologista e obstetra.

Os anticoncepcionais podem ser de 21 ou 28 comprimidos. O que contém 21, a mulher deve fazer a pausa de 7 dias e retomar a próxima cartela no 8º. Já os de 28 dias há a emenda de uma cartela na outra, ou seja, nesse caso a menstruação não ocorre.

De acordo com a médica, não é possível engravidar nesse intervalo. “Se a pílula for tomada da maneira correta, não é possível engravidar”. O que pode ocorrer são nos casos em que é feita a troca de método contraceptivo ou até mesmo de medicamento devido a preferência e adaptação do organismo. Nessa fase pode haver um tempo para o corpo se identificar com a nova maneira de prevenção, e com isso é recomendado o uso do preservativo”, explica a ginecologista.

A função do anticoncepcional é fazer o ovário dormir, ou seja, é como se o remédio enviasse uma mensagem “você não precisa ovular, está tudo bem por aqui e principalmente, estou trazendo o hormônio que ela precisa”. Quando o anticoncepcional é interrompido, esse ovário pode acordar de imediato ou demorar alguns meses para acordar.

A especialista ressalta ainda que por isso existem algumas pacientes que quando esquecem de tomar a pílula ou decidem fazer uma pausa espontaneamente engravidam, mas isso tem a ver com a interrupção ou esquecimento e não com a pausa adequada que o medicamento precisa.

"Se o uso do método anticoncepcional for feito da maneira correta, isto é, tomado nos mesmos horários todos os dias sem esquecer a chance de uma gravidez indesejada é praticamente inexistente.

Quando há o uso do anticoncepcional existe o sangramento mensal (menstruação), que é reduzido e isso acontece devido aos hormônios presentes que fazem de tudo para imitar o ciclo menstrual de uma forma que a ovulação não aconteça e, por consequência, previne a gravidez", finaliza a Dra. Naira Scartezinni Senna, ginecologista e obstetra.

Consultoria: Dra. Naira Scartezinni Senna, ginecologista e obstetra.

*Tradução: Joana de Sousa

Atualizado em 20 de maio de 2019

Coisas importantes a saber:

  • A sua “menstruação" quando você está tomando a pílula anticoncepcional é na verdade o "sangramento de privação", que surge quando os níveis de hormônios das pílulas caem.

  • O sangramento de privação é geralmente mais leve e ligeiramente diferente da menstruação que você tinha antes de tomar a pílula.

  • Algumas pessoas sofrem apenas um sangramento muito leve ou não sangram durante os dias de pílulas de placebo.

  • É provável que o seu sangramento durante a pílula mude ao longo do tempo

Você tem a menstruação quando toma a pílula anticoncepcional hormonal combinada*? Nos dias em que você não toma pílulas ou toma as pílulas sem (ou com poucos) hormônios que vem na embalagem, você pode ter algum sangramento. Esse sangramento é diferente da menstruação que você tinha quando não estava tomando a pílula anticoncepcional - pode acontecer de sangrar muito pouco ou nada.

*Este artigo refere-se ao uso de pílulas anticoncepcionais hormonais combinadas, que contêm ambas estrogênio e progestina (o tipo mais comum). Os padrões de sangramento serão diferentes para as pessoas que tomam a minipílula de (só) progestina (progestagênio).

Use o Clue app para monitorar e acompanhar seus métodos contraceptivos

Eu tenho uma menstruação “de verdade” quando estou a tomar a pílula?

Não. O sangramento que você tem quando toma a pílula não é o igual ao da menstruação que se diz “normal”.

A menstruação que vem quando se toma a pílula é tecnicamente chamado de sangramento por privação, referindo-se à retirada (privação) de hormônios em sua pílula e no seu corpo. A queda nos níveis hormonais faz com que o revestimento do seu útero (o endométrio) se desprenda (1). Esse sangramento pode ser um pouco diferente da menstruação que você tinha antes de tomar a pílula. Esse sangramento poderá mudar com o tempo enquanto toma a pílula.

O que está acontecendo ao meu corpo exatamente? Eu estou ovulando quando tomo a pílula anticoncepcional?

Não. Se você toma a pílula de maneira consistente e correta, não deve ovular. Essa é a principal forma da pílula impedir a gravidez. Num ciclo normal (sem pílula), os hormônios reprodutivos naturais do corpo flutuam para cima e para baixo, conduzindo o corpo a um processo de preparação do óvulo para liberação, à liberação em si do óvulo e à preparação do seu útero para aceitar um óvulo potencialmente fertilizado.  

Os hormônios da pílula anticoncepcional impedem que seus ovários preparem e liberem óvulos. Eles interrompem o "ciclo" hormonal normal, incluindo a ovulação, o crescimento típico do endométrio e a menstruação.

Por que meu sangramento é diferente ao tomar a pílula?

A pílula contraceptiva impede que o revestimento do útero (endométrio) fique mais espesso, como aconteceria em um ciclo menstrual típico (2-3). Também evita a ovulação e o ciclo típico de hormônios reprodutivos. Quando você tem sangramento de privação, o sangramento tende a ser mais leve que o sangramento menstrual normal.

Também é possível não haver sangramento por privação ou apenas detectar manchas de sangue durante os dias em que você toma as pílulas inativas (ou nenhuma pílula). Isso é mais comum em pessoas que tomam doses mais altas de estrogênio, ou pílulas com intervalos sem hormônios mais curtos (ou nenhum). A maioria dos pacotes de pílulas tem sete comprimidos de placebo, mas verifique a caixa e a folha de informações da embalagem e se não tiver a certeza fale com o seu médico.) (4-5).

O que é um sangramento "normal" quando se está tomando a pílula?

A resposta do seu corpo à sua pílula dependerá do tipo de pílula que você toma e dos hormônios do seu próprio corpo. Se você estiver tomando uma pílula monofásica 21/7 típica (onde todas as pílulas ativas têm a mesma quantidade de hormônios - verifique sua embalagem), o sangramento pode começar no segundo ou terceiro dia da semana de placebo e durar em média 3 a 5 dias. Algumas pessoas podem ter apenas um dia de sangramento no meio da semana e outras podem ter um sangramento que se estende até ao próximo pacote de comprimidos. 1 pessoa em cada 10 não apresenta nenhum sangramento de privação (excluindo manchas) (5).

O sangramento de privação pode mudar com o tempo. Nas pessoas que usam a pílula 24/4 (24 pílulas hormonais ativas e 4 pílulas de placebo), entre 1 e 2 em cada 10 pessoas não tiveram sangramento de abstinência significativo no sexto pacote de pílulas (4). O sangramento também tendia a diminuir ao longo do tempo.

A ausência de sangramento pode também sinalizar uma gravidez. Faça um teste de gravidez se não tiver certeza, e especialmente se você não tomou as suas pílulas corretamente.

Sangramento inesperado ao tomar a pílula anticoncepcional

Manchas de sangue poderão aparecer fora da menstruação de privação. Isso é chamado de hemorragia uterina ou intraciclíca. Isso não significa que a sua pílula não está funcionando, mas pode causar algum incómodo (2). Menos de 1 em cada 5 pessoas observou hemorragias uterinas quando começou a tomar a pílula anticoncepcional (6). Normalmente não é motivo para preocupação e costumam parar após algumas semanas ou meses (7). Ou poderá experimentar uma marca de pílula diferente, com diferentes níveis de hormônios. Muitos especialistas recomendam a escolha de uma pílula com a menor dose de estrogênio (etinilestradiol / EE) e mudar apenas para uma dose mais alta se o sangramento for um problema persistente (7).

O surgimento de manchas de sangue poderá também ser causada pelo esquecimento de tomar pílulas. A baixa nos hormônios pelo esquecimento pode dar origem a uma pequena quantidade de sangramento por privação.

Qual o tipo de sangramento que pode ser considerado normal enquanto tomo a pílula anticoncepcional?

  • Pequenas manchas de sangue nos primeiros meses enquanto se toma uma nova pílula (converse com seu(ua) médico(a) se ainda ocorrer após três meses)

  • Sangramento por privação mais leve ou mais curto que a menstruação que você tinha antes de tomar a pílula

  • Sangramento por privação que muda ligeiramente ao longo do tempo enquanto se toma a pílula

  • Ter pouco ou nenhum sangramento durante a semana do placebo após tomar os comprimidos corretamente

Artigo originalmente publicado em 13 de setembro de 2017 

Quantos dias após o fim do anticoncepcional vem a menstruação?

Geralmente a menstruação ocorre entre o 3º e 4º dia da pausa do anticoncepcional. Quem usa o anticoncepcional da forma correta, 1 comprimido por dia, sempre no mesmo horário, sem esquecimento de comprimido, ao terminar a cartela (21 ou 24 comprimidos) a menstruação vem 3 a 4 dias depois do último comprimido.

Estou no 7 dia de pausa e não desceu?

A menstruação não veio na pausa Se a menstruação não descer no intervalo do anticoncepcional, isso não é motivo para se preocupar. Aliás, muitas mulheres nem fazem a pausa, emendam uma cartela na outra (depois de conversar com o médico sobre isso, claro).

Estou no 4 dia da pausa e não desceu?

Estou no quarto dia da pausa do anticoncepcional e a minha menstruação não desceu. Acontece atrasar mesmo? Pode acontecer, pois o uso do anticoncepcional pode causar atrofia endometrial fazendo com que diminua muito o fluxo na pausa ou até não causar sangramento algum. se está tomando da forma correta, fique tranquila.

Estou no terceiro dia de pausa e não desceu?

Se o anticoncepcional foi tomado corretamente sem esquecimentos, é provável que a ausência da menstruação na pausa, seja apena um efeito do próprio anticoncepcional, portanto, pode ser considerada uma situação normal. Portanto, nesse tipo de situação deve-se continuar o uso normalmente da pílula.

Toplist

Última postagem

Tag