Que continente apresenta a maior população ativa no setor secundário?

Questão 1

Assinale abaixo um critério utilizado para classificar o nível de desenvolvimento de um país:

A) densidade demográfica

B) produto interno bruto

C) saldo total de migração

D) taxa de analfabetismo

E) índice de endividamento

Questão 2

Qual dos aspectos abaixo remete a uma característica de um país desenvolvido?

A) Presença crescente de emigração

B) Acentuado índice de fecundidade

C) Ocorrência de crises migratórias

D) Crescente fenômeno de xenofobia

E) Elevado nível de industrialização

Questão 3

Qual dos países listados abaixo NÃO é uma nação classificada como desenvolvida?

A) Noruega

B) Índia

C) Irlanda

D) Suécia

E) Finlândia

Questão 4

Em relação ao cenário demográfico, assinale um aspecto populacional típico das nações desenvolvidas:

A) grande volume de mortalidade

B) alta expectativa de vida

C) baixo índice de envelhecimento

D) elevada taxa de natalidade

E) acentuada taxa de analfabetismo

Questão 5

Com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), importante indicador para verificar o grau de desenvolvimento de um país, indique a alternativa correta:

A) o IDH não considera aspectos relacionados à renda de um país.

B) o valor próximo de 0 caracteriza um país com um IDH elevado.

C) a saúde é um aspecto que não está presente no cálculo do IDH.

D) o IDH mais próximo de 1 remete a um país mais desenvolvido.

E) a educação é o indicador mais importante das medidas do IDH.

Questão 6

A renda é comumente apontada como uma variável importante para a classificação do grau de desenvolvimento de um país. Nesse contexto, países mais desenvolvidos apresentam

A) elevada disparidade de salários.

B) renda oriunda de bens primários.

C) alto nível de renda per capita.

D) má distribuição da renda nacional.

E) baixos salários no setor público.

Questão 7

Qual dos países abaixo é classificado como uma nação de alto desenvolvimento humano?

A) Congo

B) Níger

C) Haiti

D) Áustria

E) Uganda

Questão 8

A América é um continente que apresenta grandes disparidades econômicas e sociais. As duas únicas nações americanas classificadas como desenvolvidas são:

A) Brasil e Argentina

B) México e Estados Unidos

C) Argentina e Uruguai

D) Estados Unidos e Canadá

E) Brasil e Colômbia

Questão 9

(PUC-RJ) Políticas natalistas vêm sendo desenvolvidas, desde o final do século XX, por países de industrialização antiga, porque a:

A) redução das taxas de mortalidade criou um círculo vicioso de estagnação dos capitais e, portanto, do sistema produtivo.

B) queda da fertilidade feminina desde aquele período reduziu a quantidade de população em idade ativa (PIA) na atualidade.

C) melhoria da expectativa de vida nesses países aumentou a necessidade de mais migrantes que trabalhem junto aos mais aptos.

D) elevação do fluxo migratório, notadamente no Velho Continente, desmontou o sistema de bem-estar social criado no pós 2ª Guerra.

E) crise financeira associada ao desenvolvimento pós-industrial estimulou a renovação populacional, mesmo através da inteligência artificial.

Questão 10

(Cesmac) Os países industrializados capitalistas, no século XIX, dominaram territórios e populações na África e na Ásia, com o objetivo de ampliar os mercados consumidores e explorar matérias-primas. Esse processo ficou conhecido como Imperialismo. Nesse mesmo período, foi possível verificar o desenvolvimento de várias áreas da ciência, uma vez que

A) o trabalho de muitos estudiosos contribuiu para a construção de conhecimentos que ajudaram na dominação imperialista.

B) os cientistas se engajaram politicamente para denunciar as ações imperialistas arbitrárias nos territórios conquistados.

C) a exploração econômica nas áreas subjugadas financiou projetos de pesquisa realizados exclusivamente na Europa.

D) a dominação imperialista impediu o trabalho científico feito por estudiosos nativos para favorecer a Ciência no Ocidente.

E) os estudiosos aproveitaram o momento para a execução de projetos que evidenciassem as contradições do imperialismo.

Questão 11

(ESPM)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. O objetivo da criação do IDH foi o de oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Fonte: PNUD, 2018. Disponível em: //www.br.undp. org/content/brazil/pt/home/idh0.html.

Em seu Relatório de Desenvolvimento Humano divulgado em setembro de 2018, o PNUD demonstrou que no Ranking dos dez países mais bem colocados, em relação ao indicador mencionado no texto, verifica-se uma hegemonia dos países da:

A) Ásia

B) América do Norte

C) Europa

D) Oceania

E) América Latina

Questão 12

(Unemat) A urbanização deve ser entendida como um processo que resulta principalmente da transferência de pessoas do meio rural para o urbano e concretiza-se quando o percentual da população urbana é superior ao da população rural. Ou seja, um país só é considerado urbanizado quando mais da metade da sua população vive em cidades. A causa fundamental da urbanização nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos é a:

A) globalização

B) industrialização

C) macrocefalia urbana

D) desmetropolização

E) conturbação

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa B

O Produto Interno Bruto (PIB) é um indicador de renda que permite avaliar o grau de desenvolvimento de um país. Os países com maior PIB são considerados desenvolvidos.

Resposta Questão 5

Alternativa D

O IDH é um indicador social que permite avaliar o grau de desenvolvimento de um país. Os países com IDH mais próximo de 1 são considerados desenvolvidos.

Resposta Questão 6

Alternativa C

Os países desenvolvidos apresentam um índice de renda per capita bastante elevado, pois são nações com grande geração de riqueza por parte de sua população.

Resposta Questão 7

Alternativa D

A Áustria, país localizado no continente europeu, possui um IDH muito elevado. Já Congo, Níger, Haiti e Uganda são nações subdesenvolvidas que possuem um IDH mais baixo.

Resposta Questão 8

Alternativa D

Os Estados Unidos e o Canadá são as duas únicas nações americanas classificadas como desenvolvidas. Esses dois países possuem condições econômicas e sociais, como elevados PIB e IDH, característicos de nações desenvolvidas.

Resposta Questão 9

Alternativa B

Os países desenvolvidos, de industrialização tardia, vivenciam a sua população decrescer gradativamente com base na queda da taxa de fecundidade, logo, necessitam de políticas de incentivo à natalidade.

Resposta Questão 10

Alternativa A

O imperialismo, empreendido pelas nações mais desenvolvidas, especialmente na África e na Ásia, foi influenciado por estudos científicos que auxiliaram na exploração econômica desses territórios.

Resposta Questão 11

Alternativa C

A Europa apresenta o maior conjunto de países desenvolvidos, logo, possui o maior número de nações com IDH considerado bastante elevado.

Resposta Questão 12

Alternativa B

A industrialização foi fundamental para o desenvolvimento da urbanização nos países. No caso das nações desenvolvidas, ela ocorreu de forma mais planejada e igualitária, permitindo o crescimento econômico e social dessas nações.

Onde se concentra a atividade econômica do setor secundário?

Em todas as economias o setor secundário é visto como o setor que concentra as atividades industriais e de construção na atividade econômica. Fazem parte deste setor empresas de produção e manufatura, além das empresas da construção civil.

Qual é a localização predominante do setor secundário?

No Brasil, como a industrialização ocorreu primeiramente na região Sudeste, em face das heranças estruturais herdadas da economia cafeeira, essa região é a que concentra a maior parte da renda e da população do país.

Qual é o setor secundário da Ásia?

O setor secundário na Ásia O setor secundário da economia é aquele que é representado principalmente pela indústria. Também fazem parte desse setor a construção civil. No continente asiático o setor secundário de alguns países são grande destaque, principalmente por influência da indústria.

Quem são as pessoas que fazem parte da população economicamente ativa?

A População Economicamente Ativa (PEA) corresponde aos habitantes que representam capacidade produtiva para o país, ou seja, aqueles que têm potencial de mão de obra.

Toplist

Última postagem

Tag