Que materiais didáticos pedagógicos podem ser utilizados na educação infantil?

As crianças aprendem descobrindo o mundo, por meio das brincadeiras e das interações – com seus pares, com adultos, com o espaço, com os mais diferentes objetos. Para que elas construam conhecimento e se desenvolvam, na Educação Infantil é papel do professor oportunizar práticas pedagógicas que sejam vividas como experiências e potencializar contextos de reflexão sobre elas. 

Confira as fichas técnicas dos 5 materiais para apoiar a prática do professor na Educação Infantil 

Na Educação Infantil, os materiais didáticos tem um papel importante de apoio aos docentes, apresentando possibilidades, reflexões, inspirações e questionamentos que podem enriquecer o planejamento de atividades e o aprimoramento da prática. Por isso, o professor deve considerar intencionalmente contextos que promovam a pluralidade e a diversidade de experiências a serem vividas pelas crianças, assim como manter uma escuta ativa

Selecionamos  5 materiais que podem ajudar professores e gestores e que podem ser usados em formações, momentos de estudo individual ou de compartilhamento com pares. Os materiais são apresentados neste documento, por meio de fichas técnicas que trazem detalhes sobre a organização das publicações e sugestões de uso, além de mostrar as relações com a BNCC e com os Campos de Experiências, objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

  1. ESCUTA E OBSERVAÇÃO DE CRIANÇAS: PROCESSOS INSPIRADORES PARA EDUCADORES – Organizado por Adriana Friedmann. Produzido pelo Centro de Pesquisa e Formação Sesc, 2018
  2. PARA PENSAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Organizado por Simone Santos de Albuquerque,
    Jane Felipe e Luciana Vellinho Corso. Editora Evangraf, 2019
  3. PARÂMETROS NACIONAIS DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL: APOIANDO CONTEXTOS DE
    INTERAÇÕES, BRINCADEIRAS E LINGUAGENS PROMOTORES DAS APRENDIZAGENS E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS – Desenvolvido pela Escola de Educadores, com a autoria da especialista em Educação, Dra. Beatriz Ferraz. Iniciativa do Movimento Pela Base e da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, com apoio da Undime, 2020
  4. REVISTA “EM ABERTO”: PEDAGOGIA DO COTIDIANO NA (E DA) EDUCAÇÃO INFANTIL, 2017 – Desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
    Anísio Teixeira (INEP).
  5. QUEM ESTÁ NA ESCUTA? DIÁLOGOS, REFLEXÕES E TROCAS DE ESPECIALISTAS QUE DÃO VEZ E VOZ
    ÀS CRIANÇAS – Idealizado pelo “Mapa da Infância Brasileira”, 2016.

Confira as fichas completas por material acessando aqui publicação em PDF.

Nos últimos meses, o portal DIVERSA divulgou os materiais detalhando suas articulações com a Base Nacional Comum Curricular e com o desenho universal para aprendizagem

Em 2019, a formação Materiais Pedagógicos Acessíveis (MPA), oferecida pelo Instituto Rodrigo Mendes em parceria com o MudaLab, foi oferecida a educadoras e educadores da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Itaquera, em São Paulo (SP). O portal DIVERSA divulgou, entre os meses de fevereiro e abril, dez materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos por esses educadores durante o percurso formativo.

Para conferir como foi essa edição e conhecer todos os materiais, basta assistir ao vídeo institucional desse ciclo. O MPA tem patrocínio da Fundação Lemann, Instituto Península e Abadhs. 

Os materiais são compostos por textos de apresentação com interlocução com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e desenho universal para a aprendizagem (DUA); tutoriais em vídeo e texto; relatos de experiência e vídeos de aplicação nas escolas.  

Conheça os dez materiais pedagógicos acessíveis desenvolvidos durante a formação: 

Caixa de instrumentos musicais 
O material foi idealizado por educadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Aurelio Arrobas Martins, para trabalhar conteúdos de dois componentes pedagógicos: Arte e Educação Física. Memória musical, musicalidade, dança, ritmo e exploração de movimentos corporais são alguns exemplos. O material é composto por uma caixa de MDF, cortada a laser; na parte superior há personagens tocando instrumentos musicais; e na parte frontal há ícones móveis representando cada um dos instrumentos. Embaixo de cada ícone há um botão que, acionado, reproduz o som do instrumento. Ao acionar um dos botões e ouvir o som, os estudantes devem localizar o ícone que ele representa. 

Célula tátil  
O modelo de célula, desenvolvido por educadoras da EMEF Ayres Martins Torres, tem como objetivo auxiliar os estudantes a compreenderem a estrutura e o funcionamento da célula animal e identificar seus componentes microscópicos. O material é composto por um modelo de célula animal ampliado, confeccionado em MDF por meio de uma cortadora a laser, e fixado no centro de uma base giratória de madeira. As organelas foram reproduzidas em escala ampliada na impressora 3D e, posteriormente, customizadas e pintadas.  

Jogo do território  
O material, idealizado por educadoras da EMEF Dr. João Naoki Sumita, é composto por um tabuleiro de madeira em MDF, com o mapa dos arredores da escola cortado e gravado a laser. Tem também botões sonoros dos pontos de referência das áreas comerciais próximas à escola; construções em 3D; além de um dado e uma rosa dos ventos digitais e sonoros. A proposta é trabalhar a questão do território no cotidiano dos estudantes, aplicando os conceitos de cartografia. O tabuleiro acessível foi construído para permitir que estudantes que tenham espasmos ou alguma deficiência motora também possam jogar.  

Lousa interativa  
A lousa foi idealizada por educadores da EMEF Brigadeiro Haroldo Veloso, para estimular a alfabetização e a identificação de características dos animais. O material pedagógico é composto por uma lousa escolar e uma caixa sonora de MDF, cortada a laser, e com botões que ao serem acionados reproduzem os sons de animais. Para utilizar o material é necessário acionar um botão da caixa sonora e, a partir da escuta do som, identificar o animal.  

Mancala acessível  
Mancala é um jogo de estratégia matemática de origem africana semelhante ao xadrez, cujo objetivo é semear e colher o maior número possível de sementes. O tabuleiro acessível foi pensado e idealizado por educadoras do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera, para ser utilizado com autonomia por todos os estudantes. O material é composto por um tabuleiro de MDF, cortado a laser, com 12 cavidades, divididas em duas fileiras; duas cavidades maiores nas laterais e círculos cortados em MDF, que representam as sementes. O material foi fabricado em tamanho ampliado, com a opção de reduzir a distância entre as covas que são mais rasas, de maneira a facilitar o manuseio para os estudantes com e sem dificuldade motora. 

Mapa tátil 
O mapa de relevo da América do Sul saiu do papel e ganhou formas, contornos e relevo com peças, para que todos os alunos pudessem estudar e conhecer as irregularidades do terreno, representadas por camadas. A criação das educadoras da EMEF Aparecida de Souza Campos, no CEU Formosa, permite a participação efetiva de estudantes com e sem deficiência nas aulas de Geografia. Os relevos foram produzidos sobrepondo diferentes camadas de MDF, fabricadas na cortadora a laser. 

Painel de adivinhação  
Para trabalhar com animais, como previsto no currículo da cidade, os educadores da EMEF Guimarães Rosa criaram um jogo sobre o tema. Em grupos, as crianças pegam fichas com informações visuais sobre um deles e vão verificando uma por vez, para tentar adivinhar qual é o bicho em questão. Quando o grupo chega a um acordo, um dos estudantes aperta o botão no painel correspondente a figura do animal e, se acertar, ouve o nome e ruído emitido pelo animal. O painel de MDF tem dois lados e se assemelha ao jogo “batalha naval”. Em um dos lados há oito botões grandes e coloridos.  

Jogo da pirâmide alimentar  
O jogo foi construído pelas educadoras da EMEF Roquette Pinto, para trabalhar com os estudantes a composição dos grupos alimentares e conscientizá-los sobre a importância da alimentação saudável. O material é composto por uma caixa triangular de MDF cortada a laser: na parte superior, estão identificados os grupos alimentares e há dois botões – um que, ao ser acionado, reproduz perguntas específicas sobre o tema; e outro, que repete a pergunta realizada, caso os estudantes não tenham entendido a questão.  

Sistema solar interativo 
O material pedagógico foi construído pelas educadoras da EMEF Francisco Alves Mendes Filho, para trabalhar conteúdos do componente curricular de Ciências, como o sistema solar e os movimentos da Terra. Esse material pedagógico acessível é composto por uma maquete interativa do sistema solar, que simula o movimento dos planetas em suas órbitas. A base e o suporte foram construídos em MDF, com parafusos para permitir a articulação, e os planetas foram impressos em 3D.  

Tabuleiro de RPG  
O jogo, desenvolvido por educadores da EMEF Profa. Clotilde Rosa Henriques Elias, é composto por um tabuleiro com quatro estações. Cada uma delas possibilita a escolha de dois caminhos e, cada um deles, por sua vez, conduz a uma das histórias escolhidas pelos estudantes. Além do tabuleiro, o jogo tem miniaturas para o cenário, um controle com botões e sensores de ruído (sopro) e cartas de apoio com ilustrações e charadas. Para jogar, o estudante escolhe, no controle, qual caminho seguir, pressionando um botão ou assoprando. Ao ouvir o áudio do controle, a resposta será dada por uma das cartas de personagens ou de poder. Se a resposta estiver correta, os pinos podem andar pelo tabuleiro e a história avança.  

Não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar os próximos conteúdos inéditos! Vídeos de outras edições do MPA serão lançados no canal do Youtube do IRM, e os textos de apresentação de cada material estarão no DIVERSA. 

Confira a última nota que produzimos sobre essa edição do MPA.

Quais os materiais usados na educação infantil?

Lista de material escolar da educação infantil.
Apontador. Veremos mais adiante que um dos itens requisitados para as aulas de desenho e pintura é o lápis de colorir. ... .
Cola branca. ... .
Giz de cera. ... .
Lápis de cor. ... .
Massinha de modelar. ... .
Papel Sulfite. ... .
Tinta guache. ... .
Caderno brochura..

Quais são os melhores materiais didáticos?

A plataforma de educação Geekie One liderou o ranking conduzido pelo Escolas Exponenciais com nota 53 no Net Promoter Score (NPS). Foi seguida de COC (35) e Anglo (33). Os demais foram Objetivo (28), SAS (28), Bernoulli (28), Poliedro (27), Moderna (25), Ético (24) e FTD (22).

Qual a importância do material didático na educação infantil?

“Um material didático, com conteúdo completo, atualizado e adequado à estratégia pedagógica da escola, impacta significativamente os resultados da aprendizagem, além de contribuir de forma substancial para o engajamento dos professores e para as interações entre eles e os educandos”, afirma Cynthia Passoni, diretora do ...

O que são materiais didáticos acessíveis?

Os materiais pedagógicos acessíveis são recursos desenvolvidos por educadoras e educadores para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de todos estudantes, com e sem deficiência.

Toplist

Última postagem

Tag