Relacione a produção de açúcar nos engenhos com o processo de concentração

Em 1533, o colonizador português Martim Afonso de Souza trouxe as primeiras mudas de cana-de-açúcar e realizou a disseminação dessa primeira atividade de exploração econômica no Brasil. A produção desse tipo de gênero agrícola aconteceu por conta do conhecimento anterior de técnicas de plantio e preparo que permitiriam o desenvolvimento de tal atividade na América Portuguesa. Contudo, a fabricação do açúcar não dependia somente do plantio da cana em terras férteis.

Para que o caule da cana fosse transformado no açúcar a ser consumido em diferentes partes da Europa, era necessário que várias instalações fossem construídas. Mais conhecidos como engenhos, tais localidades eram compostas por uma moenda, uma casa das caldeiras e das fornalhas e a casa de purgar. Com o desenvolvimento da economia açucareira, os engenhos se espalharam de forma relativamente rápida no espaço colonial, chegando a contar com 400 unidades no começo do século XVII.

Após a colheita, a cana-de-açúcar era levada à moenda para sofrer o esmagamento de seu caule e a extração do caldo. Em sua grande maioria, as moendas funcionavam com o uso da tração animal. Também conhecida como trapiche, esse tipo de moenda era mais comum por conta dos menores gastos exigidos para a sua construção. Além do trapiche, haviam as moendas movidas por uma roda-d’água que exigiam a dificultosa construção de um canal hidráulico que pudesse movimentá-la.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Feito o recolhimento do caldo, o produto era levado até a casa das caldeiras e fornalhas, onde sofria um longo processo de cozimento realizado em grandes tachos feitos de cobre. Logo em seguida, o melaço era refinado na casa de purgar, lugar onde a última etapa de refinamento do açúcar era finalmente concluída. O beneficiamento completo do açúcar era realizado em terras brasileiras pelo fato de Portugal não possuir refinarias que dessem fim ao serviço.

Ainda em terras coloniais eram produzidos dois tipos diferentes de açúcar: o mascavo, de coloração escura e escoado para o mercado interno; e o branco, em sua grande maioria direcionado aos consumidores do Velho Mundo. Após a embalagem do açúcar, as caixas eram transportadas para Portugal, e, posteriormente, para a Holanda, que participava realizando a distribuição do produto em solo europeu. Por volta do século XVII, a cidade flamenca de Amsterdã passou a realizar o refino do açúcar.

Além dessas unidades produtivas, um engenho também contava com construções utilizadas para o abrigo da população que ali vivia. Na casa-grande eram alojados o proprietário das terras, sua família e alguns escravos domésticos. Na senzala ficavam todos os escravos que trabalhavam nas colheitas e instalações produtivas do engenho. Por meio dessa configuração, podemos ver que a formulação desses espaços influiu nos contastes que marcaram o desenvolvimento da sociedade colonial.

Ao contrário do que muitos chegam a imaginar, os engenhos não estavam disponíveis em toda e qualquer propriedade que plantava cana-de-açúcar. Os fazendeiros que não possuíam recursos para construírem o seu próprio engenho eram geralmente conhecidos como lavradores de cana. Na maioria das vezes, esses plantadores de cana utilizavam o engenho de outra propriedade mediante algum tipo de compensação material.

Por Rainer Sousa
Graduado em História

História 7º ano




Baixar 0.56 Mb.

Página 667/743
Encontro 09.08.2018
Tamanho 0.56 Mb.
#15088
    Navegue nesta página:
  • Respostas a)
  • Página 248

a) Quais transformações ocorreram no mercado internacional do açúcar depois que o Brasil iniciou sua produção nos engenhos de cana?

b) Relacione a produção de açúcar nos engenhos com o processo de concentração de terras e de renda no Brasil colonial.

Respostas

a) O desenvolvimento dos engenhos brasileiros aumentou sobremaneira a quantidade de açúcar presente no mercado mundial. Fazendo um uso extensivo da terra, o Brasil conseguia atender a demanda mundial de açúcar.

b) A produção do açúcar era realizada em grandes propriedades rurais com mão de obra escrava. Por isso, à medida que a demanda crescia, a concentração das terras produtivas e da renda gerada pelo açúcar se detiveram nas mãos de alguns poucos latifundiários.

Página 248

• Em 1621 os holandeses criaram a Companhia das Índias Ocidentais, uma empresa particular que tinha o objetivo de se apossar das principais áreas coloniais ibéricas. Essa empresa, resultado da aliança entre nobres e comerciantes, tinha apoio do governo holandês, que garantiu à companhia o monopólio do comércio na costa ocidental da África e na América, e também o direito de estabelecer alianças e tratados comerciais com os povos nativos, nomear funcionários, governadores e de construir fortificações.



Compartilhe com seus amigos:

Como era a produção de açúcar antigamente?

Geralmente, na moenda, trabalhavam um feitor-pequeno, um lavadeiro e 15 escravos. Lá, a cana-de-açúcar que havia sido colhida e transportada era moída e prensada por grandiosas e pesadas engrenagens. Depois de moer e prensar a cana, o caldo obtido era cozido na casa das fornalhas (cozinha).

Qual foi o impacto da produção de açúcar durante o período colonial para a natureza?

Resposta. De acordo com Ballester, membro do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, o cultivo da cana-de-açúcar pode causar diversos impactos ambientais. Um deles é provocado pelo uso da vinhaça (subproduto do refino do álcool) como fertilizante para a cultura.

Quando a produção de açúcar no Brasil Colonial é correto afirmar que?

Sobre a produção de açúcar, no Brasil colonial é correto afirmarA)Praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural. B)Não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.

Por que o açúcar foi escolhido para ser no Brasil?

clima e solo favoráveis no Brasil - solo massapê e clima quente e úmido quase que o ano todo; domínio das técnicas; alta lucratividades - o açúcar era considerado uma especiaria fina na Europa e, por isso, altamente lucrativa.

Toplist

Última postagem

Tag