Translucencia nucal e morfológico é a mesma coisa

Popularmente conhecido como “Ultrassom da Nuquinha”, o exame de Translucência Nucal (TN) registra a medida da nuca do feto a fim de verificar se há alguma alteração inesperada no seu desenvolvimento.

O exame é obrigatório e deve ser realizado por toda mulher grávida durante o acompanhamento pré-natal.

Apesar de o exame não ser um diagnóstico definitivo, a medição da nuca do feto revela se há risco do bebê apresentar algum tipo de malformação ou doenças genéticas, como é o caso da Síndrome de Down.

Se a medição apresentar um resultado dentro do esperado, não há necessidade de passar por outros exames.

Caso contrário, será necessário realizar outros exames que auxiliem na investigação do problema no desenvolvimento do feto.

Como é feito o exame

A medida da Translucência Nucal é um exame simples e rápido, realizado durante o exame de Ultrassom Morfológico.

Através da imagem gerada pelo ultrassom, é possível medir e calcular a quantidade de líquido presenta na região da nuca do feto.

Com as medidas em mãos, faz-se a conferência junto aos valores de referência para observar se há anormalidade.

Quais os valores de referência da Translucência Nucal

Os valores referências para Translucência Nucal são:

  • Translucência Nucal normal: Abaixo de 2,5mm
  • Translucência Nucal aumentada: Maior ou igual a 2,5mm

Quando a medição acusa um desenvolvimento alterado, o obstetra solicita então a realização de outros exames a fim de buscar um diagnóstico mais assertivo.

Nesses casos são indicados os exames de Amniocentese, onde é feita a coleta do líquido amniótico, ou a Cordocentese, que avalia uma amostra de sangue do cordão umbilical.

Avaliação do osso nasal

Durante o exame de ultrassom morfológico também é feita a verificação do Osso Nasal do feto.

Em casos onde há a ausência do Osso Nasal, o risco de malformação é aumentado pois, geralmente a ausência está associada a casos de síndromes.

Outros fatores observados

Além da medição da Translucência Nucal e da observação do Osso Nasal, outros fatores de risco devem ser avaliados, como o histórico familiar de doenças genéticas, alterações cromossômicas e também a idade da mãe.

Quando deve ser feita a Translucência Nucal

Este exame deve ser feito no início da formação do feto, entre a 11ª até a 14ª semana de gestação, quando o feto tem entre 45 a 84 mm de comprimento.

A Translucência Nucal é também realizada durante o também o Ultrassom Morfológico do primeiro trimestre, quando também são observados a formação dos ossos, vasos sanguíneos e coração do bebê.

É importante que o exame não seja realizado no começo da 11ª semana e nem muito no fim da 13ª semana.

A melhor recomendação é realizar o exame no começo da 13ª semana, quando o bebê é um pouco maior, permitindo produzir melhores imagens. Dessa forma a observação de malformações é mais assertiva e segura.

Preço da Translucência Nucal e Ultrassom Morfológico

preço do Ultrassom Morfológico pode variar de acordo com alguns fatores e é possível encontrar preços até R$600 dependendo da clínica escolhida para realização.

O motivo do preço  ser um pouco mais alto que o preço de uma ultrassonografia comum, se deve pelo nível de detalhamento e quantidade de estruturas a serem observadas. O exame costuma durar cerca de 30 a 50 minutos para ser realizado.

Onde fazer Translucência Nucal em BH

A Clínica Tomocenter trabalha em parceria com diversos planos de saúde e dezenas de convênios a fim de entregar exames mais acessíveis à população de Belo Horizonte.

Entre em contato para avaliar a proposta de realização do seu exame e solicitar o agendamento.

O contato pode ser realizado através de telefone, whatsapp ou e-mail.

O que é Morfologico com translucência nucal?

A Ultrassonografia Obstétrica Morfológica de Primeiro Trimestre ou Translucência Nucal (TN) tem por objetivo avaliar detalhadamente a anatomia fetal, confirmar a idade gestacional, avaliar parâmetros ultrassonográficos que permitem calcular riscos de anomalias cromossômicas (risco para Síndrome de Down e outras doenças ...

Qual ultrassom substitui a morfológica?

Assim como o ultrassom morfológico, outro exame desse tipo que pode ser realizado durante a gravidez é a ultrassonografia obstétrica, por meio da qual o médico avalia o crescimento fetal, a localização da placenta, dentre outros pontos. Os dois exames são realizados de forma parecida.

Qual é a morfológica mais importante?

Na primeira morfológica, realizada entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, o índice mais importante a ser visto é a translucência nucal (TN), parâmetro que mede o acúmulo de líquido na nuca. Se a medida estiver além do esperado, maior é o risco de a criança apresentar malformações ou síndromes, como a de Down.

O que se descobre na Morfologica?

O que é ultrassom morfológico (ecografia morfológica)? Permite identificar possíveis malformações e também descobrir o sexo do bebê. Além disso, o ultrassom morfológico analisa o tamanho do bebê, verifica os batimentos cardíacos e confirma a idade gestacional.

Postagens relacionadas

Toplist

Última postagem

Tag