Videocolonoscopia é o mesmo que colonoscopia

A colonoscopia é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.

A colonoscopia é essencial para a detecção de condições como o câncer de cólon e reto, além da presença de possíveis pólipos no intestino, que podem ser um fator de risco para o câncer.

Inflamações, fissuras e outras alterações na aparência do final do intestino também são detectadas com a colonoscopia.

Como é feito o exame de colonoscopia?

O exame de colonoscopia é feito por meio de um tubo flexível e fino, com uma câmera na ponta. O paciente recebe uma leve sedação, além de anestesia local, e esse equipamento é inserido no corpo dele, por meio do ânus.

Caso haja alguma suspeita, esse tubo pode ter, além da câmera, uma pequena pinça na ponta, que pode ser utilizada para retirar amostras de tecido, que então são enviadas para análise.

Como é o preparo da colonoscopia?

O preparo da colonoscopia é extenso e varia muito de acordo com cada paciente.

De modo geral, é preciso preparar o corpo para o exame, evitando ingerir comida sólida no dia do exame e tomando uma medicação laxativa, que fará com que o corpo elimine as fezes para que o intestino possa estar limpo e fácil de ser visualizado pelo médico que vai conduzir o exame.

O paciente também deverá aumentar seu consumo de água, para evitar ficar desidratado, além de suspender o uso de certos medicamentos, de acordo com orientação médica.

Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

  • EXAMES
  • Exames Endoscópicos
  • Vídeo Colonoscopia

Vídeo Colonoscopia ou Endoscopia Baixa

Colonoscopia é um exame realizado com sedação moderada ou profunda que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado), utilizando um aparelho chamado colonoscópio.

Um procedimento que tem a função de investigar a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa.

Além disso, a Colonoscopia ajuda a entender a causa de diarreias crônicas, sangramentos flagrados anteriormente pelo teste de sangue oculto nas fezes e anemia sem causa aparente.

Realização do exame

O preparo é a etapa mais importante do exame e que pode assegurar uma perfeita visibilidade do órgão (ver preparo).

O paciente será posicionado confortavelmente em uma maca apropriada, deitado sobre seu lado esquerdo, e uma veia será puncionada para a administração de sedativos e outros medicamentos que se fizerem necessários.

Após essa etapa, o aparelho será introduzido através dos segmentos intestinais, permitindo a inspeção detalhada de toda a mucosa.

Todo esse procedimento é auxiliado por uma enfermeira e um médico assistente quando necessário. Durante o procedimento poderão ser colhidas biópsias ou ser realizada a retirada de pólipo, quando encontrado.

Complicações

  • Apesar de ser seguro, como todo procedimento médico, pode haver complicações:
  • Perfuração e sangramento, que poderão precisar de intervenção.
  • Reações aos sedativos, ou complicações de doenças cardíacas ou pulmonares.

Medicações

As medicações de uso cotidiano (diário), o paciente devera relatar ao médico examinador,  principalmente medicações que contenham aspirina e derivados, anti-inflamatórios, anticoagulantes e insulina.

Relate também alergias a medicamentos.

Contraindicações

A Colonoscopia deve ser contraindicada de maneira absoluta quando houver suspeita clínica ou radiológica de abdômen agudo perfurativo, obstrução intestinal, diverticulite aguda.

Outras contraindicações da Colonoscopia são relativas, sendo as mais importantes:

  • Distúrbios da coagulação;
  • Infarto recente do miocárdio;
  • Embolia pulmonar recente;
  • Gravidez após o 2º semestre;
  • Grande aneurisma de aorta ou ilíaca.

Recomendações após o exame

Após o exame, o paciente permanecerá na clinica para observação por um período de até uma hora, sendo avaliado permanentemente pelo médico até sua liberação. A dieta será orientada pelo médico examinador.

Após a liberação:

  • Não tomar bebidas alcoólicas;
  • Não dirigir veículos;
  • Não operar máquinas;
  • Não assinar documentos;
  • Não cuidar de crianças;
  • Não praticar exercícios físicos.

Preparo

Qual a diferença entre videocolonoscopia e colonoscopia?

A colonoscopia convencional é mais invasiva e rotineiramente exige sedação do paciente para diminuir o desconforto. A colonoscopia virtual usa imagens obtidas por tomografia computadorizada para rastrear os pólipos, lesões que antecedem o câncer. É, portanto, uma técnica de diagnóstico por imagem não-invasiva.

O que é a Videocolonoscopia?

Definição. A Videocolonoscopia tem como objetivo a investigação do intestino grosso por meio de um aparelho que é introduzido por via retal estando acoplado a uma câmera que permite diagnóstico preciso e detalhado de eventuais alterações ou lesões do intestino.

Tem algum exame que substitui colonoscopia?

A colonoscopia virtual (CV) é um exame de raios X especial do cólon, que utiliza a tomografia computadorizada (TC) de baixa dose. É um procedimento menos invasivo que uma colonoscopia convencional, pois não necessita de sedação. A CV procura pequenos pólipos dentro do cólon que podem se transformar em câncer de cólon.

Como é feita a Videocolonoscopia?

A colonoscopia é feita com o paciente sedado. Através de um tubo com uma câmera na ponta do aparelho, chamado de colonoscópio, guiado até o reto, é possível produzir imagens de alta qualidade ao longo do caminho. Essas fotografias e vídeos são produzidos em um computador para análise médica.

Toplist

Última postagem

Tag