Qual a melhor tabela de carros?

Por: Guilherme de Almeida Bufoni

24/08/2021

Quando vamos comprar ou vender um veículo é essencial consultar uma tabela conhecida no mercado para ter uma referência do preço mais justo possível.

A tabela mais conhecida, sem dúvida, é a Tabela Fipe. Mas ela não é a única, existem outras tabelas de preços de credibilidade no Brasil.

A KBB e a Molicar também são ótimas referencias de preços de veículos. E qual é a melhor? Quais as principais diferenças entre as tabelas Fipe, KBB e Molicar?

Tabela FIPE, a mais famosa

A tabela Fipe é mantida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, uma organização privada, sem fins lucrativos, os dados coletados e divulgados na tabela são imparciais. O acesso as consultas são gratuitas.

Foi criada em 1973. Serve de apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A Fipe faz pesquisas de mercado em todo território nacional, os preços de veículos usados, seminovos e novos são coletados no momento do anúncio. Os valores muito altos ou muito baixos são descartados e a partir destes dados é feito uma média.

Acessar site da tabela Fipe

Tabela KBB (Kelley Blue Book), sucesso nos EUA

A Kelley Blue Book, “KBB” para os íntimos, um sucesso nos EUA, é um livro de cotações no país e foi publicado por lá pela primeira vez em 1926.

Agora está presente em diversos países, inclusive no Brasil, possui um site moderno, com boa navegação e permite consultas gratuitas.

O cálculo dos preços é baseado no preço sugerido pelas fabricantes, preço dos revendedores e condições do mercado. Uma grande diferença da Fipe é que as condições do veículo também são levadas em conta, como quilometragem, ano de fabricação, estado do carro, equipamento etc.

Acessar site da tabela KBB

Tabela Molicar, a mais completa

A Molicar é uma empresa independente, sua primeira tabla foi publicada em 1994 e se tornou referência no mercado por ser muito completa.

Além de considerar as condições do veículo (como faz a KBB), a tabela Molicar vai além, considera também os preços regionais, se o veículo é blindado entre outros acessórios opcionais.

Para realizar consultas no site é necessário cadastro, além de manter um plano de assinatura pago.

Acessar site da tabela Molicar

Veja a seguir as principais diferenças entre as tabelas

  Tabela FIPETabela KBBTabela Molicar
Tipos de veículos Carros, Motos e Caminhões Carros Carros, Motos, Caminhões, Ônibus e Implementos (baús, cegonhas, tanque etc)
Necessita cadastro? Não Não Sim
Gratuito? Sim Sim Não
Veículos desde de: Carros ano/modelo a partir de 1985, motos ano/modelo a partir de 1990 e caminhões ano/modelo a partir de 1981 Carros a partir de 1996 Veículos dos últimos 35 anos
Preços Regionais Não (Nacional) Não (Nacional) Sim
Preços para blindados Não Não Sim
Principais vantagens Tem acesso fácil a consulta, é gratuita, grande abrangência de veículos, é a mais utilizada para estabelecer valores de indenizações, seguros e a referência em leilões. Tem acesso fácil, gratuito, leva em conta as condições do veículo, além de informar os preços para de revendedor, particular e preço de troca. É a mais completa, além de avaliar as condições mais específicas de veículos, é possível consultar ônibus. Também leva em conta a região do veículo.

E qual é a melhor tabela de preços?

Todas são confiáveis e ótimas referências para o mercado, o que difere uma tabela para outra são os critérios para realizar o cálculo final do preço. Vale a pena consultar mais de uma tabela antes de fazer negócio.

* O Tabela Carros fornece os preços médios de acordo com a Tabela Fipe. Agregamos valor as informações adicionado o histórico de preços, comparativos, rankings, gráficos etc. Antes de fechar um negócio, recomendamos fortemente que você consulte o site oficial da FIPE.

Este artigo foi útil?

Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.

Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar ainda mais?

Obrigado. Sua opinião foi registrada e o seu comentário foi enviado.

Obrigado. Sua opinião foi registrada.

Como podemos melhorar?

Antes de tudo, é necessário ressaltar que a Tabela Fipe é somente uma referência do valor dos veículos. Os preços de carros, motos e caminhões comercializados no Brasil são coletados mês a mês e analisados por pesquisadores para criar a média mensal apresentada pela Fipe.
Detalhes como quilometragem, estado do automóvel, cor, opcionais e a cidade não são levados em consideração na média de preço calculada. Valores discrepantes, muito acima ou abaixo do comum, são descartados do cálculo, e os valores restantes são utilizados para se chegar à média nacional do preço de cada automóvel.

A partir da coleta de dados relacionados aos valores praticados no mercado nacional, a Tabela Fipe tem como principal função apresentar uma média do valor de cada ano-modelo por versão, para que o consumidor tenha um direcionamento do que seria um preço justo de compra e venda para determinado automóvel.
A Tabela Fipe também é responsável por contribuir na definição do valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), e serve como base para as seguradoras calcularem a indenização em caso de roubo ou perda total do veículo, entre outros procedimentos.

A Tabela Fipe é a principal referência de precificação de veículos novos, seminovos e usados no Brasil. O valor é estimado a partir de uma pesquisa de preço de carros, motos e caminhões e é atualizado mês a mês.O Preço Fipe é uma média do que está sendo praticado no mercado de veículos leves e pesados, de duas ou quatro rodas, e está sujeito a alterações para mais ou para menos, dependendo do estado de conservação do veículo, manutenções, região, opcionais, cor, entre outros fatores.

Leia também: Os carros que mais valorizaram e desvalorizaram em 2020

A Fipe surgiu em 1973, como uma ferramenta de pesquisa para a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Anos depois, em 1998, foi criada a Tabela Fipe, uma grande base de preços dos carros de todo o Brasil.
Atualmente, essa é a principal referência oficial de precificação de carros, motos e caminhões. Lojistas, concessionários e até pessoas físicas consultam a Tabela Fipe antes de fazer negócio, seja para comprar ou vender um veículo.

Os valores da Tabela Fipe são atualizados mensalmente. Uma dica para quem está planejando comprar ou vender o carro, moto ou caminhão, é acompanhar a Tabela Fipe por alguns meses e ir registrando os valores para analisar se é um bom momento para realizar negócio. A Mobiauto, por exemplo, comparou a Tabela Fipe de janeiro e dezembro de 2020, para descobrir "Os carros que mais valorizaram e desvalorizaram em 2020".

Sim. A Tabela Fipe tem o valor de praticamente todos os carros e utilitários a partir do ano de 1985; caminhões e micro-ônibus a partir de 1981; motos, triciclos e quadriciclos a partir de 1990.Veículos em linha usados, seminovos e novos também podem ser encontrados na Tabela Fipe, afinal ela é a principal fonte de precificação de carros, motos e caminhões à venda no país.

Para informações sobre veículos novos, consulte o Catálogo 0 km da Mobiauto.

Para calcular o valor médio, são analisados os preços de anúncios de um mesmo modelo em todo o país, visto que há regiões em que determinado veículo é mais valorizado ou desvalorizado do que em outras. Enfim, o preço apresentado na Tabela Fipe é a média de todo o mercado nacional.

Estado de conservação, região, quilometragem, cumprimento ou não do calendário de revisões e manutenções, cor e opcionais são fatores que podem deixar o carro, caminhão ou moto mais caro ou mais barato que o valor da Tabela Fipe. No cálculo da Fipe, esses quesitos não são considerados, já que o levantamento feito é apenas dos preços médios.

A expressão "100% da Fipe" é muito usada no mercado automotivo. Ela quer dizer que, em uma negociação, principalmente na troca por um veículo mais novo com concessionária ou loja multimarcas, o lojista pagará o valor integral apresentado pela Fipe na compra do seu carro, moto ou caminhão usado. Há também os planos de seguro que fazem o ressarcimento total do valor da Fipe em caso de roubo.

O portal de anúncios da Mobiauto tem mais de 100 mil carros espalhados por todo o Brasil. Os principais diferenciais ficam por conta da geolocalização, que permite ao usuário encontrar as ofertas mais próximas da sua casa ou trabalho. Basta clicar no carro para visualizar sua ficha técnica, tudo em um só lugar.
A Mobiauto ainda oferece ainda diversos filtros para refinar a busca, que vão muito além da marca, modelo, ano e versão. O usuário pode selecionar limites de quilometragem, faixas de preço, tipo de câmbio e até numeração final da placa, além de escolher apenas ofertas de lojas, pessoa física ou ambos.

Só existe uma Tabela Fipe, mas é possível encontrá-la em vários sites. Se a tabela é intitulada de Fipe, trata-se do mesmo produto. Por isso, a Tabela Fipe de um site não muda em relação a outro. No entanto, a Mobiauto também trabalha com a precificação real dos carros, baseada nos preços de anúncios feitos por usuários reais. Assim, o consumidor tem mais de uma fonte para considerar.

Não. As lojas de carros e concessionárias não são obrigadas a praticar o mesmo valor da Fipe. Apesar de acompanharem o valor da Tabela Fipe para precificar carros, motos e caminhões, tanto na hora da compra quanto da venda, as lojas consideram outros fatores internos e externos não levados em conta pela Fipe, como quilometragem, itens de série e opcionais, blindagem, cor, região, estado do veículo, entre outros.
Lembrando que a Tabela Fipe é uma pesquisa que apresenta uma média de preço de veículos seminovos e usados no mercado nacional e serve para que o interessado em comprar ou vender um automóvel tenha uma noção de quanto cobrar ou pagar. No entanto, este não necessariamente será o valor praticado, já que outros fatores influenciam para o valor real de um veículo.

Última postagem

Tag