Qual das configurações a seguir melhor representa o campo criado por uma carga puntiforme positiva

Neste post, vamos resolver alguns exercícios de Campo Elétrico Resultante que tratam especificamente de uma grandeza bem importante dentro do conteúdo de Eletrostática. Antes de pularmos para a prática, porém, vamos dar uma revisada na teoria.

Campo Elétrico Resultante

Veja a figura:

As questões geralmente vão trazer um cenário como este: diferentes partículas (Q) perto de um mesmo ponto (P).

No exemplo da imagem, se a partícula Q1 estiver perto do ponto P, ela gera um campo elétrico (E1) que se afasta. Para encontrarmos o campo elétrico resultante (ER), devemos ter em mãos os dois vetores, pois também há um campo elétrico E2, relativo à atração da partícula Q2. Veja:

Portanto, o campo elétrico resultado pode ser calculado pela soma de vetores:

Como os vetores têm a mesma direção e o mesmo sentido (ângulo é zero), basta desenharmos o campo resultante com a soma desses dois campos e calcular o módulo de ER.

Porém, nem sempre os campos terão o mesmo sentido. Veja:

Neste caso, cada partícula gera no ponto P o seu próprio campo elétrico. Então, temos:

Para calcular o módulo do campo resultante ER, temos que utilizar o Teorema de Pitágoras:

ER² = E1² + E2²

Existe ainda outro caso, que traz um ângulo mais chatinho. Veja:

A partícula Q1 gera no ponto P um campo de afastamento E1. Porém, a partícula Q2 também gera um campo de afastamento E2 em P. Para encontrar o campo resultante, portanto, temos que fazer:

O problema é que, para resolver essa situação, temos que ter o ângulo θ formado entre os vetores. Nesse caso, para calcular o módulo de ER, teremos que utilizar a Lei dos Cossenos:

ER² = E1² + E2² + 2 . E1 . E2 . cosθ

Exercícios sobre Campo Elétrico Resultante

Questão 1

(UFV-MG) A figura a seguir representa a configuração de linhas de campo elétrico produzida por três cargas puntuais, todas com o mesmo módulo Q. Os sinais das cargas A, B e C são, respectivamente:

a) negativo, positivo e negativo.

b) negativo, negativo e positivo.

c) positivo, positivo e positivo.

d) negativo, negativo e negativo.

e) positivo, negativo e positivo

RESOLUÇÃO:

Quando uma carga é positiva (Q > 0), ela gera linhas de campo de afastamento. Quando uma carga é negativa (Q < 0), ela gera linhas de campo de aproximação. Porém, quando colocamos uma carga próxima à outra, as linhas de campo se curvam.

Veja agora que as linhas saem da esfera A, então A é positivo. As linhas chegam em B, então B é negativo. E as linhas saem de C, então C é positivo.

RESPOSTA: E

Questão 2

(Ufsm adaptada) A tecnologia dos aparelhos eletroeletrônicos está baseada nos fenômenos de interação das partículas carregadas com campos elétricos e magnéticos. A figura representa as linhas de campo de um campo elétrico.

Assim, analise as afirmativas:

I. O campo é mais intenso na região A.

II. Uma partícula com carga negativa, abandonada em B, acelera para a esquerda.

III. Uma partícula com carga negativa pode ser a fonte desse campo.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas II e III.

e) I, II e III.

RESOLUÇÃO:

I) FALSO. Quanto maior a concentração de linhas de campo, maior é a intensidade do campo. Neste caso, certamente o módulo de campo elétrico em B é maior do que em A.

II) VERDADEIRO. Para sabermos para onde uma partícula acelera, devemos lembrar que a força elétrica que vai gerar uma aceleração (Fel) depende do sinal da carga (q) e do vetor do campo na região (E): Fel = q . E. Quando a carga é negativa (q < 0), a força elétrica é oposta ao campo.

III) VERDADEIRO. Uma partícula de carga negativa gera linhas de campo que se aproximam da partícula.

RESPOSTA: D

Questão 3

(UFF-RJ MODIFICADA) Estão representadas, a seguir, as linhas de força do campo elétrico criado por um dipolo.

Considerando-se o dipolo, afirma-se:

(I) A representação das linhas de campo elétrico resulta da superposição dos campos criados pelas cargas puntiformes.

(II) O dipolo é composto por duas cargas de mesma intensidade e sinais contrários.

(III) O campo elétrico criado por uma das cargas modifica o campo elétrico criado pela outra.

Identifique as afirmativas corretas.

RESOLUÇÃO:

Vamos lembrar que a carga da partícula de onde as linhas saem é positiva. E onde chegam é negativa.

I) VERDADEIRO. O campo elétrico resultante seria tangente à linha mais externa do desenho

II) VERDADEIRO. Podemos afirmar que a intensidade é a mesma porque claramente há um eixo de simetria.

III) FALSO. O campo não se modifica, eles se somam.

Questão 4

(Ufpe) Três cargas elétricas, q1 = -16 μC , q2 = +1 μC e q3 = -4 μC, são mantidas fixas no vácuo e alinhadas, como mostrado na figura. A distância d = 1,0 cm. Calcule o módulo do campo elétrico produzido na posição da carga q2, em V/m

RESOLUÇÃO:

O que a questão nos pede é para calcular o campo elétrico resultante. A carga 2 (q2) não gera campo em si mesma. Então teremos a atuação de q1 e q3.

A fórmula do campo gerado por uma esfera é a seguinte:

Veja que q1 é negativo, então gera campo de aproximação. Então o campo que a esfera 1 exerce sobre q2 (E1) está para a esquerda da esfera 2.

Agora observe que q3 também é negativo, então também gera um campo de aproximação. Nesse caso, o campo que a esfera 3 exerce sobre q2 (E3) está para a direita da esfera 2.

O próximo passo é calcular cada um desses campos para encontrarmos o campo elétrico resultante.

E1 = k . 4.10-2

E3 = k . 4.10-2

Conclusão: os campos estão iguais em módulo. Quando isso acontece, E3 anula E1. Então o campo resultante na esfera 2 é nulo:

ER = E1 – E3

ER = 0

Isso significa que q2 está em equilíbrio. Nesse caso, a força elétrica (Fel) que atua sobre essa esfera também seria nula.

Espero que você tenha entendido um pouco melhor como resolver exercícios de campo elétrico resultante. E se você tiver dúvidas sobre esse e outros conteúdos, vou te fazer um convite: Que tal fazer parte do meu curso extensivo de física 2022?

Lá, o pessoal já está estudando sobre Campo Elétrico Resultante, mas com muitas vantagens, como:🔹 Estudo dirigido da teoria com slides e material de apoio pra você baixar e até imprimir se quiser;🔹 Lista de Exercícios separados por dificuldade: Básico, Intermediário e Avançado;🔹 Monitoria individual pra você tirar suas dúvidas sobre o assunto, caso tenha dúvidas no exercícios por exemplo;🔹 Telegram de estudos exclusivo comigo e com outros alunos como você;

🔹 Encontros ao vivo em grupo pra batermos um papo sobre física.

Última postagem

Tag