Quando se estudam os seres vivos podem-se agrupar os níveis biológicos na seguinte sequência

Ecologia 01) Considerando o sistema binominal de nomenclatura, o nome científico CORRETO do gato doméstico é escrito do seguinte modo: 03) Qual das categorias ecológicas citadas abaixo é constituída por indivíduos da mesma espécie? a) Comunidade a) FELIS CATUS. b) População b) Felis Catus. c) Ecossistema c) Felis catus. d) Bioma d) Felis Catus. 02) Lineu, em 1935, publicou um trabalho, no qual apresentava um plano para classificação de seres vivos. Nele estavam propostos o emprego de palavras latinas e o uso de categorias de classificação hierarquizadas. Deve-se também a Lineu a regra de nomenclatura hinominal para identificar cada organismo. Nesta regra, entre outras recomendações, fica estabelecido que devemos escrever: 04) Numa comunidade convivem várias espécies de gramíneas, sapo, coruja, gavião, cobra e decompositores. Esses organismos NÃO podem formar uma cadeia alimentar porque, entre eles, não há: a) Produtores; b) Consumidores primários; c) Consumidores secundários; a) Em primeiro lugar a espécie e depois o filo. d) Consumidores terciários. b) Em primeiro lugar o gênero e depois a família. 05) quando se estudam os seres vivos, c) Em primeiro lugar a espécie e depois o gênero. seguinte seqüência: d) Em primeiro lugar o gênero e depois a espécie. 1 célula 2 tecido 4 sistema 5 organismo 6 população podem se agrupar os níveis biológicos na 3 órgão 7 comunidade 8ecossistma 9 biosfera 1 Os níveis que desrespeitam a ecologia (C) são: denominados a) 2-3-4-5 Os consumidores são heterótrofos, também pois não produzem seu alimento. b) 2-6-7-8 c) 1-3-5-8 08) Ecologia é o ramo da biologia que d) 6-7-8-9 estuda as relações entre os seres vivos e o ambiente. Quanto aos conceitos 06) Ao conjunto de indivíduos de uma tratados em ecologia marque (C) certo ou mesma espécie da-se o nome de:

(E) errado para


01) (Enem/2020 – 2ª aplicação) Gralha-do-cerrado (Cyanocorax cristatellus) é uma espécie de ave que tem um característico topete frontal alongado, plumagem azul-escura, parte posterior do pescoço e garganta pretos, barriga e ponta da cauda brancas.
Alcança até 35 centímetros de comprimento. A espécie é onívora e sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes, pequenos répteis e ovos de outras espécies de aves.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997 (adaptado).

Além das características morfológicas do animal, a descrição da gralha-do-cerrado diz respeito a seu

A) hábitat. B) ecótopo. C) nível trófico. D) nicho ecológico.

E) ecossistema.

02) (Facig /2017 – Medicina) Analise as alternativas a seguir. I. Organismo. II. Sistemas. III. Moléculas. IV. Átomos. V. Tecidos. VI. Órgãos.

VII. Células.

A alternativa que indica corretamente a sequência lógica dos níveis de organização dos seres vivos é: A) III, IV, VI, VII, V, I, II. B) IV, III, VII, V, VI, II, I. C) III, IV, VII, VI, V, I, II.

D) VII, III, IV, V, I, II, VI.

03) (Facig/2017 – Medicina) No pantanal, muitas espécies de aves, insetos, aranhas, mamíferos e plantas interagem entre si, e, embora só as plantas e os animais sejam mais fáceis de serem identificados, existem, ainda, muitos micro-organismos, importantes para a manutenção do equilíbrio do ambiente. Esses fatores bióticos representados pelos seres vivos que vivem no mesmo ambiente constituem um(a): A) Biosfera. B) População. C) Ecossistema.

D) Comunidade.

04) (UFLA) Suponha que em um terreno coberto de capim-gordura vivam saúvas, gafanhotos, pardais e ratos do campo. A partir dessas informações, podemos afirmar que nessa região estão presentes: A) seis populações. B) duas comunidades. C) cinco populações. D) seis comunidades.

E) dois ecossistemas.

05) (UFTPR) A Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul, ao longo dos seus 40 km de comprimento abriga em suas águas grande quantidade de plâncton que alimenta uma rica diversidade de peixes e aves. A flora é representada principalmente por espécies de solos arenosos com alto teor de sal, como a macela graúda, o brejo da praia e a espartina. São vistas também muitas aves migratórias que aproveitam a permanência para recuperar peso e estocar energia. Flamingos, batuíras, colheiros, maçaricos brancos, gansos marinhos e cisnes de pescoço-preto são facilmente observados voando em bandos ou isolados. O texto acima refere-se a: A) uma população. B) uma sucessão. C) um bioma. D) um nicho ecológico.

E) uma comunidade.

06) (UFPA/2016) Em relação aos níveis de organização de um ser vivo, a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2, 3 e 4, sendo Célula → (1) → (2) → Sistema → (3) → (4) → Comunidade, é A) 1 – tecido, 2 – órgão, 3 – corpo, 4 – espécie. B) 1 – órgão, 2 – tecido, 3 – organismo, 4 – ecossistema. C) 1 – tecido, 2 – órgão, 3 – organismo, 4 – população. D) 1 – organela, 2 – tecido, 3 – corpo, 4 – população.

E) 1 – organela, 2 – órgão, 3 – tecido, 4 – órgão.

07) (Mackenzie/2015) Há espécies de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti em que machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém na hora de se alimentar, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta de frutas ou outros vegetais adocicados. Assim, podemos afirmar que o macho e a fêmea A) ocupam nichos ecológicos diferentes, porém o mesmo habitat. B) ocupam o mesmo nicho ecológico, porém com habitats diferentes. C) ambos ocupam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat. D) são consumidores de primeira ordem.

E) são consumidores de segunda ordem.

08) (Enem/2012) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n.174, Nov.2006 (adaptado).

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu A) habitat B) biótopo C) nível trófico D) nicho ecológico

E) potencial biótico.

Gabarito das Questões sobre Conceitos Básicos de Ecologia

01) Além das características morfológicas do animal, o texto faz uma breve citação do modo de vida da gralha-do-cerrado, principalmente, com relação ao hábito alimentar. Assim, a descrição apresentada corresponde ao nicho ecológico da ave.
Resp.: D

02) A sequência dos níveis de organização dos seres vivos é a seguinte: Átomos – moléculas – células – tecidos – sistemas – organismo – população – comunidade – ecossistema.

Resp.: B

03) O conjunto de todos os seres vivos que vivem em uma determinada área formam a comunidade (ou biocenose).
Resp.: D

04) No ambiente citado há 5 populações: a de capim gordura, a de saúvas (que são formigas cortadeiras), a de pardais, a de gafanhotos e a de ratos.
Resp.: C

05) O enunciado enfatiza os seres vivos que são encontrados na Lagoa do Peixe; ao conjunto desses seres vivos, tem-se uma comunidade.
Resp.: E

06) Relembrando a questão de número 01, os níveis de organização dos seres vivos obedece à seguinte sequência: Átomos – moléculas – células – tecidos – sistemas – organismo – população – comunidade – ecossistema.

Resp.: C

07) Machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, o que indica a ocorrência de habitat comum entre eles. Como têm comportamentos alimentares diferentes, o nicho ecológico deles é diferente.
Resp.: A

  • Vestibular e ENEM: receba informações e material gratuito no WhatsApp

08) A questão descreve o modo de vida do tamanduá , o que corresponde ao seu nicho ecológico.
Resp.: D

Considerando os níveis de organização dos seres vivos tem-se a seguinte sequência, em ordem crescente de complexidade: Célula –> Tecido –> Órgão –> Sistema –> Indivíduo –> População –> Comunidade –> Ecossistema.

Quais são os níveis de organização biológica como eles nos ajudam?

Tecido: Células e substância intercelular que interagem para realizar suas funções. Órgão: Conjunto de tecidos que interagem para a execução das suas funções. Sistema: Conjunto de órgãos. Organismo: Conjunto de sistemas.

Quais são os 5 níveis de organização do corpo humano?

O corpo humano é formado por estruturas simples como as células, até as mais complexas como os órgãos. O nível de organização do corpo humano é a seguinte: células, tecidos, órgãos, sistemas e organismo. Cada uma dessas estruturas consiste em um nível hierárquico até a formação de todo o organismo.

Por que os seres vivos são organizados por níveis?

Os sistemas vivos podem ser organizados em níveis estruturais de complexidade crescente, sendo que cada nível possui características próprias, não existentes em níveis anteriores, chamadas emergentes, resultantes do próprio aumento de complexidade. ... Célula — é a unidade morfofisiológica dos seres vivos.

Como são os seres vivos estão organizados?

Todos os seres vivos são organizados a nível celular. As células podem se reproduzir e fazem funções vitais como respiração, nutrição e hidratação. Além disso, dependendo do tipo de célula, ela pode ter muitas organelas (como as células eucariontes) ou poucas organelas (como as procariontes).

Qual o nível de organização dos seres vivos mais complexos de todos?

Resposta: Biosfera! Explicação: Os níveis de organização são um modo de agrupar diferentes componentes da vida de acordo com o nível de complexidade.

Quais são os principais níveis de organização dos seres vivos ordene os do mais simples para o mais complexo?

A ordem é a seguinte: Átomo, molécula, biomolécula, macromolécula, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistemas e biosfera. Essa é a ordem da menor parte para a maior da organização dos seres vivos individuais, ou seja, são as partes que formam todos os seres vivos.

Como é a organização celular dos seres vivos?

No interior das células, ocorrem todas as reações químicas dos seres vivos. ... As células organizadas formam os tecidos, que se reúnem para formar os órgãos. A reunião de vários órgãos que funcionam em conjunto constitui um sistema ou aparelho.

Qual é o nível de organização dos nutrientes que você começou a estudar?

Sendo assim podemos dizer que teremos: Átomos - moléculas- orgânulos- células- tecidos - órgãos - sistema- organismo- população- comunidade- ecossistema - biosfera. Espero ter ajudado em algo!

Quais são os níveis de organização dos componentes bióticos?

Os níveis de organização em Ecologia são, basicamente, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera.

O que é nível de organização?

Os níveis de organização em biologia são a forma hierárquica das estruturas biológicas. Essa organização estrutura-se com base em um nível mais baixo (átomo) e segue até um mais elevado (biosfera). ... A seguir, apresentamos cada nível presente na organização biológica.

Qual é o nível de organização dos seres pluricelulares?

A ordem é a seguinte: Átomo, molécula, biomolécula, macromolécula, célula, tecido, órgão, sistema, organismo, população, comunidade, ecossistemas e biosfera. Essa é a ordem da menor parte para a maior da organização dos seres vivos individuais, ou seja, são as partes que formam todos os seres vivos.

Qual o menor nível de organização dos seres vivos?

Célula: é a menor unidade funcional de um organismo. É composta por moléculas e organelas (no caso dos eucariontes) diferentes. Há indivíduos inteiros compostos por uma única célula e indivíduos compostos por várias células. Neste último caso, cada célula desempenha funções diferentes.

Como a vida se organiza?

Tecidos: são conjuntos de células especializadas que formam um órgão. Órgãos: formados pelos tecidos, desempenham funções fundamentais para os seres vivos. Sistemas: grupo de órgãos integrados que trabalham em conjunto na realização de alguma função vital. Organismos: são conjuntos de sistemas.

Quais são os níveis de organização dos seres vivos multicelulares?

Células- >Tecidos- >órgãos- >sistemas-> organismos-> espécie- >comunidades- >população-> biosfera.

É possível classificar os seres vivos em diferentes níveis organizacionais?

É possível classificar os seres vivos em diferentes níveis organizacionais, des de os mais simples até os mais complexos. Neste sentido, a notícia acima faz referência a um nível organizacional que compreende a a) presença de organismos da mesma espécie em uma determinada área geográfica, em um determinado tempo.

Quais são os animais multicelulares?

Agora, os pluricelulares são os seres constituídos por diversas células e que tem diferenciação entre elas, fazendo assim com que seja capaz de formar tecidos. Animais e plantas são exemplos de pluricelulares. E algas e fungos são exemplos de multicelulares.

Quais são os níveis hierárquicos da vida?

Átomo, Molécula, Organela, Célula, Tecido, Órgãos, Sistema, Indivíduo.

Quando se estudam os seres vivos podem se agrupar os níveis biológicos?

(PUC-RS)Quando se estudam os seres vivos, podem-se agrupar os níveis biológicos na seguinte sequência: 1. célula. ... organismo.

Qual é a sequência correta de níveis na hierarquia da vida de cima para baixo a partir de um animal individual?

Resposta. Letra D - Sistema nervoso, cérebro, tecido nervoso, célula nervosa.

Qual a estrutura essencial para a manutenção da vida?

Resposta: A estrutura fundamental para a manutenção da vida é a célula. Mais precisamente, o código genético presente no interior dela, que armazena informações necessárias para produção de proteínas essenciais para formação dos seres vivos.

Quais fatores são necessários para o surgimento e a manutenção da vida?

A Terra é uma planeta que deu certo: a abundância de água e de carbono foram essenciais para o surgimento da vida por aqui. A distância do Sol, as camadas da atmosfera, a gravidade, a temperatura média, a influência da Lua e várias outras características são ideais para a manutenção dos seres vivos.

Quais são os quatro elementos químicos indispensáveis para a manutenção da vida como nós conhecemos?

Os 4 principais elementos químicos para o corpo humano são: hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e carbono. ... Pode-se dizer que os elementos mais importantes para a vida humana são:oxigênio, hidrogênio, carbono, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cloro, magnésio, ferro e iodo.

Como é possível a manutenção da vida durante a noite?

Resposta: A manutenção da vida a noite se dá por meio de uma reserva que podemos fazer produzindo além do que precisa,assim garantindo uma folga para passar a noite, o nosso sistema tem a capacidade de moldar nosso metabolismo assim mudando seu desenvolvimento para efetuar processos durante a noite.

O que é manutenção da vida?

Resposta. Resposta: manutenção da vida: fluxo de energia e matéria - Cadeia e Teia Alimentar. ... No meio ambiente, os seres vivos interagem entre si, transferindo matéria e energia por meio de nutrição.

Quais são os elementos necessários para a existência de vida como a conhecemos?

Olá, Os elementos necessários para a vida na terra são os seguintes: Primeiramente, temos o Hidrogênio H que é um dos componentes básicos para a formação da água. ... Também temos outros elementos importantes para a vida, tal como o cálcio, enxofre, sódio e vários outros.

Quais são as condições físicas elementos químicos necessários para a existência de vida como a conhecemos?

As três condições químicas e físicas essenciais para a formação e a existência da vida como a conhecemos são a presença de substâncias orgânicos à base de carbono (como os aminoácidos, por exemplo), a presença de uma fonte de calor (que pode ser proveniente da luz solar ou do magma incandescente do centro do planeta) e ...

Quais os elementos que são os ingredientes básicos da vida como a conhecemos?

Elementos químicos majoritários

  • Carbono. Constitui aproximadamente 18% do organismo humano. ...
  • Oxigênio e Hidrogênio. O oxigênio corresponde a 65% e o hidrogênio compõe 10% do organismo. ...
  • Nitrogênio. Constitui cerca de 3% do organismo. ...
  • Cálcio e Fósforo. ...
  • Enxofre e sódio. ...
  • Potássio e cloro. ...
  • Ferro e cobre. ...
  • Zinco.

O que é um elemento essencial?

Os elementos minerais essenciais são: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, ferro, manganésio, zinco, cobre, molibidênio e níquel. ... Os macronutrientes N, K, Ca, Mg, P, e S, fazem parte de moléculas essenciais, são necessários em grandes quantidades e tem função estrutural (Tabela 1).

Quais os 4 elementos fundamentais para a vida na Terra?

Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.

Última postagem

Tag