A destruição mencionada nesse texto pode trazer consequências como

Questão 1

O aquecimento global é um processo caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta. Ele é consequência da intensificação de qual fenômeno natural do planeta?

a) Destruição da camada de ozônio

b) Inversão térmica

c) Efeito estufa

d) Chuva ácida

e) Eutrofização

Questão 2

O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.

a) Derretimento das calotas polares

b) Aumento da ocorrência de terremotos

c) Mudanças nos regimes de chuvas

d) Aumento dos níveis dos oceanos

e) Aumento da ocorrência de furacões

Questão 3

(PUC-RIO) O aquecimento global é considerado por inúmeros cientistas como um fenômeno provocado pelo homem em função do desequilíbrio causado no ciclo do carbono. Considerando que esses cientistas estejam certos, é correto afirmar que:

a) Mecanismos que aumentam o sequestro de carbono por organismos autotróficos reduzem a disponibilidade do monóxido de carbono na atmosfera, contribuindo para a diminuição do efeito estufa.

b) A liberação do gás carbônico na atmosfera em decorrência de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, é feita a uma velocidade muito maior do que sua assimilação pela fotossíntese.

c) O aumento da concentração de gás carbônico na atmosfera está sendo provocado, principalmente, pela diminuição no sequestro do carbono pelos organismos fotossintetizantes.

d) As queimadas florestais são a principal causa do aquecimento global.

e) Os países pobres, em geral, contribuem mais para o aquecimento global que os países ricos.

Questão 4

(UNAMA) Cientistas acreditam que o reflorestamento e o plantio de árvores em áreas sem vegetação podem contribuir para minimizar o aquecimento global. A redução desse aquecimento ocorreria porque:

a) diminuiria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, que seria utilizado pela fotossíntese.

b) aumentaria a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera, liberado pela respiração celular.

c) a expansão das florestas seria inibida, em longo prazo, pelo excesso de gás carbônico liberado.

d) diminuiria o efeito estufa, com a liberação de gás carbônico, em decorrência da expansão da cobertura vegetal.

Questão 5

A biodiversidade é afetada de diferentes formas pelo aquecimento global. Sobre o tema, analise as alternativas abaixo e marque a incorreta.

a) Muitas espécies podem entrar em extinção em decorrência do aquecimento global.

b) O urso-polar é um grande símbolo na luta contra o aquecimento global, em decorrência do aumento exagerado de indivíduos, causado pelo aumento de alimentos disponíveis no oceano, fato que leva à competição.

c) O aquecimento global pode desencadear um aumento de epidemias no planeta, uma vez que ambientes quentes favorecem a multiplicação de vários vetores, como o Aedes aegypti.

d) Secas e chuvas inesperadas podem afetar a reprodução de uma série de espécies de plantas.

e) Anfíbios são amplamente afetados pelo aquecimento global, pois necessitam de ambientes aquáticos para sua sobrevivência e reprodução.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”

O aquecimento global acontece quando a quantidade de gases do efeito estufa aumenta, intensificando esse processo natural e ocasionando o aumento da temperatura do planeta.

Resposta Questão 2

Alternativa “b”

A ocorrência de terremotos não se relaciona com o aumento da temperatura do planeta, e sim com a movimentação de placas tectônicas.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”

Apesar de os organismos fotossintetizantes utilizarem gás carbônico no processo de fotossíntese, eles não conseguem utilizar esse gás com a mesma velocidade em que ele é liberado atualmente.

Resposta Questão 4

Alternativa “a”

Os organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico para realização da fotossíntese.

Resposta Questão 5

Alternativa “b”

Os ursos-polares são afetados negativamente com o aquecimento global, em decorrência do degelo das áreas em que vivem. O degelo leva a uma dificuldade maior de captura de alimento. Há, inclusive, estudos que mostram que o canibalismo entre essa espécie aumentou nos últimos anos.


Estes exercícios sobre chuva ácida envolvem os óxidos que reagem com a água e formam esse fenômeno, quais são as suas consequências e as reações envolvidas.

Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça em Exercícios de Química

Questão 1

(Univali-SC) A chuva ácida é um fenômeno químico resultante do contato entre o vapor d’água existente no ar, o dióxido de enxofre e os óxidos de nitrogênio. O enxofre é liberado, principalmente, por indústrias de veículos e usinas termoelétricas movidas a carvão e a óleo; os óxidos de nitrogênio, por automóveis e fertilizantes.

Ambos reagem com o vapor de água, originando, respectivamente, os ácidos sulfuroso, sulfídrico e sulfúrico, e o ácido nítrico. Esses elementos se precipitam, então, na forma de chuva, neve, orvalho ou geada, na chamada chuva ácida.

Dentre os efeitos da chuva ácida estão a corrosão de equipamentos e a degradação das plantas, solos e lagos. O contato com os ácidos é prejudicial, podendo causar, por exemplo, doenças respiratórias.

As fórmulas dos ácidos citados no texto acima, respectivamente, são:

a) H2S, H2SO4, H2SO3, HNO3.

b) H2SO3, H2SO4, H2S, HNO2.

c) HSO4, HS, H2SO4, HNO3.

d) HNO3, H2SO4, H2S, H2SO3.

e) H2SO3, H2S, H2SO4, HNO3.

Questão 2

(Vunesp-SP) Sabe-se que a chuva ácida é formada pela dissolução, na água da chuva, de óxidos ácidos presentes na atmosfera. Entre os pares de óxidos relacionados, qual é constituído apenas por óxidos que provocam a chuva ácida?

a) Na2O e NO2

b) CO2 e MgO

c) CO2 e SO3

d) CO e NO2

e) CO e NO

Questão 3

(Enem- MEC- 2011) Em 1872, Robert Angus Smith criou o termo “chuva ácida”, descrevendo precipitações ácidas em Manchester após a Revolução Industrial. Trata-se do acúmulo demasiado de dióxido de carbono e enxofre na atmosfera que, ao reagirem com compostos dessa camada, formam gotículas de chuva ácida e partículas de aerossóis. A chuva ácida não necessariamente ocorre no local poluidor, pois tais poluentes, ao serem lançados na atmosfera, são levados pelos ventos, podendo provocar a reação em regiões distantes. A água de forma pura apresenta pH 7 e, ao contatar agentes poluidores, reage modificando seu pH para 5,6 e até menos que isso, o que provoca reações, deixando consequências.

Disponível em: http://www.brasilescola.com. Acesso em: 18 maio 2010 (adaptado).

O texto aponta para um fenômeno atmosférico causador de graves problemas ao meio ambiente: a chuva ácida (pluviosidade com pH baixo). Esse fenômeno tem como consequência

a) a corrosão de metais, pinturas, monumentos históricos, destruição da cobertura vegetal e acidificação de lagos.

b) a diminuição do aquecimento global, já que esse tipo de chuva retira poluentes da atmosfera.

c) a destruição da fauna e da flora e redução dos recursos hídricos, com o assoreamento dos rios.

d) as enchentes, que atrapalham a vida do cidadão urbano, corroendo, em curto prazo, automóveis e fios de cobre da rede elétrica.

d) a degradação da terra nas regiões semiáridas, localizadas, em sua maioria, no Nordeste do nosso país.

Questão 4

A chuva ácida provoca sérios prejuízos. Dentre eles, podemos citar a destruição de monumentos históricos feitos de calcário, mármore, cimentos, metais e outros materiais. Isso ocorre porque a chuva ácida contém ácido sulfúrico e ácido nítrico, que reagem com o carbonato de cálcio (CaCO3) e com o ferro (Fe). A ação do ácido sulfúrico presente na chuva ácida sobre o mármore pode ser representada por:

a) CaCO3(s) + H2O(l)→ CO2(g) + CaOH(s) + H2O(l)

b) CaCO3(s) + H2O(l) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g)

c) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + H2O(l)+ CO2(g)

d) CaCO3(s) + H2SO4(aq) → Ca2SO4(s) + CO2(g)

e) CaCO3(s) + H2SO4(aq)→ Ca2SO4(s) + H2O(l)

Questão 5

A chuva ácida forma-se porque existem na atmosfera alguns óxidos que, ao entrarem em contato com a água, formam ácidos. Dentre as substâncias passíveis de formar ácidos quando adicionadas à água, podemos citar:

a) CaO.

b) H2O2.

c) MgO.

d) SO3.

e) Al2O3.

Questão 6

A queima de carvão e de combustíveis fósseis libera uma grande quantidade de óxidos para a atmosfera, que reagem com a chuva, tornando-a ácida, com pH igual ou inferior a 5,6. Qual das alternativas abaixo não representa a dissolução de óxidos que formam a chuva ácida:

a) CaO(g) + H2O(l) → Ca(OH)2(aq)

b) CO2(g) + H2O(l)→ H2CO3(aq)

c) NO2(g) + H2O(l)→ HNO2(aq) + HNO3(aq)

d) SO2(g) + H2O(l)→ HSO3(aq)

e) SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq)

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “e”.

Ácido sulfuroso: H2SO3;

Ácido sulfídrico: H2S;

Ácido sulfúrico: H2SO4;

Ácido nítrico: HNO3.

Resposta Questão 2

Alternativa c”.

O CO2 reage com a água e forma solução ácida, sendo responsável pela acidez natural da chuva em ambientes não poluídos. O SO3 reage com a água, formando ácido sulfúrico, e é um dos principais responsáveis por diminuir o pH da chuva a níveis perigosos para o ambiente.

Resposta Questão 3

Alternativa “a”.

Resposta Questão 4

Alternativa “c”.

Resposta Questão 5

Alternativa “d”.

O único óxido ácido apresentado é o trióxido de enxofre, que, ao reagir com a água, forma o ácido sulfúrico: SO3(g) + H2O(l)→ H2SO4(aq).

Resposta Questão 6

Alternativa “a”.

O CaO é um óxido básico. Quando ele reage com a água, origina uma base, o hidróxido de cálcio.


Quais são as principais consequências da destruição dessa camada para o planeta?

Consequências da destruição da Camada de Ozônio Sem a proteção da camada de ozônio, teríamos uma diminuição na taxa de crescimento das plantas, que fariam menos fotossíntese. Os raios ultravioletas também prejudicam o desenvolvimento de organismos aquáticos e reduz a produtividade do fitoplâncton.

Quais são as consequências da diminuição da camada de ozônio?

Impactos sobre o organismo humano1: envelhecimento precoce, mutação genética, problemas no sistema imunológico e câncer de pele. Impacto sobre as plantas: A grande quantidade de raios ultravioleta pode comprometer o processo de fotossíntese, impactando o sistema nutritivo das plantas e o seu crescimento.

O que destrói a camada de ozônio Brainly?

A principal causa é a reação química dos CFCs (clorofluorcarbonos) com o ozônio. Estes CFCs estão presentes, principalmente, em aerossóis, ar condicionado, gás de geladeira, espumas plásticas e raios ultravioletas, quebrando as ligações e destruindo suas moléculas.

O que está fazendo o ozônio desaparecer hoje em dia a atmosfera?

Resposta verificada por especialistas A maior parte das falhas na camada de ozônio ocorrem por conta do excesso de clorofluorcarbono eliminado pelos aerossois, geladeiras, ar condicionado e outros equipamentos.