Quais as características qualitativas das informações financeiras?

Os relatórios contábeis, fornecem informações sobre os recursos e fenômenos econômicos, financeiros e patrimoniais das entidades. Esses relatórios, ou demonstrações contábeis, tendem a ser úteis, para diversos usuários, além dos próprios gestores para tomadas de decisões, interessa aos credores, aos financiadores, potenciais investidores, empregados, entre outros.

Para que as informações contidas nos relatórios contábeis sejam úteis, devem estar revestidas de características qualitativas, nesse sentido, as informações prestadas nos relatórios devem ser relevantes e representar fidedignamente aquilo que pretendem representar, ainda, a utilidade das informações é aumentada se forem comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis. As características qualitativas da informação contábil são ou fundamentais, ou de melhoria.

As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.

  • Relevância: informações financeiras relevantes são capazes de fazer diferença nas decisões tomadas pelos usuários, se tiverem valor preditivo (avaliações que possibilitam tomadas de decisões, estabelecimento de estratégias futuras) ou valor confirmatório (feedback sobre fenômenos passados).
  • Representação fidedigna: para ser uma representação perfeitamente fidedigna, a representação tem três características. Ela é completa, neutra e isenta de erros. Obviamente, a perfeição raramente ou nunca é atingida. O objetivo é maximizar essas qualidades tanto quanto possível.

Informações que forem relevantes e tenham a sua representação fidedigna, tem a utilidade ampliada se apresentarem as características qualitativas de melhoria: Comparabilidade, capacidade de verificação, tempestividade e compreensibilidade. As características qualitativas de melhoria podem também ajudar a determinar qual de duas formas deve ser utilizada para representar determinado fenômeno caso se considere que ambas fornecem informações igualmente relevantes e representação igualmente fidedigna desse fenômeno.

  • Comparabilidade: a comparabilidade consiste na possibilidade de observação de fenômenos na mesma empresa em diversos períodos ao longo de alguns anos, ou a observação de fenômenos que ocorram em empresas do mesmo segmento econômico.
  • Capacidade de verificação:  a capacidade de verificação significa que diferentes observadores podem chegar ao consenso a respeito das informações qualitativas e quantitativas apresentadas nos relatórios. Ressaltando que as análises mais complexas, requerem conhecimentos a respeito da ciência contábil por parte dos observadores.
  • Tempestividade: a tempestividade significa disponibilizar informações aos tomadores de decisões a tempo para que sejam capazes de influenciar suas decisões. De modo geral, quanto mais antiga a informação, menos útil ela é.
  • Compreensibilidade: classificar, caracterizar e apresentar informações de modo claro e conciso as torna compreensíveis. Alguns fenômenos são inerentemente complexos e pode não ser possível tornar a sua compreensão fácil.  Porém, excluir informações sobre fenômenos complexos dos relatórios financeiros pode tornar mais fácil a compreensão, mas apresentar dados distorcidos e não mais representar informação fidedigna.

Ao aplicar as características qualitativas das informações contábeis para que tenham utilidade, deve se ter em mente que o objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações financeiras sobre os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas das entidades para que sejam úteis aos usuários das demonstrações contábeis na avaliação das perspectivas futuras, bem como o diagnóstico sobre fenômenos passados.

Fonte: PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 00 (R2) ESTRUTURA CONCEITUAL PARA RELATÓRIO FINANCEIRO

http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/573_CPC00(R2).pdf

Ester Marlene Kurtz é Mestre em Contabilidade pela UFPR, professora na Faculdade Estácio Curitiba.

Contatos: E-mail:

  • Relevância e Materialidade

A Relevância, aplicada à Informação Financeira, avalia o impacto da informação nos utentes. Tem em conta as decisões destes e a avaliação que estes fizeram da informação. A Relevância da informação está intimamente ligada ao tempo; quanto mais demorado o lançamento de determinados dados, menor o valor da relevância.

A Materialidade é uma divisão da Relevância que mede o impacto desta. Normalmente, mede o impacto em termos materiais, isto é, quais foram os impactos materiais e financeiros quando a informação financeira foi providenciada aos utentes.

  • Fiabilidade

A fiabilidade avalia a capacidade da informação de estar livre de erros, omissões e juízos prévios, aquando da sua disponibilização aos utentes. Os dados devem também estar correctamente expostos, sendo a informação financeira mostrada não somente na sua forma legal mas na sua substância e realidade económica. Está intimamente ligada à Relevância, pois, quanto mais correcta for a informação, melhor será utilizada pelos utentes.

  • Comparabilidade

A Comparabilidade é a qualidade da informação de poder ser comparada. Isto significa que a informação deve ser apresentada de uma forma normalizada, de modo a melhor poder ser compreendida e comparada com outros dados pelos utentes.

  • Compreensibilidade

Esta característica, introduzida pelo Sistema de Normalização Contabilística, determina a capacidade da informação financeira de ser compreendida pelos utentes.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Informa%C3%A7%C3%A3o_Financeira#Caracter.C3.ADsticas_Qualitativas_da_Informa.C3.A7.C3.A3o_Financeira , acedido a 15 de Março de 2009

Quais são as características qualitativas das informações financeiras?

C As características qualitativas fundamentais da informação contábil-financeira útil são relevância e representação fidedigna.

O que é e quais são as características qualitativas da informação contábil

As características qualitativas da informação contábil são ou fundamentais, ou de melhoria. As características qualitativas fundamentais são relevância e representação fidedigna.

Quais são as características qualitativas de melhoria da informação contábil

A utilidade da informação contábil-financeira é melhorada se ela for comparável, verificável, tempestiva e compreensível. fidedigna. ➢ Características qualitativas de melhoria: comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.

Quais são as características qualitativas de informações financeiras conforme o CPC 00?

O CPC 00 possui duas características qualitativas fundamentais: a Relevância e a Representação Fidedigna. Estas são consideradas como fundamentais, pois são peças primordiais em qualquer relatório contábil-financeiro.