Quem sofre de ácido úrico pode comer pão?

Permitidos Consumo moderado Proibidos Frutas, frutas secas e verduras Ervilha, feijão, soja, milho, lentilha, grão-de-bico Molhos, caldos de carne, extrato de carne Pão, arroz, macarrão e farinha de trigo brancos Aspargos, couve-flor, espinafre Carnes vermelhas, carnes brancas, salsicha, linguiça, bacon, presunto Leite, iogurte, manteiga e queijos Cogumelos Vísceras como fígado, rins e moela Ovos Cereais integrais: farinha integral, pão integral, farelo de trigo, aveia Peixes com muita gordura: anchovas, sardinhas, salmão, cavala, truta, arenque Chocolate e cacau — Mariscos: caranguejo, camarão, mexilhões, ovas e caviar Café e chás — Bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja

Para eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, você deve consumir alimentos como cenoura, limão e laranja

Você sabia que o ácido úrico pode ser muito prejudicial à saúde? Ele é gerado pela digestão de proteínas e costuma ser eliminado através do xixi. No entanto, em alguns casos, é possível que ele fique acumulado no organismo, causando uma série de problemas (gota, cálculo renal ou até mesmo infarto e AVC). Para que você não corra o risco de contrair uma doença grave por conta dessa substância, nós listamos 6 alimentos que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo. Confira!

1. Pepino ajuda a hidratar o corpo e a eliminar as toxinas

Muito usado no preparo de saladas, sucos e sanduíches, o pepino é um fruto que traz vários benefícios para a saúde. Ele é composto 96% por água e, justamente por isso, ajuda a hidratar o corpo e a eliminar as toxinas. Ao consumir receitas com pepino no dia a dia você faz uma desintoxicação do organismo e elimina o excesso de ácido úrico.

2. Cenoura atua como alcalinizante, eliminando o excesso de ácido úrico

Além de ser fonte de betacaroteno (um importante antioxidante), vitaminas e minerais importantes, a cenoura também atua como alcalinizante. Ou seja, ela consegue eliminar bem o ácido úrico e diferentes toxinas presentes no sangue. Uma boa dica é fazer um suco com cenoura, pepino, frutas e outros vegetais ricos em vitaminas e antioxidantes. Que tal?

3. Limão funciona como ingrediente detox

Você já deve ter visto por aí receitas detox envolvendo o limão: sucos, chás e até mesmo saladas que conseguem limpar bem o organismo. Essa fruta cítrica realmente possui uma quantidade grande de antioxidantes, tem alto teor de água e ajuda a diminuir o nível de ácido úrico no organismo. Legal, né?

4. Alho também ajuda a eliminar as toxinas do corpo

Muita gente não sabe, mas além de funcionar como ótimo tempero o alho fornece antioxidantes, possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e traz outros benefícios ao organismo. Ele também ajuda a eliminar as toxinas (inclusive o ácido úrico) do sangue, a regular o colesterol e a pressão arterial. Interessante, né?

A nossa sugestão é fazer uma solução caseira para limpar e fortalecer o organismo: em um copo de água fria, coloque um ou dois dentes de alho cru e, então, amasse-os para liberar todas as substâncias benéficas na água. Depois, é só tomar como um remédio! Muitas pessoas fazem isso para desintoxicar o organismo no dia a dia. No entanto, antes de adotar esse hábito, lembre-se de consultar um médico ou nutricionista, ok?

5. Alcachofra é fonte de vitamina C, fibras e ajuda a eliminar o ácido úrico do sangue

Muitas pessoas conhecem a alcachofra por sua capacidade de auxiliar na perda de peso. No entanto, esse vegetal traz muitos mais benefícios do que aparenta: é fonte de fibras, potássio, magnésio, vitamina C e ácido fólico (vitamina B9). Além disso, a alcachofra é altamente diurética, ajuda a eliminar as toxinas (o ácido úrico) e a diminuir inchaço. Por isso, a nossa sugestão é tentar usá-la com mais frequência quando for preparar saladas e outros pratos que utilizem o ingrediente.

6. Laranja contribui para a desintoxicação do sangue

Assim como o limão, a laranja faz parte do grupo de frutas cítricas que ajudam a eliminar as toxinas do sangue. Fonte de vitamina C e antioxidantes, a laranja é um dos alimentos que mais contribui na hora de tirar o excesso de ácido úrico do organismo. Além de comê-la in natura, você pode fazer sucos, saladas, vitaminas e até mesmo molhinhos. Que tal?

As purinas são tipos de base nucleotídicas que formam nossa cadeia de DNA, são encontradas em uma variedade de alimentos e do metabolismo das purinas é que se forma o ácido úrico em nosso organismo. Parte dele é eliminada através da urina e o restante permanece circulando em nosso sangue. 

No entanto, diversos fatores podem causar a elevação das taxas dessa substância na corrente sanguínea, o que pode trazer consequências mais graves, como infarto, acidente vascular cerebral e gota (doença inflamatória que acomete as articulações).

Os fatores genéticos desempenham um papel importante na patogênese da gota e na regulação dos níveis séricos de ácido úrico. Uma comorbidade da gota é a obesidade. Embora a perda de peso pareça ser protetora, a cetose associada ao jejum ou a dieta pobre em carboidratos também pode precipitar uma crise de gota.

A hipertensão arterial e o uso de diuréticos também são fatores de risco. Estudos epidemiológicos sugerem uma associação entre a gota e a dislipidemia, diabetes mellitus e síndrome de resistência à insulina.

Embora a gota seja tradicionalmente tratada com uma dieta com restrição de purinas, os fármacos têm substituído em grande parte a necessidade de restrição rígida da dieta.

Confira alimentos para controlar o Ácido Úrico

Em relação aos alimentos que ajudam a controlar o ácido úrico, existem muitas opções para incluir na dieta. A seguir, confira algumas delas.

Líquidos

Deve-se encorajar a ingestão elevada de líquidos (8 a 16 copos de líquido/dia, pelo menos a metade de água) para ajudar na excreção de ácido úrico e minimizar a possibilidade de formação de cálculos renais.

Laticínios com baixo teor de Gordura

Leites e iogurtes desnatados ou semidesnatados e queijos brancos, por exemplo, são alimentos com baixo teor de gordura que podem ser indicados na dietoterapia para prevenção e controle do ácido úrico elevado, evitando as crises de gota que podem acometer os pacientes.

Proteínas Vegetais 

Parecem ser protetores, possivelmente devido ao efeito das cinzas alcalinas destes alimentos.

Gota quais alimentos ajudam a controlar o ácido úrico

Além disso, para controlar os níveis de ácido úrico no organismo é importante beber bastante água, praticar atividade física, não consumir alimentos com teor elevado de purina, evitar bebidas alcoólicas e aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal.

Controle os níveis de ácido úrico com alimentação 

A Dra. Diana Ruffato é nutricionista especializada em doenças e auxilia os pacientes na adoção de uma dieta equilibrada, saudável e prazerosa que possibilite a prevenção, o tratamento e o controle de doenças, como a gota. Para mais informações, agende uma consulta e uma avaliação individual do seu caso.

Quem tem ácido úrico alto pode comer pão?

Os alimentos que devem ser evitados são principalmente os carboidratos refinados, como pão branco, açúcar e farinhas, as carnes vermelhas, as vísceras e os frutos do mar.

Qual o melhor café da manhã para quem tem ácido úrico?

Exemplo de dieta para ácida úrico elevado Café da manhã: As opções incluem sucos ricos em vitamina C como o de laranja, um café preto ou um copo de água.

Que tipo de pão quem tem gota pode comer?

Dieta do Ácido Úrico.

Que tipo de comida que faz baixar o ácido úrico?

De uma maneira geral, o mais indicado para o tratamento no controle do índice de ácido úrico é preferir alimentos menos industrializados, seguir uma dieta balanceada e saudável, rica em leite e derivados, frutas e verduras e esquecer o consumo de bebidas alcoólicas – incluindo a cerveja, que é rica em purina.