Como calcular a bissetriz de um ângulo

a bissetriz é um segmento de reta que parte do vértice do ângulo, dividindo-o exatamente na metade. Para traçar a bissetriz, é só dividir a medida do ângulo por 2.

O que é uma bissetriz de um ângulo?

Bissetriz também é um segmento de reta com origem em um dos vértices do triângulo com a outra extremidade no lado oposto a esse vértice. Sendo que ela divide ao meio o ângulo correspondente ao vértice. Veja o exemplo: AS é um segmento de reta que dividiu o ângulo  em duas partes iguais.

Quando traçamos a bissetriz de um ângulo?

quando traçamos a bissetriz de um ângulo ela o divide em dois outros ângulos que são congruentes entre si além disso podemos dizer que esses mesmo dois ângulos são adjntes.

Qual é a bissetriz do ângulo AÔB?

semirreta é denominada bissetriz do ângulo AÔB. Assim: Bissetriz de um ângulo é a semirreta com origem no vértice desse ângulo e que o divide em dois outros ângulos congruentes (iguais).

Qual a bissetriz de um ângulo de 60 graus?

Explicação passo-a-passo: Bissetriz de um ângulo é o segmento de reta que irá dividi-lo em duas partes iguais. Assim, a bissetriz do ângulo de 60° irá dividi-lo em duas partes iguais,de 30°.

O que é 60 graus?

Ângulo de 60 graus. Dado uma semi-reta BC, construir uma semi-reta BA de forma que o ângulo formado entre elas seja de 60 graus. O triângulo ABC é eqüilátero pois AB = AC = BC e num triângulo eqüilátero todos os ângulos internos são iguais a 60º.

Qual a medida de um ângulo de 60?

Então podemos afirmar que a medida do angulo ''x'', é o angulo de 60° mais ele mesmo e que resulta em 90°.

Qual o complemento de um ângulo de 60 graus?

antes de falar a resposta devemos lembrar que complemento e quando os dois graus somam 90°...... agora para saber o complemento de 60° e fazer 90°-60°=30°.

Qual a medida do ângulo FDE?

h) FDE mede 110° pois é suplementar a ADE. i) 180°. j) 180°. k) Eles não possuem a mesma medida, porém possuem um ponto comum (o ponto D) o que os torna consecutivos e estão localizados na mesma linha (por isso colineares).

Como se acha a medida de um ângulo?

A medida de um ângulo é dada pela medida de sua abertura. A unidade padrão de medida de um ângulo é o grau, cujo símbolo é º. Tomando um ângulo raso ou de meia-volta e dividindo-o em 180 partes iguais, determinamos 180 ângulos de mesma medida.

Qual é a medida do ângulo FBG?

Como fazer um ângulo de 60 graus com esquadro?

sem o movimentar, encoste o outro esquadro em um de seus lados. deslize o esquadro de 60º usando o segundo como referência. troque o segundo esquadro de posição apoiando o lado do ângulo de 60º posicione o esquadro e trace a linha de 60º à primeira.

Como é um ângulo de 90 graus?

O ângulo reto tem medida de 90º graus. O ângulo obtuso tem medida maior que 90º graus.

Como se faz um ângulo de 90 graus?

Ângulo de 90º Dada uma reta r e um ponto P em r, construir a semi-reta que passa por P formando um ângulo de 90 graus com a reta r. Por construção o triângulo PP2P3 é eqüilátero e o ângulo P2PP1 = 60º .

Qual é a posição de 90 graus?

Os braços devem ser apoiados na cadeira e os cotovelos devem ficar em um ângulo reto (90 graus). ... Quando sentado em uma cadeira que rola e gira, não torça o quadril enquanto está sentado. Em vez disso, mova seu corpo em bloco. Ao levantar-se da posição sentada, evite dobrar para a frente (fletir a coluna).

Quanto vale um ângulo de 90 graus?

Tabela Trigonométrica (Ângulos em graus)

Ângulosenocoseno
800,98-0,09
850,990
9010,09
950,990,17

Qual o valor do seno de 90 graus?

Tabela trigonométrica até 90º

Ângulos em grausSenoCosseno
87°0,99860,0523
88°0,99940,0349
89°0,99980,0175
90°10

Você está em Ensino fundamental > Ângulos ▼

Observe a figura abaixo:

   
m (AÔC)  = m (CÔB) = 20º

Verifique que a semirreta 

divide o ângulo AÔB em dois ângulos (AÔC e CÔB) congruentes. Nesse caso, a semirreta 
é denominada bissetriz do ângulo AÔB.

Assim:

Bissetriz de um ângulo é a semirreta com origem no vértice desse ângulo e que o divide em dois outros ângulos congruentes.

Centramos o compasso em O e com uma abertura determinamos os pontos C e D sobre as semirretas

, respectivamente.

Centramos o compasso em C e D e com uma abertura superior à metade da distância de C  a D traçamos arcos que se cruzam em E.

Traçamos

, determinando assim a bissetriz de AÔB.

Como referenciar: "Ângulos" em Só Matemática. Virtuous Tecnologia da Informação, 1998-2022. Consultado em 05/08/2022 às 01:49. Disponível na Internet em //www.somatematica.com.br/fundam/angulos/angulos11.php

O teorema da bissetriz interna é aplicado em triângulos. Por meio dele, é possível demonstrar que ao traçar qualquer uma das bissetrizes internas desse polígono, elas dividirão o lado oposto em segmentos de reta que são proporcionais a seus lados adjacentes.

A partir do teorema da bissetriz interna é possível encontrar valores desconhecidos em um triângulo. Existe também o teorema da bissetriz externa. Como o nome sugere, ele está relacionado ao ângulo externo do triângulo.

Leia também: Quais são os pontos notáveis de um triângulo?

Resumo sobre teorema da bissetriz interna

  • O teorema da bissetriz interna é aplicado em triângulos.

  • Ele mostra que a bissetriz de um ângulo interno do triângulo divide o lado em segmentos proporcionais aos lados adjacentes.

  • Existe também o teorema da bissetriz externa, que mostra proporções parecidas relacionadas à bissetriz do ângulo externo do triângulo.

Videoaula sobre teorema da bissetriz interna

Para compreender o teorema, é importante compreender o que é a bissetriz, definida pela semirreta que divide um ângulo em duas partes congruentes.

Quando a bissetriz de um triângulo é delineada, a ideia é a mesma. A bissetriz de um ângulo interno do triângulo é um segmento de reta que divide aquele ao meio.

Note que, além de dividir o ângulo ao meio, a bissetriz divide a base do triângulo em dois segmentos, AD e DB. O teorema abordado a seguir mostra uma relação de proporcionalidade entre os segmentos e os lados AC e BC.

Leia também: Segmentos proporcionais — aqueles que apresentam relações de proporcionalidade entre si

Como é o teorema da bissetriz interna?

O teorema da bissetriz interna mostra que se traçarmos a bissetriz AD em um triângulo de lados ABC, encontraremos dois segmentos. A razão entre o lado AC e o segmento CD é igual à razão entre o lado AB e o segmento BD.

Demonstração do teorema da bissetriz interna

Dado o triângulo ABC, com bissetriz AD, delimitaremos o prolongamento do lado AB e um segmento CE paralelo à bissetriz do triângulo, como na imagem abaixo:

Pelo teorema de Tales, sabemos que a reta transversal forma segmentos proporcionais, então temos o seguinte:

Sendo x o ângulo conhecido, qual o valor dos ângulos internos do triângulo AEC?

A soma dos ângulos internos de um triângulo é sempre igual a 180°. Dessa forma, no triângulo ACE, calcula-se:

x + 180º – 2x + y = 180º

– x + y = 180° – 180°

– x + y = 0

y = x

Se o ângulo x e o ângulo y possuem a mesma medida, o triângulo ACE é isósceles. Logo, os segmentos AE e AC são congruentes. Trocando AE por AC na razão, fica provado que:

Exemplo:

Dado o triângulo a seguir, encontre o valor de x.

Resolução:

Analisando a imagem, nota-se que basta aplicar o teorema da bissetriz interna nesse triângulo. Montando as proporções, temos que:

Multiplicando de forma cruzada, calcula-se:

16x = 32 · 18

16x = 576

x = 576 : 16

x = 36

Diferença entre o teorema da bissetriz interna e o teorema da bissetriz externa

O teorema da bissetriz interna não é o único teorema envolvendo a bissetriz de um triângulo. Além dele, existe o teorema da bissetriz externa. Como o nome sugere, o teorema da bissetriz externa está ligado à bissetriz de um ângulo externo, diferentemente do teorema da bissetriz interna, que utiliza apenas os ângulos internos do triângulo.

Ambos os teoremas nos auxiliam a encontrar valores desconhecidos por meio da proporção. Assim, utilizamos o teorema que for mais conveniente de acordo com as informações já conhecidas.

Leia também: Congruência de triângulos — os casos em que eles apresentam medidas iguais

Exercícios resolvidos sobre teorema da bissetriz interna

Questão 1

Analisando o triângulo a seguir, podemos afirmar que o comprimento do lado AB é igual a

A) 15,0

B) 14,8

C) 13,5

D) 7,5

E) 6

Resolução:

Alternativa C

Sabemos que os segmentos são proporcionais. Portanto, montaremos a proporção e multiplicaremos de forma cruzada:

Conhecendo o valor de x, sabemos que o lado AB é igual a 2x + 3x – 1,5. Dessa forma, obtém-se o seguinte:

AB = 2x + 3x – 1,5

AB = 5x – 1,5

Substituindo x = 3:

AB = 5 · 3 – 1,5

AB = 15 – 1,5

AB = 13,5

Questão 2

(CFTMG 2015) O perímetro do triângulo ABC vale 120 cm e a bissetriz do ângulo  divide o lado oposto em dois segmentos de 18 cm e 22 cm, conforme a figura.

A medida do maior lado desse triângulo em centímetros é de:

A) 22

B) 36

C) 44

D) 52

Resolução:

Alternativa C

Sabemos que o perímetro do triângulo é de 120 cm, então:

c + b + 18 + 22 = 120

c + b = 120 – 40

c + b = 80

c = 80 – b

Pelo teorema da bissetriz interna, temos:

Analisando os lados, sabemos que b > c, pois:

c = 80 – b

c = 80 – 44

c = 36

Portanto, o maior lado desse triângulo mede 44 cm.

Última postagem

Tag