O que acontece quando uma lâmpada de natal queima

Uma árvore de Natal já iluminada deve-lhe poupar o tempo e trabalho de amarrar as luzes em torno da sua árvore artificial. Basta retirá-la de fora da caixa, ligar na tomada, e você está pronto para ornamentar a árvore com seus enfeites favoritos. Mas quando apenas a metade das luzes da árvore acendem, é uma experiência frustrante. Isso normalmente significa ter que encontrar uma lâmpada que queimou, o que é demorado. Para resolver o problema, respire fundo e comece com os passos mais básicos de resolução de problemas.

Uma conexão solta pode causar problemas, por isso assgure-se de que o cabo de alimentação esteja ligado a uma tomada AC. Procure deixar os plugs da árvore bem conectados. Olhe bem de perto para garantir que eles não estão obstruídos de algum modo. Por exemplo, uma das pontas artificiais foram agarradas pela conexão? Certifique-se de que cada soquete contém uma lâmpada. Se cada mecha de fio tiver um fusível, verifique se ele está queimado. Você encontrará o fusível no plug AC. As luzes devem ter vindo com fusíveis extras. A maioria das lojas que vendem conjunto de luzes também vendem fusíveis. Com as luzes desligadas da tomada, verifique os fios do filamento que não esta funcionando para garantir que nada foi cortado, danificado ou desgastado.

Lâmpadas queimadas

Se esses passos simples não resolverem seu problema, então provavelmente o problema são lâmpadas queimadas, soltas ou danificadas. Luzes natalinas requerem que todas lâmpadas funcionem dentro de uma secção de luzes. Se uma não funcionar, a corrente elétrica que flui através da seção é interrompida. Você terá que encontrar a lâmpada ou as lâmpadas que estão causando o problema. As luzes de natal normalmente vêm com várias lâmpadas para substituição.

Você pode usar uma ferramenta para achar as lâmpadas queimadas sem precisar remover cada uma.Light Keeper Pro, disponível em lojas de ferragens e onde as luzes são vendidas, testa cada lâmpada com uma pequena corrente de eletricidade. Isto abre a corrente para o resto das lâmpadas. A lâmpada ruim permanece escura e então é facilmente substituída. O dispositivo não danificará as lâmpadas boas.

Fixe as lâmpadas firmemente no soquete

Se for preciso verificar cada lâmpada individualmente, tenha certeza de que elas estejam bem encaixadas nos soquetes. Tenha cuidado para não quebrá-las. Enquanto estiver inspecionando, procure por quaisquer danos nas lâmpadas. A lâmpada queimada pode estar descolorida. (Pode também aparentar completamente normal.) Se você achar uma lâmpada danificada ou queimada, substitua-a.

Verifique a fiação

Se as luzes ainda assim não funcionarem, remova cada lâmpada. Cuidadosamente inspecione a parte inferior de cada lâmpada para confirmar se os fios dos contatos não estão quebrados, faltando, tortos ou danificados. É importante que as lâmpadas sejam trocadas corretamente. Uma lâmpada solta pode causar os mesmos problemas de uma lâmpada queimada.

Entre em contato com o fabricante

Por fim, se você não encontrar nenhuma lâmpada queimada ou danificada, entre em contato com o fabricante ou revendedor que você comprou a árvore. Eles devem ser capazes de fornecer uma secção para substituição.

Todo mundo sente que falta alguma coisa. Tem para quem seja o reconhecimento de um trabalho árduo, para quem pareça que o mundo não escuta e para quem só gostaria de se aninhar no silêncio. Tem quem sinta falta do ócio e quem deseje por tudo o que é mais sagrado uma agenda completa.

Para alguns faz falta o amor, para outros o espaço. Uns sentem o buraco existencial de não ter amigos, outros clamam por um pouco de solidão para se encarar no espelho com verdade.

O que falta faz doer lugares que nós que não sabíamos que existiam. É como se, em um pisca-pisca inteiro, uma luzinha só estivesse queimada. E ela, aquela maldita escuridãozinha no meio de tanto brilho, fizesse mais sentido do que centenas de focos de luz. O que falta é maior do que o que há.

Esmagar a frieza do que falta não é fazer inúmeras tentativas de preencher o espaço – atitude essa, aliás, que pode fazer com que ele aumente ainda mais. A luzinha apagada exerce sobre nós quase uma adoração: como se, ao contrário do que acontece na vida real, fosse ela a única que brilhasse.

Nossas faltas criam uma percepção errada e tola de que aquilo é tudo o que precisávamos para ser feliz. De que abriríamos mão de tudo para que aquela luzinha, tão importante e única, voltasse a brilhar. Ficamos cegos para o movimento da vida: talvez, quando ela se acender, outra vá queimar. E aí aquela passará a ser a mais importante.

Quando temos um amor, nossa falta é de amigos. Quando não temos um trabalho, nossa escuridão é um emprego. Quando nos fartamos da preguiça, nos falta energia para os exercícios.

Exceto pelos monges budistas e pelos extremamente conscientes, é impossível que todas as luzes da nossa vida estejam acesas ao mesmo tempo. Todo mundo sente faltas. Você não é o único que está vendo a ausência de algo, alguém ou algum sentimento como o fim do mundo. Estamos (quase) todos.

O que podemos fazer é olhar com mais carinho para tudo o que está aceso, vibrante e muitas vezes invisível. Estender a gratidão de uma hashtag para um sentimento verdadeiro, sublime, único. Mais importante do que qualquer outro. Porque uma luzinha apagada não pode apagar o Natal que celebra a nossa renascença todos os dias.

Atualmente os chamados pisca-pisca de Natal em quase sua totalidade utilizam LEDs. Porém até pouco tempo atrás eles eram constituídos de pequenas lâmpadas incandescentes. Quando eles dão defeito, não precisam ir para o lixo, tenho uma solução. Essas pequenas lâmpadas funcionam com baixas tensões, de cerca de 6 Volts até 12 Volts dependendo do modelo. Então o que acha de reaproveitar elas.

Essas pequenas lâmpadas podem ser usadas em mostradores de painel indicando o seu funcionamento. Elas podem também ser utilizadas dentro de olhos de boi com defeito. Basta abrir o mesmo, retirar a lâmpada velha e adaptar essa nova.

No caso do circuito pisca-pisca, ele funciona com as lâmpadas ligadas em série. Dessa forma, quando uma queima, todas do circuito param de funcionar. Mas nem por isso elas estão com defeito.
Assim sendo, quando mexer nas lâmpadas no próximo Natal, veja com outros olhos.

Meu nome é Alex Baroni. Sou músico e professor do curso de eletrônica para áudio – Curso Baroni.

Perigos-com-pisca-pisca-decoração-Natal

Por trás de toda beleza das microlâmpadas natalinas pode haver um grande perigo

?? difícil encontrar alguém que não se encante com as cores, os brilhos e os encantos do Natal. ?? tempo de decorar casas, escritórios, lojas, praças… Não importa se a decoração é simples ou sofisticada, uma coisa que nunca falta num cenário natalino são as luzes piscando nas árvores, janelas e onde mais a imaginação permitir.

Mas por trás de todo esse encanto se esconde um grande perigo: as microlâmpadas de Natal, mais conhecidas como ???pisca-pisca???.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no Brasil, as luminárias natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro Nº27/00. Como não são certificadas, não há o ???selo do Inmetro???, mas elas devem atender aos requisitos obrigatórios informados em português (tensão, corrente, potência máxima do conjunto e o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador). Os produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e os plugues devem atender ao padrão brasileiro (com pinos de 4 mm).

No momento da compra, o consumidor também pode fazer um teste simples no pisca-pisca. Basta passar um ímã sobre o produto ??? se ele fixar na peça, é sinal de que há material ferroso, o que é proibido, pois pode causar curto-circuito e, consequentemente, risco de incêndio.

Fique atento ao uso do produto em local próximo de água ou até mesmo umidade. A água é condutora de energia e em contato com as lâmpadas podem levar a eletricidade ao corpo humano, causando choque elétrico que, em alguns casos, pode ser fatal. Dessa forma, se você for decorar ambientes externo ou usar árvores de Natal naturais ??? que precisam ser regadas ??? fique atento, pois já existe no mercado produtos destinados a esse uso, como o pisca-pisca com LED (Light Emitting Diode).

Ao trocar uma lâmpada, certifique-se de que as lâmpadas possuem a mesma voltagem. Esse cuidado é importante para evitar o risco de superaquecimento e possibilidade de fogo.

?? importante adquirir produtos em estabelecimentos formais e sempre exigir a Nota Fiscal ao final da compra. Vale lembrar que manter o pisca-pisca ligado impacta na conta de luz no fim do mês. Sendo assim, comparar as informações sobre sua potência elétrica na embalagem dos produtos pode representar uma boa economia. Essa informação é dada em Watts (W). Quanto maior for a potência, maior será o consumo de energia elétrica.

Ao decorar uma árvore em casas com crianças pequenas, tenha especial cuidado para evitar enfeites afiados, pesados ou possíveis de quebrar. Mantenha enfeites com pequenas partes removíveis fora do alcance de crianças. Recomenda-se evitar, também, enfeites que lembram doces ou alimentos que podem seduzir uma criança a comê-los.

  • Cuidados com a sua residência

E para se precaver de algum possível acidente ao seu imóvel com o uso de pisca-pisca, como danos elétricos, incêndios e explosões, faça um Seguro Residencial da Humber Seguros e evite maiores prejuízos.

Saiba mais sobre o
Seguro Residêncial

Última postagem

Tag