O que sao adverbios comparativos e superlativos

Como já sabe, os adjetivos e advérbios têm diferentes graus. Neste artigo, explicámos o que é o grau superlativo de adjetivos e advérbios.

No artigo desta semana, damos-lhe a conhecer o grau comparativo de adjetivos e advérbios que, tal como o nome indica, permite-nos fazer comparações (por exemplo, entre pessoas, entre objetos…). Leia o artigo e pratique este conteúdo com as atividades que preparámos para si!

Grau comparativo de adjetivos e advérbios: formação

Em português, o grau comparativo de adjetivos e advérbios divide-se em grau comparativo de superioridade, grau comparativo de igualdade e grau comparativo de inferioridade. O grau comparativo de inferioridade é menos utilizado do que o grau comparativo de superioridade (Nota: nesta frase, usámos o grau comparativo de inferioridade!). Veja como pode fazer comparações de adjetivos e advérbios regulares.

GRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE
MAIS + ADJETIVO/ADVÉRBIO + DO QUE
EXEMPLO: O Paulo é mais alto do que o Pedro.
GRAU COMPARATIVO DE IGUALDADE
TÃO + ADJETIVO/ADVÉRBIO + COMO
EXEMPLO: Eu canto tão bem como tu.
GRAU COMPARATIVO DE INFERIORIDADE
MENOS + ADJETIVO/ADVÉRBIO + DO QUE
EXEMPLO:
Este livro é menos interessante do que aquele livro.

No grau comparativo de superioridade existem alguns adjetivos e advérbios irregulares. Veja quais são na tabela abaixo apresentada.

ADJETIVOS/ADVÉRBIOSGRAU COMPARATIVO DE SUPERIORIDADEEXEMPLOS
GRANDEMAIORA Lúcia é maior do que a sua irmã.
BOM/BEMMELHORO bolo da mãe é melhor do que o bolo da avó.
MAU/MALPIOREste concerto foi pior do que o concerto da semana passada.

Hora de praticar!

Agora que já conhece as regras de formação do grau comparativo dos adjetivos e advérbios em português, realize a atividade que se segue.

Esperamos que tenha gostado de conhecer melhor as regras de formação deste grau de adjetivos e advérbios em português. Continue a praticar este e outros conteúdos gramaticais com os recursos didáticos do Falar Português (clique aqui). Para receber mais novidades e conteúdos exclusivos, subscreva a newsletter do Falar Português!

Observe as orações a seguir:

(1) Levantou tão cedo quanto eu.

(2) Levantou mais cedo do que eu.

(3) Levantou menos cedo do que eu.

Nota-se que cada uma estabelece uma relação de sentido diferente com os termos que a compõe. Assim, em (1), percebe-se que há uma comparação em nível de igualdade construída pelo advérbio “cedo”. Em (2), o mesmo advérbio constrói uma relação de superioridade e, em (3), de inferioridade. Isso acontece porque essa classe de palavras pode manifestar-se em dois graus na língua portuguesa: o comparativo (representado nas orações acima) e o superlativo. Vamos analisar a estrutura dessas variações de grau neste texto

a) de igualdade:

Exemplo:

Agiu tão violentamente quanto eles.

Andava tão depressa quanto nós.

b) de superioridade:

Exemplo:

Ele falava mais bondosamente (do) que o diretor.

Agiram mais generosamente (do) que da última vez.

c) de inferioridade:

Exemplo:

Caminhava menos calmamente (do) que eu.

Terminou o projeto menos cedo (do) que eu.

a) absoluto analítico: formado pela anteposição ao advérbio de outro advérbio de intensidade.

Exemplo:

Acordei muito cedo.

Ele estava bastante calmo.

b) absoluto sintético: formado pelo acréscimo do sufixo – íssimo.

Exemplo:

Estava irritadíssimo com aquela conversa.

Jorge é educadíssimo.

Publicado por Mariana Rigonatto

02-03-2020

Adjetivos e advérbios tem formulários chamados comparativo e superlativo que são usados ​​para comparações. Como diminutivo adjetivos (com uma sílaba ou duas sílabas terminando em -y ou -le) e uma sílaba advérbios , adicione a desinência -er para o comparativo e -est para o superlativo .



Aqui, o que é um advérbio comparativo e superlativo?

Com curto advérbios que não termina em -ly comparativo e superlativo formulários são idênticos aos adjetivos: adicione -er para formar o comparativo e -est para formar o superlativo . Se o advérbio termina em e, remova-o antes de adicionar o final. Advérbio .

Além disso, qual é a forma comparativa de um advérbio? Um adjetivo ou advérbio é transformado na forma comparativa de uma de duas maneiras. A forma como é usado depende do número de sílabas que o adjetivo ou advérbio tem: mais uma sílaba adjetivos e os advérbios recebem a desinência -er. Duas sílabas adjetivos terminando em y forma o comparativo tomando a desinência -er.

Além disso, o que é um adjetivo comparativo e superlativo?

Adjetivos comparativos e superlativos . Adjetivo Fichas de trabalho. UMA adjetivo comparativo é usado para comparar duas coisas. UMA adjetivo superlativo é usado quando você compara três ou mais coisas. Por exemplo, olhando para maçãs, você pode comparar seu tamanho, determinando qual é grande, qual é maior e qual é maior.

Como você usa advérbios comparativos?

Existem três maneiras básicas de fazer ou "formar" um advérbio comparativo:

  1. Advérbios de uma sílaba: add -er. Se um advérbio tem apenas uma sílaba, geralmente adicionamos -er para torná-lo comparativo: rápido → mais rápido.
  2. Advérbios de duas sílabas: use mais.
  3. Advérbios irregulares.

32 perguntas relacionadas com respostas encontradas

A forma comparativa de “feliz” é “mais feliz”; a forma comparativa de “bom” é “melhor”; a forma comparativa de "claramente" é "mais clara".

O que são advérbios comparativos e superlativos? Comparativo positivo Superlativo alto mais alto mais alto rápido mais rápido mais rápido bem melhor melhor

apressadamente (comparativo com mais pressa, superlativo com mais pressa) De maneira apressada.


Um advérbio superlativo é usado para comparar três ou mais pessoas, lugares ou coisas. É usado para afirmar que a ação realizada é o mais alto grau dentro de um grupo ou de sua espécie. Às vezes, eles são precedidos pela palavra “o”, mas nem sempre. Exemplo de advérbio superlativo: Bobby fala o mais alto de todos os meninos.

Os graus comparativo e superlativo são formados pela adição do sufixo -er e -est aos adjetivos e advérbios com uma única consoante como desinência. Comparativo e superlativo. Superlativo comparativo de palavras mais cedo mais cedo

Adjetivos comparativos são usados ​​para comparar um substantivo com outro substantivo. Nesses casos, apenas dois itens estão sendo comparados. Por exemplo, alguém pode dizer que "o pássaro azul está com mais raiva do que o tordo." Adjetivos superlativos são usados ​​para comparar três ou mais substantivos.


Exemplos de adjetivos superlativos Adjetivo Comparativo Superlativo bom melhor o melhor mau pior pior o pior muito mais longe quanto mais longe pouco menos menos

É um adjetivo que leva uma comparação ao mais alto grau. Enquanto um adjetivo comparativo descreve a diferença entre dois itens, um adjetivo superlativo compara três ou mais substantivos. Por exemplo: a comida da minha mãe é a melhor da família.

Existem três formas de adjetivos e advérbios usados ​​para mostrar vários graus de comparação: o positivo, o comparativo e o superlativo. A forma positiva é usada quando não há comparação direta com nada específico, mas é usada para oferecer uma comparação ampla ou geral.


A maioria dos adjetivos tem três formas diferentes para mostrar graus de comparação - o positivo, o comparativo e o superlativo.

Resposta e explicação: A forma superlativa do adjetivo 'bela' é 'mais bonita', não 'mais bonita'.

Exemplos de comparativos em uma frase uma análise comparativa dos papéis das mulheres em diferentes culturas A forma comparativa de “feliz” é “mais feliz”; a forma comparativa de “bom” é “melhor”; a forma comparativa de "claramente" é "mais clara". Substantivo “mais alto” é o comparativo de “alto”.


Os três graus de adjetivos são positivos, comparativos e superlativos. Os graus comparativo e superlativo são usados ​​para comparar entre dois ou mais assuntos ou objetos.

A inclusão de formas flexionadas em -er e -est nas entradas de adjetivo e advérbio não significa nada mais sobre o uso de mais e mais com esses adjetivos e advérbios do que seus graus comparativos e superlativos podem ser expressos de qualquer maneira: mais preguiçoso ou mais preguiçoso; mais preguiçoso ou mais preguiçoso.

Última postagem

Tag