O que tomar para infecção intestinal

A infecção intestinal pode surgir de 30 minutos a 3 dias após o consumo de um alimento contaminado, seja ele por bactérias, fungos ou também vírus. Assim como a infecção estomacal, é um problema que requer cuidados básicos para evitar o agravamento da questão. Ao longo do nosso conteúdo de hoje você vai entender os sintomas e o que fazer para tratar a infecção intestinal. Boa leitura.

Entenda a infecção intestinal

As infecções intestinais são nada mais que, como o próprio nome diz, uma infecção causada pela presença de algum agente nos tecidos intestinais. Esse agente (patogênico) pode ser qualquer tipo de microorganismo que causa doença na região, como parasitas, fungos, vírus e bactérias.

Podem entrar no corpo de diversas formas, como pela ingestão de alimentos e água contaminados. Pode acontecer também por higiene inadequada. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente cerca de 2 milhões de crianças no mundo morrem por conta de doenças que causam diarréia aguda, como a infecção intestinal, por exemplo.

Além do mais, idosos, crianças e pessoas com sistema imunológico mais fracos podem apresentar a tendência de contrair o problema. Desta forma, é fundamental que esse grupo tome cuidados redobrados, buscando o médico ao notar qualquer mudança no organismo.

Como acontece o diagnóstico?

A infecção intestinal é um problema que, muitas vezes, é negligenciado pelo portador. Isso acontece já que grande parte das pessoas acredita ser apenas uma diarreia simples e não busca por auxílio médico.

Mas em casos mais graves – ou quando o paciente percebe que o problema é mais sério -, o diagnóstico normalmente é feito através de exames e relatos do paciente.

E os sintomas, quais são?

Os sintomas podem surgir em até 72 horas após a contaminação e podem durar cerca de 4 dias – conforme o tipo de contaminação e a causa da mesma.

Dentre os principais sintomas estão:

  • Náuseas;
  • Febre e calafrios;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Cólica;
  • Dor nos músculos – principalmente na região abdominal;
  • Perda de apetite;
  • Mal-estar.

Informações relevantes:

– O tratamento varia em função do agente que causou o problema. Desta forma, cada tipo de infecção pode ser tratada de uma maneira. Mas de modo geral, inclui repouso, hidratação e medicamentos específicos;
– Em hipótese alguma busque pela automedicação. Lembre-se sempre de que você pode apenas esconder os sintomas e tornar a doença mais grave futuramente.

Esperamos que o conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco sobre esse problema que atinge grande parte da população. Se foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais e informe outras pessoas sobre o assunto. Até o próximo conteúdo!

Tempo de leitura: 3 minutos

As infecções intestinais são uma das condições mais comuns que podem se apresentar, principalmente na infância. No entanto, adolescentes e adultos não estão isentos. Isso pode ser causado por um vírus, parasita ou bactéria presente tanto no meio ambiente quanto na comida ou água que comemos. Estar atento aos seus sintomas é fundamental para agir rapidamente e procurar um gastroenterologista em Madureira, pois em alguns casos, pode ser perigoso.

Como prevenir infecções intestinais?

As infecções intestinais são muito comuns e podem ser causadas por diversos agentes e condições, como, por exemplo:

  • Vírus transmitidos de pessoa para pessoa ou através do meio ambiente;
  • Bactérias ingeridas por meio de alimentos que não foram devidamente lavados ou tratados, ou em água que não é potável. Eles também podem estar presentes em nossas mãos se não realizarmos uma higiene adequada ou em objetos que entram em contato com o solo e depois passam para a nossa boca;
  • Parasitas presentes em alimentos ou água não potável. Eles também podem ser transmitidos pelo contato com fezes ou resíduos infectados.

Ou seja, para prevenir uma infecção intestinal, tomar medidas extremas de higiene, lavar e tratar bem os alimentos, principalmente os de origem vegetal, e sempre lavar as mãos ao ir ao banheiro ou ao entrar em contato com fezes de animais é fundamental.

Quais são os sintomas dessa condição e quando procurar um gastroenterologista em Madureira?

As infecções intestinais geralmente são caracterizadas por cólicas abdominais e desconforto seguido por diarreia. Outros sintomas podem incluir:

  • Náusea e vômito;
  • Febre;
  • Perda de apetite
  • Dores musculares
  • Desidratação
  • Dor de cabeça
  • Muco ou sangue nas fezes
  • Gases e inchaço;
  • Perda de peso;
  • Dor de estômago que pode variar de leve a intensa;
  • Cansaço e apatia;
  • Constipação severa.

Nestes casos, é muito importante manter o paciente hidratado, principalmente quando ocorrem vômitos e diarreia intensa. Além disso, quando há suspeita de infecção, é recomendável consultar um gastroenterologista em Madureira, sobretudo se você:

  • Já vomitou 3 ou mais vezes por dia;
  • Sofre com diarréias que duram mais de 48 horas ou quando apresenta sangue ou muco;
  • Apresentar os outros sintomas listados acima, como dor abdominal, distensão abdominal ou febre.

Como é feito o tratamento?

Muitos casos de infecções intestinais melhoram sem tratamento ou intervenção médica. Assim, medidas de autocuidado são o tratamento recomendado. Sim, é isso mesmo! Uma pessoa pode ajudar seu sistema imunológico a combater a infecção em casa, descansando bastante e bebendo muita água.

No entanto, outros casos, principalmente de infecções parasitárias, exigem prescrição de medicamentos. O gastroenterologista em Madureira pode ajudar a determinar se você ou seu filho precisam de antibióticos.

Além disso, ele também pode recomendar que você fique longe de alimentos ricos em fibras que podem piorar a diarreia. Bem como medicamentos de venda livre que neutralizam o ácido do estômago ou que tratam náuseas, dores abdominais e outros sintomas.

Agende a sua consulta no Rio Norte Saúde!

Acontece do nada, quando você menos espera: em um minuto você está bem e no próximo começa a suar enquanto sente dores por toda a sua barriga. Vômito, diarréia e outros sintomas aparecem e você começa a ficar preocupado(a). Embora seja algo relativamente comum, é importante procurar um gastroenterologista em Madureira para ter o correto diagnóstico e seguir um plano de tratamento adequado.

Por isso, agende agora mesmo a sua consulta na Rio Norte Saúde! Somos uma policlínica completa que segue todos os protocolos de segurança no combate à COVID-19!

A gastroenterite bacteriana, ou infecção intestinal, acontece quando as bactérias causam uma infecção no intestino. Isso causa inflamação no estômago e nos intestinos. A infecção intestinal também pode apresentar sintomas como vômitos, cólicas abdominais severas e diarreia.

Embora os vírus causem muitas infecções gastrointestinais, as infecções bacterianas também são comuns. Algumas pessoas chamam essa infecção de “intoxicação alimentar”.

A infecção intestinal pode resultar da falta de higiene. A infecção também pode ocorrer após contato próximo com animais ou consumir alimentos ou água contaminada com bactérias (ou as substâncias tóxicas que as bactérias produzem).

Quais são os Sintomas da Infecção Intestinal?

Sintomas de infecção intestinal variam dependendo das bactérias que causam a infecção. Os sintomas podem incluir:

Ligue para o seu médico se os sintomas não melhorarem depois de cinco dias (dois dias para crianças). Se uma criança com mais de três meses continuar vomitando após 12 horas, chame um médico. Se um bebê com menos de três meses tiver diarreia ou vômito, chame seu médico.

Como Funciona o Tratamento Para Infecção Intestinal?

O tratamento é feito para manter você hidratado e evitar complicações. É importante não perder muito sal, como sódio e potássio. Seu corpo precisa deles em certos valores para funcionar corretamente.

Se você tiver um caso sério de gastroenterite bacteriana, você pode ser admitido no hospital e receber líquidos e sais por via intravenosa. Antibióticos são geralmente reservados para os casos mais graves.

Remédios caseiros para casos leves

Se você tiver um caso mais leve, poderá tratar sua doença em casa. Tente o seguinte:

  • Beba líquidos regularmente ao longo do dia, especialmente após episódios de diarréia.
  • Coma pouco e com frequência e inclua alguns alimentos salgados.
  • Consumir alimentos ou bebidas com potássio, como suco de frutas e bananas.
  • Não tome medicamentos sem perguntar ao seu médico.
  • Vá para o hospital se você não puder manter nenhum fluido para baixo.

Alguns ingredientes que você pode ter em casa podem ajudar a manter seus eletrólitos equilibrados e tratar a diarreia. O gengibre pode ajudar a combater a infecção e tornar a dor abdominal ou abdominal menos grave. O vinagre de maçã e manjericão também podem acalmar o seu estômago, bem como fortalecer o seu estômago contra futuras infecções.

Evite comer laticínios, frutas ou alimentos ricos em fibras para evitar que a diarreia piore.

Medicamentos sem receita que neutralizam o ácido do estômago podem ajudar a combater essas infecções. Medicamentos que tratam sintomas como diarreia, náusea e dores abdominais podem ajudar a aliviar o estresse e a dor da infecção. Não tome tratamentos sem receita, a menos que seu médico lhe diga para fazer isso.

Quais são as Causas da Infecção Bacteriana?

Várias bactérias podem causar gastroenterite, incluindo:

  • yersinia, encontrada na carne de porco
  • staphylococcus, encontrado em produtos lácteos, carne e ovos
  • shigella, encontrada na água (geralmente piscinas)
  • salmonela, encontrada na carne, produtos lácteos e ovos
  • campylobacter, encontrado em carnes e aves
  • E. coli, encontrada em carne moída e saladas

Os surtos de gastroenterite bacteriana podem acontecer quando os restaurantes servem comida contaminada a muitas pessoas. Um surto também pode desencadear recalls de produtos e outros alimentos.

A gastroenterite bacteriana pode ser facilmente transmitida de pessoa para pessoa, se alguém carrega a bactéria em suas mãos. Toda vez que uma pessoa infectada com essa bactéria toca alimentos, objetos ou outras pessoas, corre o risco de espalhar a infecção para outras pessoas. Você pode até mesmo fazer com que a infecção entre em seu próprio corpo se tocar seus olhos, boca ou outras partes abertas do seu corpo com as mãos infectadas.

Você corre um risco especial para essas infecções se você viaja muito ou mora em uma área lotada. Lavar as mãos com frequência e usar desinfetante para as mãos com mais de 60% de álcool pode ajudar a evitar a captura de infecções das pessoas ao seu redor.

Como Prevenir a Infecção Intestinal?

Se você já tem gastroenterite, tome precauções de segurança para evitar espalhar as bactérias para outras pessoas.

Lave as mãos depois de usar o banheiro e antes de manusear os alimentos. Não prepare comida para outras pessoas até que seus sintomas melhorem. Evite contato próximo com outras pessoas durante sua doença. Depois que seus sintomas pararem, tente esperar pelo menos 48 horas antes de voltar ao trabalho.

Você também pode ajudar a prevenir infecções por gastroenterite bacteriana evitando leite não pasteurizado, carne crua ou crustáceos crus. Use tábuas de corte e utensílios separados para carnes cruas e cozidas ao preparar as refeições. Lave bem as saladas e os legumes. Certifique-se de armazenar alimentos em temperaturas muito quentes ou muito frias, se você for armazená-los por mais de duas horas.

Outras medidas preventivas incluem:

  • mantendo sua cozinha consistentemente limpa
  • lavar as mãos depois de usar o banheiro, antes de manusear alimentos diferentes, depois de tocar em animais e antes de comer
  • beber água engarrafada ao viajar para o exterior e receber vacinas recomendadas

Quais são os Fatores de Risco da Infecção Intestinal?

Se você tem um sistema imunológico fraco devido a uma condição ou tratamento existente, você pode ter um risco maior de gastroenterite bacteriana. O risco também aumenta se você tomar medicamentos que diminuam a acidez estomacal.

Lidar com comida incorretamente também pode aumentar o risco de gastroenterite bacteriana. Alimentos que são mal cozidos, armazenados por muito tempo à temperatura ambiente, ou não reaquecidos também podem ajudar na disseminação e sobrevivência das bactérias.

Bactérias podem produzir substâncias nocivas conhecidas como toxinas. Essas toxinas podem permanecer mesmo após o reaquecimento da comida.

Como o Diagnóstico da Infecção Intestinal é Obtido?

Seu médico fará perguntas sobre sua doença e verificará sinais de desidratação e dor abdominal. Para descobrir qual bactéria está causando sua infecção, talvez seja necessário fornecer uma amostra de fezes para análise.

Seu médico também pode coletar uma amostra de sangue para verificar se há desidratação.

Quais são as Complicações da Infecção Intestinal?

As infecções por gastroenterite bacteriana raramente causam complicações em adultos saudáveis ​​e geralmente duram menos de uma semana. Idosos ou crianças muito pequenas são mais vulneráveis ​​a sintomas de gastroenterite e correm maior risco de complicações. Esses indivíduos devem ser monitorados de perto, pois podem precisar de cuidados médicos.

As complicações dessas infecções incluem febre alta, dores musculares e incapacidade de controlar seus movimentos intestinais. Algumas infecções bacterianas podem causar falha nos rins, sangramento no trato intestinal e anemia.

Algumas infecções graves deixadas sem tratamento podem causar danos cerebrais e morte. A busca rápida de tratamento para gastroenterite bacteriana diminui o risco de ter essas complicações.

RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Receba nossos novos artigos em seu e-mail e fique sempre informado, é grátis!

Última postagem

Tag