Por que estalar os ossos

Durante a rotina do home office, o desconforto bate após horas sentado em frente ao computador e aí começa as tentativas de encontrar uma nova posição confortável. O ‘destrave’ repentino quase sempre é acompanhado por estalos das diversas articulações. Seja por movimento voluntário ao se espreguiçar ou involuntariamente, será que o estalo é prejudicial? E de onde vem aquele som? O LeiaJá entrevistou ortopedistas para derrubar alguns mitos sobre o assunto.

"Às vezes a pessoa tá em uma posição que a articulação tá um pouquinho fora do lugar. Então quando você estala é como se a articulação 'entrasse' no lugar", comentou o presidente da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE), Dr. Carlos Vicente Andreoli.

O estalo é decorrente do movimento da articulação a partir do atrito entre dois ossos ou de um osso com o ligamento, por exemplo. Na maioria das vezes, ele é indolor e pode sinalizar certa 'frouxidão' articular, o que resulta na sensação de conforto após a manobra.

Articulações podem ficar grossas?

Esse alívio é ainda maior em casos de retrações ou tensões musculares, acrescentou o ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Dr. Sergio Piedade, que desmistificou que o estalo pode deformar ou engrossar as articulações de forma permanente.

Contudo, pontuou que pessoas mais compulsivas podem sofrer desgaste. "Manobras mais enérgicas podem levar ao estresse capsular ligamentar que leva a entorse e uma resposta inflamatória".

Dr. Andreoli destaca que tornar o estalo um hábito recorrente pode trazer dores à região e um inchaço momentâneo. "Uma pessoa que fica estalando o dedo o dia inteiro, várias vezes ao dia, pode ocasionar o desgaste da articulação gerando uma inflamação, que pode só inchar ou machucar a cartilagem de dentro".

O ortopedista lembra que é importante passar por uma avaliação médica em sinais de estalos dolorosos, pois podem ser um precedente para osteocondromas, um crescimento benigno do tecido que aumenta o atrito entre tendões e ligamentos.

"A gente faz uma radiografia para ver se tem algumas deformidades na articulação, no tecido ou alguma saliência óssea que acaba crescendo", recomendou. Piedade reforça que é importante ficar atento aos desconfortos e realizar alongamentos regulares.

Mas de onde vem o som?

"O jogo entre as estruturas que acaba provocando esse som", frisou Andreoli. O que causa o leve estampido é o resultado do movimento extra de torção. 

Esse movimento aumenta a distância entre as superfícies articulares e reduz a pressão interna da articulação ao gerar o alongamento da cápsula que as reveste, explica o Dr. Piedade, que concluiu que o estalo acaba liberando gases presentes no líquido articular, o sinovial, que eclodem e geram o barulho.

Estalar os dedos não traz benefícios aparentes, mas também não são tão perigosos para o público geral como se é falado. É importante respeitar seu corpo e evitar repetir diariamente, principalmente pessoas mais velhas ou que tenham tendência a desenvolver doenças como reumatismo ósseo.    

Joelho é uma das articulações que mais estalam no corpo. Será que isso é bom? (Arte Eu Atleta)

As articulações pode fazer uma variedade de sons: estouro, estalo, crepitações, moagem, e às vezes parecem desencaixar. Já sentiu isso? Ocorre frequentemente de perguntarem no consultório o que significa. As que estalam mais comumente são as dos dedos, joelhos, tornozelos, costas e pescoço. Existem diferentes razões pelas quais essas articulações fazem esses barulhos. Aqui descreveremos as três causas mais comuns:

1 - Escapando gases/vácuo: Os cientistas explicam que temos nas articulações o líquido sinovial que age como um lubrificante. O fluido articular contém o gás oxigénio, nitrogênio e  o dióxido de carbono. Quando você estala ou dobra uma articulação, você estica a cápsula articular. O gás é liberado rapidamente já que forma bolhas com esse movimento. A fim de quebrar a mesma bolha de novo, tentamos estalar seguidamente e não conseguimos pois você tem que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.

2 -  Movimento das articulações, tendões e ligamentos: quando uma articulação se move (como uma dobradiça),  algumas vezes muda o curso de algum tendão ou ligamento dependendo da angulação. Você pode ouvir um estalo quando o tendão retorna à sua posição original. Além disso, seus ligamentos podem apertar quando  você mover suas articulações. Isso normalmente ocorre em seu joelho ou no tornozelo, e pode fazer um estalo.

3 - As superfícies ásperas: articulações artríticas fazem sons causados ​​pela perda de cartilagem lisa e devido a rugosidade da superfície articular começa a crepitar. Conhecemos esse processo como condropatia e em alguns casos, o não tratamento (conforme já discutimos no artigo de artrose/artrite) podem evoluir para um desgaste articular severo gerando dor.

Os estalos são prejudiciais?

Se você estiver sentindo dor quando suas articulações estalam, então você deve procurar um profissional de saúde. Em termos de articulação os estalos por mais altos ou frequentes que sejam não tendem a ser ou desenvolver sinal de danos graves . Mas sabemos que todo excesso por mais que não seja doloroso pode eventualmente causar algum dano ao tecido mole da articulação devido a repetição do movimento pela articulação, mas não temos comprovação .

Portanto estalar desde que não tenha dor não é prejudicial, mas se isso for de alguma forma um vício ou válvula de escape para alguma tensão ou preocupação, devemos nos atentar sim a outras causa e procurar um especialista assim como se a sua articulação doer e inchar juntamente com os barulhos.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Estalar os dedos, o pescoço e as costas é tão natural que nós não percebemos o quanto fazemos isso no dia a dia. Mas, apesar de relaxante, será que esse hábito é saudável para o corpo? Há uma série de mitos e lendas que dizem que não devemos fazer isso, pois desgasta as articulações, entretanto, feito de maneira correta, com a devida orientação profissional, a ação pode até ser benéfica à saúde. Saiba mais!

De acordo com a fisioterapeuta Aeyxa Cruz, atualmente, não existem muitos estudos que comprovem benefícios ou malefícios que podem ocorrer quando estalamos as articulações do corpo, contudo, o que se sabe, por enquanto, é que no momento do estalo, em que tracionamos a articulação, há a liberação de uma "pressão negativa" sobre as mesmas, mas que o corpo tende a se adaptar as essas variações de forma natural.

"O estalo acontece quando o líquido sinovial que protege as articulações se separa. Quando o gel grosso é separado, por meio da pressão, o selo desse fluido sinovial é quebrado (é isso que faz aquele som do estalo). Quando essa pressão diminui, há também o relaxamento da musculatura em volta da articulação e temos a sentir aquela sensação de alivio na área pressionada. Com isso, varias pessoas tornam um vicio essa prática", explica a fisioterapeuta.

*Sobre o líquido sinovial - Produzido a partir do movimento da articulações, ele é um dos elementos que formam o Sistema Locomotor, junto com os ossos, músculos, ligamentos e articulações. Sua função principal é lubrificar as articulações sinoviais, permitindo seu movimento suave e indolor.

Procure orientação profissional para estalar o corpo da forma correta e evitar futuros problemas

Você já ouviu falar nos quiropraxistas? Esse é o nome dado aos profissionais que estudam a prática do estalar, com uma ênfase em técnicas manuais e enfoque nas subluxações. Eles lidam com o diagnóstico no tratamento e na prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos na saúde em geral. "Eles tem domínio da anatomia humana, e fazem esses movimentos, com total segurança de que não trará malefícios ao paciente", salienta a Dra. Aeyxa. Apesar de ainda não ter sido comprovada nenhuma relação com artrites ou outras doenças articulares quando estalamos o corpo, é de suma importância buscar a ajuda desses profissionais para evitar problemas futuros:

"A prática de estalar pode ser prejudicial no caso de você estar sentindo alguma tensão maior, por exemplo na cervical, forçar esse tracionamento pode levar a alguma compressão nervosa, ou pode ser que esteja mascarando um problema que pode piorar no futuro. Logo, sempre é recomendado o acompanhamento de um profissional", enfatiza a fisioterapeuta, reiterando: "O mais indicado para evitar a tensão, é manter uma vida ativa, alimentação saudável , e pratica de exercícios físicos frequentes . Assim, você terá uma qualidade de vida melhor e evita problemas futuros", finaliza a fisioterapeuta.

Dedos das mãos, dos pés, o pescoço, o tornozelo…provavelmente você já deve ter ouvido um trec em, pelo menos, uma dessas partes do corpo. São os famosos estalos. Seja ao se espreguiçar, ao abaixar, ao praticar exercícios físicos, para muitas pessoas é até um hábito, uma mania. Mas você sabe por que estalamos partes do nosso corpo? Da onde vem o barulho?

Diversas causas que fazem com que nosso corpo “estale”, de acordo com o ortopedista Rodrigo Nakao, do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, unidade gerida pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Os estalos propriamente ditos vêm das articulações. “Nas articulações existe o líquido sinovial (um líquido que se parece com um lubrificante e que contém gases). Quando estalamos ou dobramos uma articulação, esticamos a cápsula articular e este gás é liberado rapidamente, já que formam-se bolhas com esse movimento”, explica Rodrigo Nakao. E já percebeu como nunca conseguimos estalar a mesma articulação duas vezes consecutivas? Isso se deve ao fato de que temos que esperar até que os gases retornem ao líquido sinovial.

O barulho também pode vir quando uma articulação se move e pode mudar o percurso de algum tendão ou ligamento, dependendo da angulação. Quando o tendão retorna à sua posição original, podemos ouvir um estalo.

Quando os estalos aparecem com freqüência, pode ser da artrose. “Com o passar do tempo, as articulações vão se desgastando e fazem sons causados pela perda da cartilagem lisa e formação de rugosidades em sua superfície articular”, diz o especialista. Este processo é conhecido como condropatia e, se não for tratado, pode evoluir para um desgaste articular grave.

Em geral, os estalos não fazem mal, a não ser que provoquem dor. “A atitude de estalar acompanhada de dor pode significar que há alguma coisa errada. A melhor conduta, nestes casos, é sempre procurar um médico especialista na área, um ortopedista ou reumatologista, para investigação”, lembra Nakao.

Estalar os dedos engrossa as juntas?

Como dito, estalar os dedos não costuma fazer mal, desde que não cause dor e que não seja feito com frequência. “Estalar os dedos com muita freqüência pode causar lesões na cápsula articular, com a inflamação da mesma, podendo provocar o engrossamento das articulações dos dedos”, revela o ortopedista.

O especialista explica que o estalar com frequência também pode causar lesões em tendões e na musculatura dos dedos, que pode resultar em diminuição da força muscular.

Última postagem

Tag