A importancia dos jogos populares

A brincadeira constitui um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças, é sempre mais agradável trabalhar sobre situações imaginárias e hipotéticas, seguindo determinadas regras.

Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.

Brincar é colocar a imaginação em ação. O bom jogo não é aquele que a criança pode dominar corretamente, o importante é que a criança possa jogar de maneira lógica e desafiadora, e que o jogo proporcione um contexto estimulador para suas atividades mentais e amplie sua capacidade de cooperação e libertação.

Nesse sentido, o lúdico tem caráter de liberdade e subversão da ordem que contrapõe a lógica da produtividade; indica pistas para definição de papéis sociais e da cultura humana subjetiva.

As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do individuo - imaginação, fantasia, símbolos - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles.

Através da brincadeira, a criança se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem em que possam expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos, sexualidade e agressividade.

Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro.

Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.

Os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima.

Eliane da Costa Bruini

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A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS POPULARES E BRINCADEIRAS ​ outubro de 201 O jogo é reconhecido como meio de fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido, que facilita a aprendizagem de várias habilidades. Brincando e jogando, a criança estabelece vínculos sociais, ajustando-se ao grupo e aceita a participação de outras crianças com os mesmos direitos. Obedece às regras traçadas pelo grupo, como também propõe suas modificações. Aprender a ganhar, mais também aprender a perder. Na experiência lúdica, a criança, assim como o adulto, cultiva a fantasia, vivencia a amizade e a solidariedade, traços fundamentados para se desenvolver uma cultura solidária na sociedade brasileira atual. Piaget (1976) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mais meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. Pode-se perceber a importância dos jogos e brincadeiras infantis para o desenvolvimento intelectual e social da criança. Infelizmente, devido ao progresso e às mudanças dele decorrentes, as brincadeiras e jogos infantis populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. A evolução urbana também tem contribuído para a extinção dessas atividades. Contudo, muitas brincadeiras tradicionais ainda se fazem presentes no cotidiano das crianças, que afirmam ter aprendido estas brincadeiras juntamente com colegas nos momentos de recreação na escola ou pela interferência de professores. Dessa forma, ressaltamos a importância de iniciativas no contexto escolar que trabalhem a cultura lúdica e corporal como conteúdo pedagógico em Educação Física.

Os Jogos Populares são as brincadeiras populares ou brincadeiras de rua, que fazem parte das culturas locais e são criados pelas pessoas ao longo do tempo, e passadas de geração para geração.

Características dos Jogos Populares

Os Jogos populares possuem elementos flexíveis, que são definidos e alterados pelos próprios, com flexibilidade nas regras, e sem exigir recursos mais sofisticados, industrializados ou caros.

Os Jogos Populares podem ter regras e características diferentes de acordo com o grupo ou localidade onde ele é praticado.

A prática dos Jogos Populares é realizada em ambiente amistoso, de forma livre, espontânea e prazerosa.

Qual o objetivo dos Jogos Populares?

O objetivo dos Jogos Populares é a ludicidade, ou seja, que todos os participante possam brincar, jogar se divertindo, onde a competição deve ficar sempre em segundo plano.

Quais são os Benefícios dos Jogos Populares?

São benefícios dos Jogos Populares para seus praticantes:

  • Melhora o entendimento das relações humanas e culturais da localidade;
  • Melhora a vida sociais, ou seja, socialização;
  • Desenvolvimento do espírito de colaboração;
  • Melhora o raciocínio para resolução de problemas;
  • Melhora a agilidade, o equilíbrio e a coordenação motora;
  • Promovem o relaxamento e aliviam o estresse.

Tipos de Jogos Populares

  • Amarelinha;
  • Pião;
  • Cabo de guerra;
  • Pular Elástico;
  • Queimada;
  • Dança da corda;
  • Escravos de Jó;
  • Bobinho;
  • Brincadeira do Quente e Frio;
  • Dança das cadeiras;
  • Detetive;
  • Estátua;
  • Morto-vivo;
  • Bola de gude;
  • Esconde-esconde.

5 Exemplos de Jogos Populares

Jogo de Pique Corrente

No jogo do Pique Corrente, escolha quem irá ser o pegador enquanto o restante do grupo se afasta. O pegador precisa pegar no ombro ou braço dos outros participantes para eliminá-los da brincadeira.

Quando isso acontecer, os participantes dão as mãos e juntos devem tentar pegar os outros jogadores.

Conforme os pegadores vão tocando as outras pessoas, eles vão dando as mãos e a corrente vai ficando maior e encurralando os outros que conseguiram escapar.

Jogo de Bola de Gude

Para o jogo de Bola de Gude, desenhe um triângulo no chão e as bolinhas escolhidas pelos participantes devem ser posicionadas dentro deste triângulo (a quantidade pode ser determinada pelos jogadores).

Uma bolinha deve ser usada como a ‘atiradora’ para acertar as bolinhas do oponente.

Posicione a bola atiradora fora do triângulo e tente acertar as bolinhas do adversário. Para eliminá-las, o objeto precisa sair do triângulo. Quem conseguir tirar mais bolinhas da área demarcada, vence.

Jogo da “Amarelinha”

No jogo da “Amarelinha” as crianças devem desenhar o “céu”, depois os quadrados numerados de 1 até 10 e, no fim, o “inferno”.

Jogue a pedra na casa de n°1, siga pulando nas outras até chegar no inferno, onde a criança deve pular para não pisar. Siga fazendo isso até atingir a casa de n°10.

Jogo do “Quente ou Frio”

No jogo do Quente ou Frio uma pessoa deve esconder um objeto sem que os outros participantes vejam. Os jogadores devem tentar encontrar o objeto com a ajuda de ‘dicas’ dadas por quem o escondeu.

Conforme as crianças se aproximam do local que o item está escondido, o mediador da brincadeira deve falar ‘quente’. Se os participantes estiverem longe do local, ele diz ‘frio’. Ganha quem achar primeiro.

Jogo do Morto-Vivo

No jogo do Morto-vivo uma das crianças deve ser escolhida como líder, para reger a brincadeira. Os outros participantes devem ficar parados lado a lado, para seguir as ordens do ‘líder’.

Quando ele falar ‘morto’, todos devem se abaixar, já ao falar ‘vivo’, os participantes se levantam. Quem errar o comando citado, é eliminado. Para ficar mais divertido, o mediador pode falar rapidamente para confundir os participantes.

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