Ao beber uma solução de glicose (c6h12o6) um corta-cana ingere uma substância

Ao beber uma solução de glicose (C_6H_{12}O_6), um corta-cana ingere uma substância

 que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo.

 inflamável que, queimada pelo organismo, produz água para manter a hidratação das células.

 que eleva a taxa de açúcar no sangue e é armazenada na célula, o que restabelece o teor de oxigênio no organismo.

 insolúvel em água, o que aumenta a retenção de líquidos pelo organismo.

 de sabor adocicado que, utilizada na respiração celular, fornece CO_2 para manter estável a taxa de carbono na atmosfera.

Download Nesse sistema de aquecimento,...

 Enem 2007

1- Ao beber uma solução de glicose (C6H12O6), um corta-cana ingere uma substância: (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B) inflamável que, queimada pelo organismo, produz água para manter a hidratação das células. (C) que eleva a taxa de açúcar no sangue e é armazenada na célula, o que restabelece o teor de oxigênio no organismo. (D) insolúvel em água, o que aumenta a retenção de líquidos pelo organismo. (E) de sabor adocicado que, utilizada na respiração celular, fornece CO2 para manter estável a taxa de carbono na atmosfera.

Resposta: Alternativa A Resolução comentada: A glicose faz parte da classe de compostos denominados carboidratos, cuja função é fornecer energia para o nosso organismo.

2-A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada a sua meia-vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza a metade. O gráfico representa de forma genérica o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo:

A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12 h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13 h 30 min será aproximadamente de: A) 10%. B) 15%. C) 25%. D) 35%. E) 50%.

Resposta: Alternativa D Resolução comentada: Das 12 hrs às 13h30, passou-se uma hora e meia. Se o tempo de meia-vida do antibiótico é de 1 h, conclui-se que se passou 1,5 meia-vida, o que, pelo gráfico, dá uma porcentagem de 35%.

3-O uso mais popular de energia solar está associado ao fornecimento de água quente para fins domésticos. Na figura abaixo, é ilustrado um aquecedor de água constituído de dois tanques pretos dentro de uma caixa termicamente isolada e com cobertura de vidro, os quais absorvem energia solar. A. Hinrichs e M. Kleinbach. Energia e meio ambiente. São Paulo: Thompson, 3.ª ed., 2004, p. 529 (com adaptações).

Nesse sistema de aquecimento,

(A) os tanques, por serem de cor preta, são maus absorvedores de calor e reduzem as perdas de energia.

(B) a cobertura de vidro deixa passar a energia luminosa e reduz a perda de energia térmica utilizada para o aquecimento. (C) a água circula devido à variação de energia luminosa existente entre os pontos X e Y. (D) a camada refletiva tem como função armazenar energia luminosa. (E)o vidro, por ser bom condutor de calor, permite que se mantenha constante a temperatura no interior da caixa.

Resposta: Alternativa B Resolução comentada: A alternativa A está incorreta, pois, por serem pretos, os tanques são bons absorvedores de calor. Na alternativa B, o vidro é transparente às radiações eletromagnéticas visíveis, e é opaco às radiações infravermelhas, reduzindo a perda de energia térmica. Na alternativa C, a água circula por convecção térmica. Na alternativa D, o vidro retém por reflexão a energia. Finalmente, a alternativa E está incorreta, pois o vidro é mau condutor de calor.

4- Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo. O novo lixo contém mais mercúrio, chumbo, alumínio e bário. Abandonado nos lixões, esse material se deteriora e vaza. As substâncias liberadas infiltram-se no solo e podem chegar aos lençóis freáticos ou a rios próximos, espalhando-se pela água. Anuário Gestão Ambiental 2007, p. 47-8 (com adaptações). A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que:

(A) as substâncias químicas encontradas no lixo levam, freqüentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.

(B) o tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo. (C) a produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades. (D) o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação. (E) o desenvolvimento tecnológico tem elevado a criação de produtos descartáveis, o que evita a geração de lixo e resíduos químicos. Resposta: Alternativa D Resolução comentada: Quanto maior o progresso tecnológico, maior o número de lixo com resíduos comprometedores ao meio ambiente; logo, para que esse progresso ocorra de maneira sustentável, é preciso controle e monitoramento dos efeitos do lixo.

5-(60) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global? (A) Óleo diesel. (B) Gasolina. (C) Carvão mineral. (D) Gás natural. (E) Vento.

Resposta: Alternativa E Resolução comentada: O vento é uma fonte de energia renovável e que não produz gases que aumentam o efeito estufa, como os demais combustíveis citados, que produzem gases durante a combustão.

6-De acordo com a legislação brasileira, são tipos de água engarrafada que podem ser vendidos no comércio para o consumo humano:

• água mineral: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas específicas, com características que lhe conferem ação medicamentosa; • água potável de mesa: água que, proveniente de fontes naturais ou captada artificialmente, possui características que a tornam adequada ao consumo humano; • água purificada adicionada de sais: água produzida artificialmente por meio da adição à água potável de sais de uso permitido, podendo ser gaseificada. Com base nessas informações, conclui-se que: (A) os três tipos de água descritos na legislação são potáveis. (B) toda água engarrafada vendida no comércio é água mineral. (C) água purificada adicionada de sais é um produto natural encontrado em algumas fontes específicas. (D) a água potável de mesa é adequada para o consumo humano porque apresenta extensa flora bacteriana. (E) a legislação brasileira reconhece que todos os tipos de água têm ação medicamentosa. Resposta: Alternativa A Resolução comentada: Todas são potáveis, já que os três tipos podem ser utilizados pelos seres humanos.

O que acontece ao beber uma solução de glicose?

que eleva a taxa de açúcar no sangue e é armazenada na célula, o que restabelece o teor de oxigênio no organismo. insolúvel em água, o que aumenta a retenção de líquidos pelo organismo.

O que é um corta cana?

O uso da máquina que corta cana é a melhor e a mais inteligente alternativa para a redução de custos nos canaviais. Além do mais, exige o trabalho de uma mão de obra especializada, o que propicia aos trabalhadores a melhoria de sua qualificação profissional.

Toplist

Última postagem

Tag