Assinale a alternativa que apresenta de forma correta, a condução do impulso

Com estes exercícios sobre impulso nervoso, você testará seus conhecimentos sobre a propagação dos sinais elétricos pelas células nervosas. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

Assista às nossas videoaulas

Alternativa “d”. Os neurônios são células do sistema nervoso relacionadas à condução dos impulsos nervosos. Esses impulsos são recebidos nos dendritos, seguem para o corpo celular e deslocam-se pelo axônio até a sua extremidade, onde são passados para a próxima célula.

Os neurônios são células especializadas em captar e transmitir impulsos nervosos. Essas células recebem os impulsos através do seu corpo celular e várias extensões, os dendritos. A transmissão para outro neurônios, músculos e outras células acontece através de prolongamentos denominados axônios, que encontram-se reunidos em nervos.

As células da glia são denominadas células de suporte, elas nutrem, isolam e reabastecem os neurônios.

Portanto, tem-se que a alternativa c) está correta.

Antes de começar a analisar as questões, vou chamar a atenção dos leitores para o fato da importância da leitura do enunciado. Muitas das questões pedem aos candidatos que assinalem a alternativa incorreta, às vezes na pressa em responder o candidato deixa passar este detalhe essencial,

Agora, conforme prometido: A prova para fisioterapeuta da Rede Sarah 2009

1- Em relação aos pares cranianos, assinale a alternativa incorreta.
A) A incapacidade de mover o olho lateralmente, com preservação dos outros movimentos oculares, sugere lesão do nervo abducente.
B) Os pares cranianos, a seguir relacionados, contém fibras destinadas à inervação da língua : o trigêmeo, o facial, o glossofaríngeo e o hipoglosso
C) A lesão do nervo oculomotor pode resultar em ptose palpebral, miose e estrabismo convergente
D) O nervo trigêmeo, V par craniano, é um nervo com fibras sensitivas motoras.

Em relação à alternativa A, o nervo abducente (VI par) inerva o músculo reto lateral, o qual gira o globo ocular externamente. No caso de lesão do nervo abducente, o reto lateral afetado não se opõe ao reto medial normal e o olho gira para dentro, restando um estrabismo convergente. Portanto, a alternativa A está correta.
A questão B está correta. Para quem duvida, a inervação da língua é a seguinte:
Nervo trigêmeo: responsável pela sensibilidade geral (temperatura, dor, pressão e tato) nos 2/3 anteriores.
Nervo facial: é responsável pela sensibilidade gustativa nos 2/3 anteriores.
Nervo glossofaríngeo: é responsável pela sensibilidade geral e gustativa no 1/3 posterior.
Nervo hipoglosso: é responsável pela motricidade.
A questão C é incorreta, pois lesões do óculo-motor (III par), determinam: ptose palpebral (o III par inerva do m. elevador da pálpebra), desvio lateral devido paralisia do reto medial, e midríase ( e não miose) pois o músculo esfinter da pupila é também inervado pelo óculo-motor. Aqui vale um lembrete: miose e midríase => miose é um nome pequeno, então está relacionado à contração da pupila (o olho encolhe) enquanto midríase é um nome comprido, relacionado à dilatação da pupila.
Quanto à questão D, o trigêmeo (V par) é um nervo misto, embora muita gente só lembre do componente sensitivo por causa da famosa nevralgia do trigêmeo, este par craniano também é responsável plea inervação motora dos músculos masticatórios. Portanto também está correta.
GABARITO: Alterantiva C

————————————————————————————————
2- Associe as colunas abaixo, relacionadas à manifestações decorrentes de uma lesão encefálica. Em seguida assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.
I. Série de contrações musculares rítmicas involuntárias induzidas pela distenção passiva súbita de um músculo ou tendão.
II. Aumento da resistência à movimentação passiva, independente da velocidade, mais proeminente nos grupos flexores dos membros superiores e membros inferiores.
III. Podem ser abalos simples ou seqüência complexas de movimentos coordenados que aparecem de maneira súbita e intermitente.
IV. Aumento da resistência à movimentação passiva, velocidade-dependente, que afeta predominantemente os grupos flexores dos membros superiores e os grupos extensores dos membros inferiores.
V. Hipercinesias não rítmicas, involuntárias, irregulares, sem finalidade e ao acaso.

( ) Espasticidade
( ) Tiques
( ) Rigidez
( ) Coréia
( ) Clônus

A) IV – III – II – I –V
B) II – III – IV – V – I
C) IV – III – II – V – I
D) II –I – IV – III – V
Esta é uma questão sobre definições. Acredito que não haja dificuldade em identificar as definições de Clônus, Espasticidade e Rigidez.Uma curiosidade: O candidato que soubesse bem a fisiopatologia do primeiro neurônio acertaria esta questão, pois o primeiro item corresponde à definição de clônus e último item corresponde à definição de espasticidade (sempre velocidade-dependente, nunca se esqueçam disso!!!). Entre as alternativas a única sequência que inicia-se com IV (espapsticidade) e termina com I (clônus) é a alternativa C.A lição que podemos aprender nesta questão é a de aprofundarmos nossos conhecimentos em definições menos estudadas pelos fisioterapeutas como as definições de tiques e de coréia.

GABARITO: Alternativa C

————————————————————————————————-
3- Considerando que pacientes com disfunções neurológicas podem apresentar alteração de equilíbrio e risco de quedas, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa incorreta.
A) A identificação da posição do centro de gravidade em relação à base de sustentação requer uma combinação de informações visuais, somatossensoriais e auditivas.
B) A escala de equilíbrio de Berg avalia o desempenho do equilíbrio de forma funcional, com base em 14 itens comuns às atividades cotidianas.
C) Pacientes com comprometimento cognitivo apresentam risco significativo para quedas.
D) Uma queda pode ocorrer quando o sistema de controle postural do corpo falha ao detectar um deslocamento e não reposiciona o centro de massa sobre a base de suporte em tempo para prevenir uma perda do equilíbrio.

Embora o gabarito seja alterantiva A, eu discordo que as informações auditivas sejam determinantes na localização do centro de gravidade. Segundo um artigo de 2006, publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, a função auditiva está asssociada à vestibulopatia em idosos, mas não há relação causal presente. No entanto, não sou especialista em reabilitação vestibular e ficaria grato se alguém viesse a corrigir esta minha observação caso esteja errada.
Quanto à escala de Berg, conheça mais sobre ela no Portal Equilíbrio e Queda em Idosos, mas já adianto que a alternativa B está correta.

Não há relação entre o risco de quedas e o declínio cognitivo em idosos, existe uma dissertação de mestrado da USP que revê os fatores de risco para queda em idosos.

A questão D precisa de comentários?

GABARITO: Alternativa A (embora sob protestos)
————————————————————————————————-

4- Associe as colunas abaixo quanto ao nível de lesão medular e às suas repercussões na funcionalidade do indivíduo . em seguida, assinale a alternativa correspondente à seqüência correta.
I. Indivíduo independente nas atividades de vida diária , incluindo locomoção e transferência na cadeira de rodas e com possibilidade de ficar em pé com órteses.
II. Indivíduo que apresenta os músculos flexores do quadril e extensores de joelho preservados, capaz de realizar marcha co órtese para estabilização do tornozelo e auxílio-locomoção (andador ou bengala)
III. Indivíduo que apresenta os músculos flexores de quadril e toda musculatura dos membros superiores e tronco preservados, capaz de realizar marcha com órteses para estabilizar joelho e tornozelo e auxílio-locomoção (andador)
IV. Indivíduo que apresenta a musculatura dos membros superiores totalmente preservada, porém desprovido de musculatura de tronco, o que interfere no equilíbrio.
( ) L2
( ) L4
( ) T6
( ) T1

A) III – II – IV – I
B) II – III – I – IV
C) III – II – I – IV
D) IV – III – I – II

Se eu for explicar cada nível, não saio daqui hoje. Mas um lembrete óbvio: Quanto mais baixa a lesão, mais independente o indivíduo.

Como se dá a condução do impulso nervoso?

O impulso nervoso corresponde a uma corrente elétrica que se propaga pelos neurônios, graças a um processo de despolarização da membrana. Esse processo de despolarização ocorre mediante a estímulos e tem como função transmitir a outras células (nervosas, musculares ou glandulares) uma determinada informação.

Qual é a forma correta a condução do impulso nervoso nos neurônios sensorial e motor?

a) O estímulo nervoso se propaga do dendrito para o corpo celular e deste para o axônio no neurônio sensorial, e o inverso no neurônio motor.

Quais os eventos do impulso nervoso?

Os eventos de propagação do impulso nervoso ocorrem rapidamente. A mudança do potencial de repouso para o potencial de ação e seu retorno ao repouso demoram aproximadamente 5 ms. Também vale destacar que ocorre em apenas uma parte da membrana e vai propagando-se ao longo do axônio.

Qual das alternativas abaixo apresenta corretamente o sentido da propagação do impulso nervoso?

Alternativa “c”. A sinapse é uma região de proximidade entre o neurônio e outra célula onde ocorre a propagação do impulso nervoso.

Toplist

Última postagem

Tag