Como cuidar de gato recém nascido

Você abriu a porta de casa numa linda manhã e encontrou um gatinho abandonado numa caixa bem na sua porta? Ou estava voltando do trabalho, começou a ouvir um miado de filhote e levou pra casa um gatinho bebê?
Pois é, quantos de nós, já não passamos por isso? Infelizmente histórias como essas se repetem todo santo dia. Hoje vamos dar algumas dicas de como cuidar de um gatinho órfão, especialmente sobre alimentação e temperatura. Mas já antecipamos, a dedicação é muito grande!

Cuidados com gatinhos neonatos – até as 4 semanas de vida

O índice de mortalidade para gatinhos neonatos órfãos é bem alta, eles são muito frágeis. A primeira coisa a se fazer é checar se a mãe está próxima ou se realmente o gatinho é órfão. Se não houver a mãe, é importante logo pedir ajuda de veterinários, ONGs, amigos, grupos do facebook para conseguir uma mãe de leite (uma gata fêmea que esteja amamentando filhotinhos que “adote” o gatinho). Ou, pelo menos, conseguir leite de gata para poder amamentar com mamadeira o gatinho.

Em seguida é importante manter a temperatura dos gatinhos. Até a terceira semana de vida eles não conseguem regular a temperatura deles, então garanta que eles se mantenham bem quentinhos. Você pode usar papelão ou jornal como base da cama, pra isolar o frio do chão. Colocar um cobertor por cima dessa base ou até jornal picado, colocar uma lâmpada quente perto deles, e pode até esquentar água e colocar em uma luva de plástico ou saco mais grosso para esquenta-los em dias mais frios. E se não tiver nada disso no momento, pelo menos use o seu próprio corpo pra esquentar eles. Mas cuidado pra não esquentar demais também.

Garanta que eles tenham como sair um pouco do calor, um gradiente de temperatura, e vá medindo a temperatura com um termômetro na região da barriga. E não vá com pressa: não alimente eles se eles estiverem frios ou tremendo, espere a temperatura aumentar e só depois alimente. E mantenha tudo limpinho, não deixe eles deitarem na cama suja: troque sempre que sujar ou pelo menos uma vez por dia.

Pixabay


Agora que eles já estão quentinhos, é a hora de alimenta-los! Primeira regra: não dê leite de vaca puro pro filhote. Leite de vaca puro pode causar diarreia nos gatinhos, que nesta fase tão frágil da vida, pode levar à morte por desidratação severa. Dê apenas leite de outra gata ou sucedâneo para gatinhos (produto comercial que substitui o leite da gata mãe) o nome de uns que vendem no brasil são o cat milk e o milk support cat, e podem ser comprados em bons pets shops; ou então, se não tem nenhuma loja aberta, você pode fazer um sucedâneo/ receita caseira com:
1 – leite de vaca integral (de preferência com zero lactose ou leite ninho normal integral) – 78ml
2 – creme de leite – 4 ml
3 – adicionar gema cru – 18ml e
4 – ferver essa mistura (mas servir morninho!)
5 – e adicionar uma colherzinha de café de mel karo depois
Mas é melhor o leite de gata ou sucedâneo comercial, ok? Essa receita é só para emergência mesmo.


E como alimentar?

Pixabay

Pra dar o leite compre uma mamadeira específica para filhotes de gato, as melhores são com o bico mais comprido e fino. Não esqueça de esterilizar a mamadeira antes de usar e de lavar as mãos antes e depois de cada mamada.
Segure ou coloque os gatinhos de barriga pra baixo e coloque a mamadeira com ângulo que não deixe ar entrar. E nunca alimente um gatinho de barriga pra cima. Muito cuidado durante a alimentação para não sufocar, nem aspirar leite.


Pra gatinhos até 10 dias de idade, amamente a cada 2 horas; entre 11 e 18 dias, a cada 3-4 horas; até 4 semanas a cada 5-6 horas; e a partir de 4 semanas de vida alimente 2 a 3 vezes por dia com comida úmida misturada com o sucedâneo comercial, e comece a oferecer água.

Quanto à quantidade, siga a recomendação da embalagem do sucedâneo, mas em geral um gatinho de 100g deve comer 30ml por dia, e um de 300g deve comer 80ml por dia.

Sabemos que muitas vezes não podemos estar presente em todos os horários para alimentar e dar atenção aos nossos pequenos. Para garantir que seu pequeno fique bem e feliz enquanto você estiver fora, conte com nosso serviço de Pet Sitter e receba um profissional treinado e capacitado para cuidar do seu peludo.

Fonte: petanjo.com

 Imagem: Pixabay
*Página semanal com atualização aos sábados  

Como cuidar de um gatinho Recém

Como cuidar de um gatinho recém-nascido órfão.
um ambiente apropriado..
boa quantidade e qualidade de nutrientes..
um horário regular de alimentação..
cuidados..
exercício..
estímulo que provoca defecação e micção..

Como alimentar filhote de gato Recém

Na hora de oferecer o leite ao filhote, pode-se utilizar uma mamadeira ou seringa própria para pets. O leite deve estar em temperatura ambiente (cerca de 37º) e é importante que a alimentação do gato filhote seja feita pelo menos 4 vezes por dia durante os primeiros dois meses.

O que dar para filhote recém nascido de gato?

Cada gato recém-nascido deve ter sua própria mamadeira. O ideal é utilizar um sucedâneo – leite comercial que substitui o leite da mãe felina – ou leite de outra gata. Se precisar preparar o leite com antecedência, mantenha-o na geladeira a até 4 graus, e alimente o gatinho quando o líquido estiver entre 37 e 38 graus.

Qual tipo de leite pode dar para gato Recém

Qual leite dar para um gato recém-nascido? Se o gato for recém nascido, o melhor leite para ele é Max Milk Gatinhos Substituto do leite materno. Um alimento que oferece toda a nutrição que o seu filhote precisa nessa fase.

Toplist

Última postagem

Tag