É a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia elétrica potencial por unidade de carga elétrica entre dois pontos?

29 de maio, 2020 às 19:38 | Postado em Eletricidade, Eletromagnetismo

Existe diferença entre força eletromotriz (f.e.m) e tensão elétrica (U) e diferença entre potencial (d.d.p)?

Respondido por: Prof. Fernando Lang da Silveira - www.if.ufrgs.br/~lang/

A equação de definição da diferença de potencial elétrico (ddp) envolve o trabalho da força eletrostática por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Como a força eletrostática é uma força conservativa, o trabalho dessa força entre dois pontos é independente da trajetória por intermédio da qual uma partícula carregada é transportada entre os dois pontos. Dito de outra forma, o trabalho da força eletrostática ao longo de qualquer trajeto fechado é nulo.

A unidade de medida da ddp no SI é o joule por coulomb (J/C) ou volt (V).

A equação de definição da força eletromotriz (fem) envolve o trabalho de uma força não-conservativa por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Se a força é não-conservativa o trabalho desta força depende da trajetória. Por exemplo, forças químicas realizam trabalho sobre cargas elétricas transportadas ao longo de um trajeto interno a uma pilha ou bateria, originando assim a fem da pilha ou bateria. Existem muitas fontes possíveis de fem além das eletroquímicas, como por exemplo, fontes eletromecânicas, fotovoltaicas, termopilhas, … .

A unidade de medida da fem no SI também é o joule por coulomb. Ou seja, a fem, assim como a ddp, é medida em volts (V) no SI.

Apesar de as duas grandezas, fem e ddp, terem a mesma unidade de medida, elas não podem ser tomadas como sinônimos. Um exemplo da confusão conceitual envolvendo fem e ddp é encontrado em Ddp de uma pilha não é constante?

O conceito de tensão elétrica é utilizado de forma ambígua, às vezes para expressar ddp, outras vezes fem.

A tensão elétrica equivale ao termo inglês voltage. Entretanto o Uso do termo “voltagem” é inapropriado mesmo que o VOLP o registre conforme notado em  Ainda sobre o uso dos termos voltagem, amperagem, … e o VOLP.

Vide também Lei de Faraday: força eletromotriz NÃO é diferença de potencial elétrico!

“Docendo discimus.” (Sêneca)

Número de visualizações: 6.168

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta página ou seção foi marcada para revisão devido a incoerências ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Física. Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.

Símbolo internacional de segurança: "Atenção, risco de choque elétrico" (ISO 3864).

Tensão elétrica (denotada por ∆V), também conhecida como diferença de potencial (DDP), é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia potencial elétrica por unidade de carga elétrica entre dois pontos. Sua unidade de medida é o volt – homenagem ao físico italiano Alessandro Volta. A diferença de potencial é igual ao trabalho que deve ser feito, por unidade de carga contra um campo elétrico para se movimentar uma carga qualquer. Uma diferença de potencial pode representar tanto uma fonte de energia (força eletromotriz), quanto pode representar energia "perdida" ou armazenada (queda de tensão). Um voltímetro pode ser utilizado para se medir a DDP entre dois pontos em um sistema, sendo que usualmente um ponto referencial comum é a terra. A tensão elétrica pode ser causada por campos elétricos estáticos, por uma corrente elétrica sob a ação de um campo magnético, por campo magnético variante ou uma combinação de todos os três.[1][2]

Tensão e Lei de Ohm[editar | editar código-fonte]

Por analogia, a tensão elétrica seria a "força" responsável pela movimentação de elétrons. O potencial elétrico mede a força que uma carga elétrica experimenta no seio de um campo elétrico, expressa pela lei de Coulomb. Portanto a tensão é a tendência que uma carga tem de ir de um ponto para o outro. Normalmente, toma-se um ponto que se considera de tensão=zero e mede-se a tensão do resto dos pontos relativamente a este.

A tensão elétrica entre dois pontos, ou seja [(+) e (-)] é definida matematicamente como a integral de linha do campo elétrico:

Para facilitar o entendimento da tensão elétrica pode-se fazer uma analogia entre esta e a pressão hidráulica. Quanto maior a diferença de pressão hidráulica entre dois pontos, maior será o fluxo, caso haja comunicação entre estes dois pontos. O fluxo (que em eletrodinâmica seria a corrente elétrica) será assim uma função da pressão hidráulica (tensão elétrica) e da oposição à passagem do fluido (resistência elétrica). Este é o fundamento da lei de Ohm, para a corrente contínua:

ou

onde:

  • R = Resistência (ohms);
  • I = Intensidade da corrente (ampères);
  • V = Diferença de potencial ou tensão (volts);
  • U = Energia potencial(joule).

Em corrente alternada, substitui-se a resistência pela impedância:

onde:

  • Z = Impedância (ohms).

Pelo método fasorial, em corrente alternada, todas as variáveis da equação são complexas. A impedância representa, além da resistência a passagem de corrente elétrica, também o deslocamento angular na forma de onda produzido pelo equipamento (capacitores e bobinas ou indutores).

Podemos resumir em tais fórmulas matemáticas que a tensão eléctrica seria a diferença de potencial elétrico, entre dois pontos, que geraria uma força capaz de movimentar os elétrons entre esses dois pontos distintos no espaço. O valor numérico desta grandeza física, medida em volts, seria então o resultado da multiplicação entre o valor da resistência (em ohms) e o valor da corrente (em ampères).

Referências

  1. Paris, Demetrius T; Hurd, F Kenneth (1969), Basic Electromagnetic Theory, ISBN 0-07-048470-8, New York: McGraw-Hill, pp. 512, 546.
  2. Hammond, P (1969), Electromagnetism for Engineers, Pergamon, p. 135, OCLC 854336.

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Resistência elétrica
  • Potencial elétrico
  • Conexão elétrica
  • Corrente elétrica
  • Carga elétrica
  • Corrente alternada
  • Corrente contínua
  • Força eletromotriz

Qual é a diferença entre potencial elétrico é energia potencial elétrica?

O potencial elétrico é uma propriedade de cada carga elétrica, enquanto a energia potencial elétrica é produto da interação entre pares de cargas e não existe em cargas solitárias.

Qual é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um campo elétrico?

Diferença de Potencial (ddp) Quando uma carga q está no campo elétrico de uma carga Q e se move de um ponto A até um ponto B, a força elétrica irá realizar um trabalho sobre essa carga, que pode ser calculado com a relação: Essa diferença (Va-Vb) se chama diferença de potencial elétrico (ddp) entre os pontos A e B.

Qual a diferença potencial entre dois pontos no circuito?

Chama-se “queda de potencial”, a diferença de potencial entre dois pontos de um circuito; por exemplo, entre A e B ou entre A e C, na Figura 7.1. Quando se percorre um circuito fechado, o somatório das quedas de potencial deve ser nulo, pois os pontos inicial e o final são os mes-mos.

O que é diferença de potencial elétrico?

A ddp é uma propriedade física utilizada para determinar a voltagem de um dispositivo elétrico (como uma pilha) por meio dos potenciais dos eletrodos utilizados. A diferença de potencial (ddp) de uma pilha é a corrente elétrica produzida a partir de dois eletrodos por meio dos fenômenos da oxidação e redução.

Toplist

Última postagem

Tag