Em que situação o extrativismo vegetal pode ser considerado uma atividade economicamente sustentável

Foto: infoescola

Extrativismo é um conceito que dificilmente é relacionado com a sustentabilidade, sua definição é um conjunto de atividades econômicas baseada na extração de recursos naturais providos pela natureza. Suas formas mais comuns são o extrativismo vegetal e mineral e animal. Atualmente, o Brasil se destaca no cenário econômico mundial pela intensa a extração de minérios e produtos de ordem vegetal.

Para se ter uma ideia, o Brasil, em 2011, extraiu 410 milhões de toneladas de seus principais minérios, como ferro, bauxita, cobre, estanho. Este valor equivale ao triplo do valor combinado de todas as outras nações sul-americanas. Entre os maiores campos de extração de minério do país, podemos citar o Carajás e Rio Trombetas, no Pará e a Serra do Navio, no Amapá.

O impacto que a extração de minério traz ao ambiente é enorme, apesar das regulamentações. Este tipo de atividade modifica sensivelmente as áreas exploradas, pois dependem da abertura de grandes crateras, alterando o relevo e retirando sua cobertura vegetal. O resultado são grandes áreas sujeitas a erosões.

A poluição hídrica e do solo é outro fator negativo. A mineração faz uso de vários produtos químicos que contaminam o solo quando entram em contato com a terra, assim a chuva leva estas substâncias para os rios, além do risco de contaminação de lençóis freáticos.

A extração de produtos vegetais tem lados bem distintos, localizados na região Amazônica. Quando se trata da exploração de madeira o cenário é bem nebuloso. Como um dos maiores exportadores mundiais de celulose, o Brasil tem se organizado para criar áreas de uso consciente dos recursos naturais e próprios para o cultivo de árvores. O problema fica por conta do desmatamento que madeireiras ilegais promovem na floresta amazônica.

Foto: wikipedia

Em que situações o extrativismo vegetal?

O Extrativismo Vegetal no Brasil é bem menos importante do que as atividades de pecuária, por exemplo. Seja em valores de produção ou de mão-de-obra empregada. ... No leste do Pará, ocorre especialmente a extração da Castanha-do-pará que é um produto muito valorizado no Brasil e também na exportação.

Em que situação o extrativismo?

Desde o descobrimento do Brasil, nosso país esteve atrelado a atividades que envolviam o extrativismo. Este tipo de atividade consiste em obter da natureza os produtos que serão usados para comercialização direta ou indireta pelo homem. Ocorrem então dois tipos possíveis de extrativismo, o mineral e o vegetal.

O que é uma atividade economicamente sustentável?

Economia sustentável é um conjunto de práticas e teorias econômicas que se baseiam no uso inteligente dos recursos naturais, de forma a satisfazer as necessidades atuais enquanto garante recursos para as futuras gerações.

Quando o homem realiza o extrativismo vegetal em quais situações ele usa o que extraiu?

O extrativismo vegetal consiste na simples extração de produtos vegetais que não foram cultivados pelo homem, como madeira, óleos, frutos, borracha, entre outros. ... No extrativismo, o homem somente coleta os recursos que a natureza lhe proporciona; na agricultura, o homem faz a colheita daquilo que plantou e cultivou.

O que é extrativismo Brasil escola?

A atividade extrativista consiste em extrair ou retirar recursos naturais em sua forma original com fins lucrativos ou simplesmente para subsistência. A atividade extrativista está dividida em três tipos distintos: a extração vegetal, animal e mineral.

Quais são os tipos de extrativismo vegetal?

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente. É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal.

Qual o maior exemplo desse tipo de extrativismo?

  • No Brasil o maior exemplo desse tipo de extrativismo acontece na Região Norte em que é comum coletar madeiras, açaí, castanhas e látex (a seiva retirada da seringueira) que é utilizada para a fabricação.

Qual a origem da extração vegetal?

  • Corresponde à coleta de produtos retirados da natureza. Na região Norte, essa atividade foi por tempo a única fonte de renda. Hoje, outras atividades são praticadas, como a mineração, a agricultura e a pecuária. Mas ainda assim a extração vegetal é realizada, podemos destacar os principais tipos de extração:

Quais são as principais extrações vegetais no Brasil?

  • No Brasil, as principais extrações vegetais são o babaçu, a oiticica (utilizados para a produção de óleos), a castanha-do-pará (alimento de amplo consumo interno e apreciado nos mercados internacionais), e o látex da seringueira (usado na fabricação de borracha).

Como são realizadas as atividades de extrativismo no Brasil?

  • As atividades de extrativismo são realizadas no Brasil desde o período colonial em que o destaque era para o extrativismo vegetal de madeira e de minérios como o ouro principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

Em que situações o extrativismo vegetal pode ser considerada uma atividade economicamente sustentável?

Resposta: As que sejam minimamente possível invasiva, onde não haja contaminação de solos, poluição, e menos destruição, de forma sustentável levando a consideração o quanto a região se limita a extração desde que haja reposição no meio tempo.

O que é extrativismo vegetal sustentável?

Realizado de 2013 a 2016, o projeto Extrativismo Vegetal Sustentável teve por objetivo promover a implementação de práticas voltadas para o extrativismo vegetal racional, que possibilitam a geração de renda de forma compatível com a proteção das unidades de conservação.

Quais são as atividades econômicas do extrativismo vegetal?

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente. É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal.

Qual a importância do desenvolvimento de práticas sustentáveis no extrativismo vegetal?

No caso da produção orgânica, a elaboração e execução de Projetos Extrativistas Sustentáveis Orgânicos representa um dos grandes desafios na gestão dos recursos naturais e uma estratégia fundamental para promover a conservação da biodiversidade e a valorização mercadológica, social e ambiental dos produtos oriundos do ...

Toplist

Última postagem

Tag