O que acontece com a temperatura dos países mais próximos da linha do Equador?

O clima equatorial ocorre em locais próximos à linha do Equador e se deve à incidência mais direta do sol. É caracterizado por altas temperaturas e elevado índice de umidade.

No Brasil, os estados que possuem clima equatorial estão localizados principalmente na região norte do país: Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima e Tocantins. Também ocorre no Maranhão (região nordeste) e no Mato Grosso (região centro-oeste).

Onde há clima equatorial no mundo?

O clima equatorial existe em locais próximos à linha do Equador, por isso é chamado de equatorial. Nestas regiões existe baixa latitude, que é a medida da distância de um ponto a partir da linha do Equador. Quanto mais perto da linha, mais baixa é a latitude.

Além do Brasil, alguns países localizados na América do Sul e na América Central, como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Jamaica, Peru e Venezuela, são exemplos de locais com clima tipicamente equatorial.

A região central da África (como Nigéria, Camarões e Congo) e a região sudeste do Continente Asiático (como Tailândia, Índia e Malásia) também apresentam clima equatorial.

Distribuição das zonas climáticas no mundo.

Características do clima equatorial

Além de ser quente e úmido, o clima equatorial também se caracteriza pela alta umidade do ar, elevado índice de chuvas e presença de massas de ar quente.

As chuvas costumam ser frequentes durante praticamente o ano todo, o que pode fazer com que as regiões tenham níveis de umidade mais elevados em relação às outras. A média anual é de aproximadamente 2000 milímetros de chuva.

A temperatura não varia muito durante o ano, sendo as médias anuais em torno de 26 graus. O mesmo acontece com a variação de temperaturas entre dia e noite. Esse fenômeno é chamado de baixa amplitude térmica, ou seja, a variação de temperatura é pequena.

Como consequência destas características, em regiões de clima equatorial as estações do ano não são bem definidas, já que não há grandes variações térmicas.s

Vegetação

A vegetação é chamada de floresta equatorial. É formada principalmente por matas densas típicas de regiões de muita umidade.

A vegetação é bastante variada, formada por muito verde e espécies frondosas e abundantes, bem adaptadas às altas temperaturas e à grande umidade.

Já o solo, que é considerado pobre em nutrientes, não é adequado para o cultivo de outras espécies que não se adaptam à umidade.

A floresta amazônica, que se estende pelos territórios de vários países (como Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), é um exemplo de floresta equatorial.

Floresta amazônica no Parque Nacional Yasuní (Equador).

Espécies de animais

A fauna do clima equatorial é bastante diversa, composta por animais adaptados à vida em clima úmido e quente. São alguns exemplos: papagaios, tucanos, macacos, capivaras, onças e araras.

Várias espécies de insetos e de anfíbios também são encontradas na fauna do clima equatorial.

Clima equatorial úmido e semiúmido

O clima equatorial, de acordo com características bem específicas, pode ser dividido em dois tipos: úmido e semiúmido.

No clima úmido a chuva é constante durante o ano todo e ocorre em grande quantidade, o que aumenta os níveis de umidade. Além disso, as temperaturas são altas durante todas as estações.

No clima semiúmido, as temperaturas também são elevadas. A diferença em relação ao clima úmido é quantidade de chuva, que é mais escassa em um período do ano. Assim, no clima semiúmido existe uma estação do ano mais chuvosa e outra mais seca.

Veja também: Clima, Clima tropical e tipos de clima.

As coordenadas geográficas, como nós já sabemos, são os instrumentos que utilizamos para estabelecer a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Assim, um dos conceitos mais importantes utilizados pelas coordenadas é o de latitude. Vamos relembrá-lo?

A latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador, lembrando que essa linha é imaginária e “corta” a Terra ao meio no sentido horizontal, dividindo o planeta em norte e sul.

As latitudes variam de 0º a 90º para o norte e de 0º a -90º para o sul. Utilizando essas numerações em combinação com as longitudes, podemos, assim, encontrar qualquer ponto na superfície terrestre.

Mas qual é a relação entra a latitude e o clima?

As latitudes interferem diretamente no clima, pois os raios do sol, responsáveis por aquecer o nosso planeta, incidem de diferentes formas ao longo do eixo norte-sul, fazendo com que o clima apresente condições diferentes conforme alteramos as latitudes.

Assim, temos que: quanto mais as latitudes aproximam-se dos polos da Terra, menores são as temperaturas. Da mesma forma, quanto mais próximas as latitudes estão da Linha do Equador, maiores são as temperaturas.

Isso ocorre porque a região que abriga as áreas que estão mais ou menos próximas à Linha do Equador (chamada de região equatorial) recebe uma quantidade mais intensa de raios solares ao longo do ano, ao passo que as regiões polares (mais próximas dos polos sul e norte) recebem em menor intensidade o calor do sol.

Diante disso, é possível até mesmo estabelecer algumas zonas climáticas, que são as faixas de latitude em que o clima se apresenta de formas diferenciadas. Confira o esquema a seguir:


Zonas climáticas da Terra explicam as diferenças de temperatura *

Podemos notar, com a figura, que as Zonas Tropicais tendem a ser mais quentes. O território brasileiro está, quase todo, localizado nessas faixas, o que contribui para as médias de temperatura no nosso país serem maiores do que em outros lugares.

Por outro lado, as Zonas Temperadas, durante a maior parte do ano, apresentam temperaturas mais baixas. Em certas épocas, regiões do extremo sul do Brasil, por exemplo, apresentam um frio muito forte, chegando até a nevar em alguns casos. A região da Patagônia, no sul da Argentina, uma das áreas mais geladas do continente, também é um exemplo disso.


A Patagônia, na Argentina, é uma área muito fria em virtude de sua latitude

Se essas regiões são frias, imaginem então as Zonas Polares! Nelas, encontram-se os polos da Terra, os locais do planeta onde se registram as menores temperaturas. O extremo norte dos continente americano, europeu e asiático sofre com o frio, que torna algumas localidades praticamente inabitáveis.

Por fim, é importante lembrar que a latitude não é o único fator que interfere no clima. Existem regiões que, mesmo estando localizadas em áreas equatoriais, são frias por causa da altitude e de inúmeros outros fatores.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Quanto mais próximo da linha do Equador a temperatura e mais?

Quanto mais próximo da linha do Equador mais elevada é a temperatura, pois os raios atingem a superfície terrestre formando um anglo de 90°. Em contrapartida, os pólos recebem luz solar de maneira extremamente inclinada.

O que explica a ocorrência de áreas com baixas temperaturas em países próximos à linha do Equador?

R.: O Equador e o Peru são países cortados pela Cordilheira dos Andes, e os picos das montanhas apresentam altitudes elevadas, permitindo a formação de neve e gelo.

Como e o clima perto da linha do Equador?

O clima equatorial ocorre nas áreas de baixa latitude do planeta, próximo à linha do equador. Influenciado por massas de ar quentes e úmidas, esse clima é caracterizado pelas altas temperaturas durante todo o ano, baixa amplitude térmica e elevada umidade do ar.

O que acontece quando se está afastado da linha do Equador?

Quanto mais afastado do paralelo de 0º, maior é o valor da latitude. As latitudes variam até 90º no Hemisfério Norte (N) e até -90º no Hemisfério Sul (S). As longitudes correspondem à distância em graus de um ponto em relação ao meridiano de 0º, o de Greenwich.

Toplist

Última postagem

Tag