O que acontece se não tirar os pontos

Fiquei com preguiça de ir no hospital para tirar os três pontos que tinha no pé direito, resultado de um acidente com a prancha de surfe nas férias. Então resolvi fazer em casa mesmo.

O meu amigo Dr. Nissin adverte: "Os pontos devem ser retirados em 7 dias, senão vai inflamar". Como eu já estava no 12º dia, acho que é por isso que estava vermelho...

Siga estes passos

  1. Lavar bem as mãos e o corte, e certificar-se que a agulha e a tesoura estão limpas.
  2. Desatar os nós dos pontos. Enfie a agulha no meio do nó para ficar mais fácil desmanchá-lo. Obs.: Este passo é opcional, só serve para tirar a foto poser.
  3. Com a tesoura, cortar o fio bem rente à pele em uma das pontas.
  4. Com a mão, puxar o fio, sairá fácil. Se estiver grudado, faça uma forcinha e prepare um papel higiênico ou algodão pois pode sangrar um pouco.
  5. Feito!

Fotos do processo

Coloquei aqui as fotos pequenas, pois tem gente que passa mal de ver esse tipo de coisa. Mas se você não tem este problema, clique na foto para ampliá-la.

(1) limpar

(2) desatar

(3) cortar

(4) puxar

(5) feito

Aprenda mais:

  • Como pintar o cabelo com papel crepom
  • Como retirar os pontos de uma ferida (machucado, sutura)
  • Adesivo para colar na lataria do carro (Plotter, Vinil)
  • Como fazer um barquinho de papel
  • Como pintar camiseta com caneta para tecido
  • Como pintar camiseta com tinta para tecido
  • Desenho matriz para pintar na camiseta
  • Porta-fitas cassete (k7) feito com palitos de sorvete
  • Como fazer etiquetas para fitas cassete (k7)

Muitos pacientes procuram seus cirurgiões plásticos depois de um ano de cirurgia para mostrar que, na linha da cicatriz (de qualquer cirurgia), surgiu uma inflamação. 

Apesar da preocupação com os pontos inflamados (também conhecidos como pontos expulsos), esse é um problema simples de resolver e que não costuma causar grandes complicações. 

 O que são e por que aparecem pontos expulsos no organismo

Em geral, esses pontos aparecem quando nós, cirurgiões, utilizamos fios inabsorvíveis (que o corpo não absorve). Em geral, em alguns locais do corpo, nos quais existe maior tensão entre os tecidos, é utilizado um fio de mononylon. 

Quando o ponto é dado, a linha é cortada e, por vezes, a ponta do fio fica rígida (devido a sua curta extensão). Durante a cirurgia, temos o cuidado de virar essa ponta para baixo, para não incomodar a paciente e evitar os pontos expulsos. Porém, algumas vezes acontece de a ponta virar sozinha, dentro do organismo da paciente. 

Essa ponta rígida é identificada pelo organismo como um corpo estranho e começa aí um processo de expulsão do organismo estranho. Uma dinâmica parecida acontece com a contratura capsular de implantes de silicone: 

  • Quando o organismo recebe o implante de silicone, ele o considera como um corpo estranho, não natural da anatomia. 

Isso o leva, como em mecanismo de defesa, a criar uma membrana que isola o silicone do resto do corpo, uma cápsula fibrosa que funciona como uma cicatriz interna. 

O que fazer para cuidar e retirar os pontos expulsos

Em primeiro lugar, mantenha a calma: pontos expulsos são comuns. Para cuidar deles, são necessários apenas dois procedimentos:

  • Manter o local bem higienizado: lavar com água, sabão e, se desejar, utilizar Mertiolate para a realização da assepsia do local. 
  • Procurar o cirurgião plástico que realizou a cirurgia

O grande problema com pontos expulsos acontece quando o paciente tenta tirar essa bolinha com uma pinça ou algum outro instrumento não esterilizado. Isso é extremamente perigoso, pois esses objetos podem levar bactérias para a pele e causar uma infecção. 

Para tratar essa infecção, será necessário acompanhamento médico, antibióticos e cuidados extras. Portanto, procure o seu médico cirurgião o mais rápido possível após descobrir os pontos expulsos. 

 Como cuidar da cicatrização de pontos cirúrgicos

Após a retirada dos pontos expulsos, você poderá voltar com os cuidados diários com a sua cicatriz. Vamos retomar quais são os cuidados? 

  • Fatores que auxiliam a cicatrização de pontos cirúrgicos: repouso no pós-cirurgia, para que não haja tensão na região operada; baixa exposição ao sol (nos primeiros dias) e hidratação. 

Além disso, o calor produz uma série de complicações como o edema, ou seja, um inchaço causado por excesso de líquido retido, que prejudica a cicatrização. 

  • Fatores que prejudicam a cicatrização de pontos cirúrgicos: tabaco, anemia e diabetes prejudicam a oxigenação dos tecidos. Portanto, consulte o seu médico para controlá-los. 

Além desses cuidados básicos, você pode optar por tratamentos como a fita de silicone, a ozonioterapia, a betaterapia e até mesmo a utilização de cremes manipulados com ação anti-inflamatória. Consulte o seu cirurgião plástico para verificar a necessidade de cada um desses procedimentos. 

Você já teve pontos expulsos? 

Para mais informações sobre pós-operatório, cirurgias plásticas e respostas a dúvidas, siga-nos nas redes sociais (clique aqui). 

Sua dúvida pode ser respondida ainda hoje!

Qual o problema de não tirar os pontos?

O que acontece se não retirar os pontos Manter os pontos além do período indicado para retirada pode desfavorecer o processo de cicatrização local, causar infecções e deixar cicatrizes.

O que acontece se o ponto ficar dentro da pele?

O que acontece se a linha dos pontos internos ficarem no organismo por anos? Depende do tipo de fio que foi utilizado. Alguns são reabsorvíveis e desaparecerão, outros como algodão e linho pode causar rejeições e granulomas de corpo estranho e existem o que não são absorvíveis mas não causam alterações inflamatórias.

Pode tirar pontos com 20 dias?

Os pontos cirúrgicos geralmente podem ser tirados após 7 a 14 dias do procedimento cirúrgico. No entanto, há casos em que é preciso esperar até 21 dias para poder remover os pontos. Os pontos cirúrgicos absorvíveis não precisam ser removidos pois o próprio tecido do corpo absorve o ponto.

Pode tirar os pontos sozinho?

Verifique se é seguro tirar os pontos por conta própria. Isso facilita a cicatrização. Por segurança, ligue para o seu médico. Ele vai poder dizer se não há problema em você tirar por conta própria. Se o seu corte estiver avermelhado ou mais dolorido, não tire os pontos: vá ao médico.

Toplist

Última postagem

Tag