O que significa Hebreus 12 29?

Se você pudesse dar uma nota de 1 a 10 para a SUA leitura e estudo da Bíblia esse ano, que nota daria?

Talvez você não tenha ganhado um 10 esse anos, mas você já pensou que você pode melhorar sua nota ainda hoje tomando simplesmente uma decisão?

Sim, nós podemos melhorar, desde que desejemos isso de todo o coração e estejamos dispostos a pagar o preço!

A solução é mais simples do que você imagina e está a praticamente 1 único clique de você!

SIM! Eu vou te ajudar e saiba que, ainda hoje, essa dificuldade de entender a Bíblia vai sumir da sua vida! Você crê?

Então, é hora de acessar a solução que preparei para te ajudar... clique: QUERO SABER MAIS (Acesse aqui mais informações sem compromisso)…

Você Pergunta: Em um texto que li em Hebreus, diz que Deus é fogo consumidor. Parece-me que o foco ali seja falar sobre ira de Deus, sobre como Deus derrama seu julgamento. Mas como isso se harmoniza com o amor de Deus? Se Deus é fogo consumidor como pode ao mesmo tempo ser um Deus amoroso e misericordioso?

Caro leitor, a Bíblia usa muitas figuras de linguagem que exige que o estudante avalie sempre com cuidado para compreender o significado que o autor quis comunicar ali. V

amos analisar o que significa Deus ser fogo consumidor?

Deus é fogo consumidor! O que significa isso?

(1) O texto é citado está em Hebreus 12:29: “porque o nosso Deus é fogo consumidor”. Por sua vez, Hebreus faz essa citação com base em Deuteronômio 4:24: “Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso”.

A primeira coisa a fazermos aqui é entender o uso que se faz do “fogo” como figura de linguagem. O fogo aparece muito na Bíblia representando diversas coisas, por exemplo, a tentação (Provérbios 6:27), provações (Salmos 66:12).

Mas o uso que mais aparece na Bíblia é o fogo como figura do derramar da ira e do julgamento de Deus, veja: “porque com fogo e com a sua espada entrará o SENHOR em juízo com toda a carne; e serão muitos os mortos da parte do SENHOR” (Isaías 66:16). 

Já a palavra “consumidor” traz a ideia do poder destruidor, devorador do fogo sobre aquilo sobre o qual ele está.

(2) No texto citado de Deuteronômio a advertência do contexto é sobre as pessoas se entregarem à idolatria e quebrarem, assim, a aliança que fizeram com o Senhor:

“Guardai-vos não vos esqueçais da aliança do SENHOR, vosso Deus, feita convosco, e vos façais alguma imagem esculpida, semelhança de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus, vos proibiu” (Deuteronômio 4:23).

Se essas pessoas não observassem a vontade de Deus atraíram para si o juízo de Deus que as consumiria devido Sua justiça ser precisa (fogo consumidor).

(3) No texto citado em Hebreus 12:29, o foco é Jesus Cristo. Rejeitar Jesus Cristo, rejeitar a obra que Deus fez por meio Dele, servindo-o de qualquer jeito, sem temor, sem reverência e de um modo que não agrada a Deus (Hebreus 12:28) atrairia para as pessoas o justo juízo de Deus, comparado ao fogo que consome aquilo sobre o qual ele está.

Mas isso não seria algo muito drástico? Não seria algo contrário ao amor de Deus e a sua grandiosa misericórdia?

O fogo consumidor e a justiça de Deus

(4) Temos que ter em mente que tanto na citação de Deuteronômio quando na de Hebreus, as pessoas tinham conhecimento do desejo de Deus, da forma como Deus deseja que as coisas sejam.

Esse conhecimento representa a grande graça e misericórdia de Deus, que se fez conhecido, que enviou Seu Filho, que trouxe o perdão aos arrependidos.

No entanto, estamos falando de pessoas que O rejeitam e não somente isto, mas também se alegram em desagradá-Lo. A justiça de Deus não invalida Seu amor e nem diminui a Sua misericórdia.

É por isso que o autor traz isso como advertência, ou seja, um aviso antecipado que deveria servir para que as pessoas tivessem mudança de comportamento, algo como:

“estejam atentos com as orientações de Deus, pois Ele não é um Deus de brincadeira, Ele cumpre as Suas promessas, é como um fogo consumidor que irá derramar a justiça e consumir aquele que permanecer no caminho dos ímpios”.

Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos.

E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo

O termo fogo consumidor é muito usado no meio cristão, mas você sabe o que significa? Você possui dúvida sobre se uma coisa contradiz a outra? Bem a nossa reflexão de hoje visa entender de onde vem esse termo, porque a usamos? Qual seu significado? E como o amor de Deus se relaciona com seu fogo consumidor?

Para começar na Bíblia o fogo aparece muitas vezes relacionado diretamente a Deus, como símbolo de sua presença em algum aspecto. Exemplos disso é quando Deus faz sua aliança com Abraão em Gênesis 15:17, ou quando convoca Moisés quando ele avistou uma sarça ardente em Êxodo 3:2. Ainda tem também a coluna de fogo que acompanhava os israelitas, relatada em Êxodo 13:21.

Então como podemos ver o fogo pode representar o símbolo de sua presença. O fogo também é usado para purificação, algo que vemos em nosso dia a dia, mas que espiritualmente representa a santidade, sendo esta um dos atributos morais de Deus, pois ele é plenamente santo e é a fonte de toda santidade. Como está escrito em Habacuque 1:13, a santidade de Deus é tamanha que seus olhos não podem contemplar a iniquidade.

Então, por que Deus é fogo consumidor?

Deus é fogo consumidor porque Ele é plenamente justo, puro e santo. Sua santidade não tolera o pecado e sua justiça exige a punição da transgressão de sua Lei. Essa verdade é um alerta para que sirvamos a Deus de modo com reverência e santo temor.

Ao mesmo tempo, Deus está disposto a perdoar todos aqueles que verdadeiramente se arrependerem de seus pecados, tanto que deu seu único filho para morrer por nós, para que assim todo que nEle crê, não pereça, mas tenha vida eterna e aqui que se manifesta o seu amor. Nosso Pai, ama tanto a nós que está disposto a perdoar todos os nossos pecados.

Então, o fato de Deus ser fogo consumidor, não contradiz o fato dele ser Deus de amor. Na verdade, uma coisa complementa a outra, o que é maravilhoso e se revela em Deuteronômio 4:24, onde está escrito: “Porque o Senhor, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso“. E pensando sobre isso, o cristão deve servir a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor, como é descrito em Hebreus 12. O motivo disto está no decorrer do texto: “Porque o nosso Deus é fogo consumidor” (Hebreus 12:28,29).

E o que isso significa?!

Na Bíblia Deus se como fogo consumidor por dois motivos principais: para consumir a oferta pelo pecado ou para consumir o pecador indigno. Hoje podemos ter nossos pecados perdoados ao aceitar Jesus, então não precisamos mais oferecer sacrifícios de animais como antes de Cristo, o que mostra a grandiosidade de sua obra. Pois, se hoje Deus não vem como fogo consumidor sobre nós, é porque sua ira contra o pecado caiu sobre Cristo em seu sacrifício.

No entanto, aqueles que não aceitam a Cristo como seu salvador e assim não são perdoados pelos seus pecados, tentam se aproximar de Deus com seus próprios pecados e nos dias finais conhecerão verdadeiramente por que Deus é fogo consumidor, pois Ele revelará a sua justiça.

Este é um assunto muito delicado, pois nos lembra que assim como Deus é amor, ele também é um Deus de justiça e a sua santidade chega a ser constrangedora a nós pecadores que estamos em constante aprendizado. Mas também nos lembra da soberania de Deus, do poder imensurável dAquele que servimos e isso é maravilhoso. Que possamos sempre ter isso em mente, buscando uma vida justa aos olhos de Deus.

Deus te abençoe!

Siga a Bíblia JFA nas redes sociais: @bibliajfa. Se você ainda não baixou nosso aplicativo, basta digitar “Bíblia JFA Offline” na busca das lojas (Play Store da Google e App Store da Apple). Para ver mais publicações como essa clique aqui!

Qual o significado da palavra seguir a paz com todos?

Quando o escritor escreve “segui a paz com todos” ele está dizendo literalmente “corram em direção à paz”, “persigam a paz”. A expressão grega utilizada por ele implica no sentido de empenhar toda energia necessária para que esse alvo seja alcançado. O mandamento nesta frase é o que nos esforcemos pela paz.

O que significa dizer que Deus e fogo consumidor?

Na Bíblia Deus se como fogo consumidor por dois motivos principais: para consumir a oferta pelo pecado ou para consumir o pecador indigno. Hoje podemos ter nossos pecados perdoados ao aceitar Jesus, então não precisamos mais oferecer sacrifícios de animais como antes de Cristo, o que mostra a grandiosidade de sua obra.

O que é o fogo de Deus?

O fogo de Deus representa o julgamento. Quando ouro é refinado no fogo, todas as impurezas são destruídas fica apenas o ouro puro. O fogo de Deus faz o mesmo em nossas vidas: destrói o pecado. O fogo de Deus destrói quem o rejeita e vive no pecado.

Onde está escrito na Bíblia que Deus é amor mas também é fogo consumidor?

…28Portanto, já que estamos herdando um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, desse modo, adoremos a Deus, com uma atitude aceitável, com toda a reverência e temor, 29porque o nosso “Deus é fogo consumidor!” Aos olhos dos filhos de Israel a glória de Yahweh parecia um fogo consumidor fulgurante no topo da montanha.

O que é o fogo do Espírito Santo?

O apostolo Paulo usa uma tipologia do Espirito Santo como um fogo, que tem a mesma função de iluminar, limpar, aquecer e alastrar. Também, ele afirma que atuação do Espirito Santo em nossa vida pode ser extinta, perdida e apagado em nossa vida. O entusiasmo e o vigor pelas coisas de Deus podem perder a intensidade.

O que significa dizer que Deus é amor?

Dizer que Deus é amor significa que o amor é uma parte essencial do caráter de Deus. Isso significa que Seu amor é tão imenso e grandioso, que é impossível ao homem compreendê-lo totalmente. O apóstolo João, no Novo Testamento, diz claramente que Deus é amor.

Toplist

Última postagem

Tag