Para que outros veículos podemos enviar uma carta de leitor?

A carta é um gênero textual de correspondência, o qual visa a estabelecer uma comunicação direta entre os interlocutores, para transmitir diferentes tipos de mensagens.

Qual a finalidade desta carta do leitor?

O gênero textual carta do leitor serve para quando uma pessoa deseja expressar sua opinião ou seu posicionamento crítico a respeito de algum assunto relevante no momento.

O que é uma carta na geografia?

É a representação de uma porção da superfície terrestre no plano, geralmente em escala média ou grande, oferecendo-se a diversos usos, como por exemplo, a avaliação precisa de distâncias, direções e localização geográfica dos aspectos naturais e artificiais, podendo ser subdividida em folhas, de forma sistemática em …

Quem pode mandar carta para presidiário?

A carta é o modo mais fácil e imediato de se comunicar com alguém que foi preso. Isso porque, qualquer pessoa pode enviar cartas para o CDP, ou seja, você pode fazer isso antes mesmo de estar no rol de visitas ou de ter feito a sua carteirinha. Depois de escrever a sua mensagem, e colocá-la em um envelope.

Qual é a finalidade de uma carta ao leitor publicada no blog?

A carta do leitor é um tipo de carta veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões. Esse gênero epistolar possui uma função relevante para os meios de comunicação, de modo que a carta do leitor assegura uma resposta (feedback) de seus leitores.

Qual é a finalidade de um poema?

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.

Qual a diferença entre um mapa e uma carta?

A cartografia, como sabemos, é a área do conhecimento responsável pela elaboração e estudo dos mapas e representações cartográficas em geral, incluindo plantas, croquis e cartas gráficas. … Mapa – um mapa é uma representação reduzida de uma dada área do espaço geográfico.

Qual é a diferença entre mapas e cartas *?

Mapas apresentam escalas menores que 1:100.000; cartas têm escalas entre 1:100.000 e 10.000 e plantas escalas maiores que 1:10.000. Existem algumas características essenciais para que uma representação cartográfica seja considerada um mapa, carta ou planta.

Como faz para mandar carta para presidiário?

Impressa em papel sulfite, a carta é encaminhada ao detento ou detenta. A resposta deve ser dada pelo preso a caneta no verso da mesma folha, para em seguida ser digitalizada e enviada por e-mail ao familiar. Só podem enviar mensagens pessoas que estejam no rol de visitas cadastrado na unidade.

Qual a finalidade de uma carta ao leitor publicada num blog numa revista e em outros veículos midiáticos?

Além disso, ele pode sugerir algum tema a ser abordado. Por esse motivo, é uma importante ferramenta de produção de pauta para os veículos de comunicação. Desse modo, devemos lembrar que a carta do leitor possui um remetente (emissor ou locutor) e destinatário (receptor ou interlocutor).

Quais são os tipos de carta do leitor?

Esse tipo de carta envolve dois estilos textuais diferentes: a carta e a tipologia argumentativa. Sendo assim, a carta argumentativa tem o intuito de defender o ponto de vista do remetente para um destinatário específico.

O quê é poema 7 ano?

Informações sobre o gênero: O poema é um gênero literário marcado pela musicalidade, pela subjetividade e pela escrita em versos, os quais podem ser elaborados em forma fixa ou livre, ou seja, que seguem, ou não, um padrão e métrica definidos.

Qual é a linguagem de um poema?

Na linguagem poética, as principais características observadas são: Amplo emprego de diversas figuras de linguagem; Constante preocupação com a forma e qualidade da mensagem transmitida; Palavras usadas em sentido figurado (conotativo).

Quais são as diferenças entre plantas cartas e mapas?

A diferença entre mapas cartas e plantas é a área que cada um abrange,ou seja sua escala. Plantas tem maior escala,cartas tem uma escala média que consegue retratar bairros,linhas de ônibus…

O slideshow foi denunciado.

Seu SlideShare está sendo baixado. ×

Professor na Colégio Tom Jobim

Mais Conteúdo rRelacionado

  1. 1. A carta de leitor na mídia impressa Ensino Médio Volume 2 Unidade 1
  2. 2. A carta de leitor é um gênero textual que permite o diálogo dos leitores com o editor de jornais e revistas ou entre os leitores. É geralmente publicada numa seção de cartas de jornais ou revistas, como, por exemplo, Painel do Leitor, Fórum dos Leitores, Cartas, etc.
  3. 3. As cartas de leitor podem ser enviadas pelo correio tradicional (físico) ou eletrônico, o e-mail. Elas podem ser escritas por diversas razões e finalidades, e constituem uma forma de exercício da cidadania, pois são um meio de manifestações de nossas opiniões perante a opinião pública.
  4. 4. Finalidades das cartas de leitor • Possibilitar aos leitores manifestarem sua opinião sobre assuntos publicados em jornais ou revistas ou sobre assuntos polêmicos do momento. • Elogiar reportagens. • Fazer reclamações. • Fazer solicitações. • Dialogar com outro leitor • etc.
  5. 5. O foco do estudo desse tema são as cartas de leitor que comentam criticamente o assunto de matérias lidas. Essas cartas são chamadas de cartas argumentativas de leitor. A estrutura delas é semelhante à da carta pessoal. Contém: • local e data • saudação • assunto • expressão cordial de despedida • assinatura
  6. 6. É importante saber que todo jornal e toda revista define as condições para que uma carta seja aceita e aprovada para publicação. Eventualmente, poderão não ser publicadas do modo como foram escritas (ou até nem serem aceitas para publicação). Na verdade, esse é um procedimento corriqueiro, e a adequação das cartas, por meio de cortes e elaboração de resumos das informações nelas contidas, é mesmo frequente.
  7. 7. Escrever uma carta de leitor manifestando sua opinião sobre uma matéria publicada em jornais ou revistas não deve ser realizado de vez em quando na vida; ao contrário, precisa ser bastante frequente, pois isso traz a possibilidade de cada um construir uma visão mais aprofundada do mundo.
  8. 8. Esses são os principais conteúdos trabalhados nessa unidade. Esperamos que eles sirvam de apoio para uma melhor aprendizagem. Os slides a seguir, mesmo sendo referentes à unidade seguinte, fazem parte dos estudos de uma mesma avaliação.
  9. 9. Um leitor que pensa e que diz o que pensa sobre o que leu Ensino Médio Volume 2 Unidade 2
  10. 10. Como vimos na unidade anterior, as cartas de leitor não costumam ser publicadas tal como foram escritas: sofrem reduções, cortes, simplificações, de acordo com os critérios de cada veículo (jornais e revistas). Dessa forma, excluem muitos advérbios e adjetivos.
  11. 11. ADVÉRBIOS Advérbios são palavras que modificam o sentido do verbo, do adjetivo, de outro advérbio e até de uma frase inteira. Comparem estes exemplos: O aluno chegou. O aluno chegou ontem. A palavra ontem acrescentou ao verbo chegou uma circunstância de tempo. Portanto, ontem é um advérbio.
  12. 12. Neymar jogou bem. Neymar jogou muito bem. A palavra muito intensificou o sentido do advérbio bem. Portanto, muito, aqui, é um advérbio. A flor é linda. A flor é muito linda. A palavra muito intensificou a qualidade do adjetivo linda. Portanto, muito, nessa frase, é um advérbio.
  13. 13. Felizmente, as respostas estavam corretas. O advérbio felizmente modifica toda a frase. Os advérbios podem indicar: • Tempo: agora, ainda, amanhã, hoje, ontem, semana passada, cedo, tarde, depois ... • Lugar: aqui, ali, lá, aí, abaixo, acima ... • Modo: assim, bem, mal, depressa, devagar, lentamente, carinhosamente, calmamente...
  14. 14. • Intensidade: muito, bastante, mais, menos, demais, pouco... • Afirmação: sim, certamente, realmente, perfeitamente... • Negação: não, jamais, tampouco ... • Dúvida: talvez, possivelmente, provavelmente, acaso...
  15. 15. Adjetivos Adjetivos são palavras que dão características aos substantivos. Ex: Homem honesto. Percebam que a palavra honesto atribui uma característica ao homem. Portanto, honesto é um adjetivo.
  16. 16. A fruta está madura. As crianças são felizes. A minha avó é portuguesa. Comprei um lindo vestido azul. Percebam que as palavras madura, felizes, portuguesa e azul atribuem características aos substantivos: fruta, crianças, avó e vestido respectivamente. Portanto, são adjetivos.
  17. 17. Muitas palavras da língua portuguesa são formadas a partir de outras. As palavras que dão origem a outras são chamadas de primitivas, e as que vieram de outras são chamadas de derivadas. Ex: Palavras primitivas Palavras derivadas dente dentista, dentadura chuva chuveiro, chuvarada
  18. 18. O processo de derivação é uma das maneiras pelas quais acontece a formação das palavras: é quando pequenas partes chamadas de afixos são acrescentadas a uma palavra primitiva, seja no começo ou no fim dela. Prefixos são as partes adicionadas no início das palavras. Ex: desfazer, preconceito, ilegal, reviver, hiperativo, indiferente, imperdoável, etc.
  19. 19. Sufixos são as partes adicionadas no final das palavras. Ex: delicadamente, casarão, gatinho, riacho, motorista, paulista, cozinheiro, arquitetura, etc. As palavras também podem ser formadas pelo acréscimo de sufixo e prefixo, por exemplo: incorretamente, deselegantemente, anoitecer, infelizmente, etc.
  20. 20. Toda carta de leitor precisa apresentar argumentos que sustentem sua posição com relação ao conteúdo discutido. A linguagem precisa ser adequada a todos os leitores, mantendo uma atitude respeitosa em relação a eles. Além disso, para ser publicada, precisa obedecer a determinados critérios que a revista ou o jornal apresentam. Esses critérios têm a ver, principalmente, com a relevância do conteúdo da carta e com a extensão dela.
  21. 21. Orientações para a elaboração de uma carta argumentativa de leitor: • Nome da sua cidade e a data • Saudação cordial ao editor • Desenvolvimento: indicar a qual matéria a carta se refere, posicionar-se em relação à matéria (a favor ou contra), apresentar bons argumentos para sustentar sua opinião. • Despedida cordial • Assinatura
  22. 22. Esses são os principais conteúdos trabalhados nessa unidade. Esperamos que eles sirvam de apoio para uma melhor aprendizagem.

Quais veículos podemos enviar uma carta de leitor?

A carta do leitor é uma modalidade textual muito utilizada em jornais e revistas. É comum haver, em veículos de imprensa, uma seção reservada ao leitor para que ele possa opinar e argumentar sobre um tema específico já publicado ou mesmo para ofecer ideias sobre conteúdos a serem abordados.

Onde uma carta do leitor pode ser publicada?

A carta do leitor é um tipo de carta veiculada geralmente em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões.

Para que serve uma carta de leitor?

O que é carta do leitor? O gênero textual carta do leitor serve para quando uma pessoa deseja expressar sua opinião ou seu posicionamento crítico a respeito de algum assunto relevante no momento.

Quem é o destinatário da carta do leitor?

Informações sobre o gênero: Carta do leitor é uma carta bastante parecida com uma carta pessoal, porém a Carta do leitor é uma carta aberta, pois é dirigida a destinatários desconhecidos, veiculada em revistas e jornais, podendo ser, ou não, publicada.

Toplist

Última postagem

Tag