Por que o Brasil é o país com o maior potencial para a produção de energia renovável?

Entre janeiro e abril de 2022, o Brasil gerou 69.748 megawatts médios para o Sistema Interligado Nacional de energia limpa. A maior parte foi entregue pelas hidrelétricas, num volume 8,4% maior no comparativo anual.

A geração eólica, que já é a terceira principal fonte de energia do país, produziu 6.505 megawatts médios, num crescimento de 7,5% em relação aos quatro primeiros meses do ano passado. Já a energia solar fotovoltaica teve geração de 1.172 megawatts médios, uma escalada de 66,8% no comparativo anual.

“Temos um 2022 muito mais positivo do que o ano anterior em termos de geração, porque São Pedro foi muito bom, 2021 foi um período muito difícil para trabalhar, foram os piores meses de todo o histórico de 90 anos, foi um desafio grande, mas conseguimos que as termelétricas reduzissem geração e pudemos aumentar as fontes renováveis”, explicou a vice-presidente da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Talita Porto.

À CNN Rádio, ela avalia que, desde 2015, houve um “crescimento vertiginoso” da energia limpa, mas “ainda temos um potencial muito grande, já que o Brasil tem sol, vento e água. A diversidade da matriz decorre da riqueza que o país tem.”

Talita afirmou que o Brasil ainda é dependente da chuva, embora tenha diversificado a matriz com energia eólica, solar e biomassa, o que ajuda. “Mas ainda precisamos das termelétricas, porque o vento, água e sol não são tão controláveis como o combustível de uma termelétrica.”

Para o futuro, a vice-presidente da CEE aposta na modernização do setor, que, segundo ela “é um projeto de estado”: “Ele vem caminhando desde 2016, hoje tem um PL414 que possivelmente vai ser transformando em lei, que promoverá a ampliação do mercado livre, combinação de redução de subsídios nas tarifas, o PL é amplo e apoiado por todos os agentes do setor”.

A busca por novos tipos de energia limpa, renovável e sustentável cresce a cada ano e tem como objetivo oferecer formas de consumo que não agridem o meio ambiente nem agravam o efeito estufa, que tem sido um grande problema global.

Foto: DINO / DINO

Uma das formas energéticas na qual o Brasil tem grande potencial é a energia solar, uma forma de energia limpa. Com 80% dos raios solares sendo recebidos pela Terra através da absorção dos mares, nuvens e massas terrestres, podemos obter do sol 10 mil vezes a quantidade de energia que a população mundial precisa para um ano.

Conforme publicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o território brasileiro recebe mais de 2.200 horas anuais de insolação, o que equivale a 15 trilhões de megawatts. Dessa forma, toda essa energia oferecida pelo sol pode ser aproveitada por meio de tecnologias, como painéis de células fotovoltaicas, que convertem a luz solar diretamente em energia elétrica para residências, comércios, indústrias e até mesmo para uso agrícola.

Para o investidor desse tipo de energia limpa - pessoa física ou jurídica - além de grande eficiência e economia, os painéis fotovoltaicos têm uma garantia de performance de até 25 anos de acordo com alguns fabricantes, e o retorno do investimento acontece entre 3 a 5 anos, variável de acordo com a personalização do projeto.

Para o consumidor também há a opção de conectar o painel à rede elétrica e passar a fazer a troca da energia gerada pela consumida da mesma, desta forma, como toda a energia, direta ou indiretamente, vem do sistema solar fotovoltaico, é possível economizar até 95% do valor gasto atualmente. Além disso, é possível proteger-se contra oscilações de custo da geração elétrica no país, que mantém os consumidores expostos a aumentos repentinos nas suas respectivas contas.

O dimensionamento da tecnologia para o sistema fotovoltaico é feito de acordo com o consumo anual da unidade. À medida que são acrescentadas novas células fotovoltaicas, aumenta-se a capacidade de produção, o que faz com que o planejamento seja decisivo para a escolha ideal.

Após instalados, os painéis não lançam poluentes na atmosfera, com impacto ambiental quase insignificante, trazendo o consumo de forma limpa para milhares de regiões.

O investimento em energia solar vem crescendo a cada ano. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), até 2030, o Brasil pode investir até 100 bilhões de reais em energia solar, o que representa cerca de 25% das matrizes de energia de todo o país.

Uma das empresas que colaboram para esse crescimento é a SONNE, Solução em Energia. Especializada em energia renovável de alta tecnologia, a SONNE visa a eficiência energética e a economia financeira, e trabalha para o desenvolvimento sustentável do planeta, com a missão de estar sempre atualizada com as novas tecnologias para propor melhores soluções, sendo reconhecida pela qualidade dos produtos e serviços prestados.

É a partir do sol que a SONNE oferece uma solução sustentável e econômica de geração de energia elétrica para residências e empresas. Uma maneira de mudar o dia a dia das pessoas e a forma de como elas trabalham, mas, acima de tudo, uma maneira de contribuir para a preservação do meio ambiente. Assim, todos saem ganhando, inclusive nosso planeta.

Com grande eficiência e comprometimento com o resultado, a SONNE conquistou espaço com a sua expertise no segmento de energia limpa, ganhando destaque no cenário nacional com projetos e clientes satisfeitos em vários estados brasileiros.

Quer saber mais sobre energia limpa via processos fotovoltaicos?

Acesse:

//www.sonneenergia.com/

Website: //www.sonneenergia.com/

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra

Porque Brasil é a maior potencial de energia renovável?

O Brasil é um país com grande potencial para produzir energia limpa pela sua localização geográfica, bacias hidrográficas e irradiação solar suficiente. Um dos tópicos mais retratados sobre o cenário brasileiro é sua biodiversidade abundante e seu grande potencial para a produção de energia limpa.

Por que o Brasil tem grande potencial de produção de energia solar?

O grande potencial brasileiro de produção de energia renovável se explica pelo clima, agricultura e distribuição hídrica do país. E, por isso, o Brasil tem condições de gerar uma energia cada vez mais limpa.

Por que o Brasil é um país privilegiado para implantação dessa fonte renovável?

O Brasil é privilegiado em recursos naturais que poderiam ser aproveitados como fontes geradoras de energia. Ocorre que existem entraves os quais dificultam a consolidação da produção de energias verdes no país nos âmbitos interno e externo.

Por que o Brasil se destaca por ter a maior matriz energética do planeta?

A matriz elétrica do Brasil é considerada uma das mais renováveis do mundo, até mais que a matriz energética. Isso acontece porque 75% da eletricidade gerada no Brasil é proveniente das usinas hidrelétricas.

Toplist

Última postagem

Tag