Por que podemos afirmar que a ebulição é vaporização?

Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro. Por exemplo, quando aquecemos a água, ela tende a evaporar (passa do estado líquido para o estado gasoso).

Esta atividade experimental visa verificar, de forma simples, o comportamento do vapor da água no estudo das mudanças de estado físico da matéria. Esse experimento pode ser realizado por todos os alunos, sendo mais interessante a divisão em grupos. Nessa atividade é necessário o uso de uma chaleira, uma fonte de calor (pode ser fogo, fogareiro etc.) e água.

Realizando a atividade experimental

Primeiramente, coloque um pouco de água na chaleira e leve ao fogo. Deixe-a por um intervalo de tempo longo, a fim de que ela mude de estado físico (ou seja, até que ela ferva). Após um intervalo de tempo, observe atentamente o que sai pelo bico da chaleira quando a água está fervendo, ou melhor, quando está em ebulição.

Lembre-se, é necessário tomar muito cuidado com essa atividade experimental, pois ela trabalha com uma fonte de calor. Sendo assim, evite o contato físico e tente fazer suas observações com uma distância segura em relação à chaleira que está sendo aquecida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tente responder algumas perguntas, como por exemplo:

O que você vê na região bem próxima da saída do bico da chaleira?

O que você vê nas regiões mais distantes?

Você consegue explicar isso?

Observação: o vapor de água é composto por moléculas de água, que não são visíveis a olho nu. Entretanto, após percorrerem alguns centímetros, essas moléculas perdem calor para o ar, condensando-se em pequenas gotas. Essas gotículas refletem a luz, dando uma aparência de névoa, que pode ser facilmente vista. As gotículas são água em estado líquido.

Note que é perigoso colocar o dedo perto da saída do vapor, pois tal ato pode provocar queimaduras na pele. É bom lembrar que os aparelhos de limpeza a vapor geram vapor com temperaturas maiores do que 100°C, pelo aumento da pressão interna dos líquidos.

Qual a diferença entre ebulição e vaporização Cite uma situação em que a água evapora e outra em que ela sofre ebulição?

Na ebulição acontece a passagem do estado líquido para o estado gasoso por um aumento na temperatura. Exemplo de Ebulição: Àgua fervendo; Já na evaporação acontece uma mudança de fase do estado líquido para o estado gasoso de modo gradual e lento. Exemplo de Evaporação: A roupa que seca no varal.

Por que podemos afirmar que a ebulição e a evaporação são tipos de vaporização?

Sim, são, podemos afirmar isso pois ambas mudam o estado da matéria de liquido para gasoso, porém, a velocidade é que é diferente enquanto a ebulição ocorre muito rapidamente, a evaporação ocorre lentamente.

Qual o tipo de vaporização acontece na água quando sobre ela incidem os raios solares?

O processo de vaporização que acontece com a água quando há a incidência de raios solares é a evaporação. A evaporação ocorre quando as moléculas de alguma coisa que esteja em estado liquido, como a água, recebe energia para passar para o estado gasoso.

O que dificulta a evaporação?

A evaporação será mais rápida quanto menos pressão for exercida sobre a superfície do líquido, pois ela dificulta o escape das moléculas. ... Quanto maior a superfície de contato, mais rapidamente o líquido irá evaporar, pois haverá mais partículas que poderão escapar na superfície por unidade de volume.

Quais são os fatores que influenciam na evaporação?

Fatores que afetam a taxa de evaporação

  • A concentração da substância evaporante no ar. ...
  • A concentração de outras substâncias no ar. ...
  • Temperatura. ...
  • Pressão. ...
  • Superfície de contato. ...
  • Vazão de ar. ...
  • Forças intermoleculares.

Qual é o fator ambiental que facilita a evaporação?

A turbulência provocada por vento e por convecção térmica afasta o vapor das camadas em contato com a superfície da água e possibilita a continuidade da evaporação. Há outros fatores como Temperatura da superfície, Salinidade da água, Grau de umidade relativa do ar, Pressão barométrica.

Qual fonte de calor poderá promover a evaporação da água?

Verificado por especialistas No meio ambiente a fonte de calor é a solar, mas nem em todos os ambientes são assim, por exemplo em um ambiente fechado, com um fogão a fonte de calor que estaria fazendo a água evaporar seria a chama do fogão movida a gás, ou a lenha.

Algo muito comum em nosso dia a dia são as transformações que a água pode sofrer. Que ver alguns exemplos? Quando colocamos água líquida em forminhas de gelo e levamos para o freezer, ela passa para o estado sólido. Quando deixamos o chão do banheiro molhado após o banho, depois de um certo tempo, o chão seca, pois a água transformou-se em vapor.

Veja quais são as transformações que a água ou qualquer outra matéria pode sofrer:

  • Fusão (passagem do estado sólido para o estado líquido);

  • Solidificação (passagem do estado líquido para o estado sólido);

  • Vaporização (passagem do estado líquido para o estado gasoso ou vapor);

  • Condensação (passagem do estado gasoso ou vapor para o estado líquido);

  • Sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso);

  • Ressublimação (passagem do estado gasoso para o estado sólido).

Neste texto, vamos abordar uma forma específica de transformação de estado físico: a vaporização. Os exemplos propostos acima estão relacionados com a água, mas vale lembrar que a vaporização ou qualquer outra transformação podem acontecer com qualquer outra matéria (tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa).

Vaporização é a passagem de um material do estado líquido para o estado de vapor ou gás quando o material líquido é submetido a uma quantidade de calor suficiente para promover essa transformação. Como cada material apresenta um ponto de ebulição diferente, cada um se transforma em vapor ou gás em uma temperatura específica.

Existem três formas de vaporização. Em todas elas, levamos em consideração a velocidade e a fonte de calor utilizada para promover a transformação. Para ilustrar bem as formas como a vaporização acontece, vamos utilizar a água como exemplo.

Os tipos de vaporização são:

  • Evaporação;

  • Ebulição;

  • Calefação.

O termoevaporação define a vaporização que acontece de forma lenta, ou seja, que demora para acontecer e depende exclusivamente do calor presente no ambiente. Um exemplo de evaporização em nosso dia a dia é quando colocamos roupa para secar no varal. A água passa para o estado de vapor por causa do calor do ambiente, mas em um processo bastante demorado.


A água de um lago, ao receber calor do ambiente, sofre o processo de evaporação

Chamamos de ebulição a vaporização que ocorre com uma velocidade maior do que a evaporação e por meio de uma fonte alternativa de calor, isto é, que não seja o ambiente, como a chama do fogão. Um exemplo de vaporização é quando estamos tomando banho utilizando um chuveiro elétrico. Como o chuveiro promove o aquecimento da água, e não o ambiente, consideramos que a água passa por um processo de ebulição.


Água na panela recebendo calor proveniente da chama do fogão

Já a calefação é a vaporização que ocorre de forma instantânea, ou seja, muito rapidamente, sendo influenciada por uma fonte de calor alternativa que não o meio ambiente, mas com uma quantidade de calor muito intensa e elevada. Um exemplo de calefação é quando o ferro de passar muito quente encontra-se com um tecido da roupa ainda molhado. É comum escutarmos um barulho (“tsiii”), o que caracteriza a rápida vaporização da água, ou melhor, sua calefação.


Quando uma gota de água cai em um óleo muito quente, ela sofre calefação


Por Me. Diogo Lopes Dias

Por que podemos afirmar que a ebulição é a evaporação são tipos de vapor?

Podemos dizer que tanto a ebulição com a evaporação são tipos de vaporização pelo fato de ambas mudarem de estado físico ou de agregação da matéria. Podemos dizer que tanto a ebulição com a evaporação são tipos de vaporização pelo fato de ambas mudarem de estado físico ou de agregação da matéria.

O que é vaporização por ebulição?

Chamamos de ebulição a vaporização que ocorre com uma velocidade maior do que a evaporação e por meio de uma fonte alternativa de calor, isto é, que não seja o ambiente, como a chama do fogão.

Qual é a diferença entre vaporização evaporação é ebulição?

Diferença entre Evaporação e Ebulição Tanto a evaporação quanto a ebulição representam a mudança do estado líquido para o estado gasoso. Contudo, enquanto a evaporação ocorre de maneira gradual, a ebulição acontece de forma rápida.

Por que podemos afirmar que a ebulição?

Podemos afirmar que a ebulição e evaporação da água constituem de tipos de vaporização pois em ambos ocorre a alteração do estado físico da água, passando do estado líquido para o estado gasoso.

Toplist

Última postagem

Tag