Quais as semelhanças e diferenças entre glândulas endócrinas e exócrinas?

O tecido epitelial exerce diversas funções no nosso corpo, entre elas, a função de revestimento, proteção contra entrada de micro-organismos, contra a perda de água, além de secreção de substâncias. Essa última função é atribuída aos chamados epitélios glandulares, que são os responsáveis pela formação das glândulas.

As glândulas podem ser formadas por apenas uma célula, mas podem ser também multicelulares, sendo este caso mais comum. Como exemplo de glândula unicelular, podemos citar a célula caliciforme, que possui uma forma de cálice e é responsável pela produção de muco nas vias respiratórias e trato gastrointestinal (veja figura acima).

As glândulas multicelulares formam-se a partir de invaginações do tecido epitelial ainda no período de desenvolvimento embrionário. Podemos classificar as glândulas pluricelulares em dois tipos principais: glândulas exócrinas e glândulas endócrinas.


Observe que a secreção é liberada através de um ducto nas glândulas exócrinas

As glândulas exócrinas caracterizam-se por liberar suas secreções através de canais. Podemos distinguir duas partes nessas glândulas: uma porção secretora e os ductos glandulares. As substâncias produzidas são lançadas para uma superfície livre fora do corpo ou no interior da cavidade dos órgãos. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar as sudoríparas e as salivares, que lançam sua secreção na pele e na cavidade bucal, respectivamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com a forma em que a secreção é eliminada, podemos classificar as glândulas exócrinas em: merócrina, apócrina e holócrina. As merócrinas são aquelas em que a secreção é eliminada sem que haja perda do citoplasma da célula secretora. Nas glândulas apócrinas, a secreção apresenta porções do citoplasma das células secretoras. Já as holócrinas eliminam a secreção que é constituída pela própria célula secretora.


Nas glândulas endócrinas, a secreção é lançada diretamente na corrente sanguínea

As glândulas endócrinas são aquelas em que não há a presença de um ducto, e sua secreção, também chamada de hormônio, é lançada diretamente na corrente sanguínea. Apresentam-se como aglomerados de células secretoras envoltas por uma rede de capilares. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar a tireoide, paratireoide, adrenal e hipófise.

Existem autores que incluem outro tipo de glândula entre as glândulas multicelulares: as mistas. Estas se caracterizam por possuir regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo. Como exemplo, podemos citar o pâncreas, que lança insulina e glucagon na corrente sanguínea e suco pancreático no interior do duodeno.

Semelhanças entre as glândulas endócrinas e exócrinas Ambas as glândulas endócrinas e exócrinas produzem e secretam substâncias para regular as funções do corpo.

  1. Como as glândulas endócrinas e exócrinas são semelhantes?
  2. O que é uma glândula endócrina e exócrina?
  3. Quais são as semelhanças entre o sistema nervoso e o sistema endócrino?
  4. Qual órgão é um questionário sobre glândulas endócrinas e exócrinas?
  5. O que é glândulas exócrinas e endócrinas e dar exemplos?
  6. Quais órgãos são endócrinos e exócrinos?
  7. É glândula adrenal exócrina ou endócrina?
  8. Qual é a maior glândula endócrina?
  9. Quais são as duas diferenças importantes entre as glândulas endócrinas e exócrinas?
  10. Quais são as semelhanças e diferenças entre neurotransmissores e hormônios?
  11. Quais são as duas diferenças entre o sistema nervoso e o sistema endócrino?
  12. Como as glândulas endócrinas estão relacionadas ao comportamento humano?

Como as glândulas endócrinas e exócrinas são semelhantes?

A principal diferença entre os dois tipos é que, enquanto as glândulas exócrinas secretam substâncias de um sistema ductal para uma superfície epitelial, as glândulas endócrinas secretam produtos diretamente na corrente sanguínea [1]. As secreções exócrinas se formam no ácino, um pequeno agrupamento de células na origem dos ductos glandulares.

O que é uma glândula endócrina e exócrina?

O fígado e o pâncreas são glândulas exócrinas e endócrinas; são glândulas exócrinas porque secretam produtos - bile e suco pancreático - no trato gastrointestinal por meio de uma série de dutos e endócrinas porque secretam outras substâncias diretamente na corrente sanguínea. ...

Quais são as semelhanças entre o sistema nervoso e o sistema endócrino?

Tanto o sistema endócrino quanto o nervoso mantêm a homeostase do corpo. Tanto o sistema endócrino quanto o nervoso enviam sinais ao órgão efetor. Tanto o sistema endócrino quanto o sistema nervoso coordenam as funções do corpo para manter a homeostase em resposta a vários estímulos internos e externos.

Qual órgão é um questionário sobre glândulas endócrinas e exócrinas?

por que o pâncreas é AMBOS uma glândula endócrina e uma exócrina? o pâncreas secreta hormônios para o SANGUE e os sucos digestivos para o INTESTINO DELGADO. Você acabou de estudar 43 termos!

O que é glândulas exócrinas e endócrinas e dar exemplos?

Uma glândula exócrina é uma glândula que secreta seus produtos em dutos que levam ao tecido-alvo. Exemplos de glândulas exócrinas são glândulas sudoríparas, salivares, sebáceas e mucosas. ... Exemplos de glândulas endócrinas são glândula pituitária, ovários, testículos, glândula tireóide, glândulas adrenais.

Quais órgãos são endócrinos e exócrinos?

O pâncreas e o fígado são órgãos endócrinos E exócrinos. Como órgão endócrino, o pâncreas secreta os hormônios insulina e glucagon. Como órgão exócrino, secreta várias enzimas essenciais para a digestão no intestino delgado.

É glândula adrenal exócrina ou endócrina?

As glândulas endócrinas incluem a hipófise, tireóide, paratireóide, glândulas supra-renais, gônadas, pineal e pâncreas.

Qual é a maior glândula endócrina?

Seu pâncreas (diga: PAN-kree-us) é sua maior glândula endócrina e é encontrado em sua barriga. O pâncreas produz vários hormônios, incluindo a insulina (digamos: IN-suh-lin), que ajuda a glicose (digamos: GLOO-kose), o açúcar que está no sangue, a entrar nas células do corpo.

Quais são as duas diferenças importantes entre as glândulas endócrinas e exócrinas?

Questão 5

Glândulas exócrinasGlândula endócrina
1. A glândula exócrina envia suas secreções através de dutos diretamente para órgãos-alvo do corpo. 1. As glândulas endócrinas são as glândulas endócrinas que secretam seus produtos, hormônios diretamente no sangue.

Quais são as semelhanças e diferenças entre neurotransmissores e hormônios?

Neurotransmissores e hormônios são semelhantes porque são captados por receptores e são ambos químicos. A diferença é que os neurotransmissores ainda usam uma carga elétrica para serem enviados e os hormônios são acionados quimicamente. Outra diferença é que eles interpretam as células-alvo de uma maneira diferente.

Quais são as duas diferenças entre o sistema nervoso e o sistema endócrino?

Uma das diferenças mais significativas entre o sistema nervoso e o sistema endócrino é que o sistema nervoso usa impulsos elétricos para enviar mensagens através dos neurônios, enquanto as glândulas endócrinas usam hormônios para enviar mensagens às células-alvo através da corrente sanguínea.

Como as glândulas endócrinas estão relacionadas ao comportamento humano?

Hormônios são mensageiros químicos liberados pelas glândulas endócrinas que viajam pelo sistema sanguíneo para influenciar o sistema nervoso a fim de regular comportamentos como agressão, acasalamento e paternidade de indivíduos.

Qual é a diferença entre glândulas endócrinas e glândulas exócrinas?

A secreção das glândulas endócrinas contém hormônios. As glândulas exócrinas têm uma porção secretora constituída pelas células responsáveis pelo processo secretório. E ductos que transportam a secreção eliminada das células.

Qual a diferença fundamental entre glândulas exócrinas e endócrinas dê exemplos?

Enquanto que as glândulas endócrinas liberam suas secreções na circulação sanguínea, as exócrinas secretam suas substâncias em outros órgãos ou para o exterior corporal. Alguns exemplos de glândulas exócrinas são: as sudoríparas (secretam suor), as mamárias (secretam leite) e as salivares (liberam saliva).

Qual a diferença de uma glândula endócrina para as outras glândulas do corpo a glândula salivar por exemplo )?

As glândulas endócrinas destacam-se por compor o sistema endócrino e são responsáveis por secretar substâncias denominadas de hormônios. Diferentemente das glândulas exócrinas, por exemplo, as endócrinas não possuem ducto glandular e sua secreção é lançada diretamente no sangue, onde seguirá em direção ao órgão-alvo.

Como são classificadas as glândulas exócrinas quanto ao tipo de secreção?

As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada sem que haja nenhuma perda do citoplasma. As glândulas apócrinas, por sua vez, eliminam secreção com porções do citoplasma.

Toplist

Última postagem

Tag