Quais os principais reinos germânicos e em quais territórios se estabeleceram?

566 palavras 3 páginas

Com o fim do império Romano do Ocidente,os povos estrangeiros que ocupavam as terras do império iniciaram o processo de formação de reinos e mornaquias. Dentre esses povos, destacavam-se os germânicos.

Germanos
Os povos germânicos dividiam-se em vários grupos, com grandes diferenças culturais entre si. Eram os anglos, os saxões, os visigodos, os ostrogodos, os vândalos, os francos entre outros. O termo ''germânico'' refere-se á região de onde esses povos se originavam. As poucas informações que temos sobres esses povos no período em que ainda viviam fora do Império Romano vêm de textos escritos pelos próprios romanos.

Organização socioeconômica:
Baseava-se na família, tendo o pai a figura central, que exercia poder sobre a esposa e os filhos. O direito era consuetudinário, ou seja, as leis não eram escritas mas baseadas nos costumes. A religião era politeísta e as divindades eram associadas aos elementos da natureza. Os sacerdotes tinham, além de função religiosa, a poder de punir os criminosos e o dever de manter a ordem durante as assembleias da comunidade.
A economia dos germanos, baseava-se nas trocas comerciais entre as aldeias.

Invasões:
A fase das invasões corresponde ao período em que os germanos penetraram no Império Romano de forma violenta. Um dos principais motivos que desencadearam as invasões foi o avanço dos hunos nos territórios dos diversos povos germânicos.

Formação dos reinos germânicos
Com as migrações e invasões bárbaras, e a dissolução do Império Romano do Ocidente, diversos povos germânicos estabeleceram-se em diferentes regiões da Europa. Inicialmente, esses povos dividiram o território romano em reinos. A vida na Europa Ocidental transformou-se bastante, embora várias características romanas tenham sido mantidas. Quanto à organização política, houve muitas mudanças.
Eis alguns povos germânicos que se formaram: Vândalos, burgúndios, ostrogodos, anglos, saxões, visigodos, entre outros.
Eles se organizavam na forma de


Relacionados

  • reino germanico

    351 palavras | 2 páginas

    a formação de novos reinos na Europa Ocidental. Entre esses, destacamos a dominação política exercida pelos duques germânicos sobre a região da antiga França Oriental. Através do voto dos principais duques da região (Francônia, Saxônia, Suábia e Baviera), era escolhido o rei que obteria controle sobre o Reino Germânico. O primeiro rei escolhido foi Henrique I da Saxônia, eleito em 936. Henrique da Saxônia foi sucedido por seu filho, Oton I. Sob seu domínio, o Reino Germânico conquistou a Lotaríngia….

  • Os reinos germanicos

    565 palavras | 3 páginas

    Os reinos germânicos Após o fim do império Romano do Ocidente no século V, diversos reinos germânicos começaram a se formar no continente europeu. Entre esses reinos, havia o dos anglo-saxões, e o dos ostrogodos, e o dos vândalos e o dos francos. A organização política desses reinos era concentrada na figura do rei, sendo que o próprio reino era visto como sua propriedade. Além disso, a relação entre rei e súditos era baseada em laços de honra e de fidelidade. Por meio desses vínculos, havia direitos….

  • Reinos Germanicos

    617 palavras | 3 páginas

    Reinos Germanicos: Desde sempre a ameaça das invasões foi um problema para o Império Romano. Em 406, a fronteira estabelecida no Reno foi conquistada e ao longo do século V os Visigodos, os Vândalos, os Ostrogodos, os Burgúndios e os Francos constituíram os Reinos Germânicos, que estabeleceram as suas posições através da conquista de territórios que fizeram parte do decadente Império Romano. Com esta movimentação de povos e de conquistas, o Império Romano do Ocidente acabou por entrar em colapso….

  • reinos germanicos

    289 palavras | 2 páginas

    1. Antecedentes - queda do Império Romano do Ocidente (476) . migrações . invasões 2. Reino dos Francos . reinos ------- merovíngio \---------- carolíngio 3. Carlos Magno: imperador do ocidente (800) - Igreja: território de São Pedro . "beneficium" - Renascimento Carolíngio - 843: tratado de Verdum . divisão do império - invasões bárbaras - descentização administrativa (Marcas, Condados, Ducados). - ruralização da sociedade. - consolidação do feudalismo. RESUMO: Império….

  • Os Reinos Germanicos

    848 palavras | 4 páginas

    As migrações bárbaras e a criação dos primeiros Reinos no Ocidente – Sanz Serrano Os Reinos Germânicos 1. Os Vândalos na África 1.1 Os anos de conquista Não se sabe as razões que levaram os vândalos a cruzarem o Estreito de Gibraltar e chegar até o norte da África, contudo devia existir algum fator muito forte que influenciou essa mudança, uma vez que os visigodos e suevos permaneceram na península. Os vândalos tiveram ajudar de outros povos – hispano-romano, já descontente com….

  • reinos germanicos

    388 palavras | 2 páginas

    1. IntroduçãoOs bioma denominado floresta tropical, tambémchamado de floresta pluvial tropical, éencontrado em regiões de clima quente, comalto índice pluviométrico (quantidade dechuva) situado na faixa equatorial da Terra.É o bioma mais rico, onde o crescimento não élimitado, em qualquer parte do ano, por faltade água ou por temperaturas extremas. 2. LocalizaçãoHá florestas pluvial tropicais no norteda América do Sul (bacia Amazônica), AméricaCentral, África, Austrália e no sul Ásia. 3. SoloOs….

  • Paganismo e reinos germânicos

    838 palavras | 4 páginas

    LICENCIATURA EM HISTORIA ANTIGUIDADE TARDIA: ENTRE A TRADIÇÃO DO PAGANISMO IMPERIAL E O CRISTIANISMOUNIDADE OS PRIMEIROS REINOS GERMÂNICOS: A UNIÃO DO LEGADO ROMANO À TRADIÇÃO GERMÂNICA ANTIGUIDADE TARDIA: ENTRE A TRADIÇÃO DO PAGANISMO IMPERIAL E O CRISTIANISMOUNIDADE Durante o século 2 e 3 da E.C ficou marcado pela instabilidade dentro da política imperial,tivemos a morte do imperador Cômodo em 192 e e a chegada do poder Diocleciano em 284….

  • reino germanicos e imperio carolingio

    501 palavras | 3 páginas

    Dá-se o nome de Reino Carolíngio ao reino franco após a subida da dinastia carolíngia ao poder, ao lugar dos merovíngios, a partir de 751. Eram prefeitos de palácio até então e se aproveitaram da crise e da fragmentação dos merovíngios para subir ao trono. Carlos Martel foi o comandante da vitória dos francos, teve um filho, Pepino, o Breve, como era conhecido o qual fez um acordo com o papa que lhe daria apoio para fazer com fosse tornado o rei de Roma, ganhando o apoio da Igreja em seus atos….

  • Reinos germânicos e império carolíngio

    1291 palavras | 6 páginas

    Aluna: Kamila Miranda Capítulo 13 Reinos Germânicos e Império Carolíngio Cáceres-2012 Conteúdo Idade Média 3 Período e Conceito 3 Germanos 3 Migrações e Invasões 3  Organizações Socioeconômica 4  Fluxos dos germanos no império Romano 4  Migrações 4  Invasões 4  Formação dos reinos germânicos 5 Francos 5 A Construção de um império 5  Merovíngios 5  Carolíngios 5 Império Carolíngio 6 O Governo de Carlos Magno 6  Organização administrativa 6  Renascimento Carolíngio….

  • reinos germânicos e império carolíngio

    585 palavras | 3 páginas

    Germanos(migrações e invasões bárbaras) Os povos germânicos dividiam-se em vários grupos, com grandes diferenças, culturais entre si. Eram os anglos, os saxões, os visigodos, os ostrogodos, os vândalos, os francos entre outros. As poucas informações que temos sobres esses povos no período em que ainda viviam fora do Império Romano vêm de textos escritos pelos próprios romanos. >>Organização socioeconômica: Baseava-se na família, tenho o pai a figura central, que exercia poder sobre a esposa….

Outros Trabalhos Populares

Quais foram os principais reinos germânicos?

Em 406, a fronteira estabelecida no Reno foi conquistada e ao longo do século V os Visigodos, os Vândalos, os Ostrogodos, os Burgúndios e os Francos constituíram os Reinos Germânicos, que estabeleceram as suas posições através da conquista de territórios que fizeram parte do decadente Império Romano.

Onde os germânicos se estabeleceram?

Os germânicos habitavam o norte da Europa e tinham origem indo-europeia, portanto, eram povos originários da Ásia Central e do planalto iraniano que, no Período Neolítico, começaram a migrar e estabelecer-se em terras europeias e indianas.

Como os reinos germânicos se estabeleceram?

Os reinos germânicos estabeleceram-se após a desagregação do Império Romano e resultaram em uma série de transformações que caracterizaram a Idade Média. A desagregação do Império Romano foi o processo que resultou no fim do Império Romano do Ocidente.

Quais os principais povos germânicos que se estabeleceram na Europa Ocidental?

Eles eram divididos em grupos: Alamanos, Burgúndios, francos, godos, jutos, ostrogodos, saxões, suevos, vândalos, visigodos e muitos outros.

Toplist

Última postagem

Tag