Quais são as principais atividades industriais de desenvolvimento na região sul?

315 palavras 2 páginas

As cinco Regiões do Brasil apresentam grandes disparidades socioeconômicas, isso é o reflexo de políticas econômicas desenvolvidas no território nacional. Houve um processo de desenvolvimento industrial no Sul e, principalmente, no Sudeste, proporcionando um maior avanço econômico. As demais regiões fornecem-lhe matérias- primas e gêneros agrícolas.

Entre as principais atividades econômicas das Regiões estão:

Centro-Oeste – A economia baseou-se inicialmente nos garimpos de ouro e diamante. Atualmente, as principais atividades econômicas desenvolvidas são a pecuária e a agricultura. A agroindústria é o setor econômico mais importante do Centro-Oeste, que é grande produtor de soja, sorgo, algodão e girassol. Destacam-se também, as indústrias farmoquímicas.

Norte – A economia dessa região baseia-se principalmente no extrativismo vegetal de produtos como látex, açaí, madeira e castanha. A região também é muito rica em minérios. No setor industrial destaca-se o polo industrial de Manaus.

Nordeste – É a segunda região que mais produz petróleo no país. Nela funciona um dos principais polos petroquímicos, o de Camaçari (BA). A agricultura e a pecuária são prejudicadas em razão dos longos períodos de seca, além da má distribuição das chuvas. A cana de açúcar é o principal produto agrícola da Região.

Sul – O setor de serviços responde pela maior parte das riquezas dos estados sulistas. Em seguida vem a indústria, com destaque para o setores metalúrgico, automobilístico, têxtil e alimentício. Destaca-se também a agropecuária. A Região Sul é grande produtora de milho, arroz, feijão, trigo e tabaco. É a maior produtora nacional de soja, alho, mel, maçã e cebola.

Sudeste – Abriga as maiores montadoras e siderúrgicas do país, a produção industrial da região é diversificada e altamente qualificada. Com o maior parque industrial do Brasil, o Sudeste é responsável por quase 60% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os serviços e o comércio são os principais


Relacionados

  • 1980 1996 vf

    1493 palavras | 6 páginas

    seu poder exportador  Região Metropolitana de SP e RJ sofrem a desconcetração industrial com maior intensidade, dada a sensibilidade de sua força produtiva ao cenário recessivo Causas da fragmentação econômica  Investimentos em bens intermediários que fomentam a desconcentração industrial  Esforço exportador dinamiza as economias de estados periféricos tais como ES, PA e MA  Novas atividades industriais e intensivas buscam fugir das ’deseconomias de aglomeração’ Fatores atenuantes….

  • Brasil

    6657 palavras | 27 páginas

    A situação econômica antes do golpe militar. Ao contrário do protecionismo de Vargas, Juscelino Kubitschek, quando comandou o país entre 1956 e 1961, permitiu a entrada de capital estrangeiro para alavancar o setor automobilístico e energético do país, estabelecendo um “Plano de Metas” que teria como principal slogan o famoso “50 anos em 5”. Entretanto, apesar de facilitar o investimento de empresas estrangeiras no país, Kubitschek viu a dívida externa multiplicar-se e a inflação atingir….

  • Origens dos desequilíbrios regionais no brasil

    6306 palavras | 26 páginas

    SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA JOELSON CRUZ RAFAEL BREDA JUSTO VANESSA FOSSE DAVID ORIGENS DOS DESEQUILÍBRIOS REGIONAIS NO BRASIL VITÓRIA 2011 JOELSON CRUZ RAFAEL BREDA JUSTO VANESSA FOSSE DAVID ORIGENS DOS DESEQUILÍBRIOS REGIONAIS NO BRASIL Trabalho apresentado ao curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo….

  • Herança de diferenciação e futuro de fragmentação

    12918 palavras | 52 páginas

    características principais, tendências atuais e perspectivas econômicas, analisando-se ainda sua inserção nos contextos nacional e mundial. N ESTE ARTIGO , O Nordeste aqui considerado congrega os estados que vão do Maranhão à Bahia, diferindo da classificação feita pela Sudene que inclui parte do estado de Minas Gerais (região polarizada de Montes Claros). Apresenta-se inicialmente sucinta descrição da dinâmica geral das atividades econômicas: a região será abordada em seu conjunto, utilizando-se….

  • Espaco Industrial brasileiro

    3671 palavras | 15 páginas

    EE Capitão Agenor de Carvalho ESPAÇO INDUSTRIAL BRASILEIRO Estiva-Gerbi 02/04/2014 Matheus Aparecido Barbino Nº 27 Paloma Thais Pereira Nº 30 Gabriel Aloisio de Arruda Nº 10 Inaê Monteiro Nº 17 INTRODUÇÃO Há tempos, as indústrias vêm conquistando seu espaço no território brasileiro, tornando-se muitas vezes um dos elementos mais básicos de uma região. Trazem consigo sempre a característica marcante….

  • Espaço Industrial

    2002 palavras | 9 páginas

    O Brasil urbano-industrial que conhecemos atualmente foi moldado a partir do ano de 1880. Isso graças à atividade cafeicultora, onde o país experimentou o primeiro surto comercial. Desde o início da industrialização, as indústrias alimentícias e têxteis foram as mais importantes no país. A estrutura da indústria no Brasil começou a se modificar na década de 1970 com o enfraquecimento das indústrias tradicionais. As unidades químicas, metalúrgicas e mecânicas entraram com mais força no lugar das….

  • Os Caminhos da Industrialização brasileira

    3143 palavras | 13 páginas

    Introdução O processo de industrialização brasileira se deu através do desenvolvimento das atividades agrícolas, principalmente a cafeicultura no Centro-Sul, criou condições de acumulação de capitais para o aparecimento e desenvolvimento das atividades industriais. As primeiras indústrias surgiram no país no início do século XX e eram basicamente indústrias de bens de consumo não-duráveis (alimentícias, têxteis, etc.). Impulsos de ordem econômica, como a dificuldade do país em importar devido….

  • mundializacao do capital

    9165 palavras | 37 páginas

    concentração da renda na sociedade brasileira, as quais, de resto, já estavam presentes desde pelo menos o início do século. A montagem da estrutura industrial baseada nos setores de bens de capital e de bens de consumo de alto valor unitário (em que o maior exemploéo setor automobilístico) ocorreu de forma concentrada na região Sudeste do país, especialmente no estado de São Paulo, que consolidou a liderança do processo de acumulação capitalista na economia brasileira. A concentração regional da renda….

  • 6

    11663 palavras | 47 páginas

    trajetória recente, as características atuais e as perspectivas das atividades econômicas desenvolvidas na região Nordeste do Brasil e sua inserção no contexto nacional. Destaca, também, alguns efeitos sociais das mudanças recentes. O Nordeste aqui considerado inclui os estados que vão do Maranhão à Bahia 1 e o período de análise se estende dos anos 60 até 1992. Apresenta-se uma sucinta descrição da dinâmica geral das atividades econômicas do Nordeste, verificando também o papel que elas desempenharam….

  • ECOLOGIA

    3034 palavras | 13 páginas

    01. A década de 1930 do século XX representou um período de transição econômica, política e cultural para o Brasil. Sobre tal transição, assinale a alternativa correta: a) A crise de 1929 foi uma das determinações que levou à passagem do modelo econômico agroexportador para o urbano·industrial no Brasil. b) Até 1930 a prioridade da economia brasileira, pelo seu caráter agroexportador, era o mercado interno. c) O investimento intenso na industrialização por parte das multinacionais….

Outros Trabalhos Populares

Quais as principais atividades industriais na região sul?

Na região estão inseridos diferentes tipos de indústrias, no entanto, as atividades que mais predominam é a produção têxtil e alimentícia, essas utilizam como matéria-prima a produção agropecuária desenvolvida na região.

Qual a principal área industrial da região sul do Brasil?

A Região Sul concentra uma área industrial significativa, que se estende de Curitiba (PR) até Blumenau em Santa Catarina e outra área que se prolonga de Porto Alegre, para o norte, tendo como centro a cidade de Caxias do Sul (RS).

Quais são as principais atividades industriais?

Indústrias de base: mineradoras, madeireiras, petrolíferas, metalúrgicas. Indústrias de bens intermediários: aquelas que produzem papel e celulose, produtos químicos, borracha, plásticos, componentes elétricos e eletrônicos. Indústrias de bens de consumo duráveis: de automóveis, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos.

Quais são as indústrias do Sul?

Entre as atividades industriais que mais se destacam na região sul estão aquelas ligadas aos ramos metalúrgico (indústria de bens de produção), automobilismo (indústria de bens de consumo duráveis), têxtil e alimentícios (indústria de bens de consumo não duráveis).

Toplist

Última postagem

Tag