Quais são os efeitos da radiação ionizante?

Geral

Existem dois tipos de radiação, as ionizantes e as não-ionizantes. A radiação não-ionizante possui efeito limitado à geração de luz ou calor, enquanto a ionizante é de natureza eletromagnética, ou seja, produzida por aparelhos como os de raio-x.

A radiação ionizante é utilizada como tratamento em casos de câncer, como radioterapia de forma mais eficaz e menos agressiva. A radiação ionizante danifica as células cancerígenas, impedindo a progressão da doença, mas também traz consigo efeitos colaterais indesejados como: perda de cabelo, enjoo, cansaço etc.

Porém, por mais que ela ofereça benefícios para a vida humana, também traz uma série de riscos para a saúde devido a exposição indevida ou excessiva à radiação.

Por conta disso, é fundamental que os profissionais da área utilizem equipamentos de proteção individual, os famosos EPI’s, para evitar exposição à radiação.

Os raios gama são outro tipo de radiação ionizante que  podem passar completamente pelo corpo humano e à medida que passam podem causar danos ao tecido ,modificando o nosso DNA, já os raios x, que  tem uma frequência mais baixa , são capazes de atravessar parcialmente o corpo humano, por conta disso as radiografias médicas são a maior fonte individual de exposição à radiação provocada pelo homem.

Na odontologia felizmente não usamos os raios gama, a radiação ionizante se dá pelos exames por imagens que utilizam raios x, de baixa frequência, como as radiografias periapicais , panorâmicas e tomografias computadorizadas,  e outras técnicas  para crânio e face.

A radiologia está sempre em evolução, equipamentos e métodos são atualizados constantemente para tornar os diagnósticos mais precisos, permitindo que os pacientes tenham acesso a um tratamento médico de qualidade, com pouca ou nenhuma exposição à radiação.

Referências:

Entendendo a radiação médica
Proteg
Mundo Educação
Local Odonto
Folha

agosto 13, 2020/

//radiologika.com.br/novo/wp-content/uploads/2020/06/Radiologika-Radiologia-Odontologica-04-2.jpg 890 1335 louise //radiologika.com.br/novo/wp-content/uploads/2021/01/logotipo.pnglouise2020-08-13 18:13:402020-08-13 18:31:23Danos causados pela Radiação Ionizante

Em condições adequadas, a radiação não causa prejuízos à saúde. Ilustração: Guilherme Henrique/SAÚDE é Vital

Publicidade

Radiografia e radioterapia são ferramentas de diagnóstico e tratamento muito seguras quando feitas em condições adequadas. Porém, em outros cenários, com mais intensidade e maior tempo de exposição, partículas radioativas podem matar células e até causar mutação no DNA.

Acompanhe o que pode ocorrer no organismo nessas circunstâncias:

Infográfico: Laura Luduvig e Guilherme Henrique/SAÚDE é Vital

Repercussões da cabeça aos pés

Os danos dependem da intensidade da exposição

Tireoide: costuma absorver muita radiação, principalmente se o iodo está envolvido. Isso gera nódulos e tumores.

Pulmões: são bastante prejudicados quando as partículas são inaladas. Não raro, surge uma insuficiência respiratória.

Continua após a publicidade

Aparelho digestivo: a mucosa do esôfago, estômago e intestino pode ser completamente eliminada. Náuseas, vômito e hemorragia dão as caras.

Genitais: os espermatozoides são particularmente sensíveis e morrem. A infertilidade é temporária ou definitiva.

Pele: ocorrem vermelhidão e queimaduras, mas a pessoa não sente calor ou um aumento repentino da temperatura.

Medula óssea: há o rico de aniquilar a fábrica de células do sangue e de defesa. Isso abre alas para infecções oportunistas.

Infográfico: Laura Luduvig e Guilherme Henrique/SAÚDE é Vital

Fontes: Daniel Perez Vieira, chefe do Laboratório de Radiobiologia do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen); Elisabeth Mateus Yoshimura, professora titular do departamento de física nuclear e coordenadora do Laboratório de dosimetria das radiações e física médica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo; Programa Europeu para a Pesquisa e Integração em Proteção da Radiação; Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos

Continua após a publicidade

  • Câncer
  • Genética
  • Prevenção e Tratamento

Veja Saúde pelo menor preço do ano!

Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
Informação, medicina e ciência para cuidar bem do seu corpo e mente.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

Quais são os efeitos das radiações ionizantes?

Náuseas, fraqueza, perda de cabelo, queimaduras na pele ou diminuição da função orgânica. Pacientes tratados com radiação frequentemente experimentam os efeitos agudos, devido à exposição em altas doses.

Quais são os efeitos da radiação no corpo?

A radioatividade entra no corpo através da inalação ou é absorvida através da pele. Câncer de tireoide, tumores, leucemia aguda, doenças oculares, distúrbios psicológicos e até mesmo danos à composição genética são apenas algumas das piores consequências à saúde que a alta exposição à radiação pode causar em humanos.

O que e a radiação ionizante?

Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama. Radiações Ionizantes Alfa (a), Beta (ß) e Gama (?)

Quais são os efeitos colaterais da radiação?

Quais são os efeitos imediatos da exposição à radioatividade? Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Toplist

Última postagem

Tag