Quais são os grupos sociais da Mesopotâmia?

Índice

  • Exemplo de uma pirâmide social da Mesopotâmia
  • Propriedades na Mesopotâmia
  • Características de uma pirâmide social na Mesopotâmia

A pirâmide social da Mesopotâmia é a representação gráfica que mostra como a sociedade se estruturou na Antiguidade, no Oriente Médio e, mais especificamente, nas civilizações que se desenvolveram às margens dos rios Tigre e Eufrates. Tudo isso, dependendo do poder de decisão das diferentes classes sociais.

A pirâmide social da Mesopotâmia, em outras palavras, mostra as diferentes classes que compõem uma sociedade neste período histórico, bem como sua classificação a partir do poder de decisão de cada estrato social.

Este tipo de pirâmide social esteve presente entre aproximadamente 4.500 aC e 331 aC. Por ser uma pirâmide, sua estrutura é hierárquica. Pois, nesta fase da história, como em outras, predominam as sociedades imobiliárias.

As classes da pirâmide social mesopotâmica apresentavam diferenças entre si que permitiam sua segmentação.

Diante do exposto, a pirâmide indica, em função da potência de cada estado, os diferentes estratos em que está classificada.

Por isso, a pirâmide classifica, de acordo com o poder de cada estado, os diferentes estratos em que está classificada e que compõem a sociedade mesopotâmica.

Exemplo de uma pirâmide social da Mesopotâmia

Aqui está uma imagem que mostra uma pirâmide social em uma sociedade mesopotâmica:

Como pode ser visto, a parte superior da pirâmide mostra como o poder estava concentrado na monarquia (o rei), no clero (sacerdotes) e na alta nobreza (guerreiros, entre outros), enquanto a parte inferior concentra todos aqueles cidadãos que, ao contrário dos estratos superiores, têm um status social "inferior".

Deve-se notar, aliás, que embora falemos de uma estrutura social semelhante ao longo da era mesopotâmica, existem 6 impérios que passam por este território. Nesse sentido, falamos de sumérios, acadianos, babilônios, assírios, neobabilônios e persas. Tudo isso, entre 4.500 aC e 331 aC.

Propriedades na Mesopotâmia

Em termos de propriedades, as sociedades mesopotâmicas apresentavam principalmente as seguintes propriedades:

  • Rei: Tinha todo o poder. Foi o imperador.
  • Grupo líder: Formado por cavaleiros, personagens nobres e sacerdotes.
  • Escribas e oficiais: Eles compunham a classe ilustre mais privilegiada.
  • Pessoas livres: Inclui camponeses, mercadores, artesãos e fazendeiros.
  • Escravos: Como o nome sugere, eles estavam a serviço de todas as opções acima.

Características de uma pirâmide social na Mesopotâmia

Dentre as características de uma pirâmide social mesopotâmica, podemos destacar as seguintes:

  • Apresenta a estrutura social de uma população entre 4.500 AC e 331 AC.
  • Eles eram sociedades imobiliárias.
  • As classes sociais são classificadas em ordem decrescente, sendo a mais poderosa a que se encontra na parte mais alta da pirâmide.
  • O rei era considerado rei e deus ao mesmo tempo.
  • Todos eram devidos ao rei.

* Neste ponto, também deve ser notado que embora falemos de uma estrutura social semelhante ao longo da era mesopotâmica, existem 6 impérios que passam por este território.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Ouça este artigo:

Os povos mesopotâmicos formavam uma sociedade muito organizada e que ficaram conhecidas pelas dezenas de cidades-estados (muito parecidas com as cidades gregas, por serem independentes) e que ocupavam a região dos rios Tigres e Eufrates.

Em cada uma dessas cidades haviam a presença de uma autoridade que era responsável por tomar as decisões de cunho politico e religioso nessas tribos.

Apesar da semelhança das cidades gregas, a figura do rei não tinha nada haver com uma outra civilização antiga, a do Egito. Enquanto o Faraó no Egito tinha sua imagem vinculada a divindades, na mesopotâmia isso não acontecia. Lá o rei tinha sua imagem vinculada aos deuses, porém não eram vistos como divindades. Por serem pessoas importantes, habitavam suntuosos palácios e tinham um amplo corpo de funcionários a sua disposição.

Logo após o rei e seus familiares, a pirâmide social dos povos mesopotâmicos contava com uma classe intermediária que era integrada por nobres, guerreiros, funcionários públicos e sacerdotes que desempenhavam algumas importantes funções que ajudavam a manter a dinâmica do estado.

A grande maioria da população era pertencente a uma classe mais baixa que estavam incluídos os camponeses e trabalhadores que prestavam serviço à comunidade.

Dessa maneira, podemos concluir que a sociedade era sustentada por uma ampla classe de homens livres.

Já na cultura, principalmente no campo científico, os mesopotâmicos tiveram destaque no papel do desenvolvimento da escrita com a criação de um sistema de caracteres cuneiformes, criando assim a escrita cuneiforme.

Com o grande processo das atividades comerciais, a álgebra teve também um grande desenvolvimento com as operações matemáticas e o sistema de pesos e medidas.

Em meio a todas essas inovações, podemos citar também o grande interesse na astronomia, que permitiu a distinção de estrela e planeta e o desenvolvimento de um calendário lunar com doze meses de duração.

Podemos citar também o ramo da arte e da arquitetura, onde os mesopotâmicos ficaram conhecidos pela construção de grandes e belíssimos palácios e templos que ficaram conhecidos como zigurates (leia também: Jardins Suspensos).

A sculturas mesopotâmicas eram muito simples, com rostos poucos expressivos, porém com uma riqueza quase minimalista de detalhes quando se referia a corpos.

Já nas pinturas, os temas que tinham maior interesse eram o cotidiano, o religioso e o militar, que assim recebiam um maior destaque.

Outro objeto artístico que é preciso dar importância é a cerâmica onde criaram vários utensílios e foram responsáveis também no registro de documentos escritos.

Fontes:
//www.suapesquisa.com/mesopotamia/
//educacao.uol.com.br/historia/mesopotamia-economia-sociedade-politica.jhtm
//pt.wikipedia.org/wiki/Mesopotâmia

Texto originalmente publicado em //www.infoescola.com/historia/sociedade-mesopotamica/

Quais eram os grupos sociais da Mesopotâmia?

Resumo sobre Mesopotâmia Seu nome tem origem grega e significa “terra entre rios”. Os povos que a habitaram durante a Antiguidade Oriental foram os sumérios, assírios, babilônicos e acádios. Sua sociedade era dividida em castas e o poder estava nas mãos de um chefe soberano. Sua economia se baseava na agricultura.

Quais classes sociais na Mesopotâmia e quem fazia parte de cada uma delas?

A sociedade Dominantes: governantes, sacerdotes, militares e comerciantes. Dominados: camponeses, pequenos artesãos e escravos (normalmente presos de guerra). Dominantes detinham o poder de quatro formas básicas de manifestação desse poder: riqueza, política, militar e saber.

Qual é a sociedade da Mesopotâmia?

Sociedade da Mesopotâmia A sociedade mesopotâmica era dividida em castas, ou seja, não era permitida a mobilidade social. O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social. Abaixo dele estavam os sacerdotes, aristocratas e militares.

Como eram as relações sociais na Mesopotâmia?

Logo após o rei e seus familiares, a pirâmide social dos povos mesopotâmicos contava com uma classe intermediária integrada por nobres, guerreiros, funcionários públicos e sacerdotes que desempenhavam importantes funções próximas à manutenção do Estado.

Toplist

Última postagem

Tag